Cruzador vs Fragata
Enviado: Seg Abr 17, 2017 1:52 pm
Estava lendo um artigo interessante sobre o navios indianos da classe Kolkata. São navios relativamente grandes (~8,000t), rapidos (+30nos) e bem armados:
- 1 canhão 76mm
- Misseis AA longo alcance Barak-8
- 16 MANs Brahmos supersônicos de longo alcance
- sistemas CIWS abundantes
- Hangar para 2 Sea-Kings
- Sonar e armas ASW
- fartos sensores e contramedidas, principalmente israelenses
O debate gira em torno de ter poucos navios maiores ou um numero maior de navios menores.
Pensando na necessidade da MB, me pergunto se não seria mais interessante ter um navio como esse, capaz (literalmente) de meter medo em alguém do que ter meia dúzia de escoltas genéricas que não metem medo em ninguém.
Não que eu ache que uma marinha possa ser feita com um único navio mas que ao invés de, um dia quem sabe, estarmos discutindo ter 8,10 ou 12 escoltas, por que não pensar em um navio destes e 4, 6 ou 8 escoltas. Ou seja, uma combinação mais inteligente e econômica.
Também levo em conta leitura recente que fiz das fragatas franco-italianas FREMM. São navios caríssimos, atulhados de sensores, armamento e contra-medidas sofisticadas. Me parece impossivel manter um numero elevado unidades com tamanho custo e sofisticação. E sem isso, temos navios muito vulneráveis em cenários de alta intensidade. A redução de quantidades parece inevitável e um aumento de tonelagem de 6,000t para 8,000t garante (sem um aumento proporcional de custo) maior espaço para sensores e armamentos (inclusive quantidade de misseis), assim como capacidade de sobrevivência e capaz de operar helicopteros suficientes para operar de maneira independente (ou talvez, acompanhado de um navio menor).
link do artigo:
http://thediplomat.com/2015/10/the-indi ... ip-debate/
Notem que a critica dos indianos é o elevado custo do navio (cerca de USD600mi) - alto para os padrões indianos. Comparar com o valores que recentemente discutimos para as CV-03 torna tudo muito confuso.
- 1 canhão 76mm
- Misseis AA longo alcance Barak-8
- 16 MANs Brahmos supersônicos de longo alcance
- sistemas CIWS abundantes
- Hangar para 2 Sea-Kings
- Sonar e armas ASW
- fartos sensores e contramedidas, principalmente israelenses
O debate gira em torno de ter poucos navios maiores ou um numero maior de navios menores.
Pensando na necessidade da MB, me pergunto se não seria mais interessante ter um navio como esse, capaz (literalmente) de meter medo em alguém do que ter meia dúzia de escoltas genéricas que não metem medo em ninguém.
Não que eu ache que uma marinha possa ser feita com um único navio mas que ao invés de, um dia quem sabe, estarmos discutindo ter 8,10 ou 12 escoltas, por que não pensar em um navio destes e 4, 6 ou 8 escoltas. Ou seja, uma combinação mais inteligente e econômica.
Também levo em conta leitura recente que fiz das fragatas franco-italianas FREMM. São navios caríssimos, atulhados de sensores, armamento e contra-medidas sofisticadas. Me parece impossivel manter um numero elevado unidades com tamanho custo e sofisticação. E sem isso, temos navios muito vulneráveis em cenários de alta intensidade. A redução de quantidades parece inevitável e um aumento de tonelagem de 6,000t para 8,000t garante (sem um aumento proporcional de custo) maior espaço para sensores e armamentos (inclusive quantidade de misseis), assim como capacidade de sobrevivência e capaz de operar helicopteros suficientes para operar de maneira independente (ou talvez, acompanhado de um navio menor).
link do artigo:
http://thediplomat.com/2015/10/the-indi ... ip-debate/
Notem que a critica dos indianos é o elevado custo do navio (cerca de USD600mi) - alto para os padrões indianos. Comparar com o valores que recentemente discutimos para as CV-03 torna tudo muito confuso.