Patrulha Marítima (Operação Marlin)
Moderador: Conselho de Moderação
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
Patrulha Marítima (Operação Marlin)
Ótima reportagem sobre a Operação Marlin, feita pela Marinha Brasileira.
O Link está em http://www.alide.com.br Onde há inclusive uma entrevista com o comandante do GrupNSE.
Queria saber também a opinião de vocês sobre um navio-patrulha em estudo na Marinha, que deverá ser desenvolvido em conjunto com as Marinhas da américa do Sul, como podemos ver:
http://www.defesanet.com.br/marinha/naviopatrulha
abraços
O Link está em http://www.alide.com.br Onde há inclusive uma entrevista com o comandante do GrupNSE.
Queria saber também a opinião de vocês sobre um navio-patrulha em estudo na Marinha, que deverá ser desenvolvido em conjunto com as Marinhas da américa do Sul, como podemos ver:
http://www.defesanet.com.br/marinha/naviopatrulha
abraços
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Sobre a construçao de um navio Patrulha em conjunto com outros paises sulamericanos eu acho isso impossivel de se acontecer.
Primeiro por falta de verbas e segundo porque com as parcas verbas que nossa marinha recebe para investimento deveria integralmente ser aplicada nos meios que estao em vias de conclusao (Tikuna e Barroso),continuaçao do projeto do sub nuclear e finalizaçao ModFrag.
Se por ventura o governo liberar + algum dinheiro nos proximos 2 anos a marinha deveria modernizar o Sao Paulo,modernizar os AF-1,e adquirir um heli anti-sub que possua sonar proprio para substituir os Sea King.
Para mim essas sao as prioridades........................
Se deus quiser teremos ate 2008 uma frota de 6 fragatas ModFrag,5 subs,5 corvetas e 1 Nae totalmente operacional inclusive com um grupo embarcado completo.
Primeiro por falta de verbas e segundo porque com as parcas verbas que nossa marinha recebe para investimento deveria integralmente ser aplicada nos meios que estao em vias de conclusao (Tikuna e Barroso),continuaçao do projeto do sub nuclear e finalizaçao ModFrag.
Se por ventura o governo liberar + algum dinheiro nos proximos 2 anos a marinha deveria modernizar o Sao Paulo,modernizar os AF-1,e adquirir um heli anti-sub que possua sonar proprio para substituir os Sea King.
Para mim essas sao as prioridades........................
Se deus quiser teremos ate 2008 uma frota de 6 fragatas ModFrag,5 subs,5 corvetas e 1 Nae totalmente operacional inclusive com um grupo embarcado completo.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
talharim escreveu:Sobre a construçao de um navio Patrulha em conjunto com outros paises sulamericanos eu acho isso impossivel de se acontecer.
Depende que tipo de Patrulha tu te refere!
Creio, salvo engano, que a Engepron já tem pronta uma classe de Patrulheiros Marítimos, para Costa, e para Alto Mar!
De forma que o problema seria recursos para a construção de tais navios, e como eles são baratos, isso não afetaria em muito o orçamento da MB.
Mas, relativo ao NAe, tenho uma opinião muito bem definida. No Brasil, sabemos que o "cobertor é curto". Se tapa aqui, destapa acolá. Se puxa de lá, esfria aqui! Então, temos que ter prioridades! Se tudo for prioridade, tudo vai atrasar, demorar, ficar defasado.
E, no atual contexto, creio que um NAe não é prioridade! Ainda mais da forma como está. O A-12 custa, em manutenção, cerca de US$ 30 Mi por ano, o que é semelhante ao dinheiro investido anualmente no Sub Nuclear!
Se, eventualmente, alienássemos o NAe (mas não sua ala aérea, que ficaria formando pilotos no BAenSPA), poderíamos ter muitos recursos valiosíssimos destinados aos programas de cosntrução da MB!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Finkenheinle escreveu:
Vc tem razao,ja existe pronto um projeto para Navios Patrulha.
Eu li uma reportagem na revista Segurança e Defesa numero 77,mas o projeto seria do Centro de Projetos de Navios (CPN) da Marinha.
Sem duvida nenhuma nos temos condiçoes de projetar e construir qualquer tipo de navio de guerra.O que falta infelizmente e dinheiro para tocar os projetos e tambem vontade politica para tal..............
Com relaçao ao Nae Sao Paulo,se realmente ele passar um processo de modernizaçao,tbm forem modernizados os Skyhawks,o seu custo elevado de manutençao se pagara em dobro pelo grande ganho operacional que a MB terá.
Mas no momento ele nao passa apenas de um elefante branco.
Creio, salvo engano, que a Engepron já tem pronta uma classe de Patrulheiros Marítimos, para Costa, e para Alto Mar!
Vc tem razao,ja existe pronto um projeto para Navios Patrulha.
Eu li uma reportagem na revista Segurança e Defesa numero 77,mas o projeto seria do Centro de Projetos de Navios (CPN) da Marinha.
Sem duvida nenhuma nos temos condiçoes de projetar e construir qualquer tipo de navio de guerra.O que falta infelizmente e dinheiro para tocar os projetos e tambem vontade politica para tal..............
Com relaçao ao Nae Sao Paulo,se realmente ele passar um processo de modernizaçao,tbm forem modernizados os Skyhawks,o seu custo elevado de manutençao se pagara em dobro pelo grande ganho operacional que a MB terá.
Mas no momento ele nao passa apenas de um elefante branco.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
one behind me."
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
talharim escreveu:Vc tem razao,ja existe pronto um projeto para Navios Patrulha.
Entre no site da Engepron e veja os projetos de navios deles! Provavelmente o tal CPN é responsável somente pela concepção do navio!
P44 escreveu:Vcs conhecem o nosso projecto NPO-2000, a que o Rui se está a referir?
Sim, conheço e acho bastante interessante, mas talvez fracamente armado, o que não é problema, visto a sua função primordial!
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
- P44
- Sênior
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
A propósito dos nossos NPO's, julgo (e isso já foi referido por outros colegas) que pelo menos 3 desses NPO's poderão ser mais "artilhados" com peças retiradas das corvetas a abater, nomeadamente das Baptista de Andrade.
No fundo os NPO's são plataformas que permitem muitas utilizações.
Por exemplo, uma delas será dedicada a combate à poluição marítima.
No fundo os NPO's são plataformas que permitem muitas utilizações.
Por exemplo, uma delas será dedicada a combate à poluição marítima.
- P44
- Sênior
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
P44 escreveu:Sim, conheço e acho bastante interessante, mas talvez fracamente armado, o que não é problema, visto a sua função primordial!
Sim, concordo, mas penso que pode ser "reforçado" o armamento...em caso de necessidade...
Ótimo para Portugal,
Mas acho mais apropriado se elas tivessem mais artilhadas desde o estaleiro...
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell