F-X2 e a MB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Pepê Rezende
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F-X2 e a MB

#1 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Set 10, 2010 10:16 am

alcluiz escreveu:Só não entendi pq a MB vai escolher o Rafale, se a versão M tem um custo absurdo de manutenção... sendo que entre ele e o Super Hornet, ficaria mais barato a MB manter o SH... seria isso tudo por causa de 15 metros de catapulta?

A FAB compreendo, porque pretende adquirir muitas unidades, produzir localmente, ToT, desenvolver novos projectos, etc, mas não vejo o quanto a MB tem a ganhar com isso, principalmente em se falar dos custos, e, ainda mais, levando em conta tudo que pretende adquirir/construir nos próximos 15 a 20 anos... vai ser uma das Força mais bem equipadas do mundo, e com isso, vem um custo gigantesco de manutenção... mas sei lá, o que sei eu.
Em primeiro lugar, não dá para ampliar a catapulta em 15 metros. É um trabalho de engenharia insano para um navio de 50 anos. Em segundo lugar, NENHUM dos concorrentes do F-X2 opera do Sampa sem restrições, inclusive o Gripen NG Naval, que perderia 20% de sua capacidade. Por isso, podemos supor que o MiG29K também teria problemas. Em terceiro, o F/A-18E/F foi o concorrente que demonstrou TOTAL incapacidade com o nosso porta-aviões, nem os elevadores podem carregá-lo! Os cabos de parada não aguentam seu peso vazio! Está na Exposição de Motivos preparada pelo MinDef. Em suma, enquanto não vierem os novos navios aeródromos, ficaremos com os A-4KM.

Abraços

Pepê




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Re: F-X2 e a MB

#2 Mensagem por prp » Sex Set 10, 2010 10:29 am

La vamos nós de novo. :roll:




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Re: F-X2 e a MB

#3 Mensagem por Bourne » Sex Set 10, 2010 10:50 am

Sempre defendi isso. E o pessoal ignora. Sem navio novo, não adianta improvisar um caça atual :(




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Re: F-X2 e a MB

#4 Mensagem por angelogalvao » Sex Set 10, 2010 10:57 am

Desculpe a minha ignorância, mas não existem videos e fotos do Rafale decolando do Foch, antes de se tornar o São Paulo?




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
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Re: F-X2 e a MB

#5 Mensagem por Andre Correa » Sex Set 10, 2010 11:19 am

Pepê Rezende escreveu:
alcluiz escreveu:Só não entendi pq a MB vai escolher o Rafale, se a versão M tem um custo absurdo de manutenção... sendo que entre ele e o Super Hornet, ficaria mais barato a MB manter o SH... seria isso tudo por causa de 15 metros de catapulta?

A FAB compreendo, porque pretende adquirir muitas unidades, produzir localmente, ToT, desenvolver novos projectos, etc, mas não vejo o quanto a MB tem a ganhar com isso, principalmente em se falar dos custos, e, ainda mais, levando em conta tudo que pretende adquirir/construir nos próximos 15 a 20 anos... vai ser uma das Força mais bem equipadas do mundo, e com isso, vem um custo gigantesco de manutenção... mas sei lá, o que sei eu.
Em primeiro lugar, não dá para ampliar a catapulta em 15 metros. É um trabalho de engenharia insano para um navio de 50 anos. Em segundo lugar, NENHUM dos concorrentes do F-X2 opera do Sampa sem restrições, inclusive o Gripen NG Naval, que perderia 20% de sua capacidade. Por isso, podemos supor que o MiG29K também teria problemas. Em terceiro, o F/A-18E/F foi o concorrente que demonstrou TOTAL incapacidade com o nosso porta-aviões, nem os elevadores podem carregá-lo! Os cabos de parada não aguentam seu peso vazio! Está na Exposição de Motivos preparada pelo MinDef. Em suma, enquanto não vierem os novos navios aeródromos, ficaremos com os A-4KM.

Abraços

Pepê
O amigo está equivocado... estava a falar dos novos PA´s e não do Sampa... A-12 será eternamente A-4Ku e ponto final.
A previsão, dos novos PA's era de que fosse algo mais semelhante ao projecto gaulês do Charles de Gaulle, ou seja, levaria no máximo uma catapulta de 75 metros, sendo que o Super Hornet necessita de 90 metros. Apenas por isso fiz o meu comentário.
O Carlos Mathias falou sobre o Mig29K, mas isso é apenas uma das ilusões vermelhas dele para o Brasil, pois o Brasil, pelo menos nos próximos 20 ou 30 anos, não vai operar um caça, ainda mais naval, russo, portanto não é eu querer algo da USNAVY, mas vale lembrar, nossos pilotos vão pra onde treinar embarcado? Por isso citei a aproximação com eles, já que não dá nem para comparar a quantidade de operações e experiência acumulada por eles com nenhuma outra Marinha no mundo. É aí que entra o que eu sempre disse, desde as minhas primeiras opiniões aqui no fórum: o Brasil tem que ser experto o bastante para acumular conhecimentos e não tomar partidos por escolhas fundamentadas no gosto pessoal de 1 ou 2. Fazemos alianças, mas não podemos esquecer o que é melhor para o Brasil.




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Re: F-X2 e a MB

#6 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Set 10, 2010 11:29 am

angelogalvao escreveu:Desculpe a minha ignorância, mas não existem videos e fotos do Rafale decolando do Foch, antes de se tornar o São Paulo?
Decola com 50% da capacidade...

Abraços

Pepê




Pepê Rezende
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Re: F-X2 e a MB

#7 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Set 10, 2010 11:34 am

alcluiz escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Em primeiro lugar, não dá para ampliar a catapulta em 15 metros. É um trabalho de engenharia insano para um navio de 50 anos. Em segundo lugar, NENHUM dos concorrentes do F-X2 opera do Sampa sem restrições, inclusive o Gripen NG Naval, que perderia 20% de sua capacidade. Por isso, podemos supor que o MiG29K também teria problemas. Em terceiro, o F/A-18E/F foi o concorrente que demonstrou TOTAL incapacidade com o nosso porta-aviões, nem os elevadores podem carregá-lo! Os cabos de parada não aguentam seu peso vazio! Está na Exposição de Motivos preparada pelo MinDef. Em suma, enquanto não vierem os novos navios aeródromos, ficaremos com os A-4KM.

Abraços

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O amigo está equivocado... estava a falar dos novos PA´s e não do Sampa... A-12 será eternamente A-4Ku e ponto final.

A previsão, dos novos PA's era de que fosse algo mais semelhante ao projecto gaulês do Charles de Gaulle, ou seja, levaria no máximo uma catapulta de 75 metros, sendo que o Super Hornet necessita de 90 metros. Apenas por isso fiz o meu comentário.

O Carlos Mathias falou sobre o Mig29K, mas isso é apenas uma das ilusões vermelhas dele para o Brasil, pois o Brasil, pelo menos nos próximos 20 ou 30 anos, não vai operar um caça, ainda mais naval, russo, portanto não é eu querer algo da USNAVY, mas vale lembrar, nossos pilotos vão pra onde treinar embarcado? Por isso citei a aproximação com eles, já que não dá nem para comparar a quantidade de operações e experiência acumulada por eles com nenhuma outra Marinha no mundo. É aí que entra o que eu sempre disse, desde as minhas primeiras opiniões aqui no fórum: o Brasil tem que ser experto o bastante para acumular conhecimentos e não tomar partidos por escolhas fundamentadas no gosto pessoal de 1 ou 2. Fazemos alianças, mas não podemos esquecer o que é melhor para o Brasil.
O que é melhor para o Brasil? Operar um avião que será feito parcialmente aqui ou embarcar numa caixa preta que pode ser fechada definitivamente se dermos um voto que contrarie os interesses do Congresso dos EUA (que nem sempre são os mesmos do GOVERNO norte-americano)? O F-X2 será operado pelas duas forças. É decisão de governo. Quanto ao F/A-18E/F, ele é um caça-tampão, por menos que a turma da Boeing admita isso. O futuro das FFAA estadunidenses será o F-35.

O MiG29K sofre do mesmo problema. Ou seja, das opções burras feitas pela COPAC, o Rafale é a menos burra...

Abraços

Pepê




Carlos Mathias

Re: F-X2 e a MB

#8 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 10, 2010 11:39 am

Alcluiz, minha ilusão por incrível que pareça, enquanto o governo tiver a orientação de agora, é muito mais viável do que seu delírio de caça americano num PA brasileiro.

Se a MB fizer um PA em que caiba um MIG-29K, o aviões está na luta, com muita ou pouca chance, está na luta.

Por outro lado, se a MB se alinhar com uma outra força e ficar batendo pezinho pedindo caça com estrelinha, ela vai operar os A-4M até els se transformarem em panelas, chapa de painel, e batedor de carne na cozinha da dona Maria.

A menos que a Dilma perca daqui a 4 anos e o PSDB/DEM volte. Aí sim, eu te garanto que, se vier, (destaque no "SE") será um caça americano, com tudo dentro dos EUA.

Mas amigo, enquanto a gente tomar pernada deles, você acha que o nosso governo vai ser frouxo, cagão, bunda mole, capacho, esparro, e colocar a defesa do pré-sal na mão dos EUA?

E sou eu que estou delirando, né? :roll: 8-]
O amigo está equivocado... estava a falar dos novos PA´s e não do Sampa... A-12 será eternamente A-4Ku e ponto final.
A previsão, dos novos PA's era de que fosse algo mais semelhante ao projecto gaulês do Charles de Gaulle, ou seja, levaria no máximo uma catapulta de 75 metros, sendo que o Super Hornet necessita de 90 metros. Apenas por isso fiz o meu comentário.
Cara, se o PA novo TAMBÉM não vai poder operar F-18E... :roll:
O Carlos Mathias falou sobre o Mig29K, mas isso é apenas uma das ilusões vermelhas dele para o Brasil, pois o Brasil, pelo menos nos próximos 20 ou 30 anos, não vai operar um caça, ainda mais naval, russo, portanto não é eu querer algo da USNAVY,
Cuidado prá não queimar a boca, você não conhece a mulher que vai presidir o Brasil.

Eu rezo todo dia pro FX adiar só mais um pouco e a SAAB continuar a fazer o que faz hoje, junto com a Boeing e o pessoal do depto de estado americano.
Todo dia 8-] .

Ah, e você não quer mesmo um caça naval americano, mesmo sabendo do custo estratégico e financeiro de operar um deles... :roll:
Devo ser eu então que a cada dez posts, sugiro em onze a compra de prateleiradas estreladas e listradas.
Pode ser que eu entre em algum tipo de transe e escreva essas coisas com o nome de outro forista, sei lá... :roll: :lol:
nossos pilotos vão pra onde treinar embarcado? Por isso citei a aproximação com eles, já que não dá nem para comparar a quantidade de operações e experiência acumulada por eles com nenhuma outra Marinha no mundo
O que é que o kú tem que ver com as calças?
Pode deixar que se comprarmos caças marcianos eles vão querer ainda mais treinar conosco.
Você viu quem foi a estrela da última Red Flag?
Óóóóóóh! Não vão mais chamar o Brasil porque comprou caça dos comunistas e blá, blá, blá.

E sou eu que estou delirando :roll: ...
É, devo ser eu mesmo, pensando bem e lendo algumas coisas que me pareciam perdidas no passado distante, lá pelos idos dos anos 50, pode ser realmente que eu esteja delirando.
É aí que entra o que eu sempre disse, desde as minhas primeiras opiniões aqui no fórum: o Brasil tem que ser experto o bastante para acumular conhecimentos e não tomar partidos por escolhas fundamentadas no gosto pessoal de 1 ou 2. Fazemos alianças, mas não podemos esquecer o que é melhor para o Brasil.
Ó, num tô falando?
Alguém me belisca, eu devo estar delirando!!!!!! :lol:




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Sex Set 10, 2010 12:15 pm, em um total de 1 vez.
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Re: F-X2 e a MB

#9 Mensagem por talharim » Sex Set 10, 2010 12:12 pm

A-7 Corsair
F-8 Crusader
A-6 INtruder
F-4 Phantom
Super Etendard

Todos operam no Sampa.

Se for ordem de cima mesmo que as 2 forças operem o mesmo caça.........e em virtude da total incompetencia da TAB em sequer comprar papel higienico direito........

A MB para nao ter que ficar esperando mais 40 anos para ter um caça poderia muito bem comprar uma duzia destes vetores citados acima e modernizar para lançar um Harpoon e AIM-9X para ter sua defesa de frota.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Carlos Mathias

Re: F-X2 e a MB

#10 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 10, 2010 12:16 pm

Não Talha, a MB vai acabar adaptando um bom caça para lançar as armas nacionais, entre elas o MAN-1NucBr. :wink: 8-]




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Re: F-X2 e a MB

#11 Mensagem por Andre Correa » Sex Set 10, 2010 12:27 pm

Carlos Mathias escreveu:Alcluiz, minha ilusão por incrível que pareça, enquanto o governo tiver a orientação de agora, é muito mais viável do que seu delírio de caça americano num PA brasileiro.

Se a MB fizer um PA em que caiba um MIG-29K, o aviões está na luta, com muita ou pouca chance, está na luta.

Por outro lado, se a MB se alinhar com uma outra força e ficar batendo pezinho pedindo caça com estrelinha, ela vai operar os A-4M até els se transformarem em panelas, chapa de painel, e batedor de carne na cozinha da dona Maria.

A menos que a Dilma perca daqui a 4 anos e o PSDB/DEM volte. Aí sim, eu te garanto que, se vier, (destaque no "SE") será um caça americano, com tudo dentro dos EUA.

Mas amigo, enquanto a gente tomar pernada deles, você acha que o nosso governo vai ser frouxo, cagão, bunda mole, capacho, esparro, e colocar a defesa do pré-sal na mão dos EUA?

E sou eu que estou delirando, né? :roll: 8-]

Nessa parte tá mesmo a sonhar acordado... nem vou comentar...
O amigo está equivocado... estava a falar dos novos PA´s e não do Sampa... A-12 será eternamente A-4Ku e ponto final.
A previsão, dos novos PA's era de que fosse algo mais semelhante ao projecto gaulês do Charles de Gaulle, ou seja, levaria no máximo uma catapulta de 75 metros, sendo que o Super Hornet necessita de 90 metros. Apenas por isso fiz o meu comentário.
Cara, se o PA novo TAMBÉM não vai poder operar F-18E... :roll:

Ninguém pode afirmar nada, pois não existe nem projecto ainda...
O Carlos Mathias falou sobre o Mig29K, mas isso é apenas uma das ilusões vermelhas dele para o Brasil, pois o Brasil, pelo menos nos próximos 20 ou 30 anos, não vai operar um caça, ainda mais naval, russo, portanto não é eu querer algo da USNAVY,
Cuidado prá não queimar a boca, você não conhece a mulher que vai presidir o Brasil.

Eu rezo todo dia pro FX adiar só mais um pouco e a SAAB continuar a fazer o que faz hoje, junto com a Boeing e o pessoal do depto de estado americano.
Todo dia 8-] .

Ah, e você não quer mesmo um caça naval americano, mesmo sabendo do custo estratégico e financeiro de operar um deles... :roll:
Devo ser eu então que a cada dez posts, sugiro em onze a compra de prateleiradas estreladas e listradas.
Pode ser que eu entre em algum tipo de transe e escreva essas coisas com o nome de outro forista, sei lá... :roll: :lol:

Eu sei que o Sr. sonha, mais do que qualquer outro, com produtos com a estrela vermelha em solo brasileiro, mas vai ficar mesmo no sonho... com mulher no governo ou não...
nossos pilotos vão pra onde treinar embarcado? Por isso citei a aproximação com eles, já que não dá nem para comparar a quantidade de operações e experiência acumulada por eles com nenhuma outra Marinha no mundo
O que é que o kú tem que ver com as calças?
Pode deixar que se comprarmos caças marcianos eles vão querer ainda mais treinar conosco.
Você viu quem foi a estrela da última Red Flag?
Óóóóóóh! Não vão mais chamar o Brasil porque comprou caça dos comunistas e blá, blá, blá.

E sou eu que estou delirando :roll: ...
É, devo ser eu mesmo, pensando bem e lendo algumas coisas que me pareciam perdidas no passado distante, lá pelos idos dos anos 50, pode ser realmente que eu esteja delirando.

Tem tudo a ver, pois quem tem mais experiência nesse tipo de combate naval do que eles? os russos? os franceses? O que podemos aprender com eles, na operação do Super Hornet, não dá para ser calculado... mas quem tem os olhos postos num mundo vermelho, não consegue enxergar... não adianta, que não enxerga
É aí que entra o que eu sempre disse, desde as minhas primeiras opiniões aqui no fórum: o Brasil tem que ser experto o bastante para acumular conhecimentos e não tomar partidos por escolhas fundamentadas no gosto pessoal de 1 ou 2. Fazemos alianças, mas não podemos esquecer o que é melhor para o Brasil.
Ó, num tô falando?
Alguém me belisca, eu devo estar delirando!!!!!! :lol:
Pois, pq pra você deve ser mais fácil espalhar o medo por eles do que buscar cooperação, etc... comportamento típico de quem defende algo inferior... quando não se pode falar das qualidades próprias, fala-se dos "defeitos" de outrem... Agora pode contestar com seus argumentos super fantásticos...




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Re: F-X2 e a MB

#12 Mensagem por Andre Correa » Sex Set 10, 2010 12:33 pm

Pepê Rezende escreveu:O que é melhor para o Brasil? Operar um avião que será feito parcialmente aqui ou embarcar numa caixa preta que pode ser fechada definitivamente se dermos um voto que contrarie os interesses do Congresso dos EUA (que nem sempre são os mesmos do GOVERNO norte-americano)? O F-X2 será operado pelas duas forças. É decisão de governo. Quanto ao F/A-18E/F, ele é um caça-tampão, por menos que a turma da Boeing admita isso. O futuro das FFAA estadunidenses será o F-35.

O MiG29K sofre do mesmo problema. Ou seja, das opções burras feitas pela COPAC, o Rafale é a menos burra...

Abraços

Pepê
Ah pois, se comprássemos o F/A-18E/F seria com uma coleira, botão para desligar remotamente lá dos EUA... tsc tsc como tem gente que ainda tenta usar desse tipo de terror, em 2010??? isso até valia lá pelos anos 80, 90... mas agora já não cola mais...
o F/A-18E/F ainda vai ser usado por muitíssimo tempo na USNAVY... ninguém encosta 400 unidades do dia pra noite... o futuro como F-35 na USNAVY ainda está distante, talvez tão distante como nossos SBN's, fora que os novos PA's só vem lá pelo metade da décad de 20, ou seja, ainda faltam no mínimo 15 anos, e até lá, como se pode garantir que o Dassault Rafale também será o Rei Gaulês? Posso estar muito errado em considerar o caça usado pela maior Marinha do mundo, mas apostar tudo em outro, que tem um custo absurdo para se operar (versão naval) é o que?

Eu já falei, aqui se tivermos alguma opinião diferente, somos pixados publicamente, taxados de ignorantes, e tentam fazer-nos motivo de piada... eu já expliquei o motivo disso no post anterior... mas eu não mudo de opinião por medo de ser hostilzado...




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PRick

Re: F-X2 e a MB

#13 Mensagem por PRick » Sex Set 10, 2010 12:44 pm

Gente,

As coisas são bem claras,

Dos modelos propostos e factíveis para a FAB usar junto com a MB, existem 03: Rafale, F-18E e Mig 29K.

Desses o F-18E não opera no São Paulo, e precisa de um NAe bem maior que o Rafale ou Mig-29K. Além de ser um modelo que logo será descontinuado.

O Mig-29K tem escala menor que o Rafale, não opera com catapulta, nunca foi testado assim, é possível, parece que sim pelo sistema antigo de cabestro, porém, é preciso fazer testes de fadiga e longa duração. Ele não opera no São Paulo.

Ou seja, a escolha que temos agora é Rafale M, num futuro poderíamos ter os F-35B, porque o modelo C é muito maior, tem peso e dimensões iguais ao F-18E.

Dos modelos oferecidos só o Rafale é capaz de operar no São Paulo, podendo ser usado full num NAe um pouco maior. E o projeto de NAe deverá ser francês.

Todos os caminhos apontam o Rafale M como escolha mais coerente.

[]´s




Carlos Mathias

Re: F-X2 e a MB

#14 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 10, 2010 1:00 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Paga pouco, mas eu me divirto! :lol:
Nessa parte tá mesmo a sonhar acordado... nem vou comentar...
Eu e 60% da população brasileira (e subindo).
Acordado está você, sonhando com star an stripes fincada no nosso PA, prá poder ter o grande favor de treinar com os mestres. :lol:
Amigo, me perdoa, mas mas acho você tá um pouco por fora do que se passa no nosso cenário político.
Ninguém pode afirmar nada, pois não existe nem projecto ainda...
Teu nome é ninguém :roll: ? Tem até um filme antigo assim, "Meu nome é ninguém", muito bom e engraçado :lol: .
Quem escreveu que o PA vai ter 70 m de catapulta e o F-18 precisa de 90 FOI VOCÊ AMIGO, acorda!
Eu sei que o Sr. sonha, mais do que qualquer outro, com produtos com a estrela vermelha em solo brasileiro, mas vai ficar mesmo no sonho... com mulher no governo ou não...
Não meu querido amigo, não, você tá embaçado pelo seu proconceito. :)
Nenhum caça americano vai voar no PA brasileiro, a menos que mude a política 180º.
A FAB a duras penas deve, veja bem, deve estar chegando a essa conclusão. Não sou eu que digo, são penas os fatos.

Vote no Serra, e reze prá ele ganhar essa. Ou vote noutro daqui a 4 anos, quem sabe um caça americano vai defender o pré-sal?
Mas veja bem, isso não é opinião, é fato.

E olha, o Mi-35 chegou, quem imaginava isso a cinco anos trás?
Tem tudo a ver, pois quem tem mais experiência nesse tipo de combate naval do que eles? os russos? os franceses? O que podemos aprender com eles, na operação do Super Hornet, não dá para ser calculado... mas quem tem os olhos postos num mundo vermelho, não consegue enxergar... não adianta, que não enxerga
Amigo, não precisamos ser capachos prá treinar com eles, afinal, são eles que convidam, ou agente vai lá na marra?
A Índia treina lá e em uma penca de países da OTAN, usando os comunistas vermelhos SU-30MK/MKI.

A Índia é um país potência, se dá ao respeito, preza pela sua independência político estratégica.
Mas é aquilo, sempre vai haver aqueles que se contentam em ir lá e poder olhar para os mestres, usar óculos Rayban e escrever coi9snhas na fuselagem.
Você leu um post antológico aqui falando sobre o filme "Quero ser John Malkovich"?
Pois, pq pra você deve ser mais fácil espalhar o medo por eles do que buscar cooperação, etc... comportamento típico de quem defende algo inferior... quando não se pode falar das qualidades próprias, fala-se dos "defeitos" de outrem... Agora pode contestar com seus argumentos super fantásticos...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mermão, tú tá de sacanagem?
Eu? Espalhar o medo? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Qualidade inferior? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abração!
Espalhar o medo... Eu... :lol:




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Re: F-X2 e a MB

#15 Mensagem por Andre Correa » Sex Set 10, 2010 1:18 pm

Pra começar, se for falar de política, o Brasil é um país super atrasado, já que obriga as pessoas a votar, e muitos, em sua ignorância, votam errado, apesar do Faustão dizer que Urna não é pinico, muitos só fazem cagada...
Eu disse que provavelmente, se seguirmos a risca o projecto gaulês, terá 70m, mas como já disse, não tem projecto ainda, nem nada... Já sabemos através do colega Sr. Marino, que aproveitaremos as coisas boas do projecto gaulês, e não que copiaremos, mesmo porque, vamos construir PA's maiores.
O MI-35 chegou, mas chegou em 12 unidades... que expressão é essa? num TO gigante como a Amazónia, o que isso representa? Até a Venezuela já o opera... agora, porque não compraram Apache? Tiger, Super Cobra ou outro? custos... apenas isso... eles ficaram contentes, pela primeira vez temos um Helicóptero de ataque "puro sangue", e pronto. Não dá pra puxar só de um lado... temos que ter várias opções abertas... o que é estranho, pois vai contra a correnteza de comprar só com ToT, só Francês, etc... ou seja, governo inconstante, sem rumo...
A Índia, pelo contrário, morde um pouco em cada lado, pois não confia totalmente nos russos, apesar de usar seu material... agora por que? Porque não fecharam-se totalmente com eles? Porque não são loucos, porque sabem que por mais que falem mal, todos acabam indo atrás das Stars and Stripes... Agora, se dependesse de alguns no Brasil, isolávamos-nos deles e faríamos o que? Ainda não podemos fazer isso... ou seja, querer não é poder... infelizmente... e aí, eu que me divirto com isso...
Agora, não vamos a USNAVY como capachos, vamos porque queremos e porque precisamos, e pagamos muito bem pra isso... mas será que não devemos ter cuidado, vai que estão nos enganando de alguma maneira? Vai que nos ensinam alguma coisa que eles já sabem como se defender e nos atacar pelas costas??? Teorias da Conspiração... auhuhauhauha Doutrina do Terror... uhauhauhauha
Ataca, que eu me divirto, e respondo...




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