General Electric GE90

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R.A.Barros
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General Electric GE90

#1 Mensagem por R.A.Barros » Ter Fev 03, 2009 1:54 pm

Galera, o topico é sobre a turbina GE90, usada nos Boeings 777. Esta turbina é enorme!!



General Electric GE90
General Electric GE90 uma família de motores a jato. Sua variante GE90-115B é o maior motor a jato, constando no Guinness Book of Records. Possui a mesma largura da fuselagem de um 737. A General Electric projetou o novo motor para o Boeing 777 tanto na versão 200LR, quanto na 300ER. Recordista de empuxo, ele consegue alcançar a marca de 127 000 libras. Suas pás são em um novo formato mais tridimensional que puxa mais ar que as pás convencionais, auxiliando no aumento do empuxo.

GE90-115B
O maior e mais potente motor de aviação até o momento. A General Eletric construiu especialmente para os novos Boeing 777 sendo eles de modelos: 777-200LR e 777-300ER e mais recentemente o novo 777F cargueiro. Com empuxo um pouco maior que 115.000 lbs ele é o recordista de potência. Suas pás incorporam um design inovador. Compostas de fibras de Carbono e revestido nas pontas com uma liga de Titânio, elas possuem um formato curvo, com a aparência 3D, que proporcionam sugar mais ar que as pás com formato mais tradicional do mesmo tamanho. O GE 90-115B é 40% mais potente que seus antecessores que equipavam o Boeing 767, os GE CF6-80C2B8F, alem de serem menos barulhento que o mesmo e com uma economia de 1/3 de combustível.

Originalmente, o objetivo do 777-300ER era substituir o Boeing 747-400, isso antes do projeto do Boeing 787 Dreamliner. Durante a fase de testes do motor, na década de 90, um GE 90-115B foi instalado em um Boeing 747-400. A primeira diferença a se notar é o excepcional tamanho do GE90-115B em comparação com os motores originais do 747. O tamanho realmente impressiona, o diâmetro de um GE-90 é o mesmo da cabine de um Boeing 737 De fato, o novo motor instalado foi capaz de sustentar sozinho em vôo um 747-400 quando os outros 3 motores menores foram desligados. Um feito incrível para um único motor que, ao atuar em dupla, sustentará em vôo uma aeronave com um peso 20% menor que o peso de um 747.

A elevada tecnologia do GE 90-115B faz dele um motor para a nova era de Super Bi-Jatos que são mais econômicos, menos barulhentos, menos complexos e menos dispendiosos que os jatos de 4 motores.

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