Página 1 de 1

Marinha do Brasil não participará do RIMPAC 2018

Enviado: Qua Jul 11, 2018 10:50 am
por jambockrs
Meus prezados
Marinha do Brasil não participará do RIMPAC 2018
Imagem
Ilustração: Navios e submarinos representando 15 nações parceiras internacionais em estreita formação durante o exercício Rim of the Pacific (RIMPAC) 2014. Foto: Marinha dos EUA
A Marinha do Brasil cancelou sua participação na manobra naval multinacional Rim of Pacífico (RIMPAC) 2018 devido a cronogramas operacionais.
A informação foi divulgada no USNI News que afirmou que a retirada da Marinha do Brasil do exercício foi confirmada pela 3ª Frota dos EUA. Esperava-se que o Brasil participasse do exercício no qual reuniria 25 nações pela primeira vez porém, após a retirada da edição de 2016 o Brasil repete o feito. Como foi o caso neste ano, o Brasil citou compromissos de cronograma imprevistos como motivo para cancelar a participação.
O Brasil não havia planejado enviar navios para participar da RIMPAC 2018 e nenhum exercício terá que ser modificado para se adaptar à falta de pessoal da Marinha do Brasil, segundo o relatório. Os outros três estreantes no RIMPAC 2018 são, Israel, Sri Lanka e Vietnã, os quais participam como programado, já a China foi convidada a não participar.
O exercício RIMPAC começou em 29 de junho e está programado para terminar em 2 de agosto, após mais de um mês de cooperações, Neste evento é a primeira vez que uma nação não-fundadora, o Chile, ocupará uma posição de liderança de comandante de componente. Este ano também contará com lançamento ao vivo de um Míssil Anti-Navio de Longo Alcance (LRASM) de uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos, bem como, de mísseis pela Força de Autodefesa do Japão.
Além disso, pela primeira vez desde RIMPAC 2002, que o 3º Centro de Comando da Frota dos EUA se mudará de San Diego para Pearl Harbor para apoiar o comando e controle de todas as forças da 3ª Frota na área de responsabilidade da Terceira Frota, incluindo forças que operam no Pacífico Ocidental. O Centro de Comando da Frota será estabelecido em um comando e controle conjunto implantável no Hospital Point para a primeira parte do exercício e, em seguida, a transição para a USS Portland (LPD 27) para o restante do exercício.
Fonte: Naval Today via E.M.Pinto (tradução e adaptação) site Plano Brasil

Re: Marinha do Brasil não participará do RIMPAC 2018

Enviado: Qua Jul 11, 2018 12:44 pm
por Tikuna
Pra que criar um tema sobre isso?

É só ler os comentários da trilogia:

"Luiz Monteiro 9 de julho de 2018 at 22:28
Prezado USS Montana,

As FCN estão passando por avaliação para se definir a viabilidade de revitalização das 3 que tiverem em melhores condições. Ou mesmo, se vai haver tal revitalização.

Nesse ano ainda teremos os exercícios UNITAS, ATLASUR e IBSAMAR. Além disso, um escolta é mantido na costa do Líbano enquanto outro está em preparação para ir e outro em manutenção após regressar.

Como você pode ver, não haveria escolta disponível para enviar ao Pacífico. O número atual de escoltas é muito aquém das necessidades da MB. Ademais, vários deles encontram-se em manutenção.

Grande abraço



Além do mais estamos gastando milhões dos nossos bolsos pra saber o obvio.