Efetividade dos Calibres de Armas de Mão

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ZeRo4
Sênior
Sênior

Efetividade dos Calibres de Armas de Mão

#1 Mensagem por ZeRo4 » Dom Nov 14, 2004 3:38 pm

E ai galera, Blz ?!

Sei que o assunto já foi extensamente discutido, tornando um tanto chato o fato de qualquer possibilidade da discussão voltar a tona. Entretando, com esse tópico gostaria de reunir o máximo possível, entre opiniões, links, vídeis, fotos e etc, sobre Balística e etc. Antes, de tudo gostaria de dizer que sou um fanático e entusiastas das armas de mão, e que como tal tenho minha preferência no que tange a armas e calibres.

Dois fatos ocorridos isoladamente me deixaram embabacados, com dois calibres que passam por cima de qualquer suspeita. Apesar destes dois calibres terem cumprido sua função (stopping power) com 100% de efetividade, ainda fiquei encucado pelo fato de nos dois casos ocorridos, os alvejados ainda estarem de pé e dividindo o mesmo mundo que nós, não que eu desejasse o contrário... mas enfim, vamos a história.

FATO 1.

Calibre .40

Um "amigo", duma ex-namorada minha, ladrão (i.e 157...) foi alvejado DUAS vezes na barriga por um policial que reagiu a ser assaltado. Apesar de ter cumprido com sua primazia o stopping power, continuo embasbacado pelo mesmo ainda estar vivo, e infelizmente a última notícia que tive dele, era que estava "plantando" (trabalhando...) numa boca de fuma na favela da Chatuba (quem é do RJ deve conhecer...)

FATO 2.

Calibre 7,62x51mm (7,62 NATO)

Este me deixou ainda mais bobo que o fato mencionado acima. Um amigo de infância, da idade do meu irmão (q também é SD da PMERJ), lotado no 14o BPM (Bangu) foi alvejado ma barriga por um projétil de 7,62x51mm disparado de um H&K G3 (considerado o "melhor" fuzil tanto pela bandidagem quanto pelos Policiais), na favela do Rebú. O Projétil entrou um pouco acima do umbigo do lado direito, deu uma "guinada" e sai pelo lado esquerdo do tórax. Apesar de 3 meses internado, o mesmo (felizmente...) não faleceu e já está de volta ao serviço ativo.

PS: Conversando com este amigo hj (pedi até pra ver a cicatriz...), fiquei até surpreso... quando o perguntei: "Foi de 5,56 ?!" a resposta dele foi um tanto engraçada... "Que 5,56... Foi de 7,62!!! G3! 5,56 só arranha..."

Cadê a galera entendida de Balística ?! gostaria do máximo de informações possíveis.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Sniper » Dom Nov 14, 2004 3:55 pm

O Balena que tinha a manha em balística e em ferimentos a bala, mas ele sumiu! :D

Abraços!

Imagem
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#3 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Nov 16, 2004 4:30 pm

Zero, ferimentos no abdomem raramente são fatais, la quase não ha orgão vitais e por isso nem protegidos por ossos eles são.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por ZeRo4 » Ter Nov 16, 2004 4:55 pm

Marechal-do-ar escreveu:Zero, ferimentos no abdomem raramente são fatais, la quase não ha orgão vitais e por isso nem protegidos por ossos eles são.

Depois destes dois casos, realmente tenho de acreditar nisso! Mas no segundo caso, fico perplexo pois sendo tiro de Fuzil não tem aqueles lances de deslocamento de AR ou algo do tipo ?! Fiquei realmente assustado ao saber que o projétil era um 7,62x51mm, qnd soube da notícia e soube que o mesmo estava vivo pensei logo comigo:

"Deve ter sido de 5,56!"

Mas enfim, kd tu Balena ?!?! :P

ZeRo4
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por ZeRo4 » Ter Nov 16, 2004 5:23 pm

Flood! Malz ae... :wink:

Editado pela última vez por ZeRo4 em Ter Nov 16, 2004 8:43 pm, em um total de 1 vez.

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#6 Mensagem por rodrigo » Ter Nov 16, 2004 11:01 pm

Não existem milagres em ferimentos de arma de fogo. O calibre utilizado, a distância do disparo, o desenho do projétil, os obstáculos atravessados, e vários outros fatores influem no resultado. Já estudei um caso em que um recruta do EB disparou acidentalmente um tiro no pé, ficou internado três dias, e quando ia ter alta, morreu. Tava conversando normamente e tudo. Depois de uma autópsia completa, chegaram à uma conclusão: ele morreu do tiro, mas não sabiam como. Existe a hipótese de choque hidrostático: como o corpo humano é aproximadamente 60% água, ao se atingir uma parte com munição de alta velocidade, são causados danos em todo o corpo, principalmente na pequenas artérias, que rompem com a violência da onda de choque.

Assim como também existem história de pessoas atingidas por projéteis de calibres potentes, como 357 magnum e 9mm, que após tratamento médico levam uma vida normal, às vezes sem um rim ou um pulmão. E até os casos ridículos, em que uma criança disparou uma arma calibre 22LR em um adultos, e o projétil entrou na corrente sanguínea e acabou no coração, causando a morte onde deveria apenas ser um ferimento leve.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Carlos Mathias

#7 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 17, 2004 2:30 am

Um colega meu que é médico já me falou de tiro de .38 no crânio que "escorregou" pelo couro cabeludo e não entrou na caixa, como bem disse o colega, depende de um monte de fatores. Um colega PM daqui do Rio contou que deu UM tiro de FAL na cabeça de um malandro e a mesma abriu no meio, como se tivesse levado uma machadada, outro ele deu uma rajada de FAL no peito e também abriu tudo, quase separou o cara em dois. Outro cara também me disse que já viu um cara cair com um só tiro de .380, quer dizer, depende, mas que um tiro de 7,62X51 é normalmente bem "parador", prá não dizer arrombador, é.
Quanto ao avatar do colega aí, só tenho uma coisa à dizer, não se aponta arma para aquilo que não se quer acertar nem se põe dedo no gatilho se não se quer atirar. Olha a segurança no manejo da peça maluco!!!!

Responder