O Grande Problema dos Senhores da Guerra

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Walker
Júnior
Júnior

O Grande Problema dos Senhores da Guerra

#1 Mensagem por Walker » Dom Jul 13, 2003 11:59 am

Apesar de todos acharem que o Brasil devesse ser a maior potencia militar do mundo ou uma das, se esquecem que o que faz uma potência, não é ter uma força de ataque genuina ou não, mas o suporte a essa estrutura: a LOGÍSTICA
Foi essa mesma mentalidade(TEMOS QUE TER AERONAVES DE ATAQUE, A QUALQUER CUSTO) que provocou a compra de uma frota tão grande a 16 anos na AvEx e que é o grande calcanhar de aquiles do EB nos dias de hj. Se os chefes militares daquela época não fossem tão tapados, utópicos e apaixonados, como muito dos usuários aqui, não teriam cometidos a besteira de comprar uma frota tão grande sem o suporte logistico adequado.
O que provoca os baixos indices de indisponibilidade que vemos hj em dia e que com certeza aumentarão se não houver uma reformulação administrativa no EB em curto espaço de tempo, é a falta de uma estrutura logistica e administrativa adequada, pois de impulso de compras já estamos cheios...

"Nunca discuta com idiota"
ST Barros

"Estáva-mos em missão real, só faltava o inimigo"
Gen Nery
César
Sênior
Sênior
Contato:

#2 Mensagem por César » Dom Jul 13, 2003 2:13 pm

Olá Walker

Primeiramente, chamar os usuários deste fórum de "tapados, utópicos e apaixonados" não vai lhe ajudar em absolutamente nada para provar que seus pontos de vista estão corretos. Portanto, segura essa língua, defenda à vontade seus pontos de vista, mas sem nos ofender.Ok?

Concordo com você no que se refere a logística. Sim, de fato, uma grande força de nada adianta se não tivermos como mantê-la. Mas isso não inviabiliza a compra de helos de ataque. Na guerra moderna, o apoio de helicópteros de ataque em apoio as colunas blindadas de um exército é uma tremenda vantagem. Outra, o Brasil é a 12 economia do mundo, investe cerca de 10 bilhões pode ano nas FA´s, isso é menos de 2% do PIB anualmente. E destes 10 bilhões, uns 75% vão para pagamento de salários de INATIVOS. Ou seja, nós temos dinheiro para investimento nas FA`s para termos bons recursos logísticos, mas investimos pouco em comparação com o PIB, e esse dinheiro é mal gasto. Ou seja, temos que reformular com urgência essa história de salário integral nas FA´s, pois é isso que é o vilão dos nossos recursos.

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
César
Sênior
Sênior
Contato:

#3 Mensagem por César » Dom Jul 13, 2003 2:17 pm

Opa, acabei falando besteira. Uns 75% vão para pagamento de salários de inativos e pessoal da ativa. Desses 75%, uma boa parte vai pra pagamento de inativos. Acho que o pagamento de inativos deve ser inferior aos investimentos feitos na força, mas eu não tenho como provar.

Quando o dinheiro for bem gasto, não teremos problemas logísticos(ou os reduziremos de forma expressiva) nas FA´s brasileiras.

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#4 Mensagem por LEO » Dom Jul 13, 2003 4:16 pm

A AvEx, pode ser o "calcanhar de aquiles" do EB, mas, também, pode ser uma das importantes armas, pois do que adianta ter uma infantaria, se não tem uma força aeromovel para mobilizar essas tropas? A força aeromovel é quase que essencial para qualquer exercito e, para um país das dimensoes do Brasil, um pequeno número não basta, se precisa de um certo numero, não fora das condições, mas também, em uma certa quantidade para ter a disposição e a cobertura necessaria.

---

A AvEx não tem suporte tecnico necessario e nem disponibilidade? Mesmo sendo quase toda a AvEx tendo helicopteros do mesmo fabricante, a Eurocopter, que é a fabricante de todos os heils da AvEx exceto a dos Blackhawks.

Qual seria a disponibilidade dos helis da Avex? Pois semana passada, estava tendo provavelmente um exercicio onde 6 Panteras (AS-365) (1/6 da quantidade total) vieram para a EsPCEx e, que permaneceram até 6ª feira...

Quanto aos recursos, tem que haver uma melhora, para que grande parte do orçamento destinado as FA's, seja realmente usado para a manutenção e melhoria delas.

Fox
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Fox » Dom Jul 13, 2003 6:51 pm

Blz Pessoal,

Primeiramente, chamar os usuários deste fórum de "tapados, utópicos e apaixonados" não vai lhe ajudar em absolutamente nada para provar que seus pontos de vista estão corretos. Portanto, segura essa língua, defenda à vontade seus pontos de vista, mas sem nos ofender.Ok?

César, faço das suas palavras as minhas.=D>
Só complementando, eu acho que o fórum que conta com a presença de um Médico (formado), 2 estudante universitário, 2 militares, 2 a 4 estudantes visando as escolas militares, alem de outros que ainda não declararam suas atividades atuais, não e digno das suas (Walker) doces palavras.

Com relação ao orçamento de defesa, esses 10 Bilhões seriam em reais ou dólares? As ultimas informações sobre o orçamento de defesa brasileiro que eu tenho, seria do ano de 1999 (ano letivo), que seria o seguinte:

Exercito = R$ 8.858 Bilhões, Marinha = R$ 4.732 Bilhões e FAB = R$ 4.134 Bilhões, Total = R$ 17.724 Bilhões

(Fonte : O Estado de S.Paulo)
Quem quiser dar uma conferida: http://www.estado.estadao.com.br/edicao ... litar.html

Evidentemente que os valores atuais não são esse, devido às cortes orçamentários nos últimos anos.

Recentemente foi publicado no site Defesanet, uma tabela elaborada pelo CDI (“Center for Defense Information”), onde constava o orçamento militar de 47 países, e o Brasil ocupava a 12° posição com R$ 10,7 Bilhões de dólares, na frente de alguns paises importantes e com material superior ao brasileiro, como por exemplo, Espanha, Canadá, Suécia, Austrália, Israel, Egito, Grécia, entre outros. Imagino que esse orçamento e relativo a todos os gatos com defesa (FA’s, PF, entre outros) utilizado pela a União (Governo Federal). Acho que o Walker poderia nos fornecer essa informação, já que e comum em grandes instituições (Empresas, Ongs, entre outros) divulgar a seus membros os seu vencimentos (faturamentos, orçamentos, entre outros).

No ano passado, os militares tiveram a oportunidade de se reunir com os candidatos à presidência da república (inclusive o Lula), e adivinhe qual era maior preocupação deles? E por incrível que pareça, a maior preocupação deles eram com os interesse pessoais, com os seus vencimentos e suas aposentadoria,( \:D/ ) a nação (176 milhões de habitantes) ficou em segundo plano. [-X

Na minha opinião, o orçamento da defesa deveria ser tabelado(fixo), entre 1,5 a 2,5% do PIB. Nesse orçamento estariam englobados todos os gastos com as FA’s, inclusive gasto com a aquisição de novos materiais, não sendo permitido orçamentos extras, exceto em caso de guerra, ou em imprevisto (Operações na ONU, catástrofes, entre outros).
Deveria ser contratada uma empresa de natureza civil, para fiscalizar as atividades das FA’s, visando evitar gasto desnecessário, sumiço de materiais, possíveis corrupções, entre outros. Evidentemente que seria um gasto adicional para o orçamento militar, mas seria justificado se levarmos em conta a prevenção de acontecimento como o uso de aeronaves da FAB para transporte de drogas e políticos e militares (entre outras pessoas com influencia) em viajem, lança rojão da marinha em mãos de traficante, e diversos casos que todos nos sabemos que existe, mas não podemos provar. Essa empresa fiscalizaria as FA’s e as FA’s fiscalizaria essa empresa, e o MD fiscalizaria ambas instituições. Tenho certeza absoluta que com essa atitude o orçamento militar brasileiro apresentaria um rendimento melhor.

O orçamento líquido (excluindo as fiscalizações) deferia se novamente tabelado, por exemplo:

- 40 % para pagamentos do efetivo e aposentados (militares).
- 40 % para o custo operacional.
- 10 % para compra de material.
- 10 % para desenvolvimento

Quero deixar claro que esses valores que eu coloquei (40%....X%) e atividades são somente para feito de ilustração.
Com os valores tabelados, a FA’s não poderia extrapolar o orçamento destinado para cada atividade, caso isso aconteça poderia ser aplicado uma lei parecida com a lei de responsabilidade fiscal, podendo os responsáveis de cada área ser julgado pela justiça “comum”.

Assim como no funcionalismo público, as FA’s gasta muito e rende pouco.

Walker, eu não sei qual e a opinião do outros membros desse fórum, mas na minha opinião as FA’s brasileira deveria ocupar um lugar entre as 20 FA’s do mundo (em matéria de material, treinamento, estrutura, entre outros), coisa que atualmente não ocupa, já que o PIB do Brasil esta entre os 10 a 12 do mundo.

Ate mais......................................................................................

Fox :wink:

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#6 Mensagem por VICTOR » Seg Jul 14, 2003 7:40 pm

"uma frota tão grande a 16 anos na AvEx e que é o grande calcanhar de aquiles do EB"
Interessante ponto de vista. Um EB sem AvEx não seria o calcanhar de Aquiles de um país?

Concordo com o velho ditado "amadores pensam em tática, profissionais pensam em logística", porém tem o outro lado: se os militares da década de 80 pensassem "melhor nunca termos AvEx, porque o país sempre vai estar em recessão, e vai ficar muito caro", qual seria a vantagem? O país demorou 20 anos para entrar nos eixos, mas temos que pensar que em 1 ano ou 2, a coisa vai melhorar, e as estruturas estão aí.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3337 vezes

Logistica Nacional

#7 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 21, 2003 7:19 pm

Ola Walker.
Quanto a sua colocacao, a logistica sempre foi calcanhar de aquiles do EB, nao por falta de planejamento ou ma administracao do cmdo, mas antes pela ausencia de uma regularidade de fundos e investimentos que o proprio governo nao dispoe para as FA's. Desta forma enquanto nao pudermos contar com um planejamento financeiro regular, estavel,e de longo prazo, dificilmente, por melhor e/ou enxuta que seja a estrutura do EB, dificilmente poderemos alcancar um status de prontidao operacional satisfatorio, seja agora ou depois.

Abracos.

Walker
Júnior
Júnior

“Tentando” responder a todos

#8 Mensagem por Walker » Ter Jul 22, 2003 12:26 pm

Realmente chamá-los assim não vai a ajudar em nada, mas será que vcs poderiam viajar menos na maionese e colocar mais os pés no chão, evitando assim parecer tapados, utópicos e apaixonados?
Claro que a falta de uma logística adequada inviabiliza qualquer projeto de implantação de qualquer formato de aviação, vcs não tem essa visão pq vc só debatem aviação sob o ponto de vista de dados técnicos de sites de fabricantes e outras estatísticas que não representam a situação prática de operação, seja ela militar ou não...
Essa vantagem que vc se refere já possuímos utilizando o AS550 A2 Fennec, não precisando de uma plataforma exclusiva e cara como um Tiger por exemplo...
Gostaria de debater a Segunda parte que trata do orçamento militar, mas além de seus dados não serem os corretos e a bobagem sem tamanho que vc disse sobre os salários do pessoal da reserva, vou apenas me calar, pois vc não merece uma resposta, já que a sua solução para as FAs é a de reduzir salários daqueles que deram duro por mais de 30 anos, sem receber uma mísera hora extra, vc não sabe do que está falando...A sua solução é não pagar aos militares da reserva, grande administrador vc é....Meu amigo seria interessante vc ir estudar o conceito de logística e sua aplicabilidade numa FAs, depois agente conversa...
O fato da frota ser de um mesmo fabricante em nada tem haver com disponibilidade e logística, mas sim com recurso financeiro disponível, Suprimento, ferramental, pessoal disponível, etc, etc, etc, se for para eu ter que ensinar esses conceitos básicos de aviação aqui, vou ficar mais tempo no computador do que no Hangar...
A disponibilidade do HM-1 Panther é em média de 55 a 60%, variando de Esqd para Esqd. A mesma aeronave na USCG tem disponibilidade de 80 a 85% devido a logística superior e maior orçamento alocado.
Ok vou segurar a minha língua, mas dá para falar menos bobagem e conhecer mais o assunto? O Fato de vcs possuírem diplomas nas paredes não dá o direito de ficar viajando em assunto tão complexo quanto AvEx...Gostaria muito de saber qual seriam as suas preocupações se vcs fossem militares... Pelo que vejo não seria com salário...Putz quanta bobagem, só podiam ser paisanos mesmo...Me desculpem mas para agüentar tem que ter um saco do tamanho da divida externa...
Vou enviar a sua sugestão sobre o orçamento, mas desde já lhe aviso que não vai passar...Eu já acho que pelo andar da carruagem do Brasil e de seu povo(inclusive usuários de fórum) as nossas forças armadas já estão boas de mais...
Parece que vcs tem uma certa dificuldade em entender o meu português: O calcanhar de Aquiles do EB, se refere o alto custo que a AvEx custa em termos financeiros para o EB como um todo, muitas unidades nada recebem pq a AvEx ficam com somas muito grandes, espero que entendam logo esse óbvio...A solução não seria não ter AvEx, mas sim ter uma AvEx mais barata e menor...

” a logística sempre foi calcanhar de Aquiles do EB, não por falta de planejamento ou ma administração do Cmdo, mas antes pela ausência de uma regularidade de fundos e investimentos que o próprio governo não dispõe para as FA's”

Então como vc explica que no mesmo ano que faltou comida nos quartéis e suprimida a quase totalidade de horas de vôo dos esquadrões, se tenha adquirido 8 Super Puma? Se isso não é má administração, vou jogar meu curso de ADM no lixo...
A única frustração que tenho é o fato de ver tanta gente esclarecida especulando sobre assuntos militares sem de prático nada conhecer...
Apesar de total perda de tempo, esclareço mais uma vez que não há dinheiro para armar as aeronaves como tanques voadores, sei que vcs adoram aeronaves de guerra bem armadas, mas o PT e o governo populista(e os anteriores) está cagando para as FAs e outros setores importantes...

Ultimamente não tenho tido muito tempo para me dedicar a esse fórum, porém a qualidade dos debates e assuntos abordados de maneira predominantemente parcial, além de desgastante e cansativa, tem me parecido muito pouco produtiva, já que os usuários se prendem mais a dados e estatísticas teóricas do que a fatos práticos. Dessa forma dou por encerrada minha participação nesse fórum e espero que outros militares esclarecidos e mais pacientes possam dar a sua contribuição as trevas que esse espaço se mostra com relação ao conhecimento de assuntos militares do mundo real...

"Nunca discuta com idiota"
ST Barros

"Estáva-mos em missão real, só faltava o inimigo"
Gen Nery
César
Sênior
Sênior
Contato:

#9 Mensagem por César » Ter Jul 22, 2003 1:16 pm

Segundo matéria do fantástico, em 2002, o orçamento militar brasileiro foi de R$24bilhões. Destes 24 bilhões, 12bilhões foi para pagamento de pessoal da reserva! R$8 bilhões para pagamento de pessoal da ativa.

Antoine de Saint-Exupéry
César
Sênior
Sênior
Contato:

#10 Mensagem por César » Ter Jul 22, 2003 1:29 pm

Você que é tão superior, faça essa conta simples. Segundo esses dados(confirmado por VÁRIOS jornais e revistas), o pagamento de salário equivale a 83% do orçamento. Estou errado?Não mereço resposta? Então ao invés de me denegrir, aponte os erros.

Antoine de Saint-Exupéry
César
Sênior
Sênior
Contato:

#11 Mensagem por César » Ter Jul 22, 2003 1:34 pm

Ao invés de falr "você está errado, não merece resposta", aponte os erros, mostre fontes!E sim, FORA SALÁRIO INTEGRAL NA APOSENTADORIA,SEJA NAS FA`S OU FORA DELA! Pelo menos teríamos dinheiro para investir onde é necessário.

Antoine de Saint-Exupéry
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#12 Mensagem por Clermont » Ter Jul 22, 2003 8:41 pm

Walker escreveu: Dessa forma dou por encerrada minha participação nesse fórum e espero que outros militares esclarecidos e mais pacientes possam dar a sua contribuição as trevas que esse espaço se mostra com relação ao conhecimento de assuntos militares do mundo real...

Pô, Walker!

Reconsidera aí!

De repente aparece algum garoto de 13 anos que resolve ser militar só pela leitura das suas informações. Quem sabe, daqui há uns 40 anos esse garoto se torne general-de-exército, Comandante Combinado das Forças Armadas Brasileiras. E no seu discurso de posse, diante do Primeiro-Ministro do Brasil, ele agradeça "a um certo Walker, da antiga Aviação do Exército, possuidora, apenas, de alguns helicópteros, e que foi a celula-mater do atual Corpo Aéreo do Exército, com seus caças hipersônicos de fabricação nacional. Pois foi esse desconhecido militar que se tornou a inspiração para minha entrada para o Corpo de Oficiais R-2, e que me permitiu alcançar o maior posto das Forças Armadas Brasileiras!" :lol:

Brincadeirinhas à parte, seria uma pena para a rapaziada daqui, se vc sumisse.

Sabe, me intriga como é difícil encontrar militares de verdade, pelas salas de assuntos bélicos da Internet. Lá no forum do EB, tinha uma boa variedade de oficiais R-2, cadetes, alguns oficiais da AMAN, e alguns graduados. Também não me lembro de marinheiros, ou pilotos da FAB (em especial para discutir o que essa gente gostaria mesmo de pilotar Sukhoi ou Grippen).

Também tenho notado uma certa incompreensão entre os dois grupos, o dos civis entusiastas que encaram os assuntos militares como "hobby" e os militares profissionais que os encaram como seu ganha-pão. Esse grau de incompreensão ficou evidente nas já folclóricas brigas do Sgt Valentim com o Mestre, lá do fórum do EB. Os primeiros, às vezes (e, é óbvio, eu me incluo também) dão a impressão de quererem saber mais de vida militar dos que estão lá dentro, ralando (muitas vezes, literalmente) a pele dentro do quartel. E os segundos, muitas vezes, não tem paciência com o ardor juvenil (independente da idade) que os "paisanos" que curtem assuntos bélicos demonstram. Ardor esse, que os leva, muitas vezes, a não considerarem a experiência vivida no mundo real dos militares. Um mundo duro, de carências e incertezas no momento atual. Nunca esqueci o caso de um capitão-de-corveta da Ativa, fazendo bico de taxista, lá por volta de meados dos anos 90.

É uma pena pois, presumo que, à partir de diálogos entre civis e militares, só coisas boas poderiam advir. Para os civis, uma compreensão dos limites do que é possível ou não dentro dos quartéis. Para os militares, talvez, uma compreensão de como são vistos fora do ambiente militar. Assim, os civis seriam mais bem instruídos das realidades das Forças Armadas brasileiras, podendo assim, repassar tais conhecimentos a outras pessoas do meio civil que sabem ainda menos.

Então, talvez seja uma espécie de "dever" dos militares de fornecerem conhecimentos das suas atividades, pois para cada civil que aqui se encontra, com as melhores intenções pelo bem-estar e desenvolvimento das Forças Armadas brasileiras, existem mil que não gostam de militares, e que ainda os tratam de "gorilas". E que, se pudessem, transformariam o Brasil numa Costa Rica. Ou seja, um país sem Exército, Marinha e Aeronáutica.

Eu da minha parte, aprendi muito, mas muito mesmo, com as preciosíssimas informações gentilmente fornecidas por todos os autênticos militares deste e do velho fórum. Tais informações e experiências não podem ser encontradas em nenhuma revista de assuntos bélicos. E elas me ajudaram em debates com outros civis, ainda mais bisonhos no conhecimento das atividades das Forças Armadas brasileiras.

Portanto, espero que vc continue conosco e não faça como o GüntherWD, (lá do outro fórum, que sumiu após uma briga boba) que foi o único armeiro de verdade que eu já tive contato na internet. Gente como ele e vc, são insubstituíveis como fontes de conhecimento.

Abraços,

Clermont

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#13 Mensagem por Guerra » Seg Out 06, 2003 11:47 am

César escreveu:Ao invés de falr "você está errado, não merece resposta", aponte os erros, mostre fontes!E sim, FORA SALÁRIO INTEGRAL NA APOSENTADORIA,SEJA NAS FA`S OU FORA DELA! Pelo menos teríamos dinheiro para investir onde é necessário.

Concordo com vc Cesar, mas até agora não vi ninguém dizer em tirar mordomias do legislativo. Todo mundo abraçou essa bandeira, mas na minha opinião, estão "dando tapa em bebado".
Pô Cesar, vc é muito ingenuo em achar que vão investir esse dinheiro. Lembra quando o governo fez lobby para militar pagar imposto? Cade a grana? Ë um absurdo militar não pagar imposto? Claro que é, todos têm que pagar. O problema é que nos pagamos imposto todo mês, quando conseguimos restituir parte desse imposto, no ano seguinte, já pagamos 6 ou 7 meses de imposto daquele ano novamente. E os grandes empresários que não pagam impostos? Cade o massa dando o grito? Ou seja para tapar o furo dos que não pagam, estão roubando os militares.
Tirar a aposentadoria integral dos militares, sem aumentar os salarios dos mesmos, vai ser mais um motivo para ninguém querer essa profissão.

PS: só não diga que nos também temos que lutar pelos nossos direitos, não esqueça que militar é o unico brasileiro que esta sujeito a pena de morte.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
César
Sênior
Sênior
Contato:

#14 Mensagem por César » Seg Out 06, 2003 1:16 pm

SGT GUERRA escreveu:
César escreveu:Ao invés de falr "você está errado, não merece resposta", aponte os erros, mostre fontes!E sim, FORA SALÁRIO INTEGRAL NA APOSENTADORIA,SEJA NAS FA`S OU FORA DELA! Pelo menos teríamos dinheiro para investir onde é necessário.

Concordo com vc Cesar, mas até agora não vi ninguém dizer em tirar mordomias do legislativo. Todo mundo abraçou essa bandeira, mas na minha opinião, estão "dando tapa em bebado".
Pô Cesar, vc é muito ingenuo em achar que vão investir esse dinheiro. Lembra quando o governo fez lobby para militar pagar imposto? Cade a grana? Ë um absurdo militar não pagar imposto? Claro que é, todos têm que pagar. O problema é que nos pagamos imposto todo mês, quando conseguimos restituir parte desse imposto, no ano seguinte, já pagamos 6 ou 7 meses de imposto daquele ano novamente. E os grandes empresários que não pagam impostos? Cade o massa dando o grito? Ou seja para tapar o furo dos que não pagam, estão roubando os militares.
Tirar a aposentadoria integral dos militares, sem aumentar os salarios dos mesmos, vai ser mais um motivo para ninguém querer essa profissão.

PS: só não diga que nos também temos que lutar pelos nossos direitos, não esqueça que militar é o unico brasileiro que esta sujeito a pena de morte.

Olá SGT Guerra :wink:

Concordo com você em gênero, número e grau. Se os militares pagam impostos, que todos paguem, e assim por diante. Justiça. Na verdade, apesar de não acharem, eu fico preocupado com os salários militares(eu quero ser um militar algum dia).
O problema que eu indetifico é que, na minha humilde opinião, o pagamento dos salários das FA`s não deveria estar incluído no orçamento do Ministério da Defesa, se não acontece o que está acontecendo, 83% do orçamento indo pra pagamento. E o treinamento? E a manutenção? E a acsição de novos materiais? Isso acaba ficando em segundo plano.
Acredito que os pagamentos de servidores públicos federais deveriam ficar alocados em um Ministério alternativo, sei lá, Ministério da Previdência Social(eu nem sei se existe), mas deve ser alocado em apenas um ministério. O Ministério da Defesa deveria ficar com orçamento para aplicação puramente militar, como compra de equipamentos, manutenção e treinamento das Forças Armadas.

Grande Abraço :)

César

Antoine de Saint-Exupéry
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#15 Mensagem por Guerra » Ter Out 07, 2003 11:38 am

Meu Caro Cesar
Na minha opinião, enquanto o Brasil estiver nas mãos do FMI, não vai haver investimento nas FA. E não fica só por ai não. No Brasil não vai haver emprego, saúde, segurança, educação tão cedo. Não vai ter dinheiro para cumprir as promessas de campanha, e milagres como o plano real são imprativeis, já que com a venda do patrimonio publico a fonte secou.
O governo não quer resolver o problema da previdência dos militares. Esse é o grande trunfo dos políticos com as FA. Ficaremos com essa arma na cabeça, e o governo com o dedo no gatilho. Basta os militares reclamarem por melhores salários ou por verbas e o gatilho é acionado. E se mudarem, vai ser para tapar o furo da previdência por alguns anos. Vamos pagar o pato outra vez, pois enquanto a sociedade comemorava o milagre do plano real, os militares eram massacrados, já que desde da implantação do Real, não tivemos mais reajuste salarial.
Sabe o que me deixa mais P. nessa história? Todo mundo diz que as FA são as instituições mais confiáveis do país, mas basta a Globo ou a ISTOÉ chamar os militares de “marajá” para todo mundo abraçar a causa. Enquanto isso, todo mundo reclama do serviço público, principalmente do INSS. Os funcionários do INSS conseguiram 40% de aumento e ninguém diz nada.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder