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Portugal: NPO 2000

Enviado: Qua Jan 12, 2005 1:27 pm
por P44
Já que tanto falamos nos nossos NPOs, melhor colocar um tópico só deles
===============================================

:arrow: http://www.envc.pt/constcurs.htm

Neste momento está em curso a construção de 8 navios :

1 Navio para transporte de produtos químicos (C. Nº. 225) de 14.000 tdw
C. Nº.225 está na fase aprestamento

2 Navios de Patrulha Oceânica (NPO 2000) (C. Nº. 238 / 239)

C. Nº.238 / 239 estão na fase corte/frabricação de blocos


2 Navios de Combate á Poluição (NCP) (C. Nº. 240 / 241)

C. Nº.240 / 241 estão na fase de projecto


1 Navio para transporte de produtos químicos (C. Nº. 227) de 15.500 tdw

C. Nº.227 está na fase aprestamento

2 Navio Hotel (C. Nº. 234 / 235) de 90 tdw

C. Nº.234 / 235 estão na fase de instalação


Para os amigos brasileiros saberem do que estamos a falar:

NPO-NAVIO DE PATRULHA OCEÂNICA (OPV)

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Tarefas principais a desempenhar :

Patrulhar, vigiar e fiscalizar, no exercício da Autoridade Marítima do Estado, as águas costeiras e oceânicas de jurisdição nacional;

• Apoiar, proteger e controlar actividades económicas, cientificas e culturais ligadas ao mar, ao leito do mar e ao subsolo marinho;

• Executar, isoladamente ou integrado em acções coordenadas, operações de assistência a pessoas e embarcações em perigo, no âmbito da Busca e Salvamento (SAR) no mar;

• Executar operações de socorro e assistência, designadamente em colaboração com o Serviço Nacional de Protecção Civil, em situações de catástrofe, calamidade ou acidente;

• Colaborar com as autoridades civis na satisfação das necessidades básicas e melhoria da qualidade de vida das populações;

• Colaborar na defesa do ambiente, nomeadamente na prevenção e combate à poluição marítima.


Características principais :



ENVC - NPO
Classificação - DNV


Características Principais
Comprimento fora a fora
83,10 m

Comprimento na linha de água
76,80 m

Pontal ao convés
6,90 m

Pontal ao convés superior
9,60 m

Boca na linha de água
12,26 m

Boca máxima
12,95 m

Imersão
3,69 m

Deslocamento
1600 t

Velocidade máxima mantida
20 nós

Alojamentos (nº de camarotes)
25

Guarnição (oficiais sargentos e praças)
35 pessoas

Alojamento adicional
32 pessoas


Autonomia
Combustível-5000 milhas em 14 dias a 15 nós (margem 20%)

Água doce : 30 dias



Propulsão
2 motores diesel de 3900 KW cada a 1000 r.p.m.

2 motores eléctricos de 200 KW (baixa velocidade) a 1000 r.p.m.

Hélices 2 x Ø 2550 mm - passo variável - 5 pás


Produção de energia eléctrica
4 alternadores diesel de 362 kW cada


Sistemas de comando e controlo
Sistema integrador de informação

Sistema integrado de gestão de plataforma

Sistema integrado de navegação

Sistema integrado de comunicações
MF/HF/VHF/UHF, incluindo terminal satélite
INMARSAT, equipamentos GMDSS e acesso ao SIFICAP


Meios de socorro, transporte e fiscalização
2 embarcações semi-rígidas

botes


Armamento
1 peça de artilharia de 40 mm


NCP-NAVIO DE COMBATE Á POLUIÇÃO

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Tarefas principais a desempenhar :

A sua principal finalidade será o combate á poluição marítima. Nomeadamente, o NCP possuirá a capacidade de:

• Contenção e recolha dinamica de hidrocarbonetos derramados no mar;

• Aplicação de dispersantes sobre manchas poluentes;

• Trasfega de hidrocarbonetos para tanques próprios ou flutuantes.

Enviado: Qui Jan 13, 2005 9:33 am
por Rui Elias Maltez
Mas o navio de combate à poluição também está armado com uma peça à proa?

Enviado: Qui Jan 13, 2005 9:57 am
por P44
Rui Elias Maltez escreveu:Mas o navio de combate à poluição também está armado com uma peça à proa?


Então, se a mancha de hidrocarbonetos se mover, leva logo um BALÁZIO!!!!

A isto se chama COMBATE á Poluição!!!! [082]

Enviado: Qui Jan 13, 2005 10:09 am
por Paisano
P44 escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:Mas o navio de combate à poluição também está armado com uma peça à proa?


Então, se a mancha de hidrocarbonetos se mover, leva logo um BALÁZIO!!!!

A isto se chama COMBATE á Poluição!!!! [082]


[082] [082] [082]

Enviado: Qui Jan 13, 2005 10:47 am
por Rui Elias Maltez
:lol: :lol: :lol: :lol:

Mas agora a sério:

Onde é que foi buscar esse esquema?

É que segundo creio esse navio não estará armado.

Dai a minha questão.

Terá sido lapso? :?

Outra coisa:

Sempre se confirma que a Argentina vai comprar os direitos para construir lá este modelo, ou serão os Estaleiros de Viana a construir os navios e a enviar para lá?

O P-44 ou outro colega sabe algo sobre esse negócio?

Enviado: Qui Jan 13, 2005 1:28 pm
por P44
Onde é que foi buscar esse esquema?


ao Site oficial dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo
http://www.envc.pt

Quanto á compra de 4 NPOs pelos melhores amigos do Brasil (os Argentinos) :lol: não sei nadica de nada...

Enviado: Sex Jan 14, 2005 10:13 am
por Rui Elias Maltez
Pois pode ser lapso deles, já que para as missões para que foi concebido e está apresentado, acho estranha essa peça de artilharia na proa.

A menos que seja polivalente, mas não é isso que a ficha refere.

Enviado: Sex Jan 14, 2005 11:01 am
por JNSA
Rui Elias Maltez escreveu:Pois pode ser lapso deles, já que para as missões para que foi concebido e está apresentado, acho estranha essa peça de artilharia na proa.

A menos que seja polivalente, mas não é isso que a ficha refere.


Não creio que seja erro, Rui. Tendo em conta que o NCP é uma plataforma quase igual ao NPO e que, felizmente, não há derrames de petróleo todos os dias, justifica-se que ele seja equipado com a peça de proa - quase de certeza que a maioria das suas horas no mar vão ser passadas em missões de patrulha da ZEE e não de combate à poluição. Caso contrário teríamos duas plataformas capazes, mas demasiado especializadas, o que se traduziria num baixo produto operacional.

Enviado: Sex Jan 14, 2005 11:52 am
por P44
JNSA escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:Pois pode ser lapso deles, já que para as missões para que foi concebido e está apresentado, acho estranha essa peça de artilharia na proa.

A menos que seja polivalente, mas não é isso que a ficha refere.


Não creio que seja erro, Rui. Tendo em conta que o NCP é uma plataforma quase igual ao NPO e que, felizmente, não há derrames de petróleo todos os dias, justifica-se que ele seja equipado com a peça de proa - quase de certeza que a maioria das suas horas no mar vão ser passadas em missões de patrulha da ZEE e não de combate à poluição. Caso contrário teríamos duas plataformas capazes, mas demasiado especializadas, o que se traduziria num baixo produto operacional.


Sim , tem a sua lógica!

Felizmente que não é todos os dias que levamos com um "Prestige"...

Enviado: Sex Jan 14, 2005 11:55 am
por Rui Elias Maltez
Provavelmente é isso, JNSA.

Uma plataforma tão especializada assim, corria o risco de sair para o mar muito raramente.

Por isso é que eu até tinha escrito que para combate à poluição seria talvez possível adaptar um dos dois hidrográficos que temos.

Acho bem que assim seja, já que na prática ficaremos com mais um navio de patrulha oceânico, embora com essa capacidade extra.

A ficha dos estaleiros é que é um pouco omissa em relação a esse aspecto.

Enviado: Sex Jan 14, 2005 5:35 pm
por FinkenHeinle
Digam-me os amigos portugueses,


O NPO-2000 não é sub-armado?!

Penso que poderiam ter agregado à ele algum armamento do tipo 20 mm, ou ao menos algumas .50!

Além do mais, me parece ter lido sobre futuras versões ASW do NPO-2000! O que tem à dizer?!

Enviado: Sáb Jan 15, 2005 12:36 am
por alex
Eu gostaria de perguntar por que não se optou por um canhão de 57mm ou 76mm? esta certo que é um navio de patrulha mas sendo que hoje um avião ou helicoptero pode ter um lançador de foguetes não seria melhor esse navio ter certa capacidade anti-aerea maior que os canhões de 40mm (suponho que sejam os L/60 ) ? pricipalmente havendo um possivel confronto com grupos terroristas....

desculpem a pergunta

Enviado: Sáb Jan 15, 2005 4:26 pm
por P44
Ora essa, pedir desculpa por pedir informação?tudo bem.

Dado que o NPO se destina básicamente a patrulhar a nossa ZEE (Zona Economica Exclusiva--a maior da Europa) e actividades pesqueiras ilegais, penso que para isso uma peça de 40mm é suficiente.
O problema é que Portugal até agora, e até os NPOs estarem concluidos, tem usado prar esse efeito, as Cortevas da Classe João Coutinho e as da Classe Baptista de Andrade, que basicamente foram navios concebidos na década de 60 e destinados á guerra nas então nossas colónias de África.
São navios portanto já muito antigos e dispendiosos, com equipamento completamente obsoleto nas João Coutinho e á beira da obscelência nas Baptista de andrade.
Neste momento ainda estão operacionais 4 das 6 João Coutinho e 3 das 4 Baptista de Andrade.
Basicamente as corvetas (especialmente as B. Andrade) foram "downgraded" á condição de OPVs (Offshore Patrol Vessels), tal como Espanha fez ás suas corvetas classe "Descubierta", basicamente uma "cópia evoluida" das nossas corvetas.

No entanto, penso que se devia ter ido mais longe...um projecto interessante de OPV é o PROJECT PROTECTOR da Nova Zelãndia, ilustrado abaixo:

Imagem
A computerised image of an Offshore Patrol Vessel (OPV).

:arrow: http://www.defence.govt.nz/Industry/pro ... ctor.shtml

Enviado: Sáb Jan 15, 2005 4:38 pm
por P44
Nossas "OPV"s actuais...

CLASSE BAPTISTA DE ANDRADE
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CLASSE JOÃO COUTINHO
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Enviado: Ter Jan 18, 2005 10:06 am
por P44
Nestas duas fotos podemos ver o OPV "Descubierta" (P 75, ex-F 31) , semelhante ás corvetas portuguesas, acompanhando o L 51 Galicia.

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(estou procurando fotos das Descubierta antes e dp do "downgrade", mas ainda não encontrei melhores... :? )