Página 1 de 1

Relatório de Auditoria da OACI aponta que o Brasil ...

Enviado: Sex Mai 22, 2009 7:04 pm
por Thor
Quinta-feira, 21 de Maio de 2009
Brasil fica em 5º no ranking de segurança da aviação civil

SÃO PAULO – http://www.jc.uol.com.br
A segurança da aviação civil no Brasil teve a quinta melhor nota entre os países do G20 – grupo das sete economias mais desenvolvidas do mundo e dos principais emergentes – que já passaram pela auditoria da Organização de Aviação Civil Internacional (Icao, na sigla em inglês). A rigorosa inspeção, realizada entre os dias 4 e 15 deste mês, foi a primeira desde a crise aérea, em 2006/2007. Os 87,3 pontos obtidos pelo País – atribuídos pelo atendimento às regras de conformidade com as normas da Icao – colocaram a aviação civil nacional atrás apenas da Coreia do Sul, Canadá, França e Estados Unidos. Foram auditadas 124 nações. Até 2010, a Icao espera avaliar 190 países.

A meta da instituição é verificar o grau de adequação do setor às recomendações de segurança de voo e de operações em terra. O leque é amplo. Cobre desde o manejo de passageiros nos aeroportos até as regras para resgate de acidentados, recursos eletrônicos disponíveis e domínio de idiomas pelos operadores. A inspeção não tem caráter punitivo, serve só para ajudar a identificar problemas e incentivar os países a corrigi-los.

Ao longo de 12 dias, os oito emissários da Icao avaliaram o funcionamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Segundo fontes da Icao, as organizações militares – Cenipa e Decea – obtiveram as melhores notas.

Os serviços de navegação aérea do Decea foram considerados 95% de acordo com as expectativas, resultado melhor que o obtido isoladamente por EUA, Alemanha, Itália, Austrália e França. O desalinhamento de 5% envolve a fluência em inglês para equipes de busca e salvamento, além de questões específicas na gestão da segurança de operações e controle de qualidade nos serviços de informações aeronáuticas.

Responsável pela defesa e pelo controle do tráfego aéreo de aeronaves civis e militares, o órgão esteve no centro das discussões sobre o apagão aéreo no País entre 2006 e 2007. O acidente com o Boeing da Gol, que deixou 154 mortos em setembro de 2006, foi o estopim da crise. Acuados e insatisfeitos com as condições de trabalho, controladores de voo promoveram sucessivas operações-padrão, até se amotinarem, em março de 2007.

O Cenipa teve 96% de conformidade com o estabelecido pela Icao, mesmo patamar da European Aviation Safety Agency. A Anac não divulgou sua nota – pela média geral do País, conclui-se que tenha sido de 71 pontos, inferior às obtidas pelas repartições ligadas à Aeronáutica.
Postado por Aeroportos no Brasil: Artigos e Pensamentos às 08:40
Marcadores: Notícia
http://aeroportosnobrasil.blogspot.com/ ... e-bem.html
Agora temos indícios da real situação da segurança aérea no Brasil em comparação com o mundo afora. Acho que todos se lembram daquelas falácias ditas por outros menos especialistas durante a crise do apagão.
Em termos de prevenção e investigação de acidentes, o CENIPA ficou empatado com a melhor agencia mundial, no topo do ranking.
Parabéns ao DECEA e ao CENIPA.

Re: Relatório de Auditoria da OACI aponta que o Brasil ...

Enviado: Sáb Mai 23, 2009 4:59 am
por Izaias Maia
Será que esta informação sairia na Globo, Veja, etc.???

Re: Relatório de Auditoria da OACI aponta que o Brasil ...

Enviado: Sáb Mai 23, 2009 9:42 am
por Palpiteiro
Excelente notícia. Parabéns para a Aeronáutica.

Espero que todos os foristas do DB leiam.

Palpiteiro

Re: Relatório de Auditoria da OACI aponta que o Brasil ...

Enviado: Sáb Mai 23, 2009 1:44 pm
por Hezekiah
Parabens mesmo,fazem muito com pouco recurso, pois se depender da Infraero ....

Os politicos e as fraldas devem ser trocados constantemente, e pela mesma razão.

Re: Relatório de Auditoria da OACI aponta que o Brasil ...

Enviado: Sáb Mai 23, 2009 6:57 pm
por Slip Junior
Oaci: aviação civil brasileira passa de 62,6% para 87,3% no cumprimento das normas internacionais

Protocolos da ANAC que foram auditados atenderam a 84,0% das exigências da Organização de Aviação Civil Internacional



Brasília, 21 de maio de 2009 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) teve aprovação de 84,0% dos quase 700 protocolos auditados pela missão da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci), que esteve no Brasil entre os dias 3 e 15 de maio. Os protocolos referentes à ANAC representam cerca de 70% dos cerca de mil procedimentos analisados pelos técnicos da Oaci, que também fizeram auditoria em dois órgãos da Aeronáutica que atuam na aviação civil brasileira – o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O balanço preliminar da auditoria realizada pela Oaci mostra que a aviação civil brasileira teve um aumento de 40% no índice de conformidade em relação às normas internacionais para o setor. Na última auditoria que havia sido realizada pela Oaci no Brasil, em 2000, o país havia atendido às exigências internacionais em 62,6% dos protocolos. A nova auditoria, ainda em sua versão preliminar, aponta uma aprovação de 87,3% da aviação brasileira, colocando o Brasil em nono lugar entre os 123 países auditados pela Organização. Entre os países integrantes do G-20, a posição brasileira é o 5º lugar.

As áreas da ANAC auditadas foram Habilitação, com 95% de conformidade; Segurança Operacional, 90%; Infraestrutura Aeroportuária, 76%; e Aeronavegabilidade, 89%. A média mundial entre os países auditados pela Oaci é de 58,6%.

Os dez países com melhores avaliações da Oaci são:

1º Coréia do Sul – não divulgado
2º Armênia – não divulgado
3º Canadá – 95,4%
4º França – 94,5%
5º Egito – não divulgado
6º Estados Unidos – 91,1%
7º Holanda – 88,4%
8º Polônia – não divulgado
9º Brasil – 87,3%
10º Cuba – não divulgado

Fonte: http://www.anac.gov.br/imprensa/OACI1.asp
izaias freitas maia escreveu:Será que esta informação sairia na Globo, Veja, etc.???
Duvido que divulguem assim como duvido que o Estadão (quem fez essa matéria que o Thor postou foi nosso velho conhecido Roberto Godoy) vá se dar ao trabalho de retificar a notícia...

Abraços