Página 1 de 1

Acordo Secreto : EUA e GB

Enviado: Dom Out 17, 2004 2:57 pm
por Sniper
Governo britânico nega 'acordo secreto' com Estados Unidos


O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha negou informações de que mísseis interceptadores dos Estados Unidos estariam para ser estacionados em território britânico.
O jornal Indenpendent on Sunday afirmou em artigo publicado neste domingo que existe um "acordo secreto" com o governo americano para que mísseis sejam instalados na base aérea de Fylingdales, no norte do país.

Ainda segundo o periódico, as armas permitiriam aos Estados Unidos destruir mísseis e formariam parte de um escudo espacial antimísseis, apelidado de "filho do Guerra nas Estrelas".

Uma referência ao nome recebido pelo programa durante o governo de Ronald Reagan há mais de duas décadas.

Projeto

Um porta-voz do Ministério da Defesa britânico disse, no entanto, que não vai comentar o suposto "acordo secreto". "Tudo que podemos dizer é que não houve nenhuma solicitação formal à Grã-Bretanha para estacionamento de mísseis no país. Tampouco decidimos se precisamos de nosso próprio sistema de defesa aqui na Grã-Bretanha", afirmou o porta-voz.

A Grã-Bretanha já iniciou trabalhos para um projeto de cerca de 450 milhões de libras esterlinas (o equivalente a mais de R$ 2,2 bilhões) que tem como objetivo modernizar a base aérea de Fylingdales como parte do programa de defesa antimísseis americano.

Mas até agora, o governo britânico confirmou que permitirá aos Estados Unidos somente o uso da base para radares de advertência.

Atualmente, os mísseis americanos estão localizados nos estados do Alasca e da Califórnia, mas o Departamento da Defesa americano, o Pentágono, quer colocar mais mísseis na Europa.

Em agosto, o governo da Dinamarca firmou um acordo permitindo o uso de uma base de radares na Groenlândia, mas os Estados Unidos não solicitaram nenhum estacionamento de mísseis no local.

Segundo o jornal britânico, Independent on Sunday, o "acordo secreto" entre Grã-Bretanha e Estados Unidos teria sido fechado em maio, em Washington por altos funcionários dos dois países.


BBC Brasil

Imagem

Base aérea britânica RAF Fylingdales está recebendo nova tecnologia