Página 1 de 2
Bolívia expulsa a Coca-Cola do país [NOTICIA DESMENTIDA]
Enviado: Qua Ago 01, 2012 3:19 pm
por cesarw
O governo da Bolívia anunciou no último fim de semana que a filial da Coca-Cola no país será retirada do país em 21 de dezembro. No mesmo dia, o McDonald's deixará de operar após 14 anos de tentativas fracassadas de entrar na cultura boliviana.
O chanceler David Choquehuanca afirmou que a decisão "estará em sintonia com o fim do calendário maia e será parte da festa para celebrar o fim do capitalismo e o começo da cultura da vida".
"O 21 de dezembro é o fim do egoísmo, da divisão. Esse dia tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mocochinche [suco de pêssego]. Os planetas se alinham depois de 26 mil anos. É o fim do capitalismo e o começo da vida comunitária", disse, em ato com o presidente Evo Morales.
A decisão é argumentada pelo governo pelos males provocados pelo refrigerante à saúde dos consumidores, incluindo associação a infartos, derrames e câncer caso haja consumo diário.
No dia 13, Morales já havia prometido o fim da bebida ao anunciar uma festa em uma ilha no lago Titicaca, na fronteira entre a Bolívia e o Peru, no dia 21 de dezembro, que celebra o fim do calendário maia.
CULTURA
Ao contrário da Coca-Cola, o McDonald's decidiu sair por não conseguir se incorporar aos hábitos alimentares bolivianos, após 14 anos de tentativas. A empresa fechará seus oito restaurantes após ter prejuízos em suas operações em mais de uma década, caso único entre as filiais da rede de lanchonetes.
O país andino ainda conserva a culinária tradicional e dá valor ao rito de preparo da comida, que inclui a compra dos alimentos, a decisão de comer, a convivência durante o preparo, a forma em que se apresentam e a maneira que são servidos.
O prato é avaliado por aspectos como gosto, preparo, higiene e sabor adquirido com tempo de preparação, este último fundamental para o fracasso do McDonald's.
fonte: folha.com
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 3:31 pm
por Andre Correa
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 3:47 pm
por Paisano
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 3:53 pm
por Bolovo
Coca-Cola é sagrado. Se tirarem a dose diária do meu veneno, eu pessoalmente começo uma guerra. Síria é fichinha perto do que faria!
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 4:00 pm
por wagnerm25
Sai a Coca-Cola, mas a COCAína....
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 4:01 pm
por Andre Correa
Não consigo ver o bem que isso faz.
Se for quanto a saúde, isso diz respeito ao indivíduo, e não ao Estado. A este cabe cobrar os impostos necessários para prover os cuidados básicos, e a educar, não controlar.
Se for para empregos, não vão conseguir forçar ninguém a gostar mais de outra bebida simplesmente removendo a competição, o que por consequência, vai transformar-se em quebra nas vendas ao consumidor, afetando mais do que ajudando.
Além do mais, isso é mesmo coisa de Republiqueta, que governa por populismo, e não para o povo. Ao invés de banir, poderia ter chamado par investir no país.
Na minha opinião, existem interesses pessoais nessa jogada, o que é uma vergonha, já que estamos em 2012, e não 1912 ou 1812. O que se espera do ser humano é evolução, e não o contrário.
Porque não banem os barões da cocaína?
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 4:37 pm
por talharim
Coca-Cola é mais importante que água .
Se tirarem minha dose diária viro um zumbi assassino nao respondo por mim .
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 4:41 pm
por Paisano
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 4:46 pm
por Andre Correa
Eu não sou fã de Coca-Cola, e prefiro a Pepsi, mas não gostava de ter a minha liberdade de escolha cerceada pelo Estado.
Não sou de beber refrigerantes, e posso contar nos dedos as vezes que o faço por ano, pois prefiro sumos naturais de laranja, ananás, etc.
O que não posso ficar sem é a minhas 2 tacinhas diárias de vinho... a refeição não é a mesma sem estar acompanhada de um vinho... aliás, minhas bebidas favoritas são Vinho, Cerveja e Whisky, sendo as 2 últimas consoante a estação do ano...
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 4:52 pm
por Túlio
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 5:06 pm
por Bourne
Eles querem atacar o liquido negro do capitalismo: coca-cola.
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 5:44 pm
por Clermont
Governo nega que Coca-Cola será expulsa da Bolívia.
Ministro disse: 'O 21 de dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola'.
Declaração foi mal interpretada, dizem agência oficial e governo boliviano.
Fabíola Glenia e Gabriela Gasparin - G1 São Paulo - 1.08.12.
O departamento de comunicação do governo da Bolívia e a Agência Boliviana de Informação (ABI), veículo oficial de informações daquele país, disseram nesta quarta-feira (1º) que a Coca-Cola não será expulsa da Bolívia. O governo negou notícias que circulam na tarde desta quarta afirmando que o chanceler boliviano, David Choquehuanca, teria expulsado a fabricante de bebidas do país.
Em discurso aos bolivianos no dia 13 de julho, Choquehuanca falou sobre o início de uma “nova era” por conta da chegada do dia 21 de dezembro, data em que, de acordo com o calendário Maia, acontecerá o fim do mundo.
“O dia 21 de dezembro de 2012 tem que ser o fim da Coca-Cola, é o começo do mocochinchi (tradicional bebida boliviana)”, afirmou, completando que, na data, deve se encerrar o período de egoísmo, de individualismo e da divisão no país. “Temos de projetar o amor, o comunitarismo", afirmou.
De acordo com o governo e com a ABI, a frase foi uma metáfora dita pelo chanceler boliviano, há cerca de duas semanas, e que a interpretação de que a Bolívia teria expulsado a Coca-Cola do país é falsa.
A declaração foi dada aos bolivianos na Ilha de Sol, na cidade de Copacabana, uma região turística ao redor do famoso lago Titicaca, habitada por famílias simples.
Segundo a ABI, em nenhum momento o governo boliviano fez algum pedido oficial para que a Cola-Cola deixe o país. A bebida, aliás, é muito comum entre os bolivianos, e pode ser encontrada à venda em qualquer esquina em camelôs, disse a agência.
McDonald’s.
Por conta da declaração, veículos de informação chegaram a confundir a conotação da frase do ministro e notícias circulam nesta quarta-feira (1º) anunciando que, além da Coca-Cola, o McDonald’s também está para deixar o país. De acordo com informações oficiais da rede de restaurantes, contudo, o McDonald’s fechou suas unidades na Bolívia em 2002 por razões comerciais.
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 5:52 pm
por saullo
E a cocaína, essa continua liberada por lá ?
Abraços
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 6:20 pm
por Bolovo
saullo escreveu:E a cocaína, essa continua liberada por lá ?
Abraços
Não só continua, como sempre será. Procurem por Rota 36 no Google.
Isso que ninguém saca. Não adianta PF, FBI, DEA, Super Tucano, Colbra II e o diabo. O comércio da coca sempre existirá...
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Enviado: Qua Ago 01, 2012 7:51 pm
por delmar
Aqui, nesta Mui Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre, título muito honrosos que recebemos de sua majestade Dom Pedro II, pela vontade do povo e a graça de Deus imperador do Brasil, a Coca Cola já foi proibida. Numa das edições do Fórum Social Mundial que realizou-se por aqui, os organizadores empenhados em combater toda forma de capitalismo, proibiram a comercialização do refrigerante dentro dos acampamentos e dos recintos de debates. Simbolo da influência cultural americana não podia ser tolerada.
Resultado? Dezenas de vendedores ambulantes instalaram-se na rua em frente ao acampamento (Parque da Harmonia) vendendo os produtos proibidos (a Pepsi também foi vetada). Os acampados compravam o produto, enrolavam em jornal, e entravam no parque. O mesmo poderia ocorrer na Bolivia, milhares de contrabandistas de Coca-Cola levando o produto da Argentina, Brasil, Chile, Perú e Paraguai para saciar a sede dos bolivianos.