Túlio escreveu:
Não é mole achar infos assim, como o do
custo real da hora de voo de um caça e o de sua munição...
Túlio, também não é tão simples assim, é preciso saber sobre muitas outras variáveis, uma delas a data, a outra o valor do dólar no mercado internacional na época que se divulgou os valores, etc.
Outra que sempre vejo neste fórum é a associação do custo de hora/voo com combustível. Ora, não é assim que se mensura os custos, tem muitos outros fatores, em particular os mesmos são calculados em média, nunca de forma específica.
Veja a conclusão "estúpida" (nada pejorativo) que se pode chegar: o custo de manutenção de um Gripen é metade do custo do valor de um F-18 ("pois o Gripen tem uma turbina só e o F-18 duas e do mesmo modelo"). Não é por aí...
O custo leva em conta vários fatores, e acredite, incluindo aí o custo associado ao salário (soldo) do piloto(s). Conta também o custo das manutenções "básicas" (pois a partir das "grandiosas" o cálculo é feito "a parte"). Conta-se também a "forma de voar", pois voos mais "agressivos" implicam em maior desgastes das células. E por aí vai...
Bem, quem não conta assim, não sabe conta. Sacou?
Agora veja como são as contas e os números que aparecem por aí, todos sem sentido, pois as várias variáveis são mantidas constantes (custo de combustíveis, custo de salários de pilotos, graxeiros, et all, custo de voos abaixo da "saturação" da célula considerado dentro do período previsto -- forma de voar, horas que o vetor fica parado -- quanto mais fica parado, mais caro, etc.). Quando o mundo de análise é ideal, tudo é possível, até mesmo dizer que um dado caça moderno tem custo de manutenção/hora de 5/6 mil $ (sic).
Mas como matemático, daqueles que o Leo (com razão!) dá risadas, não me resta mais do que dar risadas também (não necessariamente do Leo.
). Ou alguém ainda acha que estas coisas são sigilosas? Basta ser um estúpido para ver que muito do que se diz é imbecilidade, porém há aquele que acredita...