Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
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Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
Publicado: 18/10/2018 13:30
Página especial reúne informações do Exercício CRUZEX 2018
O site tem versões de textos em português e inglês
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle
A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou uma página especial para reunir informações sobre o exercício CRUZEX 2018. Com versões de textos em português e inglês, o site apresenta o histórico de exercícios anteriores, vídeos, fotos e notícias que serão constantemente atualizadas. Todas as informações sobre credenciamento para imprensa também estão disponíveis.
O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.
A edição de 2018, que acontece entre os dias 18 e 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN), vai reunir 13 países, além do Brasil, em torno de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras. Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB – pois também reúne Marinha e Exército. O total previsto é entre 1.200 a 1.300 horas voadas.
Acesse a página e saiba mais.
abs.
arcanjo
Página especial reúne informações do Exercício CRUZEX 2018
O site tem versões de textos em português e inglês
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle
A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou uma página especial para reunir informações sobre o exercício CRUZEX 2018. Com versões de textos em português e inglês, o site apresenta o histórico de exercícios anteriores, vídeos, fotos e notícias que serão constantemente atualizadas. Todas as informações sobre credenciamento para imprensa também estão disponíveis.
O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre os países participantes.
A edição de 2018, que acontece entre os dias 18 e 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN), vai reunir 13 países, além do Brasil, em torno de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras. Trata-se do maior treinamento conjunto e multinacional promovido pela FAB – pois também reúne Marinha e Exército. O total previsto é entre 1.200 a 1.300 horas voadas.
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 18h46
CRUZEX 2018: Exercício multinacional da FAB reúne 14 países e mais de cem aeronaves
Brasília, 18/10/2018 - A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza entre os dias 18 e 30 de novembro, em Natal (RN), a 8ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX). Esta edição reúne cerca de cem aeronaves de 14 países. Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai e Estados Unidos participarão com militares e aviões. Bolívia, Índia, Suécia, Reino Unido e Venezuela participam como observadores. Portugal trará militares de forças especiais e, ao lado de Alemanha e França, vai ministrar palestras no seminário sobre o emprego do poder aéreo em missões da Organização das Nações Unidas.
A 8ª edição reúne cerca de cem aeronaves de 14 países
O exercício organizado pela Força Aérea Brasileira permite que os tripulantes treinem o combate aéreo em operações combinadas, ou seja, diferentes nações atuando em cenários de conflito de maneira integrada e cooperativa, promovendo a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes.
“A CRUZEX permite o intercâmbio de competências operacionais. Além de estreitar os laços entre os países, possibilita agregar conhecimentos de outras nações que possuem experiências em cenários de ação conjunta”, afirma o diretor da CRUZEX, brigadeiro Luiz Guilherme Silveira de Medeiros.
O exercício permite a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes
A CRUZEX é o maior exercício de combate aéreo multinacional e conjunto - pois também reúne Exército e Marinha - realizado pela FAB.
Cenários de guerra não convencional
Uma das novidades desta edição da CRUZEX é a adição do treinamento em cenários de guerra não convencional, no inglês UW scenario- sigla para Unconventional Warfare, onde o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. Trata-se de situações encontradas em missões onde atua a Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o diretor do exercício, a importância para a FAB treinar esse cenário não convencional reside na possibilidade de o Brasil enviar aeronaves para integrar missões da ONU. “Se acontecer, precisamos estar preparados”, afirmou o brigadeiro Medeiros. A CRUZEX vai permitir aos brasileiros treinarem ao lado de militares estrangeiros que já realizam esse tipo de missão no contexto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A CRUZEX possibilita agregar conhecimentos de outras nações
Os cenários preparados para o treinamento envolvem guerra convencional e não convencional. No cenário de guerra convencional, serão realizados os chamados “COMAOs”, sigla em inglês para Composite Air Operations, um ‘pacote’ com cerca de 40 a 50 aeronaves de naturezas distintas. As aeronaves decolam em sequência para - em tempo e espaço limitados - realizar missões com objetivos comuns ou complementares
Aeronaves e delegações
Os países participantes deslocarão aeronaves de caça, como os F-16 norte-americanos e chilenos; cargueiros e reabastecedores, como os CC-130J canadenses.
Os EUA participam com aproximadamente 130 militares, um reabastecedor KC-135 e seis caças F-16. A Força Aérea Chilena participa com um esforço muito semelhante: são cinco caças F-16 e um reabastecedor KC-135. A delegação, entre pilotos e equipes de manutenção, terá em torno de 90 militares. Essa é a quarta vez que o Chile participa da CRUZEX.
O Peru trará quatro caças A-37 e quatro caças Mirage 2000, com uma comitiva em torno de cem militares. A França participa com um cargueiro C-235; o Canadá com dois cargueiros CC-130J; e o Uruguai com quatro caças A-37.
A Força Aérea Brasileira deslocará para a Ala 10 em torno de 70 aeronaves de múltiplas aviações, além dos caças AF-1 da Marinha do Brasil, que participarão pela primeira vez do exercício.
Saiba mais sobre a Cruzex
Com informações e fotos da FAB
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
https://www.defesa.gov.br/noticias/4870 ... -aeronaves
abs.
arcanjo
CRUZEX 2018: Exercício multinacional da FAB reúne 14 países e mais de cem aeronaves
Brasília, 18/10/2018 - A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza entre os dias 18 e 30 de novembro, em Natal (RN), a 8ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX). Esta edição reúne cerca de cem aeronaves de 14 países. Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai e Estados Unidos participarão com militares e aviões. Bolívia, Índia, Suécia, Reino Unido e Venezuela participam como observadores. Portugal trará militares de forças especiais e, ao lado de Alemanha e França, vai ministrar palestras no seminário sobre o emprego do poder aéreo em missões da Organização das Nações Unidas.
A 8ª edição reúne cerca de cem aeronaves de 14 países
O exercício organizado pela Força Aérea Brasileira permite que os tripulantes treinem o combate aéreo em operações combinadas, ou seja, diferentes nações atuando em cenários de conflito de maneira integrada e cooperativa, promovendo a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes.
“A CRUZEX permite o intercâmbio de competências operacionais. Além de estreitar os laços entre os países, possibilita agregar conhecimentos de outras nações que possuem experiências em cenários de ação conjunta”, afirma o diretor da CRUZEX, brigadeiro Luiz Guilherme Silveira de Medeiros.
O exercício permite a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes
A CRUZEX é o maior exercício de combate aéreo multinacional e conjunto - pois também reúne Exército e Marinha - realizado pela FAB.
Cenários de guerra não convencional
Uma das novidades desta edição da CRUZEX é a adição do treinamento em cenários de guerra não convencional, no inglês UW scenario- sigla para Unconventional Warfare, onde o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. Trata-se de situações encontradas em missões onde atua a Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o diretor do exercício, a importância para a FAB treinar esse cenário não convencional reside na possibilidade de o Brasil enviar aeronaves para integrar missões da ONU. “Se acontecer, precisamos estar preparados”, afirmou o brigadeiro Medeiros. A CRUZEX vai permitir aos brasileiros treinarem ao lado de militares estrangeiros que já realizam esse tipo de missão no contexto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A CRUZEX possibilita agregar conhecimentos de outras nações
Os cenários preparados para o treinamento envolvem guerra convencional e não convencional. No cenário de guerra convencional, serão realizados os chamados “COMAOs”, sigla em inglês para Composite Air Operations, um ‘pacote’ com cerca de 40 a 50 aeronaves de naturezas distintas. As aeronaves decolam em sequência para - em tempo e espaço limitados - realizar missões com objetivos comuns ou complementares
Aeronaves e delegações
Os países participantes deslocarão aeronaves de caça, como os F-16 norte-americanos e chilenos; cargueiros e reabastecedores, como os CC-130J canadenses.
Os EUA participam com aproximadamente 130 militares, um reabastecedor KC-135 e seis caças F-16. A Força Aérea Chilena participa com um esforço muito semelhante: são cinco caças F-16 e um reabastecedor KC-135. A delegação, entre pilotos e equipes de manutenção, terá em torno de 90 militares. Essa é a quarta vez que o Chile participa da CRUZEX.
O Peru trará quatro caças A-37 e quatro caças Mirage 2000, com uma comitiva em torno de cem militares. A França participa com um cargueiro C-235; o Canadá com dois cargueiros CC-130J; e o Uruguai com quatro caças A-37.
A Força Aérea Brasileira deslocará para a Ala 10 em torno de 70 aeronaves de múltiplas aviações, além dos caças AF-1 da Marinha do Brasil, que participarão pela primeira vez do exercício.
Saiba mais sobre a Cruzex
Com informações e fotos da FAB
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
Publicado: 11/10/2018 19:20
Esquadrão Arara se prepara para Exercício Cruzex em cenário simulado
Simulação teve apoio do Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos
Fonte: Ala 8 e CCA-SJ
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle
Esquadrão Arara realiza treinamento para a Cruzex
Os tripulantes do Esquadrão Arara (1°/9° GAV), sediado na Ala 8, em Manaus (AM), realizam, até quinta-feira (11), treinamento para o Exercício CRUZEX FLIGHT 2018, em um cenário simulado, desenvolvido pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ). Os voos de preparação ocorrem no Simulador de Voo da Aeronave C-105 Amazonas, gerenciado pelo Grupo Logístico da Ala 8 (GLOG 8).
"O objetivo do treinamento é aumentar a consciência situacional dos tripulantes do 1º/9º GAV em missões da Aviação de Transporte com ameaças ar-ar; utilizar os equipamentos de Guerra Eletrônica disponíveis na aeronave C-105 Amazonas; e preparar os pilotos e os controladores para a CRUZEX FLIGHT 2018, ambientando-os aos cenários e às possíveis ameaças", disse o Chefe da Célula de Programação de Guerra Eletrônica, Tenente Aviador Luiz Henrique Lima da Silva.
Durante o treinamento, que iniciou nessa segunda-feira (08), cada tripulação do 1º/9° GAV decolou do Aeroporto de Ponta Pelada para realizar uma missão de lançamento de carga em um alvo específico, sendo um ao norte e outro ao sul de Manaus. Ambos os pontos estavam localizados em regiões de conflito, onde havia aeronaves de caça inimigas que tinham a possibilidade de realizar ataques utilizando mísseis guiados por radar ativo, radar semi-ativo e sensores infra-vermelho. Para cumprir a missão, os pilotos tinham que executar manobras evasivas e lançar contra-medidas (chaff e flare). Além disso, as aeronaves C-105 puderam simular um caça fazendo sua escolta e possibilitando a realização da missão de lançamento.
Simulador de voo da aeronave C-105 é utilizado para o treinamento
O treinamento contou com a participação de outras Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus, como o Esquadrão Pacau (1°/4° GAV), a Seção de Simuladores da Ala 8, além do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). “Quando esse tipo de treinamento ocorre, há mais interação entre o piloto e o controlador, todos contribuindo para uma melhoria dos procedimentos. Após a missão, há um debrifim mais detalhado no qual são mostrados os pontos positivos e aqueles a serem melhorados”, ressaltou a Sargento Controladora de Voo Nara Luana Xavier da Silva Ferreira.
Um dos participantes da iniciativa, o Tenente Aviador Joel Messias Pierre da Costa, falou sobre os ganhos. “Para nos ambientarmos com o tipo de missão e de aeronaves que comporão os pacotes [conjunto de aeronaves cumprindo um mesmo tipo de missão], esse treinamento é de suma importância porque eleva muito a nossa consciência situacional e nos habilita a ter um melhor desempenho frente às adversidades e aos cenários em que seremos colocados durante o Exercício CRUZEX”, disse.
Cenário Tático
Teatro de Operações
O Cenário Tático desenvolvido pelo CCA-SJ e 1°/9° GAV, combinando conhecimentos computacionais e operacionais, é composto por aeronaves (entidades) que obedecem a ordens pré-programadas (doutrinas). A fidelidade das situações empregadas no treinamento proporcionaram uma preparação próxima à realidade com que os pilotos irão se deparar no Exercício CRUZEX 2018, garantindo assim uma melhor ambientação operacional do Esquadrão Arara.
“A qualidade do produto apresentado pelo CCA-SJ nesse treinamento mostra, mais uma vez, a importância da tecnologia da informação voltada para a simulação. A capacidade de desenvolver aquilo que é necessário para nossos treinamentos militares simulados não é somente economia de meios – é soberania nacional”, disse o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Luís Antonio de Almeida Rodriguez.
CRUZEX FLIGHT 2018
No período de 18 a 30 de novembro deste ano, em Natal (RN), será realizada a Operação Cruzeiro do Sul 2018 (CRUZEX), que é o maior exercício aéreo multinacional da América do Sul, organizado pela Força Aérea Brasileira com o objetivo de treinar, de maneira avançada, as missões realizadas no ambiente de guerra moderna.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... 20simulado
abs.
arcanjo
Esquadrão Arara se prepara para Exercício Cruzex em cenário simulado
Simulação teve apoio do Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos
Fonte: Ala 8 e CCA-SJ
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Major Alle
Esquadrão Arara realiza treinamento para a Cruzex
Os tripulantes do Esquadrão Arara (1°/9° GAV), sediado na Ala 8, em Manaus (AM), realizam, até quinta-feira (11), treinamento para o Exercício CRUZEX FLIGHT 2018, em um cenário simulado, desenvolvido pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ). Os voos de preparação ocorrem no Simulador de Voo da Aeronave C-105 Amazonas, gerenciado pelo Grupo Logístico da Ala 8 (GLOG 8).
"O objetivo do treinamento é aumentar a consciência situacional dos tripulantes do 1º/9º GAV em missões da Aviação de Transporte com ameaças ar-ar; utilizar os equipamentos de Guerra Eletrônica disponíveis na aeronave C-105 Amazonas; e preparar os pilotos e os controladores para a CRUZEX FLIGHT 2018, ambientando-os aos cenários e às possíveis ameaças", disse o Chefe da Célula de Programação de Guerra Eletrônica, Tenente Aviador Luiz Henrique Lima da Silva.
Durante o treinamento, que iniciou nessa segunda-feira (08), cada tripulação do 1º/9° GAV decolou do Aeroporto de Ponta Pelada para realizar uma missão de lançamento de carga em um alvo específico, sendo um ao norte e outro ao sul de Manaus. Ambos os pontos estavam localizados em regiões de conflito, onde havia aeronaves de caça inimigas que tinham a possibilidade de realizar ataques utilizando mísseis guiados por radar ativo, radar semi-ativo e sensores infra-vermelho. Para cumprir a missão, os pilotos tinham que executar manobras evasivas e lançar contra-medidas (chaff e flare). Além disso, as aeronaves C-105 puderam simular um caça fazendo sua escolta e possibilitando a realização da missão de lançamento.
Simulador de voo da aeronave C-105 é utilizado para o treinamento
O treinamento contou com a participação de outras Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus, como o Esquadrão Pacau (1°/4° GAV), a Seção de Simuladores da Ala 8, além do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). “Quando esse tipo de treinamento ocorre, há mais interação entre o piloto e o controlador, todos contribuindo para uma melhoria dos procedimentos. Após a missão, há um debrifim mais detalhado no qual são mostrados os pontos positivos e aqueles a serem melhorados”, ressaltou a Sargento Controladora de Voo Nara Luana Xavier da Silva Ferreira.
Um dos participantes da iniciativa, o Tenente Aviador Joel Messias Pierre da Costa, falou sobre os ganhos. “Para nos ambientarmos com o tipo de missão e de aeronaves que comporão os pacotes [conjunto de aeronaves cumprindo um mesmo tipo de missão], esse treinamento é de suma importância porque eleva muito a nossa consciência situacional e nos habilita a ter um melhor desempenho frente às adversidades e aos cenários em que seremos colocados durante o Exercício CRUZEX”, disse.
Cenário Tático
Teatro de Operações
O Cenário Tático desenvolvido pelo CCA-SJ e 1°/9° GAV, combinando conhecimentos computacionais e operacionais, é composto por aeronaves (entidades) que obedecem a ordens pré-programadas (doutrinas). A fidelidade das situações empregadas no treinamento proporcionaram uma preparação próxima à realidade com que os pilotos irão se deparar no Exercício CRUZEX 2018, garantindo assim uma melhor ambientação operacional do Esquadrão Arara.
“A qualidade do produto apresentado pelo CCA-SJ nesse treinamento mostra, mais uma vez, a importância da tecnologia da informação voltada para a simulação. A capacidade de desenvolver aquilo que é necessário para nossos treinamentos militares simulados não é somente economia de meios – é soberania nacional”, disse o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Luís Antonio de Almeida Rodriguez.
CRUZEX FLIGHT 2018
No período de 18 a 30 de novembro deste ano, em Natal (RN), será realizada a Operação Cruzeiro do Sul 2018 (CRUZEX), que é o maior exercício aéreo multinacional da América do Sul, organizado pela Força Aérea Brasileira com o objetivo de treinar, de maneira avançada, as missões realizadas no ambiente de guerra moderna.
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arcanjo
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
Uma pena que o Peru não participe da operação com seus Mig-29SMP. Era a minha esperança de ver de perto este caça...
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- FCarvalho
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
Estão enviando os mirage 2000 recém atualizados. Isso é mais inédito ainda.
É a primeira vez que enviam caças de verdade para a cruzex.
Vamos torcer para que na próxima edição eles tenham resolvido os problemas de manutenção com os Mig.
Abs
É a primeira vez que enviam caças de verdade para a cruzex.
Vamos torcer para que na próxima edição eles tenham resolvido os problemas de manutenção com os Mig.
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- henriquejr
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
Já cancei de ver Mirage2000 por aqui, tanto os que a FAB operou, quanto os franceses, desde os Mirage2000C, na época da operação Mistral, até os Mirage2000N, B, e -5. A única novidade foi quando enviaram os Rafales. Lembro também que os franceses já trouxeram um E-3F Sentry, na época que trouxeram os Rafales. Mas tudo isso foi antes do resultado do FX-2. Depois disso, parece que mandam caças apenas para marcarem presença. Os americanos sempre fizeram isso, com F-16.
Acredito que depois que a FAB tiver com um esquedrão de F-39 participando, esse exercício será levado mais a sério....
Acredito que depois que a FAB tiver com um esquedrão de F-39 participando, esse exercício será levado mais a sério....
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
E a suécia não vai mandar o gripe então?
E Colombia não vai trazer os kfirs como foi recentemente noticiado? Uma pena. Nos fóruns colombianos diz-se que não mobilizará os Kfirs por conta da ameaça venezuelana.
Vai saber
E Colombia não vai trazer os kfirs como foi recentemente noticiado? Uma pena. Nos fóruns colombianos diz-se que não mobilizará os Kfirs por conta da ameaça venezuelana.
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
E pelo jeito, nem sabre, nem black hawk e a colombia que iria trazer o kc, parece que não vai mais trazer...
EDITADO POR PAISANO!!!
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
Feliz dia do aviador!
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
O Mi-35 e o BH estão na lista de aeronaves da FAB que irão participar da CRUZEX.
Os colombianos tem lá suas temeridades em relação a Venezuela, já que o número de células do Kfir C-10/12 é muito baixa.
Ademais, como os venezuelanos também dessa vez não enviarão aeronaves, bem, diz o ditado que o seguro morreu de velho.
Vamos torcer e aguardar pela edição de 2022. Quando os F-39 da FAB irão participar. Aí eu acho que os suecos vão mandar os seus com certeza.
Acho que daqui a dois anos este exercício tem tudo para se transformar em uma Tiger Meet abaixo da linha do equador.
Que assim seja.
abs.
Os colombianos tem lá suas temeridades em relação a Venezuela, já que o número de células do Kfir C-10/12 é muito baixa.
Ademais, como os venezuelanos também dessa vez não enviarão aeronaves, bem, diz o ditado que o seguro morreu de velho.
Vamos torcer e aguardar pela edição de 2022. Quando os F-39 da FAB irão participar. Aí eu acho que os suecos vão mandar os seus com certeza.
Acho que daqui a dois anos este exercício tem tudo para se transformar em uma Tiger Meet abaixo da linha do equador.
Que assim seja.
abs.
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
Será interessante ver os M-2000 peruanos e F-16 chilenos brigando juntos.
Alguém sabe pra qual padrão os M-2000 peruanos foram atualizados?
Alguém sabe pra qual padrão os M-2000 peruanos foram atualizados?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
1 de novembro de 2018
Ala 10 abre as portas para a CRUZEX 2018
Unidade se prepara para receber militares de 13 países diferentes
Por Redação DefesaTV -
O Exercício CRUZEX 2018 será realizado na Ala 10, localizada em Natal (RN), no período de 18 a 30 de novembro de 2018, contando com a participação da FAB e de representantes de 13 Forças Aéreas estrangeiras. O exercício terá o formato “flight” (envolvendo voos reais), e tem o objetivo de adestramento dos Esquadrões Aéreos em voo, com a mínima utilização da estrutura e dos sistemas de comando e controle. Pretende-se, ainda, manter a atualização de táticas, técnicas e procedimentos em missões aéreas compostas para os cenários de guerra convencionais em Forças Aéreas de diferentes países que operam em conjunto.
Outra finalidade do exercício é incluir parte do adestramento dos esquadrões em missões que permeiem o cenário de conflitos de guerra irregular, como as missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), além de valorizar e estreitar as relações da FAB com as Forças Aéreas de nações amigas. Entre 5 e 9 de março, houve a conferência inicial de planejamento, a Initi al Planning Conference (IPC), com a presença de representantes de Forças Aéreas estrangeiras na Ala 10. O evento promoveu a interação entre os participantes, apresentou o planejamento inicial e cada representante das delegações estrangeiras pôde esclarecer suas demandas operacionais e de suporte.
“A interação entre os países e as pessoas que participam desse evento se faz necessária para que possamos operar eficientemente e com segurança. Com certeza, é mais fácil entender e operar em nosso próprio país de origem, porém, a CRUZEX nos proporciona um maior conhecimento operacional de países diferentes para que, em futuras missões, possamos atuar com uma maior integração”, afirmou o Major Aviador Eric Willrich, representante da Força Aérea do Canadá. Já em agosto ocorreu a Final Planning Conference (FPC), última reunião oficial antes do exercício CRUZEX.
Foi definido que, nesta edição, Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai e Estados Unidos vão participar com militares e aviões; e que Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia, Reino Unido e Venezuela, apenas com militares. Serão utilizadas aeronaves de caça, como os F-16 norte-americanos e chilenos, além de cargueiros e reabastecedores, como os CC-130J canadenses. Cerca de 1.700 militares participarão do exercício, sendo 600 estrangeiros. Ainda foram discutidos e definidos na FPC os procedimentos operacionais com as Forças estrangeiras visando a um exercício seguro para os militares participantes.
Segundo o Adido de Defesa Francês, Coronel Charles Orlianges, a França deslocará um cargueiro C-235 e militares das forças especiais para atuar em ações de Guiamento Aéreo Avançado (GAA) – em inglês, conhecidas como Joint Terminal Attack Controller (JTAC) – e participar como Isolated Person (IP), ou seja, o piloto que, na simulação, é ejetado e espera ser resgatado por uma missão CSAR (Busca e Salvamento em Combate). Ele destaca a importância da participação de militares franceses experientes em JTAC por terem participado recentemente de operações reais.
“É importante aprimorar a interoperabilidade entre os países para que o nível de profissionalismo seja nivelado, pensando, especialmente, na possibilidade de algum futuro engajamento conjunto em missões de paz, como existe o debate em torno da participação do Brasil na República Centro-Africana”, avaliou. A CRUZEX contará com vários tipos de missões que serão baseadas nas seguintes ações de Força Aérea: guiamento aéreo avançado; busca e salvamento em combate, simulando um resgate atrás das linhas inimigas; ataque; apoio aéreo aproximado; defesa aérea; varredura; escolta; reconhecimento aéreo; controle e alarme em voo; reabastecimento em voo; transporte aerologístico; assalto aeroterrestre; infiltração aérea; exfiltração aérea; evacuação aeromédica; defesa anti aérea; entre outras.
O Comandante da Ala 10 e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, citou a importância da CRUZEX e de que forma o exercício irá agregar valor à FAB. “A CRUZEX é um exercício multi nacional e o que é mais importante é testarmos a Força Aérea Brasileira em determinados cenários, junto com outros países que têm mais experiência, como, por exemplo, o cenário de guerra irregular. Esse exercício vai agregar um alto valor operacional à Ala 10 devido ao seu nível internacional e que demanda um esforço de toda a Força Aérea para que seja realizado”, disse.
DIRINFRA marca presença no exercício
A Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) exercerá um papel fundamental na realização da CRUZEX 2018. Com a missão de planejar, normatizar e gerenciar atividades relacionadas ao patrimônio imobiliário, engenharia de campanha, gestão ambiental e contra incêndio, a organização está envolvida no suporte de infraestrutura do exercício. “Uma operação desse porte é uma oportunidade única de países envolvidos trocarem informações, doutrinas e também de aperfeiçoarem a forma de agir em situações reais.
Para a DIRINFRA, é uma honra apoiar em termos logísticos e técnicos tal evento, uma vez que este exercício operacional é o de maior vulto em que a FAB participa na América Latina”, destaca o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello, Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica. A DIRINFRA e sua Divisão de Contra incêndio são peças-chave da segurança, responsáveis pela proteção contra incêndio com viaturas especiais, militares do efetivo e integrantes do Sistema de Contra incêndio local, que trabalharão diariamente no evento.
Fonte: NOTAER (Nº11/nov2018)
Por: Ten AV Roberto Mega Junior & Ten REP Taciana de Souza Farias
Adaptação: DefesaTV
http://defesa.tv.br/ala-10-abre-as-port ... iferentes/
abs.
arcanjo
Ala 10 abre as portas para a CRUZEX 2018
Unidade se prepara para receber militares de 13 países diferentes
Por Redação DefesaTV -
O Exercício CRUZEX 2018 será realizado na Ala 10, localizada em Natal (RN), no período de 18 a 30 de novembro de 2018, contando com a participação da FAB e de representantes de 13 Forças Aéreas estrangeiras. O exercício terá o formato “flight” (envolvendo voos reais), e tem o objetivo de adestramento dos Esquadrões Aéreos em voo, com a mínima utilização da estrutura e dos sistemas de comando e controle. Pretende-se, ainda, manter a atualização de táticas, técnicas e procedimentos em missões aéreas compostas para os cenários de guerra convencionais em Forças Aéreas de diferentes países que operam em conjunto.
Outra finalidade do exercício é incluir parte do adestramento dos esquadrões em missões que permeiem o cenário de conflitos de guerra irregular, como as missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), além de valorizar e estreitar as relações da FAB com as Forças Aéreas de nações amigas. Entre 5 e 9 de março, houve a conferência inicial de planejamento, a Initi al Planning Conference (IPC), com a presença de representantes de Forças Aéreas estrangeiras na Ala 10. O evento promoveu a interação entre os participantes, apresentou o planejamento inicial e cada representante das delegações estrangeiras pôde esclarecer suas demandas operacionais e de suporte.
“A interação entre os países e as pessoas que participam desse evento se faz necessária para que possamos operar eficientemente e com segurança. Com certeza, é mais fácil entender e operar em nosso próprio país de origem, porém, a CRUZEX nos proporciona um maior conhecimento operacional de países diferentes para que, em futuras missões, possamos atuar com uma maior integração”, afirmou o Major Aviador Eric Willrich, representante da Força Aérea do Canadá. Já em agosto ocorreu a Final Planning Conference (FPC), última reunião oficial antes do exercício CRUZEX.
Foi definido que, nesta edição, Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai e Estados Unidos vão participar com militares e aviões; e que Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia, Reino Unido e Venezuela, apenas com militares. Serão utilizadas aeronaves de caça, como os F-16 norte-americanos e chilenos, além de cargueiros e reabastecedores, como os CC-130J canadenses. Cerca de 1.700 militares participarão do exercício, sendo 600 estrangeiros. Ainda foram discutidos e definidos na FPC os procedimentos operacionais com as Forças estrangeiras visando a um exercício seguro para os militares participantes.
Segundo o Adido de Defesa Francês, Coronel Charles Orlianges, a França deslocará um cargueiro C-235 e militares das forças especiais para atuar em ações de Guiamento Aéreo Avançado (GAA) – em inglês, conhecidas como Joint Terminal Attack Controller (JTAC) – e participar como Isolated Person (IP), ou seja, o piloto que, na simulação, é ejetado e espera ser resgatado por uma missão CSAR (Busca e Salvamento em Combate). Ele destaca a importância da participação de militares franceses experientes em JTAC por terem participado recentemente de operações reais.
“É importante aprimorar a interoperabilidade entre os países para que o nível de profissionalismo seja nivelado, pensando, especialmente, na possibilidade de algum futuro engajamento conjunto em missões de paz, como existe o debate em torno da participação do Brasil na República Centro-Africana”, avaliou. A CRUZEX contará com vários tipos de missões que serão baseadas nas seguintes ações de Força Aérea: guiamento aéreo avançado; busca e salvamento em combate, simulando um resgate atrás das linhas inimigas; ataque; apoio aéreo aproximado; defesa aérea; varredura; escolta; reconhecimento aéreo; controle e alarme em voo; reabastecimento em voo; transporte aerologístico; assalto aeroterrestre; infiltração aérea; exfiltração aérea; evacuação aeromédica; defesa anti aérea; entre outras.
O Comandante da Ala 10 e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, citou a importância da CRUZEX e de que forma o exercício irá agregar valor à FAB. “A CRUZEX é um exercício multi nacional e o que é mais importante é testarmos a Força Aérea Brasileira em determinados cenários, junto com outros países que têm mais experiência, como, por exemplo, o cenário de guerra irregular. Esse exercício vai agregar um alto valor operacional à Ala 10 devido ao seu nível internacional e que demanda um esforço de toda a Força Aérea para que seja realizado”, disse.
DIRINFRA marca presença no exercício
A Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) exercerá um papel fundamental na realização da CRUZEX 2018. Com a missão de planejar, normatizar e gerenciar atividades relacionadas ao patrimônio imobiliário, engenharia de campanha, gestão ambiental e contra incêndio, a organização está envolvida no suporte de infraestrutura do exercício. “Uma operação desse porte é uma oportunidade única de países envolvidos trocarem informações, doutrinas e também de aperfeiçoarem a forma de agir em situações reais.
Para a DIRINFRA, é uma honra apoiar em termos logísticos e técnicos tal evento, uma vez que este exercício operacional é o de maior vulto em que a FAB participa na América Latina”, destaca o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello, Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica. A DIRINFRA e sua Divisão de Contra incêndio são peças-chave da segurança, responsáveis pela proteção contra incêndio com viaturas especiais, militares do efetivo e integrantes do Sistema de Contra incêndio local, que trabalharão diariamente no evento.
Fonte: NOTAER (Nº11/nov2018)
Por: Ten AV Roberto Mega Junior & Ten REP Taciana de Souza Farias
Adaptação: DefesaTV
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
Publicado: 09/11/2018 11:00
Esquadrões de comunicações e controle de todo o país mobilizam pessoal e equipamentos
Logística complexa para a CRUZEX 2018 envolveu transporte aéreo e terrestre para deslocamento de antenas, radares e militares
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle
Todos os esquadrões do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) da Força Aérea Brasileira (FAB) foram mobilizados para ampliar a cobertura radar, aumentar a capacidade de comunicações entre as aeronaves, permitir a avaliação do combate em tempo real, entre outras atribuições, durante a CRUZEX 2018. Os cinco esquadrões deslocaram pessoal, radares, antenas e outros equipamentos para diversas cidades na Região Nordeste, envolvendo uma logística complexa de transporte aéreo e comboios terrestres - que durou mais de um mês.
O Esquadrão Profeta (1º/1º GCC), que fica localizado em Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), levou estruturas e pessoal para as cidades de Assú (RN), Natal (RN), Sousa (PB), Santa Terezinha (PE) e Recife (PE). Para isso, foi necessário que o C-130 Hercules realizasse duas viagens entre as capitais fluminense e potiguar, além dos deslocamentos terrestres para as cidades menores.
O Esquadrão Mangrulho (4º/1º GCC), de Santa Maria (RS), deslocou um radar do tipo TPS-B34M para a cidade de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte. Durante a CRUZEX 2018, o equipamento terá como principal função proporcionar maior cobertura radar na região, amplificando a visualização dos tráfegos, que serão controlados pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), que fica em Recife (PE). Para o transporte do radar e outros equipamentos, também foi utilizada uma aeronave C-130 Hercules, que percorreu uma distância de mais de 4.000 km entre as localidades, a cada um dos quatro deslocamentos necessários.
O Esquadrão Morcego (3º/1º GCC) é sediado em Natal (RN), onde acontece a CRUZEX 2018. A unidade possui um Radar de Precisão de Aproximação, conhecido como PAR (sigla em inglês para Precision Approach Radar), cuja capacidade será aproveitada para o treinamento. Além disso, o esquadrão também montou uma estrutura de comunicações na cidade de Maxaranguape (RN), onde a FAB possui um estande de tiro aeronáutico.
Os outros dois esquadrões, Aranha (2º/1º GCC) e Zagal (5º/1º GCC), localizados, respectivamente, em Canoas (RS) e Porto Velho (RO), deslocaram militares para atuar no exercício.
Veja o infográfico:
Segundo o Comandante do 1º GCC, que é a unidade responsável por todos os esquadrões de comunicações e controle, Coronel Aviador Cyro Cruz, o papel das unidades é essencial para a execução e segurança das atividades aéreas durante a CRUZEX 2018. "A estrutura está pronta para o início do treinamento. O que estamos fazendo no exercício é cumprir a missão da nossa unidade: instalar operar e manter meios de detecção e comunicações em lugares onde muitas vezes são insuficientes e com quase nenhuma infraestrutura para uma demanda tão grande de voos de variados tipos, com diferentes performances e altitudes, tudo ao mesmo tempo. Também é uma excelente oportunidade para validar nossa capacidade em logística operacional, mobilizando equipamentos e pessoal do Grupo e seus cinco esquadrões, para o treinamento mais importante da Força Aérea nesse ano", disse.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... uipamentos
abs.
arcanjo
Esquadrões de comunicações e controle de todo o país mobilizam pessoal e equipamentos
Logística complexa para a CRUZEX 2018 envolveu transporte aéreo e terrestre para deslocamento de antenas, radares e militares
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle
Todos os esquadrões do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) da Força Aérea Brasileira (FAB) foram mobilizados para ampliar a cobertura radar, aumentar a capacidade de comunicações entre as aeronaves, permitir a avaliação do combate em tempo real, entre outras atribuições, durante a CRUZEX 2018. Os cinco esquadrões deslocaram pessoal, radares, antenas e outros equipamentos para diversas cidades na Região Nordeste, envolvendo uma logística complexa de transporte aéreo e comboios terrestres - que durou mais de um mês.
O Esquadrão Profeta (1º/1º GCC), que fica localizado em Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), levou estruturas e pessoal para as cidades de Assú (RN), Natal (RN), Sousa (PB), Santa Terezinha (PE) e Recife (PE). Para isso, foi necessário que o C-130 Hercules realizasse duas viagens entre as capitais fluminense e potiguar, além dos deslocamentos terrestres para as cidades menores.
O Esquadrão Mangrulho (4º/1º GCC), de Santa Maria (RS), deslocou um radar do tipo TPS-B34M para a cidade de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte. Durante a CRUZEX 2018, o equipamento terá como principal função proporcionar maior cobertura radar na região, amplificando a visualização dos tráfegos, que serão controlados pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), que fica em Recife (PE). Para o transporte do radar e outros equipamentos, também foi utilizada uma aeronave C-130 Hercules, que percorreu uma distância de mais de 4.000 km entre as localidades, a cada um dos quatro deslocamentos necessários.
O Esquadrão Morcego (3º/1º GCC) é sediado em Natal (RN), onde acontece a CRUZEX 2018. A unidade possui um Radar de Precisão de Aproximação, conhecido como PAR (sigla em inglês para Precision Approach Radar), cuja capacidade será aproveitada para o treinamento. Além disso, o esquadrão também montou uma estrutura de comunicações na cidade de Maxaranguape (RN), onde a FAB possui um estande de tiro aeronáutico.
Os outros dois esquadrões, Aranha (2º/1º GCC) e Zagal (5º/1º GCC), localizados, respectivamente, em Canoas (RS) e Porto Velho (RO), deslocaram militares para atuar no exercício.
Veja o infográfico:
Segundo o Comandante do 1º GCC, que é a unidade responsável por todos os esquadrões de comunicações e controle, Coronel Aviador Cyro Cruz, o papel das unidades é essencial para a execução e segurança das atividades aéreas durante a CRUZEX 2018. "A estrutura está pronta para o início do treinamento. O que estamos fazendo no exercício é cumprir a missão da nossa unidade: instalar operar e manter meios de detecção e comunicações em lugares onde muitas vezes são insuficientes e com quase nenhuma infraestrutura para uma demanda tão grande de voos de variados tipos, com diferentes performances e altitudes, tudo ao mesmo tempo. Também é uma excelente oportunidade para validar nossa capacidade em logística operacional, mobilizando equipamentos e pessoal do Grupo e seus cinco esquadrões, para o treinamento mais importante da Força Aérea nesse ano", disse.
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX)
Não existem Mig- 29A na América Latina. Os peruanos foram elevados ao padrão SMT, mas não se tratavam do modelo original do Fulcrum.
Talvez seja uma figuração de rede para fins de exercício.
Abs
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