Página 1 de 2

Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qua Abr 28, 2010 1:38 pm
por Edu Lopes
Airbus planeja nove aviões gigantes com aéreas brasileiras em 2028

São Paulo - A fabricante de aviões Airbus pretende ter nove aviões de grande porte, como o A380, vendidos a empresas brasileiras em 2028, disse Rafael Alonso, vice-presidente para América Latina da empresa, nessa quarta-feira, em São Paulo.

A companhia acredita que a operação de aviões de grande porte é a única solução para aeroportos saturados, como o de Guarullhos.

"Se Guarulhos não começar a receber voos desse porte, não conseguirá atender à demanda", disse. Ele ainda defendeu a otimização de combustível da máquina de grande porte como uma solução sustentável.

Contudo, segundo Alonso, os primeiros a operarem voos de passageiros com esses aviões no Brasil serão as empresas estrangeiras.

Em 2014 e 2016, anos chave para o Brasil, pela realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo, o País passará por uma "revolução" na demanda. Segundo estudos da empresa, as nações desenvolvidas tem aumento de tráfego na época dos eventos, mas após isso o número volta ao normal. Em mercados emergentes essa demanda acaba sendo mantida. Por isso, as empresas que operam voos para o Brasil devem estar em outro nível após os jogos.

Hoje, existem 202 aviões A380 distribuídos em 17 empresas. Até 2028, com o aumento da demanda por voos, 1.318 aviões de grande porte serão encomendados por empresas do mundo todo. Nos países da America Latina, entre eles o Brasil, contudo, a maioria das solicitações de aviões será de aviões com um corredor, 84% da demanda.


Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/economi ... 77730.html

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qua Abr 28, 2010 2:00 pm
por jumentodonordeste
Edu Lopes escreveu:
Airbus planeja nove aviões gigantes com aéreas brasileiras em 2028

São Paulo - A fabricante de aviões Airbus pretende ter nove aviões de grande porte, como o A380, vendidos a empresas brasileiras em 2028, disse Rafael Alonso, vice-presidente para América Latina da empresa, nessa quarta-feira, em São Paulo.

Esses viajantes do tempo sempre revelando segredos industriais...

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qua Abr 28, 2010 6:48 pm
por Spetsnaz
Só falta aeroporto...

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qua Abr 28, 2010 11:53 pm
por Glauber Prestes
Imagina um voo de a380 por dia ao invés da ponte aérea?

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qui Abr 29, 2010 7:20 pm
por delmar
glauberprestes escreveu:Imagina um voo de a380 por dia ao invés da ponte aérea?
Um A380 pode operar em Congonhas, naquela pista?

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qui Abr 29, 2010 8:46 pm
por WalterGaudério
delmar escreveu:
glauberprestes escreveu:Imagina um voo de a380 por dia ao invés da ponte aérea?
Um A380 pode operar em Congonhas, naquela pista?
No Santos Dumont vai ser necessário uma catapulta.

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qui Abr 29, 2010 8:53 pm
por wagnerm25
WalterGaudério escreveu:
delmar escreveu: Um A380 pode operar em Congonhas, naquela pista?
No Santos Dumont vai ser necessário uma catapulta.
Ou um periscópio.

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qui Abr 29, 2010 11:39 pm
por czarccc
WalterGaudério escreveu:
delmar escreveu: Um A380 pode operar em Congonhas, naquela pista?
No Santos Dumont vai ser necessário uma catapulta.
Naaahhh, manda o bixão pousar logo no São Paulo mesmo oras! :mrgreen:

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Sex Abr 30, 2010 4:58 pm
por tflash
A TAP podia usar o A380 na Ligação Portugal-Brasil depois da inauguração do novo aeroporto de Lisboa em 2017, visto ser a companhia europeia com mais voos para o Brasil. Mas não sei se vai ter capacidade económica os comprar. Eles deveriam dar lucro já que as maiores taxas de ocupação da companhia são nesses voos. Para já vai ser só A330, A340 e A350 daqui a dois ou 3 anos.

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Sex Abr 30, 2010 10:51 pm
por FCarvalho
A TAM aparece em uma reportagem da revista ASAS de alguns alnso atrás como sendo a primeira pretendente a operar os A-380, com 4 aeronaves firmes e 4 na opção. Mas isso é pura especulação, já que na mesma reportagem, afirma a própria empresa tratar este assunto como "segredo de Estado".

Por enquanto, até onde se sabe, somente a TAM teria interesse e rotas para operar os A-380 no médio/longo prazo. Particularmente, presumo que a empresa já esteja se mobilizando (captalizando) para intergrar este modelo em suas rotas atuais e futuras para Europa e EUA, e quiça extremo oriente e/ou ásia meridional.

Só falta sabermos se o tal PAC II vai conseguir aprontar os aeroportos do país para 2014/16; tempo extremamente curto para a envergadura do que se propõe a fazer.

E sem aeropotos melhores, nada de aviões maiores. :|

Cá pra nós, creio ser muito pouco provável que aeronaves da categoria do A-380 caibam não só no orçamento como nas rotas internacionais das empresas brasileiras. Não existe(ainda) demanda no nivel daquela aeronave. Ademais, temos apenas a TAM com direito de operar rotas internacionais. Este mercado não interessa ao tipo de empresas como Gol e Azul, que são low fare, e mesmo assim, aquela primeira opera rotas tão somente sul-americanas. E o que sobrou da Varig, tá indo pro saco. Talvez aí tivessemos uma oportunidade, já que a expetise e o valor de marca desta empresa muito bem poderia apoiar um projeto de expansão internacional da GOL, sem retirar-lhe a caracteristica de baixo custo.

Será que ficaria bem um A-380 nas cores da Varig :?:

Antes que eu esqueça, a Avianca está aí, e apesar de ter furado uma primeira encomenda da Airbus anos atrás por causa da crise (fruto também de má gestão), com a familia A-320/330, quem sabe daqui a uns 10/15 anos.

Alguém aí gosta/sabe usar Photoshop...

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Sáb Jun 05, 2010 11:24 am
por Alcantara
WalterGaudério escreveu:
delmar escreveu: Um A380 pode operar em Congonhas, naquela pista?
No Santos Dumont vai ser necessário uma catapulta.
De cara para o Pão de Açúcar? :shock:


:lol:

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qua Set 01, 2010 11:55 pm
por Alcantara
glauberprestes escreveu:Imagina um voo de a380 por dia ao invés da ponte aérea?
Imagina um A380 com vôo atrasado umas quatro ou cinco horas, rsrsrsrs... :lol:
Tribunal especial vai ser pouco. Vão ter que abrir um Fórum em cada aeroporto!!!

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qui Set 02, 2010 12:06 am
por Francoorp
Vergonha os aeroportos do Brasil... incrível, e ainda quer ser mais rico que a França e Inglaterra em 2010... [003] [003] [003]

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qui Set 02, 2010 1:54 pm
por rodrigo
No estudo pra Copa 2014 já previam isso. E é claro que passaram a borracha no trecho que dizia que não temos condições de desembarque de um A380 somado ao tráfego comum, há necessidade de uma área de desembarque específica, com esteira de bagagem maior, PF pra atender os estrangeiros e Receita Federal pra atender todo mundo. Conclusão: um terminal novo.

Re: Airbus quer vender nove A380 para voadoras brasileiras

Enviado: Qui Set 02, 2010 8:49 pm
por Alcantara
rodrigo escreveu:No estudo pra Copa 2014 já previam isso. E é claro que passaram a borracha no trecho que dizia que não temos condições de desembarque de um A380 somado ao tráfego comum, há necessidade de uma área de desembarque específica, com esteira de bagagem maior, PF pra atender os estrangeiros e Receita Federal pra atender todo mundo. Conclusão: um terminal novo.
http://img821.imageshack.us/img821/3149/galeo.jpg

Bem, acho que pelo menos no Galeão não haveria maiores problemas para se implantar novos terminais ou eventuais adaptações físicas para operar o A380.

O Galeão tem muito o que crescer ainda. O TPS1, por exemplo, está com ocupação de apenas 50% da sua capacidade.

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro possui a segunda maior pista de aterrissagem do Brasil (4.000 m), perdendo apenas para a Pista de Gavião Peixoto - EMBRAER, esta com 4.967 metros de comprimento, e o seu projeto inicial previa mais dois terminais além dos dois já existentes (TPS1 e TPS2, com capacidade para cerca de 10 milhões de passageiros cada).

A localização dos "novos" terminais seria ao longo da pista principal, a 10/28. Ver na imagem abaixo o espaço reservado do lado direito da pista principal.


http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/6/4/2/1655246.jpg

http://i.imagehost.org/0106/my_zoon_002.jpg


No novo projeto de ampliação do Galeão, os terminais 3 e 4 serão substituidos por um único terminal com área total maior do que a dos TPS 3 e 4 juntos. No novo projeto, o terminal 3 abandonará o formato semi-circular e adotará um retangular.


http://img337.imageshack.us/img337/7148/projetofuturogig001.jpg