Página 1 de 4
Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Qui Jul 22, 2010 7:17 pm
por Alitson
Boa Noite,
Abri este tópico após ler os PDFs abaixo, pois a meu ver a FAB tem de começar a pensar em substituir estes e logo após o T-27. Acredito que possamos desenvolver algo melhor ou tão bom quanto.
GROBI G-120TP
http://www.grob-aircraft.eu/tl_files/pd ... _120TP.pdf
http://www.grob-aircraft.eu/tl_files/pd ... ES/vtt.pdf
[]s
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Qui Jul 22, 2010 7:19 pm
por Alitson
Grob, Elbit team on G-120tp trainer
By: Gunther Andres
July 21, 2010
Defense
German aircraft manufacturer Grob Aircraft and Elbit Systems, the Israeli specialist in electronic defense, have signed several agreements to partner in the development of a new family of trainer aircraft called the G-120TP. The aircraft will be based on a modular concept, which will result in one aircraft in three different configurations: side-by-side, tandem-seat and a four-seat models.
All three will maintain maximum commonality, thus guaranteeing high operating cost effectiveness. The G-120TP will be manufactured and marketed by Grob and will feature an Elbit avionics suite, which includes a glass cockpit with a high level of mission simulation capability incorporating virtual tactical training.
http://www.ainonline.com/news/single-ne ... ner-25547/
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Qui Jul 22, 2010 7:21 pm
por Alitson
[]s
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Qui Jul 22, 2010 7:35 pm
por Glauber Prestes
Eu acho que dá pra trocar os T-27 E os T-25 num mesmo momento. O rapaz que desenvolveu o tucano falou em um novo treinador pra substituir os Universal... E os T-27 podem ser substituidos por uma versão muito simplificada do A-29, alguma coisa como T-29.
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Qui Jul 22, 2010 7:47 pm
por Bolovo
Já está sendo desenvolvido. O Kovacs está desenhando o TC-X numa empresa daqui de São José chamada Novaer Craft. Parece um T-25 mais moderninho. Vai ter versão civil com 4 lugares. A melhor foto que tenho dele:
![Imagem](http://www.correiolageano.com.br/galeria/010092.jpg)
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Qui Jul 22, 2010 7:51 pm
por sapao
Na minha opnião essa e uma das ultimas prioridades da FAB, se e que é uma prioridade ( bem depois de: P-3, C-295 SAR, F-X, H-60, MI-35 e KC-390.
A aeronave cumpre a missão, praticamente todo o projeto é nacional, simples de operar e esta naquela lista de tratores voadores, então acho que voa durante um boooooom tempo...
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Qui Jul 22, 2010 8:21 pm
por Alitson
o PROBLEMA é, os T-25 estão completando 40 anos de uso!!!
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Qui Jul 22, 2010 8:50 pm
por AlbertoRJ
Será que não voam ainda mais uns 10 anos?
Belo avião:
[]'s
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Sex Jul 23, 2010 10:24 am
por FCarvalho
"Será que não voam ainda mais uns 10 anos?"
Não. Eles já atingiram o limite da célula. Tem de ser substituidos nos próximos 5 anos.
Deve-se lembrar também que estas aeronanves tem hoje pouca disponibilidade na FAB e que as horas de voo com os cadetes da AFA são bastante extensas, sendo muito exigidas. O que pode mais cedo ou tarde, pode comprometer a segurança de voo.
Várias aeronaves já forma encostadas para fornecimento de peças e para preservar células para uso posterior.
Apesar de ser uma exelente aeronave primária, como os Xavante, já deu o que tinha que dar. Financeira e operacionalmente.
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Sex Jul 23, 2010 10:27 am
por prp
Tem que trocar é os F5 Masters
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Sex Jul 23, 2010 10:42 am
por Jacobs
Já começar no T-27 não seria uma saída?
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Sex Jul 23, 2010 10:53 am
por Brasileiro
Jacobs escreveu:Já começar no T-27 não seria uma saída?
Não. O fato de o T-27 ser turboélice já dificulta tudo. O perfil de vôo de jatos, turboélices e motores a pistão são totalmente diferentes.
Fundamentos básicos de vôo, aprender a decolar, pousar, lidar com certas condições adversas requer uma aeronave onde o instrutor esteja ao lado do aluno, como se faz em (quase) todas as escolas de aviação do mundo.
Esse tipo de aeronave (T-25, Ximango, etc) proporciona uma maior 'proximidade' entre o piloto e o avião, quase nada de automático. E isso é muito importante para um bom começo.
abraços]
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Sex Jul 23, 2010 11:26 am
por J.Ricardo
Constantemente vejo esses aviões voando em minha região (oeste do est de SP), bem que algum aluno meio relaxado poderia jogar (meio "sem querer querendo") uma garrafinha de refrigerante na cabeça do José Rainha... (lembram-se do filme "os deuses debem estar loucos"?)
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Sex Jul 23, 2010 11:37 am
por Cougar_PH
pq não usam o guri, para as primeiras noções e depois no ultimo ano, passariam pra o t-27, assim quando fossem para caça não teriam muitas dificuldades com relação ao A-29.
Re: Está na hora de substituir os T-25?
Enviado: Sex Jul 23, 2010 11:53 am
por brisa
O avião sera o T-Xc Pilgrin da NOVAER Craft como dice o Bolovo.
http://www.novaercraft.com.br/