Destino dos Mirage 2000
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Intermediário
- Mensagens: 168
- Registrado em: Qua Out 16, 2013 1:09 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Destino dos Mirage 2000
pessoal qual sera o destino dos Mirage 2000 da Fab apos a destivaçao?
serao vendidos? desmontados ? irao para algum museu?
seria interessante se colocasem 1 no museu da Tam
vlw
serao vendidos? desmontados ? irao para algum museu?
seria interessante se colocasem 1 no museu da Tam
vlw
Re: Destino dos Mirage 2000
Eu li uma reportagem dizendo que eles iriam ser utilizados como aeronaves de treinamento para novos pilotos,achei estranho que porque vivem dizendo que o custo de cada hora de voo deles é muito caro!
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
Provavelmente uma ou outra vai para museus (musal e Tam), outras para o espeto e o que restar deverá fazer companhia aos Mirage 3 estocados
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5449
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
Não acredito neste fim. O M2000 é um caça utilizado por muitas forças aéreas, e vai continuar sendo pelos próximos 10 a 15 anos. Acredito que alguns desses usuários vão adquirir os nossos para utilizarem como fonte de peças, ou ate mesmo para opera-los. Pelo menos 6 estão em condições de vôo, não vão continuar na FAB simplesmente porque esta optou por não adquirir suprimentos para continuar operando eles.
.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
Destinos possíveis
- Repositor de peças e sucatas para algum utilizador dos Mirage2000.
- Abandonados em alguém terreno baldio.
- Usados para experimentos de universidades como na UFABC.
Só seis ainda voam. Sinal que passaram do fim da vida útil. E reformar nem pesar.
- Repositor de peças e sucatas para algum utilizador dos Mirage2000.
- Abandonados em alguém terreno baldio.
- Usados para experimentos de universidades como na UFABC.
Só seis ainda voam. Sinal que passaram do fim da vida útil. E reformar nem pesar.
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
Bourne,Bourne escreveu:Destinos possíveis
- Repositor de peças e sucatas para algum utilizador dos Mirage2000.
- Abandonados em alguém terreno baldio.
- Usados para experimentos de universidades como na UFABC.
Só seis ainda voam. Sinal que passaram do fim da vida útil. E reformar nem pesar.
Pelo que conheço do assunto, independentemente da aeronave ou tipo, não existe esse conceito de fim da vida útil.
A continuação ou não do seu uso é resultado de análise de custo e benefício. Há que se ver se o retorno operacional justifica realizar o investimento.
No caso, não se pode dizer que haja diferença de vida útil entre os aviões F-2000 que estão voando e aqueles que foram "encostados" mais cedo.
Eu acho que eles deveriam ser alienados, no estado que estão, por qualquer valor que cobrisse as despesas de desativação. Mantê-los, reformá-los, estocá-los, doá-los para escolas e museus, doá-los para países vizinhos, ou simplesmente empalá-los em praça pública consumirá recursos significativos.
Como exemplo, os primeiros F-5E da Suíça foram "vendidos" por US$ 500 mil a unidade. Foi um valor arbitrado pelo governo simplesmente para cobrir os gastos com a sua desativação.
O retorno do investimento estatal é medido em serviço prestado à população (defesa externa, no caso).
Os nossos F-2000 já cumpriram sua missão, por período muito maior do que aquele que foi inicialmente previsto. Querer ganhar dinheiro com a venda da sucata tem enorme possibilidade de continuar gerando muitos gastos com a frota que está inútil. É só ver o caso dos F-103 ou dos F-5B.
Abraço,
Justin
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
Pelo menos um deveria ir para o MUSAL na minha opinião.
AD ASTRA PER ASPERA
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4994
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1215 vezes
- Agradeceram: 732 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
E pelo menos duas células para alguma(s) universidade(s)...Skyway escreveu:Pelo menos um deveria ir para o MUSAL na minha opinião.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Boss
- Sênior
- Mensagens: 4136
- Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
Ir para uma universidade seria uma boa. A UFABC tem qual ?
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4994
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1215 vezes
- Agradeceram: 732 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
Acho que a UFABC possui um exemplar do Mirage III, o Glauber pode confirmar. Já a UFMG eu sei que não possui exemplares de aviões supersônicos.Boss escreveu:Ir para uma universidade seria uma boa. A UFABC tem qual ?
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
Amigos,
Ir para universidades é ótimo. Várias (umas quatro) poderiam receber, se tirarmos o que vai para o PAMA, o que vai para a praça em Anápolis, o que fica na BAAN, o que vai para instrução em Guaratinguetá, o que vai para a AFA, o que vai para a sede do COMGAR, o que vai para a sede da FAE III, o que vai para...
Mas quem vai completar e preparar as aeronaves? Quem vai desmontar, transportar, montar, pintar? Quem vai manter? Como vai ser usado?
Principalmente, quem vai custear e quanto vai ser gasto em $$$? E as horas de trabalho do pessoal da FAB envolvido nessas tarefas, que poderiam ser produtivas na atividade-fim?
Voltamos ao ponto que eu citei inicialmente e ninguém se preocupou. O custo da desativação.
Abraços,
Justin
Ir para universidades é ótimo. Várias (umas quatro) poderiam receber, se tirarmos o que vai para o PAMA, o que vai para a praça em Anápolis, o que fica na BAAN, o que vai para instrução em Guaratinguetá, o que vai para a AFA, o que vai para a sede do COMGAR, o que vai para a sede da FAE III, o que vai para...
Mas quem vai completar e preparar as aeronaves? Quem vai desmontar, transportar, montar, pintar? Quem vai manter? Como vai ser usado?
Principalmente, quem vai custear e quanto vai ser gasto em $$$? E as horas de trabalho do pessoal da FAB envolvido nessas tarefas, que poderiam ser produtivas na atividade-fim?
Voltamos ao ponto que eu citei inicialmente e ninguém se preocupou. O custo da desativação.
Abraços,
Justin
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
O custo é irrelevante.
A CAPES, CNPQ, instituições de fomento e fundos estaduais tem verba para tal. E como querem transformar a UFABC no MIT brasileira, não será problema, acompanha de outros centros.
A CAPES, CNPQ, instituições de fomento e fundos estaduais tem verba para tal. E como querem transformar a UFABC no MIT brasileira, não será problema, acompanha de outros centros.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4994
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1215 vezes
- Agradeceram: 732 vezes
Re: Destino dos Mirage 2000
Justin,Justin Case escreveu:Amigos,
Ir para universidades é ótimo. Várias (umas quatro) poderiam receber, se tirarmos o que vai para o PAMA, o que vai para a praça em Anápolis, o que fica na BAAN, o que vai para instrução em Guaratinguetá, o que vai para a AFA, o que vai para a sede do COMGAR, o que vai para a sede da FAE III, o que vai para...
Mas quem vai completar e preparar as aeronaves? Quem vai desmontar, transportar, montar, pintar? Quem vai manter? Como vai ser usado?
Principalmente, quem vai custear e quanto vai ser gasto em $$$? E as horas de trabalho do pessoal da FAB envolvido nessas tarefas, que poderiam ser produtivas na atividade-fim?
Voltamos ao ponto que eu citei inicialmente e ninguém se preocupou. O custo da desativação.
Abraços,
Justin
Bem, nunca passou pela minha cabeça que o processo de enviar exemplares para universidades sairia de graça. Muito pelo contrário, afinal tudo que envolve tecnologia tem um algo custo, seja na aquisição ou na operação. No entanto, se o Brasil vislumbra um novo salto no setor aeronáutico, isso passa pela formação de mão de obra qualificada, seja técnico ou superior. Vai sair caro? Com certeza, mas nestes momentos sempre lembro de uma citação de Derek Bok: "Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância". Já experimentamos, e muito, da ignorância. Está na hora de virarmos essa página da nossa história.
Agora, com relação a retirar possíveis exemplares para universidades só depois que "tirarmos o que vai para o PAMA, o que vai para a praça em Anápolis, o que fica na BAAN, o que vai para instrução em Guaratinguetá, o que vai para a AFA, o que vai para a sede do COMGAR, o que vai para a sede da FAE III, o que vai para..." só demonstra o quanto somos atrasados.
Abraços
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh