GAÚCHOS TEM MENTALIDADE RURAL ATRASADA!

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
DDNN
Avançado
Avançado

GAÚCHOS TEM MENTALIDADE RURAL ATRASADA!

#1 Mensagem por DDNN » Ter Dez 21, 2010 4:27 pm

Imagem

Quase metade das armas em circulação é ilegal, diz Ministério da JustiçaVANNILDO MENDES - Agência Estado
Existem hoje cerca de 16 milhões de armas em circulação no Brasil, das quais 47,6% estão na ilegalidade, o que dá 7,6 milhões de unidades, em poder de civis e bandidos. Com 34,3 mil homicídios ao ano, o país é campeão mundial em números absolutos de mortes por armas de fogo.

Os dados fazem parte de um levantamento nacional, divulgado hoje pelo Ministério da Justiça, como ponto de partida para retomada da campanha nacional pelo desarmamento, a ser mantida no futuro governo. "A posse de armas não socorre o cidadão, só gera mais violência e crime", afirmou o ministro Luiz Paulo Barreto.

O estudo, produzido pela ONG Viva Rio, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), servirá de subsídios para focar a intervenção do poder público nos Estados onde há maior descontrole de armas, considerado o fator que mais contribui para a violência urbana.

A pior situação, conforme ranking montado pela ONG, é a dos Estados de Rondônia, Sergipe e Amapá. Foram levados em conta o cuidado no depósito das armas, o gerenciamento no seu controle e a produção de informações confiáveis sobre quem tem, onde estão e como são usadas as armas. Os melhores avaliados foram São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Conforme o estudo, de cada dez armas apreendidas no Brasil, oito são fabricadas no País e apenas duas vêm de fora. "Isso desmente a falsa impressão de que a maioria das armas ilegais é de fabricação estrangeira", explicou Antônio Rangel, diretor do Viva Rio. Entre as armas de origem estrangeiras, 59,2% são oriundas dos Estados Unidos, conforme cadastro do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), controlado pelo Exército e a Polícia Federal.

O segundo mercado fornecedor é a Argentina (16,7%), seguido de Espanha (6,9%), Alemanha (6,4%) e Bélgica (4,1%). "Na realidade, a arma brasileira - pistolas e revólveres - é a arma dos bandidos", explicou Rangel, para quem é mito achar que fuzis russos e israelenses são os grandes armamentos do crime. "Isso pode ocorrer apenas em territórios do tráfico no Rio, mas é exceção".

Violência

O trabalho da ONG envolve cinco estudos sobre diferentes aspectos do armamentismo no Brasil. Um deles traz a análise de 340 mil armas apreendidas no País de 1982 a 2008, com o objetivo de mapear as fontes que abastecem o crime organizado e a violência urbana. O estudo mostra que em apenas um ano, foram roubadas 27 mil armas de civis.

Outra fonte regular de suprimento são policiais civis, militares e bombeiros, que têm direito a adquirir três armas por ano a preço de fábrica. "Compramos armas para nos defender e acabamos armando os bandidos", enfatizou o ministro. O Rio Grande do Sul é o campeão em população civil armada. "Há uma cultura de glorificação da arma, fruto de uma mentalidade rural atrasada", observou Rangel.

O estudo constatou que boa parte das armas apreendidas, mesmo tendo sido compradas em países vizinhos, como Paraguai, são na verdade produzidas no Brasil. No Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com o Paraguai, 28,3% das armas apreendidas eram fruto de exportação de fabricantes brasileiros. "É um efeito bumerangue: a arma sai legalmente do País e volta para matar brasileiros", explicou o diretor da Viva Rio.

Um dos estudos mostra que na maior parte dos Estados as armas são pessimamente custodiadas em depósitos caóticos. Muitas vezes elas são esquecidas em gavetas, velhos armários ou ficam abandonadas em algum canto nas delegacias ou fóruns de Justiça. "Maus policiais se aproveitam do controle precário para mandar essas armas de volta às ruas, vendidas ou alugadas a bandidos", afirmou Rangel.
Viuva do referendo,

Agora os culpados da vez são os policiais e gauchos....

:twisted: :twisted:

Quiron
Sênior
Sênior
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 76 vezes

Re: GAÚCHOS TEM MENTALIDADE RURAL ATRASADA!

#2 Mensagem por Quiron » Ter Dez 21, 2010 4:53 pm

Se bater aqui na porteira com alguma bandeira vermelha ou crachá de ONG no peito, meto-lhe bala.

Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#3 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Dez 21, 2010 5:56 pm

Quiron escreveu:Se bater aqui na porteira com alguma bandeira vermelha ou crachá de ONG no peito, meto-lhe bala.

Atrasado!

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6341 vezes
Agradeceram: 6689 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Túlio » Ter Dez 21, 2010 6:09 pm

O Viva Rio nos chamou de 'atrasados'? Que houve, estão ficando nossos amigos?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#5 Mensagem por Bourne » Ter Dez 21, 2010 6:20 pm

O Túlio parece bem moderninho. Até demais. :lol:

RobertoRS
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 21, 2010 8:06 pm

Que orgulho cara, isso inflou meu Ego.

Essa história de "modernidade" não me serve, gosto de ser provinciano e tenho orgulho disso.

Obrigado pelo elogio, gente!!!

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Don Pascual
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por Don Pascual » Ter Dez 21, 2010 8:22 pm

em outras palavras, o senhor Rangel chamou os gauchos (e demais pessoas que gostam de armas) de caipiras ignorantes... :roll:

RobertoRS
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por RobertoRS » Ter Dez 21, 2010 8:44 pm

Don Pascual escreveu:em outras palavras, o senhor Rangel chamou os gauchos (e demais pessoas que gostam de armas) de caipiras ignorantes... :roll:
Fico satisfeito que achem isso de mim, Hehe...

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#9 Mensagem por pafuncio » Qua Dez 22, 2010 12:02 am

RobertoRS escreveu:
Don Pascual escreveu:em outras palavras, o senhor Rangel chamou os gauchos (e demais pessoas que gostam de armas) de caipiras ignorantes... :roll:
Fico satisfeito que achem isso de mim, Hehe...

Melhor isso que ficar com fama de bicha ...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#10 Mensagem por Sterrius » Qua Dez 22, 2010 12:58 am

1- numero de armas por habitante é mais baixo que eu pensava. menos de 10 por pessoa.
2- mesmo assim o numero de mortes por armas de fogo tem que cair.
3- O numero de armas ilegais idem

As campanhas anti-desarmamento tem força por causa dos numeros de mortes por armas de fogo que são muito altos.

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 308 vezes
Agradeceram: 551 vezes

#11 Mensagem por Pablo Maica » Qua Dez 22, 2010 8:53 am

Somos atrasados, trogloditas e violentos! Portanto mantenha sua ongzinha bem longe do RS ou melhor dizendo a terra onde o tempo parou! :twisted: :twisted:

Não precisamos de amante de marginal por aqui!

Um abraço e t+ :D

FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 108 vezes

#12 Mensagem por FOXTROT » Qua Dez 22, 2010 9:26 am

Uma pena que essa matéria não mostre que o Estado campeão em número de armas com os civis tem uma taxa de mortalidade por arma de fogo pequena, porquê será que a matéria não apontou isso?

Logo logo vão fazer outra tentativa de nos desarmar :x, quem será que patrocina essa viva rio? :twisted:

Saudações

Editado pela última vez por FOXTROT em Qua Dez 22, 2010 9:44 am, em um total de 1 vez.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13 Mensagem por Túlio » Qua Dez 22, 2010 9:40 am

Eu já me interesso mais é pelo PORQUÊ disso... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Hader

#14 Mensagem por Hader » Qua Dez 22, 2010 10:15 am

A gauchada é um perigo para a República... :twisted:

Bueno saber que meu falecido velho era um homem avançado! Sempre dizia que não gostava muito das garruchas...Para ele um ferro branco bem pegado fazia um efeito psicológico muito maior... [000] Era puxar a adaga e pronto...

[]'s

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#15 Mensagem por Túlio » Qua Dez 22, 2010 10:33 am

É, mas puxar da matadeira é meio complicado:

:arrow: Há que se ser moderado no fazer isso.

:arrow: Há que se aprender a usar bem ou se arrisca a, no dia em que puxar, acabar indo morar na cidade dos pés juntos...

Responder