Página 1 de 3
As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Sáb Dez 25, 2010 10:02 pm
por Brasileiro
Algumas das nossas ilhas oceânicas:
-Trindade e Martim Vaz;
-Arquipélago de Fernando de Noronha;
-Arquipélado de São Pedro e São Paulo
Localizadas bem no meio do oceano, numa boa fração do caminho até a África. Têm uma área razoável e são habitáveis.
Com a criação da 4ª frota e a expansão de nossa capacidade de patrulha e interdição no Atlântico Sul a médio e longo prazo, tenho algumas propostas para a vigilância das águas distantes do nosso oceano:
-Que os arquipélagos sirvam como base para VANTs estratégicos de patrulha marítima, com capacidade de lançamento de carga anti-submarino e cargas de salvamento (botes, bóias e alimentos).
-Aeronaves lançadas de catapulta ou hidro-aviões.
-Balões com radar e dirigíveis não tripulados. Mas têm muita limitação em relação ao tempo, que nem sempre ajuda no meio do oceano aberto.
-Que as Ilhas possam servir como pontos de ressuprimento de nossa frota naval.
O caso de Fernando de Noronha é especial, já que pode operar patrulhas como o P-3, VANTs de grande porte e até mesmo caças.
O que acham? Estas Ilhas podem nos ser importantes na vigilância do Atlântico em caso de conflito?
Espero opiniões.
abraços]
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Sáb Dez 25, 2010 10:17 pm
por Brasileiro
Outro fato interessante é a Ilha de Ascensão, 'um pouco' mais à direita de Fernando de Noronha e pode muito bem ser utilizada como ponto de parada para navios e aeronaves da OTAN. Ponto estratégico para quem quer controlar o Atlântico Sul.
abraços]
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Dom Dez 26, 2010 1:28 am
por RobertoRS
Ótimo tópico!!!
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Dom Dez 26, 2010 9:39 am
por FOXTROT
Que tal aquele minisubmarino de fabricação iraniana operando dessas ilhas?
Saudações
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Dom Dez 26, 2010 9:48 am
por Francoorp
Certamente submarinos seriam uma boa, até mesmo os convencionais e nucleares mesmo... mas o duro seria manter grande quantidade de suprimentos nestas ilhas, e apoio técnico de manutenção e logistico, pois isso as transformaria em objetivos prioritarios para a OTAN, e seria muito dificil defende-las de ataques multiplos de marinhas maiores que a nossa... ja na costa contariamos com as baterias costeiras, mas nas ilhas acho dificil resistir por muito tempo.
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Dom Dez 26, 2010 10:58 am
por FOXTROT
Francoorp escreveu:Certamente submarinos seriam uma boa, até mesmo os convencionais e nucleares mesmo... mas o duro seria manter grande quantidade de suprimentos nestas ilhas, e apoio técnico de manutenção e logistico, pois isso as transformaria em objetivos prioritarios para a OTAN, e seria muito dificil defende-las de ataques multiplos de marinhas maiores que a nossa... ja na costa contariamos com as baterias costeiras, mas nas ilhas acho dificil resistir por muito tempo.
Compartilho do mesmo entendimento amigo, porém, manter um pequeno número de submergíveis nas ilhas, permitiria ao Brasil dar o 1º golpe no inimigo ainda longe da costa, da nossa costa.
Saudações
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Dom Dez 26, 2010 11:21 am
por Francoorp
Certamente feriria o inimigo.
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Dom Dez 26, 2010 1:12 pm
por Bender
O problema da manutenção e logísitico é o mais grave acredito,estes locais são literalmente castigados impiedosamente pelo oceano.
Eu acredito que já existiram e existem vários estudos da MB com relação a algum tipo de aproveitamento estratégico destas ilhas,nem que como simples mas importantes postos avançados de observação e alerta antecipado,inclusive talvez incluindo a maionese com a utilização de radares de varredura e etc.
Como sempre,como existem outras prioridades para o cobertor curto,com a estabilização de verbas atravéz do tempo,deverão ser considerados estudos e até projetos mais concretos para o futuro.
SDS.
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Dom Dez 26, 2010 1:23 pm
por joao fernando
Modo Talha On:
Devemos anexar essas ilhas o mais rapido possivel
Modo Talha off
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Dom Dez 26, 2010 1:28 pm
por Marino
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Sex Jan 07, 2011 9:54 pm
por Túlio
Sei não, aparecer UM navio de guerra NOSSO numa dessas ilhas e os ecoxiitas tocam o horror...
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Sáb Jan 08, 2011 9:54 am
por joao fernando
Túlio escreveu:Sei não, aparecer UM navio de guerra NOSSO numa dessas ilhas e os ecoxiitas tocam o horror...
Ué, mandamos os Ecoxiitas para lá, oras!
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Sex Jan 21, 2011 7:11 pm
por Hammer-Nikit
Não é só Ascenção (essa tem um "pepino" extra que é a tal Base Aérea cedida aos EUA...)
) , tem ainda a Ilha de Gough, a de Santa Helena, a de Tristão da Cunha e um monte de pedregulhos que em breve o Reino Unido, por absoluta falta de $$$ pra manter vai ter que conversar com algum país da região que possa estar interessado em comprar deles...
Imaginem quem...
[]s Hammer
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Sáb Jan 22, 2011 2:58 pm
por Sterrius
a de santa helena se nao me engano tem 1 país africano interessado em ter soberania por ela.
Acho que todas as ilhas britanicas do atlantico tem paises +proximos querendo as mesmas. So tão esperando a natural e inevitavel queda do poder imperial ingles que cai a cada dia.
Quem nao tem tanta sorte são a indonesia, australia e outros com as ilhas francesas e americanas no pacifico. Essas sim vão ficar em mãos de alguem em outro continente por mais uma centena de anos pelo menos.
Re: As Ilhas Oceânicas do Brasil
Enviado: Seg Jan 24, 2011 1:52 pm
por JL
No caso de Trindade, praticamente abandonada, só fica um pessoal da marinha operando salvo engano uma estação meteorológica e um farol.
Devido a posição extraordinária desta ilha, deveria urgentemente serem tomadas providências, como a construção de um heliporto com um hangar pequeno, poderia abrigar dois Lynx ou dois Seahawk.
Alojamentos e um bunker protegido para a guarnição da Ilha. Com depósito de água potável, víveres, geração de energia por gerador diesel e solar.
Uma pequena guarnição dos fuzileiros navais, bem armados e equipados, dotado de mísseis MANPADS e ANTI-CARRO, para repelir tomada da Ilha e como meios de imposição de força, um sistema de mísseis anti-navio como o RBS 15 sueco ou melhor ainda o Brahmos Hindu. E um sistema de radar no ponto alto da Ilha com link para o continente, além de equipamentos de FLIR para vigilância.
Quanto isto custaria em dólares. Teria o poder de fogo semelhante a uma fragata.