Operação "El Dorado Canyon"

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
MIG-25
Intermediário
Intermediário

Operação "El Dorado Canyon"

#1 Mensagem por MIG-25 » Dom Out 09, 2011 5:49 pm

Boa noite, como todos sabem em 1986 aviões dos EUA bombardearam a Líbia(o objectivo era matar Kadhafi mas felizmente este foi avisado e conseguiu escapar da sua residência antes do bombaradeamento).
Não me quero estar a alongar por isso vou directo ao assunto, como é que é possível que as Forças Armadas da Líbia que na altura possuíam 96 caças Mig 25 (que foram adquiridos em 1977), e o mais completo sistema de defesa anti-aérea da Africa do Norte e mesmo assim não conseguiram impedir ou pelo menos abater a maior parte da aviação dos EUA?
Cumprimentos.

Nick alterado de General Spínola para MIG-25 - Paisano.
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

Re: Operação "El Dorado Canyon"

#2 Mensagem por suntsé » Dom Out 09, 2011 6:56 pm

Ai esta uma questão interessante.

Fica evidente que não adianta uma força armada, comprar os brinquedinhos mais "legais do momento", porque não estará devidamente preparada para se defender de uma potencia.

Um país que não se preocupa em desenvolver uma indústria de defesa e tecnologias sensíveis (inclusive aero espacial), não esta capacitado para conhecer as a maior parte das variáveis de uma guerra.

Veja, a China, por exemplo é uma país que não se preocupa em apenas ter os brinquedinhos mais modernos. É um país que se preocupa em dominar todas as variáveis possíveis de uma guerra (Convencional, Eletrônica, Cibernética e Nuclear).

Eu tenho a impressão de que um país que se preocupa em desenvolver o conhecimento de tecnologias que podem ser empregadas militarmente, acabam por desenvolver sua própria doutrina o que se converte em melhor eficiência operacional.

OBS: Eu meu ver as forças armadas da LIBIA nunca tiveram boa reputação no TO, sempre foram mau treinadas, nunca foram eficazes, se você estudar todas as guerras que a Libia se meteu....foram fracassos atras de fracassos....

Até o soldado Libio é digno de desprezo, foi o que a ultima revolução que derrubou kadafi demostrou. mesmo não podendo empregar blindados e peças de artilharia...que seriam destruídas pela OATN...ele deveriam pelo menos ter competência para dar uma surra em soldados amadores dos FF, que não empregavam estratégia nenhuma...avançavam de forma desorganizada e amadoras.....qualquer força que possuíssem soldados dignos de serem chamados de profissionais, teriam sustado os ataques dos FFs....

FoxTroop
Sênior
Sênior
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#3 Mensagem por FoxTroop » Dom Out 09, 2011 7:15 pm

Caro Suntsé, sem os "conselheiros militares" franceses e ingleses a limpar o caminho para os "FF's", nem toda a aviação do mundo lhes valeria de nada, pois com a aviação a "mijar-lhes" em cima forte e feio, foram capazes de tornar a empurrar os tais de FF's de volta a caminho de Bengazi.

Imagem
MIG-25
Intermediário
Intermediário

#4 Mensagem por MIG-25 » Dom Out 09, 2011 7:17 pm

suntsé escreveu:Ai esta uma questão interessante.

Fica evidente que não adianta uma força armada, comprar os brinquedinhos mais "legais do momento", porque não estará devidamente preparada para se defender de uma potencia.

Um país que não se preocupa em desenvolver uma indústria de defesa e tecnologias sensíveis (inclusive aero espacial), não esta capacitado para conhecer as a maior parte das variáveis de uma guerra.

Veja, a China, por exemplo é uma país que não se preocupa em apenas ter os brinquedinhos mais modernos. É um país que se preocupa em dominar todas as variáveis possíveis de uma guerra (Convencional, Eletrônica, Cibernética e Nuclear).

Eu tenho a impressão de que um país que se preocupa em desenvolver o conhecimento de tecnologias que podem ser empregadas militarmente, acabam por desenvolver sua própria doutrina o que se converte em melhor eficiência operacional.

OBS: Eu meu ver as forças armadas da LIBIA nunca tiveram boa reputação no TO, sempre foram mau treinadas, nunca foram eficazes, se você estudar todas as guerras que a Libia se meteu....foram fracassos atras de fracassos....

Até o soldado Libio é digno de desprezo, foi o que a ultima revolução que derrubou kadafi demostrou. mesmo não podendo empregar blindados e peças de artilharia...que seriam destruídas pela OATN...ele deveriam pelo menos ter competência para dar uma surra em soldados amadores dos FF, que não empregavam estratégia nenhuma...avançavam de forma desorganizada e amadoras.....qualquer força que possuíssem soldados dignos de serem chamados de profissionais, teriam sustado os ataques dos FFs....
Sim é verdade, dar nozes a quem não tem dentes não traz benefício nenhum, de facto tem razão naquilo que diz, basta ver o que se passou na guerra entre o Uganda e a Tanzânia, em que a Líbia interviu em apoio a Idi AMin Dada(o Ditador lá do Uganda) e o resultado foi humilhante para as tropas Líbia, o mesmo resultado humilhante se voltou a verificar na tentativa de anexação do Chade por parte da Líbia.
Mas santa paciência, em 1986, as Forças Armadas da Líbia até estavam "bem equipadas"(tinham uma aviação numerosa, entre outros aspectos) tendo em conta o geral, e não conseguiram minimamente proteger o seu país de um ataque americano. Será que se os militares Líbios estivesse mais bem treinados, teriam conseguido abater e/ou inerceptar a aviação americana? É que se não me engano os SAM´s Líbios só abateram um avião americano.
Sim e caso não tivesse existido a inervenção da NATO, a esta hora Kadhafi estaria no poder e os rebeldes eliminados.
E é preciso que se note que a Líbia estava interessada em modernizar as Forças Armadas e li que até estavam a podnerar a compra de Rafale. :shock:
Cumprimentos.

Nick alterado de General Spínola para MIG-25 - Paisano.
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#5 Mensagem por tflash » Dom Out 09, 2011 9:57 pm

Compraram muito e treinaram pouco.

O pessoal do Kaddafi devia julgar que a mera existência dos equipamentos era suficiente.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#6 Mensagem por suntsé » Dom Out 09, 2011 10:32 pm

tflash escreveu:Compraram muito e treinaram pouco.

O pessoal do Kaddafi devia julgar que a mera existência dos equipamentos era suficiente.

Sem falar, que o pessoal se esquece de que Existe o material Russo de "Exportação" e o material que é uso pelas forças armadas deles. Os Russos vendiam só a lixeira de exportação para as forças armadas árabes.

Carlos Mathias

#7 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 09, 2011 11:01 pm

Hmmmmm...
Sei não....

Uma lixeira iraquiana destas conseguiu (só isso já foi uma proeza, dada a superioridade numérica sob qualquer aspecto) decolar a abater um F-18 com relativa facilidade.

Um tiro, um avião abatido.

O mesmo Mig-25 e o mesmo R-40R.
Segundo relato do piloto iraquiano, o F-18 bem que tentou jamear, mas a potência do radar do Mig-25 superou e travou o alvo.
Ainda segundo ele, foi como num treino.

Mas com uma superioridade de 100caças X 1, e oito AWACS 24/h no ar, aí acho que qualquer avião vira lixeira, como os Mirage-F1, que eu gosto muito.

No caso líbio acho que poderíamos "jogar a culpa" na parte humana da equação.

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#8 Mensagem por LeandroGCard » Seg Out 10, 2011 8:37 am

Lembro de alguns comentários que li na época do ataque à Líbia que os pilotos do país tinham um treinamento muito precário, sendo inclusive incapazes de cumprir missões à noite. Se bem me lembro dos comentários, a força aérea líbia nem chegou a decolar para enfrentar o ataque americano.

Leandro G. Card

FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 107 vezes

#9 Mensagem por FOXTROT » Seg Out 10, 2011 10:09 am

Pois é, não adianta ter equipamento bom se não tem quem opere com eficiência, a FAI enfrentou Golias e deu trabalho, há muitos relatos de "abates ainda não confirmados" e que constam na lista da USAF como PANE. :twisted:

Saudações

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
dacabral
Novato
Novato

#10 Mensagem por dacabral » Seg Out 10, 2011 4:05 pm

LeandroGCard escreveu:Lembro de alguns comentários que li na época do ataque à Líbia que os pilotos do país tinham um treinamento muito precário, sendo inclusive incapazes de cumprir missões à noite. Se bem me lembro dos comentários, a força aérea líbia nem chegou a decolar para enfrentar o ataque americano.

Leandro G. Card
FAI e forca aerea israelense?

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#11 Mensagem por LeandroGCard » Seg Out 10, 2011 4:19 pm

dacabral escreveu:FAI e forca aerea israelense?
Iraquiana.

Leandro G. Card

dacabral
Novato
Novato

#12 Mensagem por dacabral » Seg Out 10, 2011 4:26 pm

LeandroGCard escreveu:
dacabral escreveu:FAI e forca aerea israelense?
Iraquiana.

Leandro G. Card
obrigado.

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#13 Mensagem por rodrigo » Seg Out 10, 2011 6:47 pm

Doutrina russa, equipamento russo e operadores árabes. Nunca funcionou.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Carlos Mathias

#14 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 11, 2011 1:27 am

Funcionou na retomada do canal de Suez.

Pelo menos até o momento que os russos comandavam. :roll: :mrgreen:

Everson Garcia
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 5 vezes

#15 Mensagem por Everson Garcia » Ter Out 11, 2011 8:15 am

As duas ultimas vitorias Arabes foram dadas por militares Brasileiros a serviço de Kadafi e Saddan Hussein.
A libia ao derrotar o Egito em um rapido conflito fronteiriço na dec de 70, usou uma nova tatica da cavalaria mecanizada brasileira, ultilizando cascaveis e Urutus como pinças velozes para cercar o inimigo, isso chamou a atenção dos militares americanos que enviaram para o Brasil militares para estudar as novas Brigadas de cavalarias mecanizadas, isso mais tarde os americanos usariam para criar as modernas Brigadas Stricker.
Os militares Brasileiros usaram essa tatica para salvar a pele dos Iraquianos, no final da guerra Irã-Iraque, quando uma barragem mortal de Astros II massacrou milhares de iranianos dando brechas para a volta da guerra de movimento a aquele teatro que a anos estava estatico, com isso os acessores militares brasileiros conseguiu o que Russos e Franceses haviam falhado, com isso o Iraque inverteu o quadro de incrtezas recuperou territorios e encerrou a guerra com um cessar-fogo honroso.
Infelismente Saddan e Kadafi, expurgaram os generais alunos dos brasileiros, pois não queriam herois para dividir os creditos das vitorias.

Já na Operação Eldorado Canion, os Russo preocupados com a nova politica da Perestroika, cooperaram com Reagan e facilitaram o ataque, já que a maior parte dos pilotos da Força Aerea Libia era Russos, Alemães, poloneses etc.

E sua defesa aerea era assesorada por sovieticos que simplesmente fecharam os olhos e não reagiram ao ataque.

Abraços

BRASIL ACIMA de TUDO
Responder