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Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Sex Mar 20, 2009 12:37 pm
por Edu Lopes
Colisão de navio e submarino nuclear dos EUA no Estreito de Ormuz deixa 15 feridos
Publicada em 20/03/2009 às 12h22m
O GloboAgências internacionais
RIO - O submarino nuclear americano U.S.S. Hartford e o navio anfíbio U.S.S. New Orleans, também dos Estados Unidos, colidiram nesta sexta-feira no Estreito de Ormuz, no Oriente Médio, deixando 15 marinheiros levemente feridos. Segundo a Marinha americana, os feridos são tripulantes do submarino, mas não houve danos na unidade de propulsão nuclear. Já o navio de guerra sofreu danos no tanque de combustível, despejando 95 mil litros no mar.
A V Frota da Marinha dos EUA, que tem sede no Bahrein e é responsável pelas embarcações americanas na região, informou que o acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira, por volta de 1h.
A Marinha informou ainda que as duas embarcações militares estavam fazendo rondas de rotina na região e conduzindo operações de segurança. O estreito marca a entrada do Golfo Pérsico, entre Omã e Irã. São transportados pela região cerca de 40% do petróleo utilizado em todo o mundo.
Este é o segundo acidente registrado este ano envolvendo submarinos nucleares. Dois submarinos nucleares, um da Marinha birtânica e outro da francesa, chocaram-se no incío de fevereiro durante operações no Oceano Atlântico. As embarcações ficaram muito danificados, mas ninguém ficou ferido e as armas que eram transportadas não foram prejudicadas.
Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/ ... 920700.asp
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Sex Mar 20, 2009 2:45 pm
por Gerson Victorio
Tá parecendo "conversa" de surdos....ninguém ouve ninguém
Gerson
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Sex Mar 20, 2009 4:16 pm
por WalterGaudério
GERSON VICTORIO escreveu:Tá parecendo "conversa" de surdos....ninguém ouve ninguém
Gerson
Na verdade deve ter sido o retrovisor esquerdo que tava meio embaçado...
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Sex Mar 20, 2009 5:34 pm
por Skyway
Cara, que moda de colisões com submarinos agora heim!...tomara que a MB não siga essa "modinha"....
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Sex Mar 20, 2009 5:43 pm
por Bolovo
Skyway escreveu:Cara, que moda de colisões com submarinos agora heim!...tomara que a MB não siga essa "modinha"....
Verdade. Daqui a pouco vão ter que colocar seta, farol alto e etc nos navios. Navio na direita e submarino só pela faixa da esquerda.
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Sex Mar 20, 2009 6:19 pm
por WalterGaudério
Skyway escreveu:Cara, que moda de colisões com submarinos agora heim!...tomara que a MB não siga essa "modinha"....
Na verdade existe protocolo de segurança específico para a execução desta manobra. Este protocolo diz basicamente o que o navio NÃO deve Fazer. Qto. ao sub ele atrave´s de sinais pré-combinados apenas alerta qto. ao momento da emersão DESDE que a tripulação do sub tenha se certificado que os navios na área estejam na atitude em que devem estar.
Resumo da ópera a resposabilidade está no oficial de manobra e no oficial que autorizou a manobra.
Mais um comandante americanoa perder o posto.
A coisa está correndo meio feia por lá. Tem comandante encalhando navio, "batendo" sumarino...
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Sáb Mar 21, 2009 2:12 pm
por Moccelin
Competência full a desses Oficiais americanos heim... O povo de Annapolis deve estar feliz da vida com essa propaganda hehehehehehe...
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Sáb Mar 21, 2009 9:49 pm
por WalterGaudério
vilmarmoccelin escreveu:Competência full a desses Oficiais americanos heim... O povo de Annapolis deve estar feliz da vida com essa propaganda hehehehehehe...
Pois é...
Tu foste milico no EB não foi Villar?
Lembra daquela frase(muito falada na AMAN) que diz:
(...) o azar é militar...(...), nestes casos todos não só era militar como estava de serviço e bem atento.
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Sáb Mar 21, 2009 9:54 pm
por brisa
Estes caras vieram estagiar no Uruguai
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Dom Mar 22, 2009 2:25 am
por Pablo Maica
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Dom Mar 22, 2009 11:24 am
por thicogo
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Dom Mar 22, 2009 3:15 pm
por Moccelin
Azar militar ou não, fica a piada e o contrangimento do comandante e sua equipe de ter ferrado um sub (e/ou navio) por um bom tempo...
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Dom Mar 22, 2009 4:53 pm
por Bolovo
Não é a primeira vez que o Hartford bate em alguma coisa
2003 collision in Sardinia
On 25 October 2003 Hartford ran aground near La Maddalena in Sardinia with such force that rudders, sonar and other electronic equipment were severely damaged.[1]
2009 collision in Strait of Hormuz
On 20 March 2009 Hartford collided with USS New Orleans (LPD-18) in the Strait of Hormuz, slightly injuring 15 sailors on board. Both vessels were able to proceed under their own power after the incident, although the New Orleans suffered a ruptured fuel tank, releasing 25,000 gallons of diesel fuel into the strait[2]
http://en.wikipedia.org/wiki/USS_Hartford_(SSN-768)
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Seg Mar 23, 2009 11:09 am
por Jacobs
Uma dúvida: como um submarino navega, sem ter qualquer contato visual com o mundo externo?
Imagino que não deva ser por sonar, se não a posições do sub ficaria em risco. Será que alguem pode me matar essa curiosidade?
Re: Barbeiragem americana no Estreito de Ormuz
Enviado: Seg Mar 23, 2009 11:17 am
por WalterGaudério
Jacobs escreveu:Uma dúvida: como um submarino navega, sem ter qualquer contato visual com o mundo externo?
Imagino que não deva ser por sonar, se não a posições do sub ficaria em risco. Será que alguem pode me matar essa curiosidade?
A navegação é por sonar. Existe ainda a opção, (na prática válida apenas para submarinos operadores de sistemas de posicionamento global NAVSTAR(o famoso GPS) , GLONASS e GALILEU, bem como de sistema similar em desenvolvimento/implementação pela China) de se executar trânsito orientado pelos sistemas acima mencionados. DESDE QUE a carta náutica seja atualizada e confiável.
AS outras maneiras de navegação(em imersão) são variações de combinações das formas acima descritas.