Meus prezados
Observando-se voos de aviões de caça nota-se que os mesmos, normalmente, apresentam-se em grupo de quatro aeronaves, mesmo quando em esquadrão. Mas como e porque tal formação?
A história do piloto de caça da Luftwaffe que concebeu a formação com "quatro dedos"
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A Luftwaffe é o ramo de guerra aérea das forças armadas da Alemanha. Quando a Guerra Civil Espanhola estourou em 1936, a Luftwaffe era uma nova força aérea, estabelecida em segredo e formada oficialmente em 1935. Mas estava se expandindo rapidamente e já em posição de ajudar seus aliados ideológicos, os nacionalistas de Franco. A força expedicionária da Luftwaffe - a Legion Condor - lançou o primeiro transporte aéreo do mundo a trazer as tropas de Franco para a Espanha.
Nos três anos seguintes, enviou seus melhores pilotos e aeronaves mais recentes - o Bf 109, He 111 e Ju 87 Stuka - para se juntar à luta e desenvolver a doutrina, as táticas e a experiência de combate da Luftwaffe. A Guerra Civil Espanhola provou ser um excelente campo de treinamento para o Blitzkrieg que logo seria desencadeado através da Europa. Conforme relatado pelo Dr. James S. Corum em seu livro Legion Condor 1936-39, a Luftwaffe desenvolve Blitzkrieg na Guerra Civil Espanhola, a Luftwaffe também aprendeu muitas lições táticas na Espanha, mas a mais importante foi uma mudança revolucionária no combate que eventualmente, mudar a maneira como todas as forças aéreas lutaram. Uma das figuras mais importantes da Guerra Civil Espanhola não era um oficial de alto escalão, mas um piloto de caça que chegou como primeiro tenente e comandante substituto do esquadrão de combate. No entanto, esse jovem oficial, em um período muito curto, teria um papel central na revolução das táticas de combate.
Werner Mölders tocou trompa em 1913 na Vestfália. Seu pai, um oficial da reserva, foi morto nas batalhas de 1915 e foi criado pela família de sua mãe na Alemanha central. Ele se formou em uma das melhores escolas secundárias da Alemanha em 1931 e, com seu Abitur (certificado de ingresso na universidade), ele se candidatou ao exército como aspirante a oficial. Ele foi nomeado para o 2º Regimento de Infantaria da Prússia e passou por um programa de educação de oficiais de três anos muito completo e intensivo. Em março de 1934, Mölders foi contratado como tenente e designado para a nova Luftwaffe.
Mölders entrou no treinamento de vôo e se formou no topo de sua classe. Ele então segue para o curso especial de seis meses de piloto de caça e novamente se graduou em junho de 1935. Em 1936, foi promovido a primeiro tenente. Mölders assumiu o comando de um esquadrão de treinamento e serviu sob o comando do grupo, major Theo Osterkamp, que também se tornaria uma das figuras-chave da força de combate da Luftwaffe. Em março de 1937, Mölders recebeu o comando de Jagdgeschwader 334 e provou ser um comandante excepcional, além de instrutor.
Mölders se ofereceu para ir para a Espanha, chegando em março de 1938. Ele foi designado para assumir o esquadrão de combate de Adolf Galland, que ainda estava equipado com o He 51, mas em processo de transição para o Bf 109. Em maio de 1938, após um curto período de transição, ele assumiu o comando de esquadrão. Mölders logo se envolveu nos combates muito difíceis em Aragão e no Ebro. Ele marcou sua primeira vitória sobre uma I-15 em 15 de julho de 1938. Entre julho e 3 de novembro de 1938, Mölders conquistou 14 vitórias aéreas confirmadas, o que o tornou o principal craque alemão da Guerra Civil Espanhola. Suas vitórias incluíram dois I-15, 12 I-16 e um SB-2.
Enquanto Mölders liderava seu esquadrão nas batalhas de Aragão e Ebro, ele começou a trabalhar no desenvolvimento de um novo sistema tático revolucionário para os combatentes. O sistema usado por todas as principais forças aéreas até aquele momento mal mudou da Primeira Guerra Mundial, na qual esquadrões de 9 a 12 aeronaves voariam em uma formação muito estreita, geralmente baseada no 'V' ou no vôo de três aeronaves.
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Festa de aniversário de Theo Osterkamp em 15 de abril de 1941; da esquerda para a direita: Major Wenzel (assessor de Mölders), Adolf Galland, Mölders e Osterkamp.
As estreitas formações de aeronaves herdadas do combate da Primeira Guerra Mundial de um período em que as aeronaves de combate não tinham rádios e precisavam usar sinais manuais; para observar esses sinais, os pilotos precisavam estar suficientemente perto de seus líderes de vôo e esquadrão. Agora que as aeronaves eram duas vezes mais rápidas que os biplanos da Primeira Guerra Mundial e equipadas com rádios, um sistema tático da Grande Guerra fazia sentido. Mölders desenvolveu um sistema baseado em pares, no qual um par de pilotos, chamado Rotte, cuidava um do outro, um geralmente à frente e outro ligeiramente acima e atrás. O Rotte poderia ser ampliado com outro Rotte, para formar uma formação solta de quatro aeronaves chamadas Schwarm (enxame).
Esse Schwarm de quatro aeronaves substituiu o voo de três aeronaves e também foi chamado de 'formação de quatro-dedos' porque parecia os dedos de uma mão, com dois dedos, o segundo ligeiramente à frente e, em seguida, outro par de dedos, o segundo novamente ligeiramente à frente.
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Vista de cima para baixo de uma formação de quatro dedos usada por aviões de combate - Créditos: Usuário: Gold Lead
Agora, as táticas dos esquadrões de combate seriam baseadas em pares e pequenos grupos. Em vez de uma distância de 30 m entre as aeronaves, como nas táticas antigas, as aeronaves agora podiam voar de 300 a 500 m, uma vez que o contato via rádio lhes proporcionava comunicações efetivas.
Ao espalhar e emparelhar os combatentes, uma área mais extensa do céu poderia ser patrulhada e observada, e o perigo de colisões no ar foi amplamente eliminado. Dada a velocidade do Bf 109, qualquer Schwarm envolvido em combate poderia rapidamente ser acompanhado por outros Schwarms. Mölders treinou seus pilotos de caça nas novas táticas. Ele também desenvolveu uma nova maneira de transformar em combate um voo em formação. Anteriormente, uma forte mudança de direção para um voo ou esquadrão era uma manobra excepcionalmente perigosa devido à separação muito estreita entre as aeronaves. Agora, com uma separação mais ampla, Mölders inventou a curva do cruzamento, que a aeronave simplesmente girava 90 graus e trocava de posição. As novas táticas de caça foram tão bem-sucedidas contra os pilotos republicanos que, quando Mölders terminou sua turnê, ele foi levado de volta à equipe da Luftwaffe e recebeu uma missão especial na Inspetoria de Caças: desenvolver e treinar o Comando de Caça neste novo sistema tático.
Mölders serviu apenas oito meses na Espanha, de março a dezembro de 1938, quando entregou seu esquadrão a Hubertus von Bonin e recebeu sua promoção para o posto de capitão. No entanto, esses oito meses na Espanha garantiram a reputação de Mölder como um excelente líder e estrategista de caças. Mölders foi rapidamente promovido a comandar grupos e alas. Ele foi um comandante major e de grupo na campanha de 1940 na França e em 1941 alcançou o posto de coronel, ou Oberst, e comandou uma ala de caça na Rússia. Naquele ano, ele foi nomeado inspetor dos Luftwaffe Fighters, por apenas um breve período nessa posição, pois foi morto em um acidente em novembro de 1941.
Ele foi o primeiro piloto de caça do mundo a obter mais de 100 vitórias aéreas confirmadas. O impacto de suas novas táticas foi tão dramático que, eventualmente, todas as forças aéreas adotaram o sistema de formação de pares de dedos com quatro dedos e a virada cruzada que foi inventada por Mölders.
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Quatro F-16 do 457 ° Esquadrão de Caça da USAF voando em formação de “Quatro-Dedos”
Fonte: Fighter Jets World 5 abr 2020
Trad./adapt. jambockrs