Brasil pode enviar NAe São Paulo para a Ásia!!
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Brasil pode enviar NAe São Paulo para a Ásia!!
Pessoal, eu duvido bastante, mas que seria excepcional, isso seria:
07/01/2005 - 18h32
Brasil envia missão à Ásia para avaliar ajuda às vítimas
DIEGO TOLEDO
da BBC Brasil, em São Paulo
Uma equipe com cerca de 20 especialistas de diversos órgãos do governo brasileiro parte na noite desta sexta-feira para Medan, na Indonésia, junto com o terceiro carregamento de doações para as vítimas do maremoto no sul da Ásia.
A missão brasileira inclui funcionários dos ministérios da Saúde, da Defesa e das Relações Exteriores, além de integrantes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que coordena os esforços de ajuda à região.
A função da equipe de especialistas, que retorna ao Brasil no dia 18, é avaliar as necessidades mais urgentes das áreas afetadas pelo tsunami e orientar as iniciativas do governo para ajudar as vítimas do maremoto.
O avião da FAB (Força Aérea Brasileira), que parte nesta sexta, transporta ainda sete toneladas de medicamentos doados pelo governo estadual de São Paulo e nove toneladas de água cedidas pela empresa Ambev.
De acordo com o governo federal, as doações do Brasil à região atingida pelo maremoto já chegam a 92 toneladas. A primeira remessa de ajuda foi enviada no último dia 29 para a Tailândia. A segunda partiu no dia 3 para o Sri Lanka.
Porta-aviões
Na quinta-feira, depois de se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e 49 embaixadores do Brasil no exterior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a ampliação da ajuda às vítimas do tsunami.
O governo brasileiro decidiu ainda que o ministro-chefe do GSI, general Jorge Armando Félix, vai representar o país em uma reunião da ONU, no próximo dia 11, na Suíça, com o objetivo de definir uma estratégia global de assistência humanitária aos países atingidos.
Lula também discutiu com Amorim e o ministro da Defesa, José Alencar, a possibilidade de enviar um navio porta-aviões, com 1,2 mil membros das Forças Armadas, para auxiliar os trabalhos de ajuda.
A decisão sobre o assunto só deve sair depois da volta da missão de especialistas enviada à região.
Campanhas de doações
O principal papel do governo na ajuda às vítimas do maremoto tem sido a coordenação do envio de suprimentos arrecadados em diversas campanhas lançadas no país.
A maior dificuldade para os organizadores dessas campanhas é a distância em relação à área afetada pelo maremoto --o obstáculo é o elevado custo para o transporte dos donativos até o Sudeste Asiático.
"Isso requer uma logística complexa de transporte", diz o cônsul do Sri Lanka no Rio de Janeiro, Sohaku Bastos. "O governo do Sri Lanka solicitou que se priorize os donativos em dinheiro na conta da embaixada em Brasília."
O Consulado e a Embaixada do Sri Lanka têm coordenado uma das principais campanhas lançadas no Brasil.
Os donativos de alimentos e medicamentos são recebidos pela Embaixada do Sri Lanka, em parceria com batalhões da Polícia Militar e dos órgãos estaduais da Defesa Civil.
Balanço
A campanha S.O.S. Sri Lanka também conta com o apoio de organizações não-governamentais, como os movimentos Viva Rio e Ação da Cidadania.
Os organizadores da iniciativa estimam que, apenas no Rio de Janeiro, cerca de 400 toneladas de donativos foram recebidas.
O escritório brasileiro da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) também abriram contas para receber doações de dinheiro destinadas à região atingida pelo maremoto.
Até a tarde desta sexta-feira, a conta do Unicef Brasil já acumulava R$ 293 mil em depósitos.
A Cruz Vermelha Brasileira também recebe doações de alimentos e remédios, em parceria com a Defesa Civil dos Estados onde atua. Além disso, a entidade calcula já ter arrecado, em conjunto com movimentos lançados por alguns bancos brasileiros, R$ 1 milhão.
De acordo com balanço parcial da Defesa Civil de São Paulo, 70 toneladas de alimentos e 150 mil peças de roupas doadas às vítimas do tsunami foram recebidas pelo órgão.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ ... 8557.shtml
07/01/2005 - 18h32
Brasil envia missão à Ásia para avaliar ajuda às vítimas
DIEGO TOLEDO
da BBC Brasil, em São Paulo
Uma equipe com cerca de 20 especialistas de diversos órgãos do governo brasileiro parte na noite desta sexta-feira para Medan, na Indonésia, junto com o terceiro carregamento de doações para as vítimas do maremoto no sul da Ásia.
A missão brasileira inclui funcionários dos ministérios da Saúde, da Defesa e das Relações Exteriores, além de integrantes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que coordena os esforços de ajuda à região.
A função da equipe de especialistas, que retorna ao Brasil no dia 18, é avaliar as necessidades mais urgentes das áreas afetadas pelo tsunami e orientar as iniciativas do governo para ajudar as vítimas do maremoto.
O avião da FAB (Força Aérea Brasileira), que parte nesta sexta, transporta ainda sete toneladas de medicamentos doados pelo governo estadual de São Paulo e nove toneladas de água cedidas pela empresa Ambev.
De acordo com o governo federal, as doações do Brasil à região atingida pelo maremoto já chegam a 92 toneladas. A primeira remessa de ajuda foi enviada no último dia 29 para a Tailândia. A segunda partiu no dia 3 para o Sri Lanka.
Porta-aviões
Na quinta-feira, depois de se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e 49 embaixadores do Brasil no exterior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a ampliação da ajuda às vítimas do tsunami.
O governo brasileiro decidiu ainda que o ministro-chefe do GSI, general Jorge Armando Félix, vai representar o país em uma reunião da ONU, no próximo dia 11, na Suíça, com o objetivo de definir uma estratégia global de assistência humanitária aos países atingidos.
Lula também discutiu com Amorim e o ministro da Defesa, José Alencar, a possibilidade de enviar um navio porta-aviões, com 1,2 mil membros das Forças Armadas, para auxiliar os trabalhos de ajuda.
A decisão sobre o assunto só deve sair depois da volta da missão de especialistas enviada à região.
Campanhas de doações
O principal papel do governo na ajuda às vítimas do maremoto tem sido a coordenação do envio de suprimentos arrecadados em diversas campanhas lançadas no país.
A maior dificuldade para os organizadores dessas campanhas é a distância em relação à área afetada pelo maremoto --o obstáculo é o elevado custo para o transporte dos donativos até o Sudeste Asiático.
"Isso requer uma logística complexa de transporte", diz o cônsul do Sri Lanka no Rio de Janeiro, Sohaku Bastos. "O governo do Sri Lanka solicitou que se priorize os donativos em dinheiro na conta da embaixada em Brasília."
O Consulado e a Embaixada do Sri Lanka têm coordenado uma das principais campanhas lançadas no Brasil.
Os donativos de alimentos e medicamentos são recebidos pela Embaixada do Sri Lanka, em parceria com batalhões da Polícia Militar e dos órgãos estaduais da Defesa Civil.
Balanço
A campanha S.O.S. Sri Lanka também conta com o apoio de organizações não-governamentais, como os movimentos Viva Rio e Ação da Cidadania.
Os organizadores da iniciativa estimam que, apenas no Rio de Janeiro, cerca de 400 toneladas de donativos foram recebidas.
O escritório brasileiro da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) também abriram contas para receber doações de dinheiro destinadas à região atingida pelo maremoto.
Até a tarde desta sexta-feira, a conta do Unicef Brasil já acumulava R$ 293 mil em depósitos.
A Cruz Vermelha Brasileira também recebe doações de alimentos e remédios, em parceria com a Defesa Civil dos Estados onde atua. Além disso, a entidade calcula já ter arrecado, em conjunto com movimentos lançados por alguns bancos brasileiros, R$ 1 milhão.
De acordo com balanço parcial da Defesa Civil de São Paulo, 70 toneladas de alimentos e 150 mil peças de roupas doadas às vítimas do tsunami foram recebidas pelo órgão.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ ... 8557.shtml
Vinicius Pimenta
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Acredito que o ideal seria um GAE de 15 a 20 aeronaves da AvNav, AvEx e FAB. Para facilitar, os do EB (AvEx) e FAB poderiam ser todos Super Puma/Cougar. A AvNav enviaria o GAE normalmente embarcado no A12.
Imagino que seria uma missão de cerca de 45 dias.
Imagino que seria uma missão de cerca de 45 dias.
Vinicius Pimenta
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- FinkenHeinle
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Vinicius Pimenta escreveu:Acredito que o ideal seria um GAE de 15 a 20 aeronaves da AvNav, AvEx e FAB. Para facilitar, os do EB (AvEx) e FAB poderiam ser todos Super Puma/Cougar. A AvNav enviaria o GAE normalmente embarcado no A12.
Imagino que seria uma missão de cerca de 45 dias.
Não sei se vale à pena mandar o São Paulo, é muito oneroso, mas como meio de manter os caras trabalhando e se mantendo qualificados, acho interessante...
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
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Pessoal, do jeito que o Lula ta querendo aparecer para o Brasil entrar no CS da ONU, alguém duvida que ele ira altorizar o envio do São Paulo?Eu não! Se o Brasil jase enfiou no meio de uma situação como a do Haiti onde não temos a menor ligação histórica com o país etc...
E se fossem enviados o "GT" com o A12 recheado de helicópteros, teriam que ser enviados escoltas e um (oudois dependendo do tamanho ) Navios tanque porque mesmo em uma missão de paz é meio esquisito um PA sem escoltas E a respeito dos helicópteros?quais seriam enviados
Abraços!
E se fossem enviados o "GT" com o A12 recheado de helicópteros, teriam que ser enviados escoltas e um (oudois dependendo do tamanho ) Navios tanque porque mesmo em uma missão de paz é meio esquisito um PA sem escoltas E a respeito dos helicópteros?quais seriam enviados
Abraços!
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Estava bom demais para ser verdade. Parece que desistiram da idéia do A12. Foi o Lula que pediu que o São Paulo fosse mas a MB disse que para isso o A12 precisaria de reparos (?) e que o custo da operação seria alto demais.
Aí, como só tem fraco nesse governo, desistiram. Perde-se mais uma excelente oportunidade de mostrar serviço.
Continua, porém, praticamente certo o envio de cerca de 100 homens de batalhões de saúde e engenharia e alguns helicópteros. Agora, como vão chegar lá, eu não sei.
Aí, como só tem fraco nesse governo, desistiram. Perde-se mais uma excelente oportunidade de mostrar serviço.
Continua, porém, praticamente certo o envio de cerca de 100 homens de batalhões de saúde e engenharia e alguns helicópteros. Agora, como vão chegar lá, eu não sei.
Vinicius Pimenta
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Blz Pessoal,
Na minha opinião, o envio do A-12 para Ásia é desnecessário! Imagine o custo dessa operação? O único fator positivo ao Brasil seria a propaganda para a nossa candidatura ao CS!
Acredito que o envio de um navio da classe Ceará, uma Fragata classe Greenhalgh, e o Gasttão Motta, já seria o suficiente, e se duvidar até mais útil que o A-12 nessa situação. Poderia ser levado cerca de 400 homens da aérea de saúde, engenharia, etc, 4 helicópteros (2 Cougar e 2 Jet Ranger ou Esquilo), 7.600 toneladas de carga geral (água, alimento, medicamento, roupas, veículos leve, etc.), entre outros. A Fragata classe Greenhalgh seria utilizado como escolta, e para transportar e operar alguns helicópteros (Jet Ranger ou Esquilo) nessa missão. O NDD seria utilizado no transporte geral, e também poderia ser útil como navio de apoio hospitalar, bastando algumas adaptações.
Se o Brasil quer mostrar ao mundo que se interessa pelo bem estar das outras nações, basta estar disposto a contribuir sempre que preciso. O importante para nós não é mobilizar uma grande força tarefa, e sim pequenas contribuições em varias regiões do mundo. Hoje temos 1.200 homens no Haiti, mais 125 homens no Timor Leste, e quem sabe agora entre 100 e 400 homens na ajuda aos paises da Ásia atingido pelo Tsunami! Quem sabe um dia o Brasil não consiga manter uns 3.000 homens participando das operações humanitárias da ONU!?
Bom essa é a minha opinião!
Falou!!!
Na minha opinião, o envio do A-12 para Ásia é desnecessário! Imagine o custo dessa operação? O único fator positivo ao Brasil seria a propaganda para a nossa candidatura ao CS!
Acredito que o envio de um navio da classe Ceará, uma Fragata classe Greenhalgh, e o Gasttão Motta, já seria o suficiente, e se duvidar até mais útil que o A-12 nessa situação. Poderia ser levado cerca de 400 homens da aérea de saúde, engenharia, etc, 4 helicópteros (2 Cougar e 2 Jet Ranger ou Esquilo), 7.600 toneladas de carga geral (água, alimento, medicamento, roupas, veículos leve, etc.), entre outros. A Fragata classe Greenhalgh seria utilizado como escolta, e para transportar e operar alguns helicópteros (Jet Ranger ou Esquilo) nessa missão. O NDD seria utilizado no transporte geral, e também poderia ser útil como navio de apoio hospitalar, bastando algumas adaptações.
Se o Brasil quer mostrar ao mundo que se interessa pelo bem estar das outras nações, basta estar disposto a contribuir sempre que preciso. O importante para nós não é mobilizar uma grande força tarefa, e sim pequenas contribuições em varias regiões do mundo. Hoje temos 1.200 homens no Haiti, mais 125 homens no Timor Leste, e quem sabe agora entre 100 e 400 homens na ajuda aos paises da Ásia atingido pelo Tsunami! Quem sabe um dia o Brasil não consiga manter uns 3.000 homens participando das operações humanitárias da ONU!?
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- rodrigo
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Essa hipótese de se mandar o PA São Paulo é piada. Essa semana estive visitando o navio aqui no Arsenal de Marinha, no RJ, e me informaram que são necessários reparos com o custo de R$10 milhões para que o A12 possa efetuar uma viagem em alto mar. Para mandar os KC-137 da FAB já está havendo uma superação da Força, já que há a necessidade de se concentrar esforços, em termos de combustível, material e equipe, para se realizar uma missão dessa magnitude.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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rodrigo escreveu:Essa hipótese de se mandar o PA São Paulo é piada. Essa semana estive visitando o navio aqui no Arsenal de Marinha, no RJ, e me informaram que são necessários reparos com o custo de R$10 milhões para que o A12 possa efetuar uma viagem em alto mar. Para mandar os KC-137 da FAB já está havendo uma superação da Força, já que há a necessidade de se concentrar esforços, em termos de combustível, material e equipe, para se realizar uma missão dessa magnitude.
E isso é a condição das FA´s de um país que sonha em fazer parte do CSO da ONU! Junto com China, EUA, Rússia, França, Uk!!!
Olha, mas se fosse possível eu gostaria da idéia. Não só daríamos finalmente alguma ação para os tripulantes, como a propaganda pro CSO seria boa. E, além do mais, o que as forças de ajuda precisam agora são helicópteros, muitos helicópteros. E o A-12 é o melhor porta-helicoptero que o Brasil dispõem no momento....
Mas, enfim, deixa pra lá.
Abraços
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
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Blz César,
Realmente eles estão precisando de muitos helicópteros, porem também e preciso muita carga em geral (alimento, roupas, remédios, é principalmente água potável), coisa que o São Paulo não pode fazer em grande quantidade. Então nessa MEGA operação brasileira, seria enviado o A-12, pelo menos 2 fragatas, 1 ou 2 navio de transporte, 1 navio tanque, ou seja são no mínimo 5 embarcações. Imagine quanto custaria essa operação? Seriam no mínimo 2.000 homens só para operar as embarcações (1.000 só no A-12)! São poucos paises que podem fazer uma operação como essa!
É por esse motivo que eu admiro as embarcações francesa da classe Froude, pois pode levar varias toneladas de carga (de diversos tipo), 400 homens, 7 helicópteros do porte do Cougar, entre outros.
Se realmente o Brasil quer fazer uma propagando para a ONU, não precisa mandar o A-12, basta enviar um pequeno GT(que eu mencionei em minha ultima mensagem), alugar uma aeronave de grande porte para transportar alguns Pantera (4 a 6 aeronaves) do Exercito, e manter um efetivo na região (entre 100 e 200 homens). Sai bem mais barato, com os mesmos benefícios!
Bom essa é a minha opinião!
Falou!!!
Realmente eles estão precisando de muitos helicópteros, porem também e preciso muita carga em geral (alimento, roupas, remédios, é principalmente água potável), coisa que o São Paulo não pode fazer em grande quantidade. Então nessa MEGA operação brasileira, seria enviado o A-12, pelo menos 2 fragatas, 1 ou 2 navio de transporte, 1 navio tanque, ou seja são no mínimo 5 embarcações. Imagine quanto custaria essa operação? Seriam no mínimo 2.000 homens só para operar as embarcações (1.000 só no A-12)! São poucos paises que podem fazer uma operação como essa!
É por esse motivo que eu admiro as embarcações francesa da classe Froude, pois pode levar varias toneladas de carga (de diversos tipo), 400 homens, 7 helicópteros do porte do Cougar, entre outros.
Se realmente o Brasil quer fazer uma propagando para a ONU, não precisa mandar o A-12, basta enviar um pequeno GT(que eu mencionei em minha ultima mensagem), alugar uma aeronave de grande porte para transportar alguns Pantera (4 a 6 aeronaves) do Exercito, e manter um efetivo na região (entre 100 e 200 homens). Sai bem mais barato, com os mesmos benefícios!
Bom essa é a minha opinião!
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- Rui Elias Maltez
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A grande vantagem de enviar o PA S. Paulo para o Índico, na vez de outras plataformas é a sua capacidade de transporte de helicópteros pesados.
Ora é a existência de helicópteros pesados e médios que mais falta faz naquela região para chegar a locais remotos e sem estradas.
Se enviarem umas fragatas, os helis a elas associados nunca farão o trabalho que o S. Paulo e a sua frota de helis fará.
Quanto a escolta, e dado que se desloca para um teatro de não-conflito, justificar-se-á o envio da Niteroi?
Julgo que um escolta mais pequeno e um reabastecedor seriam o suficiente e diminuiria os custos da operação.
De resto é para isso que os navios de projecção servem:
Para a Guerra, mas também para a Paz.
Ora é a existência de helicópteros pesados e médios que mais falta faz naquela região para chegar a locais remotos e sem estradas.
Se enviarem umas fragatas, os helis a elas associados nunca farão o trabalho que o S. Paulo e a sua frota de helis fará.
Quanto a escolta, e dado que se desloca para um teatro de não-conflito, justificar-se-á o envio da Niteroi?
Julgo que um escolta mais pequeno e um reabastecedor seriam o suficiente e diminuiria os custos da operação.
De resto é para isso que os navios de projecção servem:
Para a Guerra, mas também para a Paz.
Blz Rui,
Não sei se você sabe Rui, mais o Brasil não possui helicóptero pesado! O maior helicóptero existente nas FA’s brasileira e o Super Puma/ Cougar, que está classificado na classe dos helicópteros de médio porte.
Uma coisa que é de praxe na MB e mandar uma fragata para escoltar até mesmo um pequeno GT (em missão de paz, por exemplo). Bom isso aconteceu com o Haiti (que era pertinho), imagine mandar um GT para o Indico!? Nesse caso as embarcações mais apropriadas seria a classe Niterói ou Greenhalgh.
Não mencionei a classe Niterói é sim a Greenhalgh, que poderia levar perfeitamente dois helicópteros de pequeno porte, no caso o Esquilo ou Jet Ranger. Não são os helicópteros idéias, mais ajudam muito!
Realmente! Mais cá entre nós, a MB não tem condições nem de mandar o São Paulo dar uma voltinha rápida no Atlântico, quanto mais no Indico!
Acho que podemos ajudar de outras maneiras que não seja o envio do NAe São Paulo, se duvidar uma ajuda até mais eficiente. Mencionei o Pantera, pois em uma ou duas viagem poderiam ser embarcado entre 4 e 6 helicópteros (dependendo do avião utilizado). Agora me diga, se uma ajuda como essa (5 navios, entre 8 e 10 helicópteros, uns 200 homens, algumas toneladas de carga, etc) não seria digna de um país que está mais de 10.000 km da região dessa tragédia.
Acho que agora é hora de ajudar e não de fazer propaganda! 8)
Falou!!!
Não sei se você sabe Rui, mais o Brasil não possui helicóptero pesado! O maior helicóptero existente nas FA’s brasileira e o Super Puma/ Cougar, que está classificado na classe dos helicópteros de médio porte.
Uma coisa que é de praxe na MB e mandar uma fragata para escoltar até mesmo um pequeno GT (em missão de paz, por exemplo). Bom isso aconteceu com o Haiti (que era pertinho), imagine mandar um GT para o Indico!? Nesse caso as embarcações mais apropriadas seria a classe Niterói ou Greenhalgh.
Não mencionei a classe Niterói é sim a Greenhalgh, que poderia levar perfeitamente dois helicópteros de pequeno porte, no caso o Esquilo ou Jet Ranger. Não são os helicópteros idéias, mais ajudam muito!
De resto é para isso que os navios de projecção servem:
Para a Guerra, mas também para a Paz.
Realmente! Mais cá entre nós, a MB não tem condições nem de mandar o São Paulo dar uma voltinha rápida no Atlântico, quanto mais no Indico!
Acho que podemos ajudar de outras maneiras que não seja o envio do NAe São Paulo, se duvidar uma ajuda até mais eficiente. Mencionei o Pantera, pois em uma ou duas viagem poderiam ser embarcado entre 4 e 6 helicópteros (dependendo do avião utilizado). Agora me diga, se uma ajuda como essa (5 navios, entre 8 e 10 helicópteros, uns 200 homens, algumas toneladas de carga, etc) não seria digna de um país que está mais de 10.000 km da região dessa tragédia.
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- Rui Elias Maltez
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Rui Elias Maltez escreveu:Mas porque diz que o vosso NAE S. Paulo não tem condições nem para dar uma volta pelo Atlântico?
Está com avarias, ou é uma questão de custos?
Pelo custo, e segundo informou o amigo Rodrigo, o A-12 também estaria precisando de reparos.
Rui Elias Maltez escreveu:Quanto aos helis, acho que na foto do S. Paulo vi helis mais pesados que os PUMA, ou esses da foto já não estão operacionais?
Os dois helicópteros maiores que aparece na foto são os Sea King (13 unidades operacionais). Agora a diferença está somente no tamanho, pois a capacidade de carga e o peso da aeronave e semelhante ao Super Puma/ Cougar (helicóptero padrão de transporte da MB, com 7 unidades operacionais).
Sea Kig
Pesos:
- Vazio: 5.387 kg
- Máximo na decolagem: 9.534 kg
Super Puma
Pesos:
- Vazio: 4.200 kg kg
- Máximo na decolagem: 9.000 kg
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