Brasil pode ter patamar de pobreza de países ricos em 6 anos

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 107 vezes

#1 Mensagem por FOXTROT » Ter Jan 12, 2010 11:41 am

terra.com.br

12 de janeiro de 2010

Apesar de não ser o país que até 2005 registrou a mais rápida diminuição na taxa de pobreza extrema e na desigualdade de renda, o Brasil está numa posição privilegiada por conseguir reduzir simultaneamente esses dois índices. Mantendo o ritmo dos últimos cinco anos, o País poderia chegar em 2016 com indicadores sociais próximos aos dos países desenvolvidos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Brasil poderá alcançar em 2016 uma taxa nacional de pobreza absoluta de 4%, o que significa, segundo o Ipea, a quase erradicação. Enquanto a pobreza extrema poderia ser praticamente superada, a desigualdade da renda do trabalho tenderia a estar abaixo de 0,5 do índice de Gini, que mede o grau de desigualdade existente na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita. Seu valor varia de 0, quando não há desigualdade (a renda de todos os indivíduos tem o mesmo valor), a 1, quando a desigualdade é máxima (apenas um indivíduo detém toda a renda da sociedade e a renda de todos os outros indivíduos é nula).

Nos países desenvolvidos, o problema da pobreza absoluta encontra-se praticamente resolvida, embora persistam indicadores importantes de medida de pobreza relativa (o quanto se é pobre relativamente à riqueza existente). Nesses países, o índice de Gini encontrava-se, em 2005, em geral, abaixo de 0,4, conforme os casos de países como a Itália (0,33), Espanha (0,32), França (0,28), Holanda (0,27), Alemanha (0,26), Dinamarca (0,24), entre outros. A situação dos Estados Unidos, contudo, distancia-se desta realidade nas economias avançadas (0,46) para o mesmo ano.

Avanços no Brasil
De acordo com o Ipea, a maior parcela dos avanços atualmente alcançados pelo Brasil no campo do enfrentamento à pobreza e à desigualdade está direta e indiretamente associada à estruturação do conjunto das políticas públicas motivada pela Constituição Federal de 1988. Ou seja, a intervenção nas áreas de bem-estar social (saúde, educação, assistência e previdência, infraestrutura social e trabalho, entre outros eixos) possibilitou ao Brasil obter resultados positivos mais rapidamente e na mesma direção dos anteriormente alcançados pelos países desenvolvidos.

O Ipea elencou ainda outros três fatores que contribuíram para a redução dos índices pobreza e desigualdade no Brasil - a elevação do gasto social, a descentralização da política social, ou seja, o crescimento do papel do município na implementação das políticas sociais, e a participação social na conformação e gestão das políticas sociais brasileiras.

Na atual década, a combinação entre a continuidade da estabilidade monetária, a maior expansão econômica e o reforço das políticas públicas, como a elevação real do salário mínimo, a ampliação do crédito popular, a reformulação e o alargamento dos programas de transferências de renda para os estratos de menor rendimento, entre outras ações, se mostrou decisiva para a generalizada melhoria do quadro social no Brasil.

No entanto, as perspectivas em termos de continuidade no enfrentamento da pobreza e da desigualdade no Brasil dependem de vários fatores, entre eles a manutenção do ritmo e do perfil do crescimento econômico com baixa inflação. Mas esses aspectos ainda seriam insuficientes sem o reposicionamento das políticas públicas, especialmente em termos da urgente inversão tanto da regressividade da arrecadação tributária como da fragmentação, dispersão e sobreposição das medidas de atenção social.

Com isso, o estabelecimento de uma nova lei que regule a responsabilidade e o compromisso social, com metas, recursos, cronogramas e coordenação, se mostra importante para que o Brasil possa chegar a alcançar indicadores sociais observados atualmente nos países desenvolvidos, conforme estudo do Ipea.

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: Brasil pode ter patamar de pobreza de países ricos em 6 anos

#2 Mensagem por P44 » Ter Jan 12, 2010 1:33 pm

agradeçam ao FHC... 8-]

Triste sina ter nascido português 👎
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 12, 2010 1:41 pm

No índice Gini somos uns dos piores. Acho que vai demorar um "pouco mais" do que 6 anos.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
P44
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por P44 » Ter Jan 12, 2010 1:43 pm

vão trocar com Portugal :mrgreen:

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#5 Mensagem por Francoorp » Ter Jan 12, 2010 1:50 pm

P44 escreveu:agradeçam ao FHC... 8-]

e o Lula?? Nada Fez de bom pra isso não???

Mas eu prefiro ver pra crer...2016 é muito perto, tenho duvidas que esta previsão seja justa. A bola de cristal falha muito ultimamente, esta crise do capitalismo é uma prova. :twisted: :twisted: :twisted:

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
P44
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por P44 » Ter Jan 12, 2010 1:56 pm

esqueci-me de colocar o tag de "Ironismo Mode" no meu post acima citado 8-] :mrgreen:

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#7 Mensagem por Guerra » Ter Jan 12, 2010 4:39 pm

Bolovo escreveu:No índice Gini somos uns dos piores. Acho que vai demorar um "pouco mais" do que 6 anos.
Vamos ter que aguentar por mais tempo os uruguaios falando que tem indices melhores que os nossos. Isso é castigo. A cruz só pode ter sido feita de pau-brasil.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Kratos
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Kratos » Ter Jan 12, 2010 4:51 pm

O duro disso é aquele velho ditado "O pobre um dia vai deixar a pobreza, mas a pobreza nunca vai deixar o pobre.", não tenho nada contra pobre subir de classe social, o que eu mais gostaria de ver são pessoas não tendo que passar um natal na miséria, ou filhos não sofrendo uma educação péssima ou não morrendo num SUS falido, mas o problema é trazer uns vícios culturais reprováveis conforme vão subindo de vida.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#9 Mensagem por Bourne » Ter Jan 12, 2010 5:50 pm

Bolovo escreveu:No índice Gini somos uns dos piores. Acho que vai demorar um "pouco mais" do que 6 anos.
Sabe que é o IPEA. E o IPEA normalmente apresenta estudos em uma perspectiva ideológica, enfatizando os aspectos interessantes para determinada linha no estudo e obscurecendo aspectos menos agradáveis.

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#10 Mensagem por Francoorp » Ter Jan 12, 2010 5:59 pm

Bourne escreveu:
Sabe que é o IPEA. E o IPEA normalmente apresenta estudos em uma perspectiva ideológica, enfatizando os aspectos interessantes para determinada linha no estudo e obscurecendo aspectos menos agradáveis.

Igual aos outros, do mundo inteiro!!! :mrgreen:

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#11 Mensagem por Sterrius » Ter Jan 12, 2010 7:28 pm

o problema é trazer uns vícios culturais reprováveis conforme vão subindo de vida.

A cultura e o comportamento das pessoas muda mais lentamente, mas tb mudam conforme o aumento de renda abrem novas portas para os filhos destas pessoas ou para elas mesmo!

È coisa pra 1-3 gerações, mas ocorre!

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#12 Mensagem por prp » Ter Jan 12, 2010 8:06 pm

Kratos escreveu: "o problema é trazer uns vícios culturais reprováveis conforme vão subindo de vida".
O que é vícios culturais reprováveis?
Quer dizer que a classe alta não tem vícios culturais reprováveis?
É reprovavel para a classe alta, classe baixa ou somente para você?

Estou tentando entender o que faz um individuo pensar assim.

abraços.

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#13 Mensagem por Beronha » Ter Jan 12, 2010 8:33 pm

Oba! Vou comer carne todo dia...

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#14 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Jan 12, 2010 9:01 pm

Beronha escreveu:Oba! Vou comer carne todo dia...
Eu como carne todo dia uai! Engulo cada sapo que nem te conto...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 107 vezes

#15 Mensagem por FOXTROT » Ter Jan 12, 2010 10:20 pm

prp escreveu:
Kratos escreveu: "o problema é trazer uns vícios culturais reprováveis conforme vão subindo de vida".
O que é vícios culturais reprováveis?
Quer dizer que a classe alta não tem vícios culturais reprováveis?
É reprovavel para a classe alta, classe baixa ou somente para você?

Estou tentando entender o que faz um individuo pensar assim.

abraços.
Olha meu amigo, no meu entendimento as classes sociais menos favorecidas têm vícios que não encontramos nas classes elitizadas por assim dizer.
Hábitos de educação, por exemplo, pessoas pobres e de menor grau de instrução tem hábitos e vícios que mesmo que adquiram dinheiro na vida, não vão conseguir mudar, mas seus descendentes, que certamente terão oportunidades que os seus pais não tiveram, poderão fazer diferente e seus filhos também seguindo essa linha.

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Responder