Motor hipersônico BR - 14-X
Enviado: Ter Dez 18, 2018 11:18 pm
Prezados,
Diante da inexistência de tópico específico sobre o tema tomo a liberdade de abrir um para consolidar as últimas notícias sobre o 14-X, o motor hipersônico brasileiro desenvolvido pela FAB.
Seguem abaixo as últimas notícias com alguns pontos destacados em negrito:
Diante da inexistência de tópico específico sobre o tema tomo a liberdade de abrir um para consolidar as últimas notícias sobre o 14-X, o motor hipersônico brasileiro desenvolvido pela FAB.
Seguem abaixo as últimas notícias com alguns pontos destacados em negrito:
11 de Dezembro, 2018 - 11:00 ( Brasília )
FAB desenvolve MOTOR HIPERSÔNICO com MANUFATURA ADITIVA
Instituto de Estudos Avançados (IEAv) substituiu usinagem tradicional por manufatura aditiva (impressão 3D) para fabricar subsistemas de um motor scramjet
A Divisão de Aerotermodinâmica de Hipersônica (EAH) do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), organização militar científico-tecnológica ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica, começou a utilizar uma impressora 3D Fortus 900mc, da Stratasys, para fabricar modelos de laboratório de motores aeronáuticos hipersônicos, conhecidos como scramjet (abreviação de supersonic combustion ramjet). A impressão 3D dos modelos do motor já trouxe uma economia de R$ 250 mil ao ano nos custos de fabricação.
[...]
http://www.defesanet.com.br/tecdi/notic ... A-ADITIVA/
Projeto da FAB busca velocidade hipersônica
Publicado: Quinta, 18 Outubro 2018 10:27 | Última Atualização: Quinta, 18 Outubro 2018 10:29
Aproximadamente 40 pessoas estão envolvidas diretamente no projeto. Os primeiros testes em voo de motor hipersônico, como o 14X, serão realizados em 2020. A máquina vai entrar em funcionamento na estratosfera, a 40 quilômetros de altura. A previsão dos pesquisadores é de que a aeronave atinja a velocidade supersônica durante cerca de cinco segundos e exploda em seguida.
Claudio José Rocha, pesquisador da FAB, afirma que o os testes do motor no túnel de vento tiveram bons resultados e que agora é preciso colocar o protótipo no ar. “A partir dos ensaios em solo, que foram feitos em túneis de vento, nós tivemos a conclusão de que o nosso motor hipersônico é viável e funciona”.
O pesquisador explica que como os tempos de teste são muito curtos no túnel de vento, são necessários ensaios em voo para que seja possível atestar que o motor é viável tecnicamente. Só assim ele poderá ser produzido e otimizado para as aplicações civis e militares. Cada teste com o motor hipersônico ligado dura cerca de 50 milissegundos, mais rápido que um piscar de olhos.
http://www.capes.gov.br/sala-de-imprens ... ipersonica
Bom, se as previsões se confirmarem, teremos um motor hipersônico de mach 10. Mas devemos lembrar que isso é só o motor, sem qualquer carga de míssil. Penso que se adicionar os componentes de um míssil essa velocidade vai ser reduzida (chuto no achismo um mach 5 ou 6).Projeto 14-X: IEAv recebe fase 2 do projeto executivo para ensaio em voo do motor scramjet
9 de agosto de 2018 7505 59
O Projeto 14-X tem como objetivo principal demonstrar em voo a operacionalidade de um veículo waverider integrado ao motor scramjet, a uma velocidade equivalente a 10 vezes a velocidade do som (número de Mach 10) na atmosfera sensível (estratosfera). Atualmente, está planejado para o ano de 2020 o primeiro ensaio em voo do sistema de propulsão (motor scramjet) do 14-X, com o intuito de validar as simulações computacionais e os dados de laboratório relativos ao princípio de funcionamento do motor (combustão supersônica), além de operacionalizar subsistemas críticos do motor scramjet.
Para tanto, o IEAv conta com a parceria da empresa Orbital Engenharia para a elaboração do projeto executivo de integração do motor scramjet 14-X S ao veículo hipersônico acelerador (foguete de sondagem do IAE). A entrega dos serviços contratados está ocorrendo por meio de 4 (quatro) fases, das quais: 1) Entrega da documentação da definição da missão; 2) Entrega da documentação da configuração do sistema integrado; 3) Entrega da documentação do projeto preliminar; e finalmente 4) Entrega da documentação do projeto detalhado.
https://www.aereo.jor.br/2018/08/09/pro ... -scramjet/