Quem é melhor? O ASTROS II/III ou o MRLS?
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
Quem é melhor? O ASTROS II/III ou o MRLS?
Quem é melhor? O MRLS americano ou o ASTROS Brasileiro?
Não sabemos muita coisa sobre o ASTROS III, então é bom nem colocá-lo na comparação, mas sabemos que existem umas novas muições para o ASTROS.
O MRLS é um grande sistema de artilharia, e alguns alegam ser ele melhor que o ASTROS II por conta dele possuir um GPS (o ASTROS não tem GPS ?). E alguns dizem que o ASTROS é melhor devido à sua mobilidade, e relação tamanho/desempenho.
abraços
Não sabemos muita coisa sobre o ASTROS III, então é bom nem colocá-lo na comparação, mas sabemos que existem umas novas muições para o ASTROS.
O MRLS é um grande sistema de artilharia, e alguns alegam ser ele melhor que o ASTROS II por conta dele possuir um GPS (o ASTROS não tem GPS ?). E alguns dizem que o ASTROS é melhor devido à sua mobilidade, e relação tamanho/desempenho.
abraços
- LEO
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Acho que como Lança-Foguetes, o ASTROS é superior.
Porém, o MLRS também funciona como Lança-Misseis, podendo lançar projéteis a mais de 300 km.
E outros com alcance de 140-160 km aproximandamente.
Porém, o MLRS também funciona como Lança-Misseis, podendo lançar projéteis a mais de 300 km.
E outros com alcance de 140-160 km aproximandamente.
"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar
http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43
Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
- Brasileiro
- Sênior
-
- Sênior
- Agradeceram: 7 vezes
- Contato:
Brasileiro escreveu:Porém, o MLRS também funciona como Lança-Misseis, podendo lançar projéteis a mais de 300 km.
O ASTROS II também, talvez no futuro, mas basta acreditar que é verdade para se tornar realidade.....
abraços
Pois é ! O problema é a falta de credibilidade da avibrás ! E só da para acreditar nos seus projetos, só depois de operacionais!!
- LEO
- Sênior
- Contato:
O ASTROS II também, talvez no futuro, mas basta acreditar que é verdade para se tornar realidade.....
O que é esperado para que tenha capacidade lança-missil é o ASTROS III, porém, ainda só especulação.
"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
O que conheço do MRLS é só o que li. Mas creio que deva ser muito mais sofisticado que o ASTROS. Mas fica muito atrás no quesito mobilidade. Já tive oportunidade de presenciar um treino de artilharia do ASTROS, no campo de treino do EB na cidade goiana de Formosa, e achei o sistema de cálculo de lançamento dos foguetes muito atrasado, levando por volta de 20 minutos para se calcular o ângulo de disparo e fazendo as correções por causa do vento e outros fatores. Se fosse em um ambiente de guerra, teria que ser feito com muita camuflagem, senão o inimigo encontra e destrói. Por isso acredito que o sistema americano seja mais moderno, apesar da lentidão no transporte, mas acho que ele só é usado em situação em que já existe superioridade aérea, ficando desnecessário o deslocamento para dificultar a localização.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
- Brasileiro
- Sênior
Como o ASTROS mira no alvo?
Tem que colocar as coordenadas do alvo para ele disparar? Ou tem um radar que localiza o alvo?
Apesar da demora para ele mirar no alvo, ele é considerado um dos mais precisos do mundo. Qual é a precisão do ASTROS? A uma distância de 60 quilômetros por exemplo, ele é capaz de acertar um alvo definido? Por exemplo: A 60 Km, ele conseguir destruir um prédio em cheio...(?)
abraços
Tem que colocar as coordenadas do alvo para ele disparar? Ou tem um radar que localiza o alvo?
Apesar da demora para ele mirar no alvo, ele é considerado um dos mais precisos do mundo. Qual é a precisão do ASTROS? A uma distância de 60 quilômetros por exemplo, ele é capaz de acertar um alvo definido? Por exemplo: A 60 Km, ele conseguir destruir um prédio em cheio...(?)
abraços
- rodrigo
- Sênior
Como o ASTROS mira no alvo?
A bateria do ASTROS é composta de lançador, recarregador e veículo de comando. São 2 ou 3 lançadores e uns 4 recarregadores, não me lembro direito. O veículo de comando transporta o oficial no comando e seus assistentes. Nos exercícios, as coordenadas do alvo já são conhecidas, e os cálculos são feitos em um notebook. Tem que ser levado em consideração o vento e os fatores metereológicos da área, já que os foguetes voam por mais de 15 km em situação balística, isto é sem propulsão. Em combate, os alvos devem ser identificados por reconhecimento aéreo ou sniper, que passarão as coordenadas.
Ou tem um radar que localiza o alvo?
Eu já vi o radar sendo usado em artilharia de canhão, para o ASTROS desconheço esse uso.
Apesar da demora para ele mirar no alvo, ele é considerado um dos mais precisos do mundo.
Isso é sua opinião ou vc viu isso em algum lugar? Eu não tenho elementos para fazer essa comparação, mas acho o sistema do ASTROS muito simples, e creio que sistemas da OTAN e Rússia devam ser melhores.
A uma distância de 60 quilômetros por exemplo, ele é capaz de acertar um alvo definido? Por exemplo: A 60 Km, ele conseguir destruir um prédio em cheio...(?)
O ASTROS é um sistema de saturação, imagine uma área do tamanho de um campo de futebol, essa é mais ou menos a precisão a uns 30km. Dependendo da munição utilizada, o raio de destruição aumenta. Existem munições tamanho 30, 40, 60 e 80. O EB usa mais o 30. Existem munições com explosivo puro, com ´´bomblets`` pequenas bombas que explodem a uns 50m do chão, fazendo uma chuva de estilhaços e ainda tem um tipo que espalha minas em uma área determinada.
No exercício que assisti, alguns soldados me contaram que quando autoridades vão assistir o treino, é colocada uma carga de explosivo no alvo(carcaça de automóvel), e quando a chuva de foguetes cai em volta do alvo, ele é detonado, criando uma sensação de grande precisão. Eu vi a chuva de foguetes explodir em volta de uma brasília amarela(não eram os mamonas assasinas!) e devido à fragmentação da munição, o alvo fica peneirado pelos estilhaços.
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
-
- Sênior
- Contato:
A mobilidade é importante, mas capacidade de engajamento rápido e preciso é muito mais, imagino.
Por ser um sistema muito mais sofisticado e moderno, creio que o MRLS seja superior ao AstrosII. Mas, posso estar errado, acho que não estudo esse assunto tanto assim
Abraço a todos
César
Por ser um sistema muito mais sofisticado e moderno, creio que o MRLS seja superior ao AstrosII. Mas, posso estar errado, acho que não estudo esse assunto tanto assim
Abraço a todos
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
Alguém sabe como funciona o sistema de GPS do MRLS ?!
Po com facilidade de aparelhos GPS, e a abertura pro Galileu, acho que não seria dificil equipar o Astros III com um sistema de GPS! mesmo que fosse o civil... acho que ainda seria melhor do que calcular tudo "manualmente" como disse um usuárico acima.
Po com facilidade de aparelhos GPS, e a abertura pro Galileu, acho que não seria dificil equipar o Astros III com um sistema de GPS! mesmo que fosse o civil... acho que ainda seria melhor do que calcular tudo "manualmente" como disse um usuárico acima.
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
- rodrigo
- Sênior
Como eu estava desinformado sobre os veículos lançadores de foguetes, fui fazer o dever de casa, e encontrei dois vídeos de sistemas russos:
1º - GRAD - esse é antigo, creio que seja a mesma unidade usada na 2ª guerra mundial, em que era chamado os culhões de Stalin(Katiuscha?). Mas notem o seguinte, o veículo lançador tem um aspecto de antigo, mas o veículo de comando é altamente equipado com sistemas de guiagem, meteorologia e análise de alvos. Então vi que apesar de nosso ASTROS ser de grande mobilidade, não adianta se não for acompanhado de um moderno sistema de comando e disparo. VÍDEO -http://www.rusarm.ru/video/grad.wmv
2º SMERCH - esse sistema é mais atual, mais uma vez notem o avançado sistema de controle e disparo. Esse veículo lembra o lançador de SCUD.
VÍDEO - http://www.rusarm.ru/video/smerch.wmv
1º - GRAD - esse é antigo, creio que seja a mesma unidade usada na 2ª guerra mundial, em que era chamado os culhões de Stalin(Katiuscha?). Mas notem o seguinte, o veículo lançador tem um aspecto de antigo, mas o veículo de comando é altamente equipado com sistemas de guiagem, meteorologia e análise de alvos. Então vi que apesar de nosso ASTROS ser de grande mobilidade, não adianta se não for acompanhado de um moderno sistema de comando e disparo. VÍDEO -http://www.rusarm.ru/video/grad.wmv
2º SMERCH - esse sistema é mais atual, mais uma vez notem o avançado sistema de controle e disparo. Esse veículo lembra o lançador de SCUD.
VÍDEO - http://www.rusarm.ru/video/smerch.wmv
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
vinny escreveu:Para saber qual dos dois é o melhor o ASTROS II ou o MRLS temos que avaliar uma série de fatores, como mobilidade, precisão...
na minha opinião o ASTROS II é melhor, do que o MRLS por causa da sua grande mobilidade, mas fica para atrás no quesito precisão pois o MRLS possui guiagem por GPS.
A grande jogada por trás do Astros é que ele pode carregar simultaneamente foguetes de vários tipos, e não apenas um tipo.
Exemplo: ele pode carregar alguns SS-30 juntos com os SS-60. Já o MRLS só pode levar um tipo de foguete ao mesmo tempo...
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell