The BB 67 Montana - class
Artist's Impression of a Montana - class Battleship
Development and History:
The five battleships of the MONTANA - class, authorized under the 1940 "Two Ocean Navy" building program and funded in Fiscal Year 1941, were the last of their kind ordered by the U.S. Navy. With an intended standard displacement of 60,500 tons, they were nearly a third larger than the preceding IOWA - class, four of which were the final battleships actually completed by the United States. The MONTANAs were intended to carry twelve 16"/50 guns, three more than the earlier class. Protection against underwater weapons and shellfire was also greatly enhanced. They would have been the only new World War II era U.S. battleships to be adequately armored against guns of the same power as their own. To achieve these advances, the MONTANA - class was designed for a slower maximum speed than the very fast IOWAs and had a beam too wide to pass through the existing Panama Canal locks.
Completion of the MONTANA - class would have given the late 1940s U.S. Navy a total of seventeen new battleships, a considerable advantage over any other nation, or probable combination of nations. The MONTANAs also would have been the only American ships to come close to equalling the massive Japanese YAMATO. However, World War II's urgent requirements for more aircraft carriers, amphibious and anti-submarine vessels resulted in suspension of the MONTANAs in May 1942, before any of their keels had been laid. In July 1943, when it was clear that the battleship was no longer the dominant element of sea power, their construction was cancelled.
Ship's Name Hull Number Fate
MONTANA BB 67 cancelled on July 21, 1943
OHIO BB 68 cancelled on July 21, 1943
MAINE BB 69 cancelled on July 21, 1943
NEW HAMPSHIRE BB 70 cancelled on July 21, 1943
LOUISIANA BB 71 cancelled on July 21, 1943
Os Couraçados que nunca existiram
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Esses couraçados dos anos 30 e 40 eram realmente grandes navios, e dos mais bonitos que tenho visto, quer americanos, quer ingleses, quer alemães, como o infeliz Bismark, ou mesmo o cruzador Prinz Eugen.
Claro que para as guerras modernas não fazem sentido aquelas baterias de artilharia.
Mas se considerarmos a época, acho que em termos de navios militares, foram até hoje do mais belo e imponente que já foi feito.
Estou, por exemplo a pensar no que navegou até há pouco tempo, e que eu vi em Lisboa há uns anos, e que me impressionou:
O USS Missouri
Claro que para as guerras modernas não fazem sentido aquelas baterias de artilharia.
Mas se considerarmos a época, acho que em termos de navios militares, foram até hoje do mais belo e imponente que já foi feito.
Estou, por exemplo a pensar no que navegou até há pouco tempo, e que eu vi em Lisboa há uns anos, e que me impressionou:
O USS Missouri
- P44
- Sênior
-
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
P44 escreveu:ehehehe
Lembro-me de ir a Cacilhas ver o MISSOURI , estava fundeado em frente ao Terreiro do Paço, era eu um chavaleco e andava no secundário...
(tinha o JLRC uns 50/60 anos penso eu de que...)
E eu tenho uma fotografia do mesmo Missouri, provavelmente tirada no dia em que o chavaleco p44 foi à minha terra ver o cruzador de batalha*, feita da janela da sala dos meus pais. Já a tentei pôr aqui uma vez, mas não ficou com a aqualidade que eu gostava que ficasse e apaguei-a.
*Disse cruzador de batalha, porque o Missouri e os seus irmãos, embora classificados como couraçados são na realidade cruzadores de batalha. Se compararmos a proteção deles (blindagem) com a prevista para os Montana (estes sim couraçados) ou até com a proteção dos Washington e South Dakota, constataremos que se prescindiu de blindagem em favor de velocidade, o principio que prezidiu à construção dos cruzadores de batalha.
Um abraço para o chavalo da terra da sarrrdinha e do carrrapau frrrito
PS : Até pareço que moro no bairro do Trrróino
- P44
- Sênior
JLRC escreveu:Um abraço para o chavalo da terra da sarrrdinha e do carrrapau frrrito
Mas desde quando é que eu sou de SETUBAL????????
Eu nasci em Lisboa, capital da METRÓPOLE, do IMPÉRIO (graxa ao Tio Jorge)...eu não sou de setubal, o pt é que é de Setubal!!!!
Infelizmente passados uns anitos , fui "desterrado" pro Tarrafal da Margem Sul (ai tanto comuna crux creido abrenunxio )
E essa gravura feita em pedra do Missouri, quando é que é exposta no museu de Arte Antiga?????
Um Abraço
8)
Triste sina ter nascido português