Página 1 de 11

Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 2:44 pm
por Super Flanker
Galera, estive procurando por algum tópico parecido, mas não encontrei.Se tiver algum pode apagar.

Abri este tópio pra discutirmos o que mudou no mundo depois do atauqe terrorista. O que mudou? O mundo vive um momento melhor ou pior? O terrorismo foi vencido 9 anos depois? Os EUA arrumaram as "brexas" na segurança? O governo amaricano sabia do ataque?

É algumas perguntas que coloco pra discutirmos.
Abraço a todos. :D

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 5:59 pm
por Viktor Reznov
Meu Deus, o que vai ter de comunista aqui com teorias conspiratórias dementes de que os ataques foram arquitetados pelo GWB................

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 8:11 pm
por Bolovo
Foi a CIA!

Na verdade, aqui na geo, discutimos bastante isso. Muita gente acha que representou o início de uma nova ordem mundial.

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 9:13 pm
por FOXTROT
O FDB é um fórum democrático, a CF1988 estabelece a liberdade de expressão como uma garantia ampla, logo qualquer teoria postada neste tópico será debatida na maior civilidade possível e em alto nível, como costumeiramente ocorre no FDB.

Sugiro a moderação que se mantenha vigilante, para que grosserias de quem têm pouco, ou nenhum argumento, ou ainda, não sabem debater civilizadamente com aqueles que divergem de suas opiniões, não seja a regra neste fórum e sim a lamentável exceção.

Saudações

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 9:49 pm
por tflash
Acho que foi mesmo a Al qaeda. Na minha opinião, este atentado obrigou os Estados Unidos a envolverem-se num teatro que não estavam a contar. (O objectivo deles era o Iraque)

Caso não tivesse acontecido, o ocidente estaria melhor e, provavelmente, esta crise teria sido mais ligeira.

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 10:02 pm
por Clermont
Bolovo escreveu:Foi a CIA!
Pode até não ter sido.

Por outro lado, até hoje, ninguém comprovou, por A + B, que tenha sido Bin Laden.

Naqueles dias, o próprio, quando ainda estava 100 % vivo (hoje, não se sabe), negou a responsabilidade. Coisa muito estranha, pois, imagina-se que o cérebro por detrás de um golpe como aquele, devesse estar ansioso para se vangloriar do seu feito.Depois, como quem ganha a fama, deita na cama, ele assumiu tudo.

Mas o ataque, em si, pode muito bem ter sido elaborado, sem a participação dele e de seu grupo no Afeganistão. O plano parece ter sido elaborado na Alemanha e na Espanha, e a maioria dos participantes era saudita. Com certeza, nada teve a ver com o Afeganistão, e muito menos, com o Taliban, na época, muito ocupado na sua guerra civil contra minorias étnicas e comunistas. E o próprio bin Laden, no 11 de Setembro, estava em uma espécie de prisão domiciliar. Seus guarda-costas da al-Qaeda tinham sido desarmados à força, e substituídos por homens do Taliban. Ele não tinha permissão para manter contatos com o estrangeiro, seus equipamentos de comunicação tinham sido confiscados.

Sinceramente? Cada vez mais eu acho que todos nós fomos vítimas de um logro fenomenal. Se as coisas aconteceram assim mesmo, então, uns vinte vagabundos terroristas, bolaram um plano de uma ousadia inacreditável, que acabou dando certo. E, isso serviu como desculpa para o governo americano, dominado por fanáticos neoconservadores, que desejavam transformar o Século XXI num "Novo Século Americano", levar adiante os seus planos.

De qualquer modo, uma coisa é certa - pelo menos, pra mim: tudo o que os americanos fizeram, desde 2001, foi um fracasso monumental, em qualquer avaliação de custo-benefício. Ora, os terroristas mataram 3 mil americanos. Mas, apenas no Iraque, os Estados Unidos - fora a coalizão - deixou 4 mil vidas perdidas, e muitos mais feridos. Que tipo de vingança é esta em que você acaba perdendo mais vidas, do que aquelas que deviam ser vingadas? E nem é preciso mencionar os inacreditáveis prejuízos econômicos.

No Afeganistão, hoje, é esta lenta agonia. O Taliban não pode derrotar a coalizão, é claro. E nem precisa, basta não ser derrotado. A luta já dura nove anos, mas o Taliban está na sua própria casa. Pode ficar mais noventa anos. E os americanos, vão poder ficar também?

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 10:19 pm
por Super Flanker
Depois do ataque, quanto tempo demorou para os EUA atacarem o Afeganistão?

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 10:23 pm
por Bolovo
Super Flanker escreveu:Depois do ataque, quanto tempo demorou para os EUA atacarem o Afeganistão?
As operações começaram dia 7 de outubro, quando membros da CIA e Forças Especiais entraram no Afeganistão.

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 10:27 pm
por FOXTROT
Esses Norte Americanos...sempre a dormir, nunca sabem o que acontece :D

Só que naquele dia, havia muitas pessoas dispostas a fazer filmagens naquela área, não? Obviamente estava tudo agendado, apenas coincidência e em uma cidade enorme como NY, só um idiota como o que vos escreve para pensar que algo fora arranjado.

Saudações

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 10:29 pm
por delmar
Penso eu que o 11 de setembro só foi possível pelo fato de ser algo novo, inusitado. Algo não levado em conta antes nem na ficção. Quem, em sã consciencia pensaria, antes do dia 11, em prever a possibilidade de um grupo sequestrar aviôes de passageiros, de voos domésticos, e jogar-se com eles contra prédios? Quando não há um precedente fica impossível prever o que poderá ocorrer, mesmo que hajam indícios. Só depois do ocorrido é que torna-se possível estabelecer um nexo casual entre os fatos.
Quem pode duvidar que hoje, agora, um novo grupo de terrorista não esteja planejando algum outro golpe. Estas pessoas estão também largando pistas e indícios do que pretendem fazer. Mas estas pistas só farão sentido quando o fato vier a ocorrer. Aí vai aparecer alguém que dirá "mas como não viram antes o que eles estavam fazendo?" A vida é assim.

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 10:30 pm
por Bolovo
Pô, cara, é Manhatan. Deve ser um dos lugares mais ricos e filmados do mundo. Depois que um avião bate no prédio mais famoso da cidade, vc queria o que? Que as redes de televisão estivessem filmando o rio Hudson??

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 10:41 pm
por tflash
Depois disto, o povo americano queria sangue. É algo muito antigo e com muitos precedentes históricos. Eu lembra-me de dizer na altura que o Iraque estava F....!

Eu acho que eles foram para o local mais óbvio. Se o Bin laden tivesse sido capturado, resolvia muita coisa naquelas cabeças. Não tem como explicar ao povo enraivecido que o melhor é ficar parado. As pessoas querem sentir-se vingadas.

De qualquer modo, o que é que os Estados Unidos ganharam com isto? Estão quase na miséria! Os programas militares de alta tecnologia não tem fundos para avançarem. Tem a pior imagem exterior de todos os tempos e muita gente previa este resultado.

Por mim, isto só atrasou os planos do Bush para invadir o Iraque. Sem o envolvimento no Afeganistão, eles já teriam forças adequadas para uma ocupação menos acidentada.

Respondendo ao último comentário, em 2001, NY, Quase toda a gente tinha boas câmaras de filmar. A esmagadora maioria das pessoas ali é classe média alta e mesmo os outros ganham para isso. É outra realidade.

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 10:53 pm
por delmar
Bolovo escreveu:Pô, cara, é Manhatan. Deve ser um dos lugares mais ricos e filmados do mundo. Depois que um avião bate no prédio mais famoso da cidade, vc queria o que? Que as redes de televisão estivessem filmando o rio Hudson??
Ali também circulam milhares de turistas todos os dias e a toda hora. Só de japoneses, com suas filmadoras, são verdadeiras hordas. O pessoal fica circulando por ali entre a Wall Street, a praça onde saem as barcas para a estátua da liberdade, as torres gêmeas e outros locais de máquina em punho. É tudo perto. Deve ter sido o evento mais fotografado do mundo.

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 11:46 pm
por prp
delmar escreveu:Penso eu que o 11 de setembro só foi possível pelo fato de ser algo novo, inusitado. Algo não levado em conta antes nem na ficção. Quem, em sã consciencia pensaria, antes do dia 11, em prever a possibilidade de um grupo sequestrar aviôes de passageiros, de voos domésticos, e jogar-se com eles contra prédios? Quando não há um precedente fica impossível prever o que poderá ocorrer, mesmo que hajam indícios. Só depois do ocorrido é que torna-se possível estabelecer um nexo casual entre os fatos.
Quem pode duvidar que hoje, agora, um novo grupo de terrorista não esteja planejando algum outro golpe. Estas pessoas estão também largando pistas e indícios do que pretendem fazer. Mas estas pistas só farão sentido quando o fato vier a ocorrer. Aí vai aparecer alguém que dirá "mas como não viram antes o que eles estavam fazendo?" A vida é assim.
Como fato novo? Não teve um imbecil que ficou rodeando brasilia e dizendo que iria jogar um avião da Varig no congresso, muito antes do 11 de setembro?

Re: Depois do 11 de setembro...

Enviado: Sáb Set 11, 2010 11:50 pm
por Boss
Se esse imbecil cumprisse essa atitude, seria herói nacional.


180 milhões de pessoas já sonharam com esse momento :lol: :lol: :lol: :lol: