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DESAER ATL-100

Enviado: Seg Ago 13, 2018 3:15 pm
por Vinícius Almeida
Olá a todos, criei esse tópico para discutirmos sobre o projeto ATL-100 que está sendo desenvolvido pela empresa DESAER (nome bem estranho por sinal) cujo objetivo é substituir o Bandeirante na aviação civil e na FAB.

http://www.defesanet.com.br/bid/noticia ... orte-Leve/

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Re: DESAER ATL-100

Enviado: Seg Ago 13, 2018 8:46 pm
por Tikuna
Muitas aeronaves da mesma categoria foram projetadas aqui em SJC. Espero que essa não seja mais uma perdida no tempo, porque essa matéria parece muito mais propaganda para o projeto que coisa certa.

De qualquer forma torço para que seja um projeto realizável (e por favor reforcem esse trem de pouso?)


Grande abraço

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Seg Ago 13, 2018 9:13 pm
por toncat
Esse avião tem as especificações muito similares ao novo projeto da Textron o Cessna Skycourrier e o Desaer parece ter a vantagem da rampa traseira.

https://cessna.txtav.com/en/turboprop/skycourier

Então o mercado internacional esta pedindo um avião como esse.

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Ter Ago 14, 2018 1:10 pm
por Túlio
toncat escreveu: Seg Ago 13, 2018 9:13 pm Esse avião tem as especificações muito similares ao novo projeto da Textron o Cessna Skycourrier e o Desaer parece ter a vantagem da rampa traseira.

https://cessna.txtav.com/en/turboprop/skycourier

Então o mercado internacional esta pedindo um avião como esse.
Nem precisa ir tão longe. Tempos atrás escrevi um longo post sobre como uma aeronave com características assim (e não conhecia esta nem a da Cessna) faria com que a Amazônia se tornasse o verdadeiro berço da Aviação Regional no Brasil, e só lá já tem mercado para várias centenas destas aeronaves, entre civis e militares.

A treta começa quando vemos que se trata de um projeto oriundo de uma startup, dessas que pululam na região de SJC. Aqui não é os EUA nem a China, onde há real chance de irem pra frente (pois tem bastante gente disposta a investir em algo inovador e obviamente necessário) e, por conseguinte, fico de pé atrás. Nem maquete há, ou seja, a verba é curtíssima. Dado o (mau) exemplo da MECTRON, que cresceu com verbas públicas até chegar ao ponto de ser vendida a bom preço e, com uma parcela dos lucros, as mesmas pessoas abrirem a SIATT para retomar, agora pessoalmente bem mais endinheiradas, a garimpagem pela grana da viúva, fica clara a razão de minhas reservas a respeito...

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Ter Ago 14, 2018 2:11 pm
por Bolovo
Só vai pra frente se o Estado fomentar o projeto.
Mas como já vimos o que aconteceu com a Novaer, prefiro esperar sentado.

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Ter Ago 14, 2018 3:29 pm
por Túlio
Bolovo escreveu: Ter Ago 14, 2018 2:11 pm Só vai pra frente se o Estado fomentar o projeto.
Mas como já vimos o que aconteceu com a Novaer, prefiro esperar sentado.
Novaer é outra que tem cara de caça-níqueis da viúva, com aquilo de querer vender como Treinador um treco que parece mais Aviação Geral, além daquele "Hiper-Tucano" que nem previsão para Mtr tinha e era todo estranho, tanto que acabou como acabou, tipo ninguém sabe, ninguém viu.

O Estado não tem mais como financiar nada, e em casos assim nem deve mesmo; os caras, antes de querer abrir empresa, deviam estudar como fazem isso no exterior: constatam e demonstram uma necessidade, depois sugerem a solução e sua viabilidade para só então passar à captação de recursos para fazer o Demonstrador de Tecnologia. Tudo indo bem até aí, passa-se então a captar recursos para a criação de uma linha de montagem (sugeri a Zona Franca porque, como quase tudo para avião "brasileiro" é importado mesmo, a ausência de impostos e redução do ICMS já dariam um belo ponto de partida); o tempo do Estado-Mãezona já era...

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Qui Ago 16, 2018 6:25 pm
por Brasileiro
Gostei bastante do projeto! Parece um LET-410, porém melhor, mais espaçoso e próprio para cargas, apesar de ter a versão de passageiros.

Certamente há demanda. Mas acredito que deveriam focar realmente no mercado internacional, especialmente o latino-americano, africano e asiático. Por ser de asa alta, certamente é uma boa pedida para ambientes com pistas ruins. Possui um bom espaço interno, inclusive para containers LD3. Tudo muito bem pensado.

Agora, precisam de investidores, e quanto menos puderem contar com o Governo, melhor.

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Ter Ago 21, 2018 10:31 pm
por FCarvalho
O projeto parece ter evoluído de forma a contemplar os requisitos da Avex para a sua futura aeronave de transporte leve, o que não deixa de ser um indicativo de que os projetistas estão trabalhando de olho nas necessidades, e na realidade, do mercado interno, tanto militar quanto civil.
O desenho original - sem rampa traseira - também não deixa de ser interessante, já que o mercado de aviação regional no Brasil é bem grande, e cabe bem mais de uma proposta.
Por hora é torcer e esperar que empresas interessadas façam sua aposta no mesmo.
O bandeirante não dura para sempre, e EB é MB também tem espaço e necessidade de uma aeronave desta categoria. Missões e funções com certeza é o que mais tem para ele. Seja nas ffaa's, seja no mercado civil.
A Novaer está esperando uma decisão da FAB em relação aos T-25. Assim que sair, e não deve demorar, o projeto do Sovi irá sair do papel. E me atrevo a dizer que o B-250 será o ponto de partida para substituir os Tucano. Outro que dura apenas mais dez anos, dependendo se a modernização for feita, e em qual medida. O fator financeiro irá impor-se novamente nesta decisão. Mas assim como o Bandeirante, Tucano e T-25 não são eternos.
Trabalho para a indústria aeronáutica não vai faltar.

Abs

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Qua Ago 22, 2018 3:30 am
por Lord Nauta
Alguma das FFAA's brasileiras solicitou a DESAER o desenvolvimento deste projeto?

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Qua Ago 22, 2018 6:46 am
por FCarvalho
Lord Nauta escreveu: Qua Ago 22, 2018 3:30 am Alguma das FFAA's brasileiras solicitou a DESAER o desenvolvimento deste projeto?
Não, é nem precisa. O mercado tem demanda para ela.
A empresa apenas pegou carona no ROB da Avex para chegar ao desenho atual e características, que ainda não estão definidos integralmente. Ainda há muito trabalho por fazer.

No mais, quando estiver pronta, com certeza vai chamar a atenção das ffaa's. A aeronave não está sendo feita alheia às necessidades da defesa, o que seria um erro crasso.

No mais, foi-se o tempo em que tinha que esperar um pedido do Estado para fazer alguma coisa em termos de mercado de aviação no Brasil. Temos espaço e demanda por muitos e variados modelos. A questão é: vale a pena correr o risco e investir nele?Há quem acredite que sim.

Ainda bem.

Abs

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Qua Ago 22, 2018 10:02 am
por FCarvalho
Esqueci de dizer. Este projeto e seus desdobramentos, junto com o IPE-014, tem potencial para suprir uma lacuna enorme de décadas e que nunca foi coberta pelos aviões da Embraer, que são os serviços para-público, segurança, saúde e defesa civil governamentais.
Sem falar em Receita Federal, IBAMA, serviço geológico do Brasil, guarda costeira e de fronteira, correios e muitas outras estatais e autarquias que basicamente são 90% da clientela dos ETA, e demais aviações militares.
Essa dependência sempre foi crônica e cultural no país.
Mas ao mesmo tempo que é um mau, também pode ser a alavanca necessária para a sobrevivência da indústria aeronáutica do Brasil no pós Embraer.
Só temos que pensar com a cabeça.

Abs

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Qua Ago 22, 2018 2:24 pm
por J.Ricardo
Mas tá vindo competidor de peso nessa área, e vem de quem não brinca em serviço:

http://www.cavok.com.br/blog/china-quer ... rbin-y-12/

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Harbin Y-12, já tem até representante aqui no Brasil pra fomentar negócios.

Modelo F:
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Re: DESAER ATL-100

Enviado: Qui Ago 23, 2018 12:00 am
por FCarvalho
Ainda em tempo, o Brasília precisará ser substituído também no medio/longo prazo, bem como o Caravan.
Existe a necessidade de novas aeronaves para treinamento e formação de pilotos.
A chegada dos chineses era apenas questão de tempo.
Vamos ver se fazemos o nosso dever de casa.

Abs

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Sex Ago 24, 2018 12:44 pm
por FCarvalho
Não muito a ver com o tópico, mas é preciso lembrar que a Embraer estuda seriamente voltar a produzir um turbohélice para a avaiação regional. Talvez daí também possa surgir um produto de interesse não apenas do mercado civil, mas para a defesa.

Abaixo, o desenho original do ATL, que mostra como o projeto pode ser explorado de forma a gerar não apenas uma aeronave, mas toda uma família.

http://www.defesanet.com.br/site/upload/news_image/2017/11/38520.png

abs.

Re: DESAER ATL-100

Enviado: Sex Ago 24, 2018 1:00 pm
por FCarvalho
Video do ATL -100

https://youtu.be/yEnhTCTpzfg

abs