Seria possível a marinha adquirir o Kc-390 ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 229 vezes

#1 Mensagem por gogogas » Dom Out 31, 2010 12:01 pm

tenho uma opinião a respeito ,para mim deveria adquirir umas 6 aeronaves desafogando a FAB distribuindo 2 para Manaus ,Rio de janeiro e no Nordeste ...também incorporando instrumentos de patrulhamento maritimo incorporando bobas igual a força aérea argentina nas malvinas Imagem
Imagem
Imagem
também podendo abastecer os Af-1 e transportando os fuzileiros navais a qualquer lugar do Brasil com menos tempo.
de sua opinião a respeito...

Gogogas !
gaitero
Sênior
Sênior

Re: Seria possível a marinha adquirir o Kc-390 ?

#2 Mensagem por gaitero » Dom Out 31, 2010 12:01 pm

Não vejo esta possibilidade..

A FAB terá meios suficientes...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#3 Mensagem por Francoorp » Dom Out 31, 2010 12:14 pm

Também Creio que não, a FAB tem muita experiência no transporte aéreo e utilizar estas plataformas para se bombardear posições inimigas em mar e terra demonstra somente uma solução temporária para se reduzir a incapacidade material da marinha em ter aeronaves especializadas para isso... creio que para ataques a ilhas atlânticas e para o suporte de apoio de fogo seria melhor ter as aeronaves justas, e não ficar ai "tampando buracos" como os argentinos fizeram.

Os Harrier fizeram isso muito bem durante as Malvinas, atacando pistas e bases dos hermanos com muita eficiência... e para o transporte de materiais e cargas seria melhor deixar na mão da FAB, pois esta teria ainda a posição das unidades de defesa aéreas, podendo estabelecer rotas menos perigosas para os transportes sem ter que ficar explicando tudo nos mínimos detalhes afim de se evitar erros de comunicação com a MB e a sua defesa aérea de frota.

Uns SU-34 seriam bem vindos para esta missão, pois foram realizados para isso mesmo, defesa marítima e aérea em longo raio... sonhos, mas pelo menos não se tampariam buracos com eles, pois foram feitos pra isso mesmo.

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#4 Mensagem por tflash » Dom Out 31, 2010 7:27 pm

Li este post e veio-me uma coisa à mente. AC-390 com canhão de 105mm!! :twisted:

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 17 vezes

#5 Mensagem por Pedro Gilberto » Dom Out 31, 2010 9:13 pm

A única chance seria se a Embraer escolhesse o KC390 como a próxima plataforma ISR e a MB assumisse o Patrulhamento Maritimo.

[]´s

"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Carlos Mathias

#6 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 31, 2010 9:31 pm

Concordo.

papagaio
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#7 Mensagem por papagaio » Dom Out 31, 2010 9:31 pm

A Marinha por lei, só pode operar aeronaves de asa fixa compatíveis com operação em Navio Aeródromo.
Desta forma, não há possibilidade disso ocorrer, exceto se houvesse mudança no decreto presidencial que voltou a autorizar a MB de operar aviões.
Abs,

gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 229 vezes

#8 Mensagem por gogogas » Dom Out 31, 2010 9:32 pm

Pensei nessas possibilidades também ,mais a FAB só tem os P-3 Orion para patrulhamento maritimo .

Gogogas !
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#9 Mensagem por sapao » Seg Nov 01, 2010 9:13 am

Tem o P-95 que faz isso como missão primaria e os E-99/R-99 que podem fazer isso como missão secundaria.
Pessoalmente acredito que se houver uma versão de patrulha devera ser colocada na plataforma do 190 e não do 390, que foi projetado para ser um cargueiro.

Para utiliza-lo como bombardeiro, muito melhor utilizar uma bomba lançada da porta de carga do que "inventar" um pod para a asa...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Andre Correa » Seg Nov 01, 2010 11:50 am

Só não é possível pela lei estúpida que proíbe a Marinha de Operar qualquer outra aeronave que não seja orgânica, ou seja, que possa ser utilizada em seus meios embarcados.
O mais lógico seria a MB possuir uma frota para sua própria utilização, sem ter que ficar pedindo nada a outra força, mas, aqui é Brasil, e por que simplificar?

Audaces Fortuna Iuvat
sapao
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por sapao » Seg Nov 01, 2010 4:58 pm

ALC,
primeiro teriamos que perguintar se a MB quer assumir essas funções.

Não faz muito tempo, o EB pediu um estudo de custo para a FAB para operar um C-130 a ser incorporada a BPQD, e ao ser apresentada a conta eles decidiram que era muuuuito melhor deixar como estava.
Isso porque as grandes manutenções seriam feitas no parque da FAB, o que já dava um bom desconto...

Depois convencer a quem manda de mudar isso, a pagar depois os custos que essa mudança teria. Não ache que a se passar as missões as verbas iriam junto, pois não foi o que aconteceu com a re-ativação da aviação da MB e do EB. A FAB continuaria com a mesma verba, porem com outras prioridades e a MB e o EB com mais uma boca para alimentar.

Ao contrario da lenda popular, a FAB passaria de bom grado essas missões para as outras forças e teria uma oportunidade de se especificar somente como ARMA aerea, nos moldes de outras que vemos; deixando as missões logisticas das outras forças com elas.

Acontece que esse modelo tambem tem desvantagems, e o custo é apenas um deles. De maneira que acho que isso não vá mudar tão cedo, se é que vai mudar.

Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Andre Correa » Ter Nov 02, 2010 1:21 am

é aí que o sapão respondeu a minha pergunta: pra que simplificar? Se misturando tudo acham que é o mais certo, boa, não muda nada na minha vida... Mas que é uma pena termos mentes atrasadas na gestão e comando das nossas forças, ah é...

Audaces Fortuna Iuvat
soultrain
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por soultrain » Ter Nov 02, 2010 1:31 am

alcluiz,

As coisas não são tão branco ou preto, provavelmente a MB ter um esquadrão de transporte, outro de patrulha etc, era maravilhoso em termos operacionais e até poderia ser mais eficiente, mas dinheiro para isso tem?

Não duvido que a FAB esteja desejosa de passar missões para a MB e para o EB, para se focar na sua operação, mas dinheiro para isso o EB e a MB tem?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
b.verde
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez

#14 Mensagem por b.verde » Ter Nov 02, 2010 11:02 am

Pessoalmente acredito que se houver uma versão de patrulha deverá ser colocada na plataforma do 190.

Em breve, a Embraer deverá ser solicitada para estudos, para essa possibilidade.

Continência.

"Jesus, o Cristo está Voltando"

sapao
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por sapao » Ter Nov 02, 2010 2:50 pm

alcluiz escreveu:é aí que o sapão respondeu a minha pergunta: pra que simplificar? Se misturando tudo acham que é o mais certo, boa, não muda nada na minha vida... Mas que é uma pena termos mentes atrasadas na gestão e comando das nossas forças, ah é...
Aclluiz,
pensando em MD como um orgão geral, não está complicado; na verdade está muito mais simples do que ai fora quando se fala em trasnporte logistico, onde cada um tem o seu e faz de uma maneira. No caso da patrulha é porque tem dado certo, senão fosse assim tenho certeza de que a MB já teria se pronunciado a respeito. Veja que não é porque um sistema funciona bem lá fora que seja o melhor para nós, estão ai os CINDACTAS que não me deixam mentir; vivam sendo criticados ate o 11//set/2001, depois viram que não era tão ruim assim...

A verdade e que agora que teremos um orgão para a operação em conjunto, não importa de que cor seja o gato, por isso acho que deva continuar do jeito que está, se os PQD estão sendo lançados no alvo, se seus suprimentos estão chegando no horario e se nossas escoltas estão sen auxiliadas de maneira correta pela aeronave esclarecedora, importa realmente assim o que vai estar escrito na tarjeta junto com o nome de guerra (FAB,MB,EB)?

O importante e que no braço direito seja BRASIL!!!

Responder