Página 1 de 1

Conflitos: Rússia X Japão

Enviado: Qui Fev 23, 2012 10:54 pm
por Penguin
Intervenção do Japão na Siberia (1918-1922)

Episodio inusitado...

Imagem
A Japanese propaganda lithograph rallying for occupation of the Russian Far East.

Imagem
Japanese lithograph depicting the capture of Blagoveschensk

Imagem
Vladivostok,August 1918--Japanese honour guard for arriving US 27th Regiment.

Imagem

Imagem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Interven%C ... b%C3%A9ria

http://en.wikipedia.org/wiki/Siberian_Intervention

Re: Conflitos: Rússia X Japão

Enviado: Qui Fev 23, 2012 11:31 pm
por FoxHound
È um bom tópico face aos problemas de lítigios territóriais que os dois países enfrentam atualmente, os japoneses se orgulham da vitória da guerra russo-japonesa em 1905 mas quando é lembrado do troco russo quarenta anos depois através da "Operation August Storm" na segunda guerra mundial só lhe resta o silêncio.

Re: Conflitos: Rússia X Japão

Enviado: Sex Fev 24, 2012 12:31 am
por Boss
Pena que o Japão ainda não se livrou das correntes (e não vejo se livrando) americanas.

Mas bem, para quem quase virou o 51º estado americano, ter a "independência" de hoje é o melhor dos mundos.

Re: Conflitos: Rússia X Japão

Enviado: Sex Fev 24, 2012 8:43 am
por suntsé
Boss escreveu:Pena que o Japão ainda não se livrou das correntes (e não vejo se livrando) americanas.

Mas bem, para quem quase virou o 51º estado americano, ter a "independência" de hoje é o melhor dos mundos.
Pessoalmente não sinto nenhuma pena, só se sente pena dos derrotados. Eles eram apenas mais um paizinho imperialista e genocida quando estavam no alge, estavam se dando muito bem chacinando e invadindo outros paises e colonias fracas e indefesas na ásia, quando se meteram com um adversário a altura...bom o resultado todo mundo sabe 8-]

Re: Conflitos: Rússia X Japão

Enviado: Qui Jul 28, 2022 10:31 pm
por Suetham
O vice-secretário de gabinete japonês Yoshihiko Isozaki: O Japão pediu à Rússia que exclua áreas ao redor das Ilhas Curilas para exercícios militares em agosto deste ano.

P.S. Tóquio ainda não se acalmará, sonhando com o controle das ilhas da cadeia das Curilas - Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai.

Re: Conflitos: Rússia X Japão

Enviado: Qua Dez 27, 2023 12:12 pm
por akivrx78
Rússia alerta Japão sobre fornecimento de sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia
Reuters
27 de dezembro de 2023, 7h44 GMT + 9Atualizado 4 horas atrás

MOSCOU (Reuters) - Uma medida do Japão para fornecer sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia terá “graves consequências” para os laços Rússia-Japão, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quarta-feira.

As relações entre Moscovo e Tóquio, já difíceis, deterioraram-se acentuadamente desde que a Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em Fevereiro de 2022. O Japão juntou-se aos seus aliados ocidentais na imposição de sanções económicas abrangentes à Rússia.

Na semana passada, o Japão disse que se prepararia para enviar mísseis de defesa aérea Patriot para os Estados Unidos depois de revisar suas diretrizes de exportação de armas, na primeira grande revisão de tais restrições à exportação em Tóquio em nove anos.

Embora os novos controlos de exportação do Japão ainda o impeçam de enviar armas para países que estão em guerra, podem beneficiar indirectamente a Ucrânia na sua guerra com a Rússia, uma vez que dão aos Estados Unidos capacidade extra para fornecer ajuda militar a Kiev.

“O lado japonês perde o controle sobre as armas com as quais Washington pode agora fazer o que quiser”, disse Zakharova em um briefing semanal. "Não se pode descartar que, sob um esquema já testado, os mísseis Patriot acabarão na Ucrânia."

Tal cenário seria “interpretado como ações inequivocamente hostis contra a Rússia e levaria a graves consequências para o Japão no contexto das relações bilaterais”, disse ela.

No início deste mês, o Japão e a Coreia do Sul enviaram jactos para monitorizar voos conjuntos de bombardeiros e caças chineses e russos perto dos seus territórios.

A Rússia e o Japão ainda não concluíram um tratado que ponha fim formalmente às hostilidades da Segunda Guerra Mundial devido a uma antiga disputa territorial envolvendo uma cadeia de ilhas do Pacífico conhecidas no Japão como Territórios do Norte e na Rússia como Curilas do Sul.

Mesmo antes do conflito na Ucrânia, Tóquio queixava-se do aumento do destacamento militar russo nas ilhas, que a União Soviética confiscou ao Japão no final da Segunda Guerra Mundial.

Reportagem de Dmitry Antonov Escrita por Olzhas Auyezov Edição por Gareth Jones
https://www.reuters.com/world/russia-wa ... 023-12-27/




Na semana passada os japoneses não entenderam de porque um caça da esquadrilha acrobatica estava escoltando um Tu-95 e um H-6.

Re: Conflitos: Rússia X Japão

Enviado: Ter Set 24, 2024 1:33 am
por akivrx78





Ministério da Defesa anuncia que Avião militar russo violou o espaço aéreo, não cumpriu os avisos de rádio e avisos de Flare do caça ASDF pela terceira vez...
Entregue em 23/09 (segunda-feira) 22h15

O Ministério da Defesa anunciou no dia 23 que uma aeronave de patrulha militar russa ``IL38'' violou o espaço aéreo ao norte da Ilha Rebun, em Hokkaido, três vezes na tarde do mesmo dia. Os aviões de combate da Força Aérea de Autodefesa do Japão se esforçaram para emitir um alerta usando sinalizadores, que emitem luz e calor intensos das aeronaves, pela primeira vez desde que começaram as violações do espaço aéreo em 1958. O governo japonês protestou fortemente junto ao governo russo.

[Foto] Avião de patrulha militar russo IL-38 infringindo o espaço aéreo (foto tirada pela Força Aérea de Autodefesa do Japão)

De acordo com o Ministério da Defesa, a aeronave militar russa voou repetidamente de norte a sul no espaço aéreo ao norte da Ilha Rebun, infringindo o espaço aéreo por cerca de um minuto, começando por volta das 13h03. Depois disso, a aeronave continuou a voar, violando o espaço aéreo por aproximadamente 30 segundos, por volta das 15h31, e por aproximadamente um minuto, por volta das 15h42 às 15h43.

A ASDF despachou caças F15 e F35 e alertou-os repetidamente por rádio para não violarem o seu espaço aéreo. No entanto, a aeronave russa não obedeceu e usou sinalizadores durante a terceira violação do espaço aéreo. Flares são ejetados de uma aeronave ao escapar de um ataque de míssil e também são usados ​​para sinalizar um forte aviso.

Por volta das 17h50, a aeronave militar russa decolou do espaço aéreo ao redor da Ilha Rebun em direção ao continente.

Em 1987, as Forças de Autodefesa emitiram um “tiro de sinalização”, disparando uma bala que emite luz, para alertar antigos aviões militares soviéticos quando violavam o espaço aéreo do continente de Okinawa e outras áreas. A decisão entre disparar tiros de sinalização e usar sinalizadores cabe à unidade, dependendo da situação. O Ministério da Defesa afirma que nenhum desses incidentes constitui uso de armas.

Esta é a 44ª violação do espaço aéreo por aeronaves da ex-União Soviética e da Rússia (incluindo estimativas). As violações do espaço aéreo por aeronaves militares chinesas também ocorreram no final de agosto em torno do Japão.

https://news.yahoo.co.jp/articles/1630c ... 99ddcfbef5

Re: Conflitos: Rússia X Japão

Enviado: Ter Set 24, 2024 4:35 am
por akivrx78
Eu achei o timing bem inapropriado já que da munição extra para escolherem um novo primeiro-ministro mais radical...

Re: Conflitos: Rússia X Japão

Enviado: Sáb Set 28, 2024 10:10 am
por akivrx78
A Rússia proíbe Ishiba de entrar no país enquanto ele propõe uma versão asiática da OTAN

27 de setembro de 2024 18h26 Kyodo News

[Moscou Kyodo] A agência de notícias estatal russa TASS no dia 27 traçou o perfil de Shigeru Ishiba, o recém-eleito presidente do Partido Liberal Democrata, como um ex-ministro da defesa e um defensor da criação de uma versão asiática da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). . Citando a opinião de especialistas japoneses, o relatório afirma que mesmo que ele se torne primeiro-ministro, as sanções contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia continuarão, tal como aconteceu sob a administração Kishida.

Em Julho de 2022, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou a proibição de entrada na Rússia de 384 membros da Câmara dos Representantes japonesa, incluindo o Sr. Ishiba, como medida de retaliação contra o Japão por impor sanções a membros da Duma russa.

A TASS descreveu o Sr. Ishiba como um amante de ferrovias, armamentos, mangás e música pop dos anos 1970.

https://news.livedoor.com/article/detail/27266692/

Re: Conflitos: Rússia X Japão

Enviado: Qui Out 03, 2024 12:48 pm
por akivrx78
A Rússia “não reconhece o protesto do Japão” sobre a violação do espaço aéreo, transformá-lo numa questão política é “contraproducente”
3 de outubro de 2024 0:25

Imagem

Numa conferência de imprensa no dia 2, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Zakharova, disse, relativamente à questão de um avião de patrulha militar russo ter invadido o espaço aéreo japonês no final de Setembro: “O Japão tentou protestar através dos canais diplomáticos, mas o lado russo não o reconheceu. ''Não temos informações que confirmem a legitimidade (do protesto)."

Zakharova afirmou: “A atitude de Tóquio de politizar estas questões é contraproducente e deve ser discutida através dos canais apropriados (como o Ministério da Defesa).''

De acordo com o Ministério da Defesa, uma aeronave de patrulha militar russa violou três vezes o espaço aéreo japonês no lado norte da Ilha Rebun, Hokkaido, na tarde de 23 de setembro. Um caça a jato da Força de Autodefesa Aérea subiu e emitiu um alerta usando um sinalizador, dispositivo que emite luz e calor pela primeira vez.

O secretário-chefe do gabinete, Yoshimasa Hayashi, disse no mesmo dia que o incidente foi "extremamente lamentável" e que apresentou um forte protesto ao governo russo através dos canais diplomáticos e instou-os veementemente a evitar que isso acontecesse novamente.

https://www.asahi.com/articles/ASSB24WM ... Q20XM.html


No Japão vão criar uma lei para dar permissão para derrubar aeronaves que entre no espaço aéreo... as leis atuais não permitem fazer muita coisa além de disparar flares.





Publicação de provas de intrusão de aviões russos no espaço aéreo; chefe da Força de Autodefesa “considerando como responder”
2024/10/3 17:23

Em conferência de imprensa no dia 3, Keihide Yoshida, Chefe do Estado-Maior Conjunto e chefe do Estado-Maior uniformizado da Força de Autodefesa, apresentará provas para refutar a rejeição do governo russo ao protesto do governo japonês contra a violação do seu espaço aéreo pelos russos de aeronaves de patrulha militar. Quando questionado, ele disse: "Gostaria de continuar considerando como responder".

Em relação às alegações do governo russo, Yoshida disse: “Definitivamente confirmamos que a aeronave violou o espaço aéreo três vezes e publicamos a rota do voo e as fotos da aeronave”. Ele acrescentou: “Continuaremos a considerar qualquer evidência adicional. Em qualquer caso, continuaremos a tomar medidas rigorosas contra violações do espaço aéreo”.

Uma aeronave de patrulha militar russa IL-38 entrou no espaço aéreo ao largo da costa da Ilha Rebun, Hokkaido, três vezes entre 13h00 e 15h00 do dia 23 de setembro. A Força Aérea de Autodefesa do Japão enviou caças e usou sinalizadores pela primeira vez para alertar sobre a terceira incursão.

No entanto, em 2 de outubro, o Diretor de Inteligência do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Zakharova, anunciou que a Rússia havia rejeitado o protesto do Japão, afirmando: “Não temos base para as informações que o Japão afirma”.

Em 2018, uma aeronave de patrulha da Força de Autodefesa Marítima foi atingida por um radar de controle de fogo de um contratorpedeiro da Marinha sul-coreana e, quando o lado sul-coreano posteriormente negou os fatos, o Ministério da Defesa divulgou o som e o vídeo de alerta em voo para ajudar a comunidade internacional a compreender a situação do incidente.

https://www.sankei.com/article/20241003 ... E6MZAO7CA/