Finalmente ao fim de 5 anos de atrasos a Marinha portuguesa recebeu o NRP VIANA DO CASTELO
Construido nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo
Re: NOVO OPV DA MARINHA PORTUGUESA
Enviado: Ter Jan 04, 2011 8:01 am
por manuel.liste
Parabens a Portugal
Re: NOVO OPV DA MARINHA PORTUGUESA
Enviado: Ter Jan 04, 2011 9:47 am
por cabeça de martelo
E de Portugal vai directamente para áfrica.
Re: NOVO OPV DA MARINHA PORTUGUESA
Enviado: Ter Jan 04, 2011 2:15 pm
por tflash
Pelo que eu pude ler no fórum defesa, Os patrulhas passam a ser HDW e vendidos como tal. Suponho então que estes são vendidos e nós construímos outros semelhantes. Não se passou o mesmo nos anos 30 com os contra-torpedeiros?
Eu que ando para comprar um caiaque insuflável, vou aproveitar para comprar o meu agora, não vá a marinha requisitar o stock à Decathlon quando as corvetas encostarem de vez. diz na caixa que é adequado para o mar.
Re: NOVO OPV DA MARINHA PORTUGUESA
Enviado: Ter Jan 04, 2011 3:51 pm
por luis F. Silva
A notícia é esta, e não vem de um órgão oficial. Quase todos os patrulhas e lanchas portugueses dos anos 60, tiveram participação técnica alemã.
The Portuguese Navy (Marinha Portuguesa) has received its first Viana do Castelo Class NPO (Navio de Patrulha Oceânica) 1850 Tonnes ocean patrol vessel built by the Portuguese shipbuilder Estaleiros Navais de Viana do Castelo SA in a ceremony held on December 30.
P360 NRP “Viana do Castelo” 83.10 Meters long vessel is the first of four vessels contracted by the Portuguese MoD procurement agency DGAIED (Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa). Two of them are NCP (Navio de Combate à Poluição) vessels which are configured for combat pollution mission.
The program includes the construction of four additional NPO vessels but a contract has not yet been firmed said the MoD spokesperson to PoADU. Viana do Castelo Class will progressively replace João Coutinho Class and Baptista de Andrade Class corvettes.
Note that the NPO design is based on a project provided by German Howaldtswerke-Deutsche Werft (part of German Thyssen Krupp Marine Systems AG).
Re: NOVO OPV DA MARINHA PORTUGUESA
Enviado: Ter Jan 04, 2011 3:59 pm
por tflash
Quando tinham limalhas eram só Portugueses... Já agora não seria abusar muito da paciência dos colegas se postassem o modelo alemão, caso exista?
Por outro lado isto tem vantagens. Será que os amigos brasileiros não querem encomendar uns patrulhas alemães com manual em português?
Acho que não entendi direito a reportagem em ingles.
Portugal vai vender dois novos navios para a Nigeria?
Serão construidos em Portugal?
Re: NOVO OPV DA MARINHA PORTUGUESA
Enviado: Ter Jan 04, 2011 7:03 pm
por P44
alex escreveu:Acho que não entendi direito a reportagem em ingles.
Portugal vai vender dois novos navios para a Nigeria?
Serão construidos em Portugal?
já ESTÃO construidos (enfim, continuam a sê-lo...) desde ...2005
Viana do castelo
Estaleiros têm proposta da Nigéria para vender patrulhões
por M.C.F.14 Dezembro 2010
Estaleiros têm proposta da Nigéria para vender patrulhões
Negócio complexo por envolver navios já vendidos à Marinha, mas que renderá pelo menos 50 milhões de euros por unidade
O Estado autorizou a entrega à Nigéria do segundo navio de patrulha oceânica (NPO) destinado à Marinha, que cederá depois o que receber dentro de algumas semanas, soube o DN. A concretizar-se, "será um negócio complexo" que renderá aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) pelo menos 50 milhões de euros por navio, admitiram duas das fontes. Uma terceira fonte afirmou que o montante será superior.
A complexidade do processo, por ser material militar, resulta ainda de a venda dos NPO (os patrulhões) à Nigéria envolver os que estão contratualmente destinados à Marinha, o que implica rever esse contrato entre o Estado e os ENVC, confirmaram diferentes fontes.
A proposta da Nigéria foi apresentada após a visita aos ENVC do respectivo ministro da Defesa, no Verão. Na mesa estava a aquisição de quatro NPO, número reduzido para duas unidades quando os estaleiros disseram quanto custaria cada uma. Segundo fonte governamental, "está em aberto se serão dois ou quatro" os navios a vender à Nigéria.
Mas "a pressa" da Nigéria em ter os navios - e a necessidade dos ENVC, leia-se o próprio Estado, em fechar o negócio - "esbarra" no facto de os NPO em fase final de construção estarem vendidos à Marinha (que tem ainda mais urgência em os receber).
Fontes civis e da Armada coincidiram em dizer como o negócio pode evoluir: o primeiro NPO - o Viana do Castelo, em testes de mar - é entregue à Marinha nas próximas semanas e o segundo - o Figueira da Foz - é vendido à Nigéria. Posteriormente, a Armada "não se importaria" de ceder o Viana do Castelo à Nigéria quando a produção dos NPO seguintes estivesse já na sua fase final.