Dúvida?!?!? NAeL Minas Gerais
Moderador: Conselho de Moderação
Dúvida?!?!? NAeL Minas Gerais
A foto abaixo é do NAeL Minas Gerais, segundo informa o sítio da MB. Percebe-se claramente que há um AF-1 (A-4 Skyhawk) decolando a partir do convés de vôo. Não sabia que exercícios de decolagem com caças AF-1 estavam sendo tentados a partir do NAeL Minas Gerais
Tudo bem, mas se isto é possível, digo a decolagem eu pergunto aos senhores: "É possível ou foi tentado o pouso com este tipo de aeronave no no NAeL Minas Gerais "
Eu realmente fiquei curioso, pois eu pensava e ainda penso que o sistema de cabos frenagem e a catapulta do Minas Gerais não eram preparados para este tipo de aeronave???
Abaixo segue um link de uma animação em Flash bem didática que eu pesquei na NET. Somente a título de ilustração.
http://www.unav.es/malofiej/entries/16/ ... avioes.swf
Tudo bem, mas se isto é possível, digo a decolagem eu pergunto aos senhores: "É possível ou foi tentado o pouso com este tipo de aeronave no no NAeL Minas Gerais "
Eu realmente fiquei curioso, pois eu pensava e ainda penso que o sistema de cabos frenagem e a catapulta do Minas Gerais não eram preparados para este tipo de aeronave???
Abaixo segue um link de uma animação em Flash bem didática que eu pesquei na NET. Somente a título de ilustração.
http://www.unav.es/malofiej/entries/16/ ... avioes.swf
Ser Guerreiro é viver para sempre!
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Belena, é perfeitamente possível. Antes da entrada em serviço do A12 São Paulo, era o Minas que tinha a função de reativar a aviação de asa fixa na MB. O São Paulo foi uma compra de oportunidade (US$ 12 mi), preço irrisório para um NAe. Se a MB não tivesse adquirido o A12, provavelmente o Minas estaria ativo até hoje. Evidentemente, as condições físicas do antigo A11 não eram as ideais, mas ele estava plenamente capacidado de operar os A-4 da forma que a MB precisava, isto é, treinamento e qualificação de pilotos.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12891
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
A informação que eu tinha é que a catapulta do MINAS não podia lançar os A-4. Então a manobra que era treinada era o TOUCH AND GO, ou seja toque e arremetida, para criar o reflexo do pouso em ambiente de NAe.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
-
- Sênior
- Mensagens: 4297
- Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
- Localização: Florianópolis
- Contato:
rodrigo escreveu:A informação que eu tinha é que a catapulta do MINAS não podia lançar os A-4. Então a manobra que era treinada era o TOUCH AND GO, ou seja toque e arremetida, para criar o reflexo do pouso em ambiente de NAe.
Tinha ouvido a mesma coisa.
Abraço a todos
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
- FinkenHeinle
- Sênior
- Mensagens: 11930
- Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
- Localização: Criciúma/SC
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
César escreveu:rodrigo escreveu:A informação que eu tinha é que a catapulta do MINAS não podia lançar os A-4. Então a manobra que era treinada era o TOUCH AND GO, ou seja toque e arremetida, para criar o reflexo do pouso em ambiente de NAe.
Tinha ouvido a mesma coisa.
Abraço a todos
César
Creio que ele pudesse lançar os A-4, visto que o Veinte y Cinco de Mayo, irmão do Minas, já lançava Skyhawks há muito tempo...
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Fala pessoal,
O A-4 executou sim pouso e decolagem, toques e arremetidas no A-11 Minas Gerais! Inclusive, eu tinha 5 vídeo da operação Catrapo I, mais infelizmente tive um problema no HD, e foi tudo pro buraco! Eu baixei os vídeo do site do Poder Naval (se não me engano), porem esse site está em um novo servidor, e não foi colocado um link para vídeo!
Se alguém achar esse vídeo, por favor me avise!
Vai ai algumas reportagem fando da operação Catrapo I:
“O A-4 executou no A-11 Minas Gerais pouso de decolagem, toque e arremetida
Entre os dias 13 e 24 de janeiro caças AF-1 Skyhawk pilotados por aviadores navais realizaram operações de pouso e decolagem a partir do Navio Aeródromo Ligeiro A-11 Minas Gerais. A operação, denominada Catrapo I já entrou para a história da aviação naval da Marinha do Brasil, pois pela primeira vez aeronaves a jato pilotadas por aviadores brasileiros fizeram pousos enganchados e catapultagens do velho NAeL. Ocorrido ao longo do litoral de Cabo Frio (RJ), a operação ocorreu sem nenhum acidente.
A notícia da operação realizada com o Minas Gerais acabou pegando muitos de surpresa, pois de acordo com informações, o NAeL Minas Gerais não é capaz de criar velocidade suficiente para a operação dos AF-1, podendo deduzir que a Marinha se aproveitou de condições climáticas muito favoráveis para a realização dos pousos e decolagens.”
“Entre os dias 13 e 24 de janeiro de 2001 ao largo de Cabo Frio, RJ, caças AF-1 Skyhawk do 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque realizaram as primeiras operações de pouso e decolagem a bordo Minas. A operação, denominada Catrapo I entrou para a história da aviação naval brasileira, pois pela primeira vez aeronaves a jato pilotadas por aviadores navais brasileiros fizeram pousos enganchados e catapultagens no NAeL. Mesmo depois de realizada mais uma revisão na catapulta visando prepara-la para lançar os Skyhawk, e de conhecimento geral que o Minas apesar de estar em ótimas condições não reunia condições em termos de velocidade, para operar as "novas" aeronaves em todo seu potencial, deduzindo-se que essas operações foram realizadas em condições de ventos favoráveis, permitindo assim que os pousos e decolagens fossem feitos com a máxima segurança. Assim o velho e querido Minas cumpriu com galhardia sua ultima missão deixando o caminho do futuro de nossa Aviação Naval traçado para o nosso novo NAe, o São Paulo - A 12 adquirido junto a Marinha Francesa.”
A-4 pronto para decolagem no A-11 Minas Gerais:
A-4 após o pouso:
Falou!!!
O A-4 executou sim pouso e decolagem, toques e arremetidas no A-11 Minas Gerais! Inclusive, eu tinha 5 vídeo da operação Catrapo I, mais infelizmente tive um problema no HD, e foi tudo pro buraco! Eu baixei os vídeo do site do Poder Naval (se não me engano), porem esse site está em um novo servidor, e não foi colocado um link para vídeo!
Se alguém achar esse vídeo, por favor me avise!
Vai ai algumas reportagem fando da operação Catrapo I:
“O A-4 executou no A-11 Minas Gerais pouso de decolagem, toque e arremetida
Entre os dias 13 e 24 de janeiro caças AF-1 Skyhawk pilotados por aviadores navais realizaram operações de pouso e decolagem a partir do Navio Aeródromo Ligeiro A-11 Minas Gerais. A operação, denominada Catrapo I já entrou para a história da aviação naval da Marinha do Brasil, pois pela primeira vez aeronaves a jato pilotadas por aviadores brasileiros fizeram pousos enganchados e catapultagens do velho NAeL. Ocorrido ao longo do litoral de Cabo Frio (RJ), a operação ocorreu sem nenhum acidente.
A notícia da operação realizada com o Minas Gerais acabou pegando muitos de surpresa, pois de acordo com informações, o NAeL Minas Gerais não é capaz de criar velocidade suficiente para a operação dos AF-1, podendo deduzir que a Marinha se aproveitou de condições climáticas muito favoráveis para a realização dos pousos e decolagens.”
“Entre os dias 13 e 24 de janeiro de 2001 ao largo de Cabo Frio, RJ, caças AF-1 Skyhawk do 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque realizaram as primeiras operações de pouso e decolagem a bordo Minas. A operação, denominada Catrapo I entrou para a história da aviação naval brasileira, pois pela primeira vez aeronaves a jato pilotadas por aviadores navais brasileiros fizeram pousos enganchados e catapultagens no NAeL. Mesmo depois de realizada mais uma revisão na catapulta visando prepara-la para lançar os Skyhawk, e de conhecimento geral que o Minas apesar de estar em ótimas condições não reunia condições em termos de velocidade, para operar as "novas" aeronaves em todo seu potencial, deduzindo-se que essas operações foram realizadas em condições de ventos favoráveis, permitindo assim que os pousos e decolagens fossem feitos com a máxima segurança. Assim o velho e querido Minas cumpriu com galhardia sua ultima missão deixando o caminho do futuro de nossa Aviação Naval traçado para o nosso novo NAe, o São Paulo - A 12 adquirido junto a Marinha Francesa.”
A-4 pronto para decolagem no A-11 Minas Gerais:
A-4 após o pouso:
Falou!!!
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Pessoal,
Eu quase me esqueci deste tópico, uma vez que fico mais no Forças Terrestres e Assuntos Gerais, mas eu gostaria de agradecer a todos pelas informações que eu não consegui encontrar. Realmente a realização de exercícios com A-4 no NAeL Minas Gerais constituem um marco histórico no fim da carreira daquele navio que leva o nome do meu Estado, as "Minas Gerais" onde só o que vê são mares de morros.
Abraços a todos e desculpem-me pela demora em agradecer e responder.
Eu quase me esqueci deste tópico, uma vez que fico mais no Forças Terrestres e Assuntos Gerais, mas eu gostaria de agradecer a todos pelas informações que eu não consegui encontrar. Realmente a realização de exercícios com A-4 no NAeL Minas Gerais constituem um marco histórico no fim da carreira daquele navio que leva o nome do meu Estado, as "Minas Gerais" onde só o que vê são mares de morros.
Abraços a todos e desculpem-me pela demora em agradecer e responder.
Ser Guerreiro é viver para sempre!
- VICTOR
- Sênior
- Mensagens: 4238
- Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
- Localização: Curitiba
- Agradeceu: 3 vezes
So achei este topico que fala especificamente do A-11 Minas Gerais.
Esta eh uma foto recente dele.
Mas fotos do genero em http://bobhenneman.info/Breakers1.htm
Esta eh uma foto recente dele.
Mas fotos do genero em http://bobhenneman.info/Breakers1.htm
- Alitson
- Sênior
- Mensagens: 4327
- Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
FinkenHeinle escreveu:César escreveu:rodrigo escreveu:A informação que eu tinha é que a catapulta do MINAS não podia lançar os A-4. Então a manobra que era treinada era o TOUCH AND GO, ou seja toque e arremetida, para criar o reflexo do pouso em ambiente de NAe.
Tinha ouvido a mesma coisa.
Abraço a todos
César
Creio que ele pudesse lançar os A-4, visto que o Veinte y Cinco de Mayo, irmão do Minas, já lançava Skyhawks há muito tempo...
Não só os A-4, mas também os Super Étendart e acho que os Tracker também, capaz de lançar estes com carga total!!!!!!! Mas durante as Malvinas ficaram quase sem poder lançar as suas aeronaves!!!!!!!!
E ALGUÉM TEM ALGUMA NOTICIA DO VELHO E BELO MINAS????????
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
- talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
Putz,dá uma dor no coração ver um navio com a história do Minas acabar assim
Já vi tantas vezes esse navio,o meu pai sempre me levava quando era criança quando ele aportava em Santos...
Um navio muito bonito,vai ficar pra sempre na minha memória
Chineses filhos edit - mod - menos - talharim - menos ! O minas deveria ter virado museu na Inglaterra !
Já vi tantas vezes esse navio,o meu pai sempre me levava quando era criança quando ele aportava em Santos...
Um navio muito bonito,vai ficar pra sempre na minha memória
Chineses filhos edit - mod - menos - talharim - menos ! O minas deveria ter virado museu na Inglaterra !
- Cmdt :Tomy Frankys
- Intermediário
- Mensagens: 339
- Registrado em: Seg Jun 20, 2005 5:23 pm
- Cmdt :Tomy Frankys
- Intermediário
- Mensagens: 339
- Registrado em: Seg Jun 20, 2005 5:23 pm
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
É eu falei besteira... hehehehe
Royal Navy 1944-1956 - HMS Vengeance
Royal Australian Navy 1952-1955 - HMAS Vengeance
Brazilian Navy 1960-2001- NAeL Minas Gerais
Agora vai virar latinha de Coke lá na China.
Alias, o site do HMS Vengeance: http://www.fleetairarmarchive.net/vengeance/
Royal Navy 1944-1956 - HMS Vengeance
Royal Australian Navy 1952-1955 - HMAS Vengeance
Brazilian Navy 1960-2001- NAeL Minas Gerais
Agora vai virar latinha de Coke lá na China.
Alias, o site do HMS Vengeance: http://www.fleetairarmarchive.net/vengeance/
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)