MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#1 Mensagem por JL » Ter Jan 31, 2017 12:42 pm

Acredito que estava faltando um tópico para aglutinar tudo o que é escrito sobre mísseis anti navio e sobre os sistemas de defesa cotra estes. Assunto cada vez mais importante no contexto da guerra naval.

A última notícia é que uma fragata árabe parece ter sido atingida.

Tem uma discussão no tópico Mundo Árabe em Ebulição, a qual creio que se adaptaria melhor neste tópico.

Deixo aqui um link https://corporalfrisk.com/2017/01/30/vampire/

Deixo também um super link para um tremendo material em pdf para os amigos sobre a análise do caso da corveta Hanit.

http://www.admiraltytrilogy.com/cic/Har ... alysis.pdf

Espero grandes comentários, nos quais podemos até pesar a CV 3 neste aspecto.

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5933 vezes
Agradeceram: 3340 vezes

Re: MÍSSEIS ANTI NAVIO O SEU PASSADO-PRESENTE-FUTURO E DEFESAS ANTI MÍSSIL.

#2 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 31, 2017 1:52 pm

Eu vejo as coisas sobre esta matéria de uma maneria bem simples.

Temos uma demanda reprimida bem grande para este tipo de mísseis. E temos por agora, duas coisas a resolver/decidir. A primeira é a continuidade do modelo atual de compras de oportunidade deste tipo de mísseis, ou a segunda, aproveitar que estamos fazendo o refit dos Exocet e dar um passo a mais no sentido de fazer o MAN-1 evoluir até um ponto em que possamos fazer dele uma família, e/ou aproveitar o AV--MT300 como base para essa família.

Salvo engano, seriam uma família com cerca de 7 variantes, quais sejam:

1. mar-mar;
2. mar-terra;
3. (sub)mar- mar;
4. (sub)mar-terra;
5. ar-mar (helo)
6. ar-mar (avião)
7. terra-mar

Estou acrescendo a questão do lançamento contra alvos em terra pois este é um dado relevante hoje para os novos mísseis anti-navio como capacidade secundária, mas muito importante no seu escopo de capacidades de uso.

Se formos falar em números aqui, eles com certeza seriam prolíficos. Me abstendo da relação vetores-míssil, apenas indico que com tantas variantes, a nossa demanda passaria com certeza da casa das centenas, em todas elas. Isso claro se não ficarmos apenas naquela conversa mole de comprar apenas o suficiente para manter a doutrina... :?

abs.

Carpe Diem
JL
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por JL » Ter Jan 31, 2017 2:29 pm

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6451 vezes
Agradeceram: 6805 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 11:26 am

Mísseis como o Moskit Russo e o NSM Norueguês estabeleceram novas fronteiras para este tipo de arma: um a alta velocidade (que tende a aumentar) e outro a furtividade. Cedo ou tarde uma das duas características irá prevalecer (ou ambas, afinal, se caças furtivos podem fazer supercruise). E segue a MB na contramão, lançando com alarde um similar do MM-40 block 2... :roll: :roll: :roll: :roll:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 11:43 am

Túlio escreveu:Mísseis como o Moskit Russo e o NSM Norueguês estabeleceram novas fronteiras para este tipo de arma: um a alta velocidade (que tende a aumentar) e outro a furtividade. Cedo ou tarde uma das duas características irá prevalecer (ou ambas, afinal, se caças furtivos podem fazer supercruise). E segue a MB na contramão, lançando com alarde um similar do MM-40 block 2... :roll: :roll: :roll: :roll:
Enquanto houver quem queira e quem use (e são muitos), continuará sendo um bom negócio.
Lembre-se que nem todo mundo por aí que tem uma marinha, guarda costeira ou coisa parecida, necessariamente terá condições comprar e usar estes mísseis citos por ti.
Isso aí é coisa fina e feito para gente que leva a defesa a sério.
Para os demais, que não possuem tão grandes necessidades, o Exocet, e suas variações, ainda presta-se a que veio.

abs.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 11:51 am

FCarvalho escreveu: Enquanto houver quem queira e quem use (e são muitos), continuará sendo um bom negócio.
Lembre-se que nem todo mundo por aí que tem uma marinha, guarda costeira ou coisa parecida, necessariamente terá condições comprar e usar estes mísseis citos por ti.
Para os demais, que não possuem tão grandes necessidades, o Exocet, e suas variações, ainda presta-se a que veio.

abs.
Concordo, claro. Isso faz com que até a CV-3 faça sentido. O que me enche é torrarem meus impostos em coisas que ou já nascem obsoletas (MANSUP) ou mesmo são simples panacéias (CV-3).

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

FCarvalho
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 12:17 pm

Túlio escreveu:
FCarvalho escreveu: Enquanto houver quem queira e quem use (e são muitos), continuará sendo um bom negócio.
abs.
Concordo, claro. Isso faz com que até a CV-3 faça sentido. O que me enche é torrarem meus impostos em coisas que ou já nascem obsoletas (MANSUP) ou mesmo são simples panacéias (CV-3).
Vamos esperar que este choque de realidade que a MB está tendo a ajude a propor soluções tão possíveis quanto exequíveis aos seus problemas em termos de Brasil.

Embora a CV-3 seja o melhor que podemos fazer por agora, e ainda assim com ajuda externa, vai nos proporcionar mais a frente tentar dar passos seguros no sentido de apor a esquadra uma capacidade operacional que não seja apenas fruto de marketing da tv ou propaganda para o alistamento militar.

Já passou da hora de fazermos o que dá com o que temos, e não ficar arranjando desculpas para comprar isso e aquilo no primeiro mundo só para tentar parecermos melhores do que realmente somos.

abs.

Carpe Diem
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#8 Mensagem por joao fernando » Qua Fev 01, 2017 1:36 pm

Túlio escreveu:

abs.
Não acho que a idéia seja obsoleta. A menos que vc acredite que dominar o sistema em sí, seja pouco (não é, pelo contrário).

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
JL
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por JL » Qua Fev 01, 2017 1:58 pm

O que chama a minha atenção é como um míssil chinês de exportação, fabricado sob licença pelo Irã, já acertou três navios, a corveta israelense Hanit em 2006, o catamaran Switf e agora uma fragata que em tese possui contra medidas eletrônicas, chaff, canhões Breda de 40mm, mísseis Cotrale. E teóricamente o C 802 tem algumas prestações melhores que o nosso míssil.

https://en.wikipedia.org/wiki/C-802

joao fernando
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por joao fernando » Qua Fev 01, 2017 2:01 pm

JL escreveu:O que chama a minha atenção é como um míssil chinês de exportação, fabricado sob licença pelo Irã, já acertou três navios, a corveta israelense Hanit em 2006, o catamaran Switf e agora uma fragata que em tese possui contra medidas eletrônicas, chaff, canhões Breda de 40mm, mísseis Cotrale. E teóricamente o C 802 tem algumas prestações melhores que o nosso míssil.

https://en.wikipedia.org/wiki/C-802
Seria pq o nosso nunca foi usado em combate real? (me corrija se estiver errado, qtos acertos e erros temos com o Exocet e derivados na conta?)

As vezes uma certa simplicidade do sistema o faz menos sensivel a contramedidas eletronicas. Mesmo um caça moderno sendo iluminado por uma baita radar (pense nos radares russos com altissimas potencias de emissão) podem cegar delicados sensores. Ai...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#11 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 2:04 pm

joao fernando escreveu: Não acho que a idéia seja obsoleta. A menos que vc acredite que dominar o sistema em sí, seja pouco (não é, pelo contrário).

O problema é a CREDIBILIDADE, JF véio. Se ao menos desse para acreditar que a MB, após desenvolver essa tranqueira (em termos de propulsão, o resto não sei em que pé está) do MANSUP, mantivesse P&D para o desenvolvimento até ter um Msl no estado da arte, eu seria o maior entusiasta. Tem tudo para ser um Msl do primeiro time.

Mas, como dizia o Grande Ídolo da MB, o Jobim, "a jurisprudência não lhes é favorável"; o costume é desenvolver algo e largar de mão, tá pronto e fim, vamos pro próximo programa. Sodas...

PS.: quanto ao Exocet, assim de primeira lembro da Stark e dos navios Ingleses nas Falklands.

joao fernando
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por joao fernando » Qua Fev 01, 2017 2:09 pm

Túlio escreveu:
joao fernando escreveu: Não acho que a idéia seja obsoleta. A menos que vc acredite que dominar o sistema em sí, seja pouco (não é, pelo contrário).

O problema é a CREDIBILIDADE, JF véio. Se ao menos desse para acreditar que a MB, após desenvolver essa tranqueira (em termos de propulsão, o resto não sei em que pé está) do MANSUP, mantivesse P&D para o desenvolvimento até ter um Msl no estado da arte, eu seria o maior entusiasta. Tem tudo para ser um Msl do primeiro time.

Mas, como dizia o Grande Ídolo da MB, o Jobim, "a jurisprudência não lhes é favorável"; o costume é desenvolver algo e largar de mão, tá pronto e fim, vamos pro próximo programa. Sodas...

PS.: quanto ao Exocet, assim de primeira lembro da Stark e dos navios Ingleses nas Falklands.
No que sou obrigado a concordar. Agora até o Hermes voltou arriado pra casa, tem coisas ai que os ingleses não soltaram corretamente.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 2:11 pm

É, essa de os argies "errarem" um Exocet e bruscamente o Hermes ir para a retaguarda e reduzir drasticamente as operações aéreas é algo bem esquisitinho...

joao fernando
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por joao fernando » Qua Fev 01, 2017 2:36 pm

Túlio escreveu:É, essa de os argies "errarem" um Exocet e bruscamente o Hermes ir para a retaguarda e reduzir drasticamente as operações aéreas é algo bem esquisitinho...
Tenho revistas da época argies com as ilustrações dele tortinho voltando pra casa. Se acertou ou não o fato é que o PA saiu de cena.

joao fernando
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por joao fernando » Qua Fev 01, 2017 2:38 pm

Agora Tulio, é a tecla que aperto: ter sei lá, 50 mansup e podendo fabricar mais, podendo lançar de saraivadas, mete medo e assusta. Mesmo com o A4 rente ao mar, oferece perigo e dá um motivo a mais pro inimigo ter que gastar pra caçar o velho A4. Ai meu filho, é a curvatura da terra e capacidade de ter muitos no paiol.

Responder