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datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Dom Nov 01, 2009 6:32 pm
por ako
Olá a todos,
Venho acompanhando as discussões já há algum tempo aqui no forum defesa brasil. Mas é a primeira vez que proponho um tópico.
Tentei fazer uma procura no histórico de tópicos mas não achei nada parecido com o que vou propor para discutir(por favor, me corrijam se haver já um topico aberto sobre este assunto): possibilidades de uso de datalinks.
Alguém pode me dizer os limites desse sistema de comunicação? Por exemplo:
- com o uso de datalinks é possível abandonar de vez o sistema normal de comunicação por rádio UHF/VHF usado durante anos na aviação?
- Em missoes de combate havia (há- no caso da FAB...) o tradicional silencio rádio para não evidenciar a presença de aeronaves num campo de batalha. Com o datalink, é possível trocar informações sem evidenciar a presença de aviões de combate?
- o datalink é melhor em alcance do que o rádio comum? A meu ver, a principal vantagem do datalink é a de criptografar a informação, além de ser uma ferramenta de troca de informações entre sistemas eletrônicos(do computador de um caça para o computador de um AEW, por exemplo), no entanto a emissão de ondas é a mesma(tanto no datalink como no radio comum). Para comunicação, há espaço para o radio VHF?
- Em relação a custos (aquisição, uso, manutenção) não é vantajoso continuar a usar o rádio VHF comum?
Alguém manja de sistemas eletrônicos? poderiam passar alguma noção sobre os limites e possibilidades de uso desse sistema?
Obrigado,
sds
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Seg Nov 02, 2009 11:00 am
por Thor
Vou tentar esclarecer alguns conceitos baseado nas suas perguntas:
- com o uso de datalinks é possível abandonar de vez o sistema normal de comunicação por rádio UHF/VHF usado durante anos na aviação?
O emprego de datalink pode ser via satélite (SATCOM, por exemplo), com o custo muito elevado para se por em todas as aeronaves de uma net; por meio de rádios UHF/VHF e por HF. Abandonar de vez o rádio VHF ainda vai demorar, pois até mesmo para falar com twr/app precisa-se de rádio, e durante a fase final dos combates o piloto vai precisar de falar para melhor distribuir as ações.
- Em missoes de combate havia (há- no caso da FAB...) o tradicional silencio rádio para não evidenciar a presença de aeronaves num campo de batalha. Com o datalink, é possível trocar informações sem evidenciar a presença de aviões de combate?
Sim. Mesmo trabalhando somente em COMSEC (criptogrado), caso alguém possua capacidade de escanear o espectro, mesmo detecando atividade nessa frequencia não poderá afirmar que pertence a comunicação aeronáutica... se utilizar TRANSEC (salto de frequencia + criptografia), além de não ser possível decodificar mensagem, não poderá perceber o uso do espectro, pois os saltos são muito rápidos.
- o datalink é melhor em alcance do que o rádio comum? A meu ver, a principal vantagem do datalink é a de criptografar a informação, além de ser uma ferramenta de troca de informações entre sistemas eletrônicos(do computador de um caça para o computador de um AEW, por exemplo), no entanto a emissão de ondas é a mesma(tanto no datalink como no radio comum). Para comunicação, há espaço para o radio VHF?
Se for utilizado por rádios VHF/UHF será o limite da linha de visada (1,23 x Raiz (altura em pés) Nm). Ainda há espaço para o rádio VHF, embora se prefira o UHF (maior espalhamento das frequencias) a faixa VHF aeronáutica.
- Em relação a custos (aquisição, uso, manutenção) não é vantajoso continuar a usar o rádio VHF comum?
O mesmo rádio VHF pode ser usado para Datalink (voz ou dados).
Alguém manja de sistemas eletrônicos? poderiam passar alguma noção sobre os limites e possibilidades de uso desse sistema?
Alcance vai depender do meio de transmissão utilizado. V/UHF linha de visada, com boa taxa de transmissão de dados. HF permite maiores alcances (reflete na ionosfera), porém baixa velocidade de transmissão e instabilidade. Satélite, alcance ilimitado, caríssimo (aluguel de banda, instalação equipamento adicional), dificuldade de instalação em aeronaves pequenas.
O limite vai depender, basicamente, do protocolo que montou para a rede. Pode haver rede para 10, 50, 100 participantes...
Existem algumas variáveis presentes no assunto: conjunto de dados (Dataset), conjunto de frequencias, chave (key set), domínio do tempo, etc...
Abraços
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Seg Nov 02, 2009 11:28 am
por Palpiteiro
Caro Thor,
Excelente post! Mas não se esqueça da banda L.
Um abraço.
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Seg Nov 02, 2009 4:30 pm
por gaitero
Com a entrada em operação do Link Br-2 haverá um tremendo salto na comunicação militar Brasileira.
E mais a frente, com a utilização dos satélites geo-estacionários, poderemos dar adeus aos mexicanos...
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Seg Nov 02, 2009 8:34 pm
por Zepa
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Seg Nov 02, 2009 8:53 pm
por Pedro Gilberto
Ele deve estar se referindo aos mexicanos na Embratel.
[]´s
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Ter Nov 03, 2009 8:14 pm
por henriquejr
Eu ainda não consigo entender como o governo FHC conseguiu ser tão irresponsável em vender uma empresa estratégica como a Embratel! É imoral uma coisas dessas.....
Não consigo entender mais ainda como os militares aceitaram que isso acontecesse.
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Ter Nov 03, 2009 9:03 pm
por alb
senhores, a algum tempo tenho uma duvida com relacao aos datalinks, em especial na utilizacao de Vants de Combate.
Nao existe um delay,(acho que e assim que se escreve) ou melhor, um atraso causado pela velocidade de transmissao de dados, exemplificando na pratica: Copa do mundo 2010, o mala do galvao Bueno tah no estadio e sai um gol, ele ve este gol um ou dois segundos antes de nos que estamos assistindo aki no Brasil, os data links militares possuem este atraso em nenor grau????
Albernaz
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Ter Nov 03, 2009 9:52 pm
por Thor
alb escreveu:senhores, a algum tempo tenho uma duvida com relacao aos datalinks, em especial na utilizacao de Vants de Combate.
Nao existe um delay,(acho que e assim que se escreve) ou melhor, um atraso causado pela velocidade de transmissao de dados, exemplificando na pratica: Copa do mundo 2010, o mala do galvao Bueno tah no estadio e sai um gol, ele ve este gol um ou dois segundos antes de nos que estamos assistindo aki no Brasil, os data links militares possuem este atraso em nenor grau????
Albernaz
Existe atraso não pela transmissão, mas pelo processamento da informação.
Ondas eletromagnéticas viajam na velocidade da luz, ou seja, por mais longe que o receptor esteja o tempo será mínimo.
Talvez por satélite possa haver um certo atraso. Faça as contas aí...um satélite a uns 30.000 km retransmitindo alguma informação, informação a 300.000 km/s daria uns 0,2 segundo.
Abraços
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Ter Nov 03, 2009 10:45 pm
por alb
Obrigado Thor, mas este atrazo de processamento, ou mesmo este 0,2 seg, nao seriam significativos para a designinacao e posicionamento do alvo, ou estes vaores sao irrelevantes dentro do prcesso??? Pergunto pq nao tenho a minima ideia disso.
albernaz
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Qui Nov 05, 2009 8:49 pm
por ako
olá a todos,
Obrigado pela explicaçãoThor! Concordo com o palpiteiro, excelente post (muito técnico).
Mas me tira outra dúvida: houve boatos de que a fab participou de uma operação no Peru para capturar um traficante famoso de lá(se eu não me engano vi esta noticia no site do defesanet a um tempo atrás). Ela havia usado o R99-Bravo para localizar a emissão do celular do bandido. Assim, conseguiram achá-lo e prendê-lo.
Não sei se o celular há algum tipo de CECOM, mas mesmo que houvesse, há sensores que conseguem localizar de onde está partindo a emissão de uma fonte eletromagnética (no caso o celular). Os sistemas militares de comunicação conseguiriam evitar este tipo de sensor (usando a capacidade TRANSEC)?
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Sex Nov 06, 2009 2:23 pm
por Thor
ako escreveu:olá a todos,
Obrigado pela explicaçãoThor! Concordo com o palpiteiro, excelente post (muito técnico).
Mas me tira outra dúvida: houve boatos de que a fab participou de uma operação no Peru para capturar um traficante famoso de lá(se eu não me engano vi esta noticia no site do defesanet a um tempo atrás). Ela havia usado o R99-Bravo para localizar a emissão do celular do bandido. Assim, conseguiram achá-lo e prendê-lo.
Não sei se o celular há algum tipo de CECOM, mas mesmo que houvesse, há sensores que conseguem localizar de onde está partindo a emissão de uma fonte eletromagnética (no caso o celular). Os sistemas militares de comunicação conseguiriam evitar este tipo de sensor (usando a capacidade TRANSEC)?
Primeiramente gostaria de esclarecer que nesse missão foi enviada uma aeronave E-99, para busca de comunicações em HF e VHF, do possível grupo Sendero Luminoso. Após loicalização, o E-99 vetorou forças especiais peruanas em helicópteros para o local.
De um celular é bem difícil, mas acredito que existam equipamentos que fazem isso. Quanto a Transec é quase impossível localizar uma fonte emissora em Transec, devido ao salto de frequencia ser muito rápido (menos de 0,1 segundo).
Abraços
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Sáb Nov 07, 2009 3:31 pm
por Leandro_O.
Ola a todos...
Acompanho o forum ja algum tempo mas esse e meu primeiro post aqui!
Nao tenho nenhum conhecimento tecnico e desde ja peço desculpas pelas possiveis bobagens que vou postar aqui...
Seria possivel uma aeronave com este sistema de datalink(Rafale por exemplo) estando linkado com um radar em terra(potente suficiente para cobrir grandes areas) usar o mesmo para designar seus misseis BVR contra um alvo ostil???
Ou ate mesmo algum sistema anti-aereo linkado com um radar em terra fazer o mesmo???
Seria possivel tal façanha???
Flwww...
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Sáb Nov 07, 2009 4:29 pm
por ako
Leandro_O. escreveu:Ola a todos...
Acompanho o forum ja algum tempo mas esse e meu primeiro post aqui!
Nao tenho nenhum conhecimento tecnico e desde ja peço desculpas pelas possiveis bobagens que vou postar aqui...
Seria possivel uma aeronave com este sistema de datalink(Rafale por exemplo) estando linkado com um radar em terra(potente suficiente para cobrir grandes areas) usar o mesmo para designar seus misseis BVR contra um alvo ostil???
Ou ate mesmo algum sistema anti-aereo linkado com um radar em terra fazer o mesmo???
Seria possivel tal façanha???
Flwww...
leandro_o,
O que você está falando é perfeitamente possível, mas não sei se há algum sistema que possua esta capacidade(missil ser lançado de uma aeronave e conseguir a posição do alvo através de um radar em terra). Também não sei se há utilidade para um sistema desses.
Os misseis de radar ativo - fire and forget - (aim-120 AMRAAM, R77, Derby, MICA, etc) necessitam apenas que seja informado a localização do alvo. Então, ao ser disparado, ele se guia por esta informação, até que o alvo fique ao alcance de seu próprio radar(se eu não me engano, o alcance do radar do AMRAAM é em torno de 15 km). Neste meio tempo, o míssil pode corrigir a sua rota através de dados passados por datalink. A informação é passada do avião lançador para o míssil. O avião lançador corrige a posição do alvo escaneando o espaço com o seu radar.
Na situação que você citou, uma aeronave poderia apenas lançar o missil e um radar em terra poderia passar os dados de posicionamento do alvo para que haja o devido posicionamento do missil perante o alvo.
não sei se ficou muito claro,
abraços,
Re: datalinks - possibilidades de uso
Enviado: Dom Nov 08, 2009 12:08 pm
por Leandro_O.
ako obrigado pela respostá!
Só fiz a pergunta porque acho que seria mais viável o uso do radar em terra do que o uso do R-99 AEW&C, isso em defesa.
Ficaria mais facíl abater o inimigo sem transmitir uma emissão de radar sequer.Deixando RCS baixissimas (ja que nao estão emitindo nada).
Já o R-99 seria facil achar sua posição se enimi vier acompanhado de uma aeronave AEW&C também.
Ou eu to falando bobagem
O uso dos R-99 só é feito somente em cima da Amazônia. Onde o controle aéreo é precario.