Página 1 de 9

mais um massacre ?

Enviado: Qua Set 01, 2004 8:31 am
por FRAJOLA PORCO
Cerca de 20 terroristas, ainda não identificados, invadiram hoje uma escola e fez cerca de 400 estudantes, pais e professores reféns na cidade de Beslan, na república russa de Ossétia do Norte. Houve tiroteio e pelo menos três pessoas morreram.
Cinqüenta alunos que tinham se escondido durante a captura de reféns em uma escola na Ossétia do Norte conseguiram sair do local. As crianças se esconderam em pequenos grupos em uma esplanada.

"Um corpo jaz junto à entrada do edifício, outros dois na calçada, junto à cerca", disse um porta-voz do gabinete de crise à agência oficial Itar-Tass. "Há vítimas entre os professores", acrescentou a agência. Um terrorista teria morrido durante o tiroteio.

O grupo ameaça explodir o local caso as forças de segurança lancem um ataque. A ameaça foi transmitida por uma mulher libertada pelos terroristas. Alguns dos membros do grupo têm explosivos amarrados a seu corpo. Segundo a agência de notícias RIA, minas foram espalhadas pelo ginásio de esportes da escola.

A agência russa Itar-Tass disse que os militantes exigem a libertação de combatentes presos em junho na Inguchétia durante uma operação contra rebeldes.

"Agora na região estão se concentrando destacamentos da polícia e tropas do Ministério do Interior. Ainda não sabemos com toda certeza quantos pais e alunos estão como reféns", disse Vladimir Yakovlev, representante do presidente da Rússia na Circunscrição Federal do Sul. Franco-atiradores estão postados na cobertura do ginásio onde são mantidos os reféns.

Ismel Shaov, porta-voz do Ministério do Interior de Ossétia do Norte, declarou à agência Interfax que o colégio foi tomado por "pelo menos 17 terroristas", entre os quais há mulheres.

Segundo as fontes ouvidas pelas agências russas, o número de reféns em poder do grupo armado pode variar de 120 a 400.

Enviado: Qua Set 01, 2004 8:42 am
por VICTOR
Pensei a mesma coisa. Se as FEs russas tiverem a mesma sutileza que no teatro, coitadas das criancinhas.

Esses terroristas são uns escrotos mesmo. :x

Enviado: Qua Set 01, 2004 12:13 pm
por Vinicius Pimenta
Eu acho terrorismo uma baita covardia! Tudo bem que eles não têm condições de bater de frente com forças militares, mas vão atacar civis, especialmente crianças!!?? Isso é uma baita covardia!! Peguem esses 20, entupam eles de bomba e tentem explodir o palácio do governo ou qualquer coisa que seja um alvo militar válido! Explodam pontes, usinas elétricas, qualquer coisa. Atacar uma escola!!!!? Pra mim perdem toda a razão, se é que têm alguma.

Enviado: Qui Set 02, 2004 11:35 pm
por César
Esses terroristas são um bando de Merda. Desculpem o palavriado.

Na minha opinião, a Chechênia tem todo o direito de exigir independência. A população é islâmica e não ortodoxa. É toda uma cultura diferente, incompatível, impossível de viver sob as mesmas leis. Tal tentativa de convivência em um mesmo estado de culturas totalmente diferentes(quando digo isso, não estou falando do contraste entre Nordestino que gosta de cachaça e do Gaúcho que prefere Chimarrão, estou me referindo a Islâmicos, católicos, judeus e por aí vai) foi tentada na antiga Iuguslávia, e ela sumiu após uma agonizante Guerra civil.

Porém, o terrorismo nunca foi e nunca será justificável. Principalmente contra Mulheres e Crianças!! Não importa o que esse monte de @#$%# tente argumentar, terrorismo NÃO é a saída.
No máximo o que pode ser permitido são ataques contra forças militares ou intituições políticas do Estado que se recusa a aceitar tal separação, se justificada por diferenças culturais absurdas. Civis nunca podem entrar nesse contexto.

E o pior é que o povo checheno fica com o filme queimado na história. O pessoal do resto do mundo vê e pensa "Mas esses Chechênos são uns terroristas, têm que morrer!". E com isso Moscou consegue munição moral pra fazer horrores em Grosny, como já fez outras vezes. E quem paga o pato é, no final das contas, o povo checheno.

Que esses terroristas Ardam no Inferno pro resto da eternidade por colocar crianças no meio disso. E quanto a Chechênia... Espero que ela consiga uma separação pacífica, porém isso está difícil de acontecer.. :(

Abraço a todos

César

Enviado: Sex Set 03, 2004 12:09 am
por Vinicius Pimenta
Aqui no Brasil todos convivemos (religiosamente falando) em harmonia. Não vejo motivos de não conseguirem o mesmo na Chechênica. Eles podem ter outros motivos para querer independência, mas religioso eu não aceito.

Enviado: Sex Set 03, 2004 8:38 am
por Plinio Jr
Na verdade estes caras estão condenados, mesmo se forem pegos s/ ação .

Estes machões mulçumanos, incluindo a corja do Bin Laden, são muito bons contra mulheres, crianças, pessoas desarmadas, com tantos alvos estratégicos e militares dos EUA e Rússia espalhados pelo mundo, preferem algo mais fácil e que está dentro da sua capacidade...

Algo tem que ser feito e confesso, tantos russos qto americanos vão ganhando cada vez mais o apoio e direito pelas caçadas que fazem a estes escrotos.

Atos como este, eles conseguem cada vez mais, a rejeição da opnião pública mundial e grande parte do povo mulçumano paga o pato por causa destes retardados, que não visam independencia, e sim, o extermínio de tudo aquilo que não os agrada...

Enviado: Sex Set 03, 2004 9:18 am
por Paisano
Pelo menos 200 pessoas estão internadas em Beslan

/AP

Beslan - A agência de notícias russa Itar Tass pelo menos 200 pessoas foram internadas nos hospitais de Beslan, na Rússia. Elas estavam na escola havia sido tomada há três dias por rebeldes chechenos e que foi invadida pelas forças militares nesta manhã. Segundo a agência, os militares dinamitaram uma das paredes da escola para facilitar a saída do maior número de reféns. Segundo o governo russo, cinco rebeldes foram mortos durante a invasão. Duas militantes conseguiram escapar entre os reféns, vestidas de branco, e estão sendo caçadas pela polícia.

Muitas explosões e tiros ainda são ouvidos nos arredores do ginásio da escola, que tem uma área bem ampla (8h10 de Brasília). As emissoras de TV mostram imagens de muitas pessoas, entre elas crianças, correndo pelas ruas e sendo abraças por pais e outros parentes. Há imagens também de pessoas sendo tiradas do local feridas em macas. Segundo o governo, a prioridade é libertar todos os reféns e evitar que os rebeldes fujam.

Três helicópteros-hospital foram enviados ao local para prestar os primeiros atendimentos à pessoas que deixaram a escola e ainda não foram retiradas do local. Muitas pessoas estão em choque, desidratadas e desnutridas.

Fonte: Estadão (03/09/2004)

Enviado: Sex Set 03, 2004 9:23 am
por Paisano
Forças russas controlam grande parte de escola em Beslan

da France Presse, em Beslan
da Folha Online

As forças especiais russas controlam quase toda a escola na cidade de Beslan, na Ossétia do Norte, onde um grupo armado manteve como reféns centenas de pessoas desde a quarta-feira (1), anunciou o comitê de crise citado pela agência de notícias Interfax.

As forças especiais tiveram de entrar em ação no momento em que um primeiro grupo de cerca de 40 mulheres e crianças conseguiu fugir e alguns terroristas começaram a disparar contra eles, explicou o comitê.

Imagens da televisão mostraram mulheres e crianças, algumas feridas, que eram levadas em ambulâncias, enquanto os helicópteros das forças russas sobrevoavam a escola. Habitantes de Beslan teriam abrigado alguns dos reféns que fugiam.

Alguns membros do comando também conseguiram escapar, disparando contra a multidão, e outros se refugiaram em uma casa particular, próxima da escola, enquanto o tiroteio continuava.

A agência de notícias Interfax afirma, citando um oficial do comitê de crise, que duas das mulheres que mantinham os reféns dentro da escola também conseguiram fugir. Elas vestiam roupas brancas.

Houve tiroteio e explosões. Segundo a Interfax, parte do teto da escola desabou. Informações não confirmadas dão conta que cinco terroristas teriam morrido no confronto. Segundo Lev Dzugayev, assessor do presidente Vladimir Putin, mais de 200 pessoas ficaram feridas.

Número de reféns

A imprensa de Moscou revela nesta sexta-feira que vários reféns libertados informaram que havia pelo menos mil pessoas dentro da escola ocupada em Beslan.

"São 1.020 reféns" na escola, informa "A Gazeta", citando uma mulher libertada. "A televisão fala em 350 reféns, mas não está certo. Há pelo menos 1.500 pessoas na escola", revela uma professora libertada com sua filha ao diário "Zvestia".

A disparidade sobre o número de reféns começou na própria quarta-feira. As agências de notícias informaram que havia cerca de 400 pessoas dentro da escola. Pouco depois, informaram que os reféns eram entre 120 e 150. Ontem, o serviço secreto russo (FSB) elevou novamente o número afirmando haver cerca de 350 pessoas sendo mantidas como reféns. Até o momento, o número continua incerto.

Vladimir Putin

Em suas primeiras declarações desde a invasão da escola na quarta-feira (1), logo após o final da cerimônia de volta às aulas, Putin afirmou ontem: "Nossa principal tarefa é, claro, salvar a vida e a saúde daqueles que se tornaram reféns".

"Entendemos que estes atos não são apenas contra pessoas em particular, mas contra a Rússia como um todo (...) O que está acontecendo na Ossétia do Norte é horrível", afirmou.

As declarações de Putin pareciam uma tentativa de evitar repetir uma tragédia como a de outubro de 2002, quando 129 reféns morreram em um teatro em Moscou, também tomado por terroristas tchetchenos. Ele adiou uma viagem à Turquia para acompanhar as negociações.

Ameaças e exigências

Logo após a captura dos reféns, o grupo armado ameaçou matar 50 crianças para cada combatente morto e 20 para cada combatente ferido. O Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia disse que o grupo era formado por 17 pessoas (homens e mulheres) e que algumas delas estariam usando cintos com explosivos.

O grupo exigia, além da libertação de presos envolvidos em atividades terroristas na Inguchétia, que as tropas russas fossem retiradas da Tchetchênia e o fim das ações militares nesta república, segundo informou Aslanbek Aslakhanov, assessor do presidente Putin, citado pela Interfax.

De acordo com o jornal "The New York Times", um correspondente chegou a falar com os ocupantes da escola por telefone, e disse que o homem que se apresentou como porta-voz deles falava russo com sotaque tchetcheno.

Aslakhanov também confirmou que os terroristas queriam negociações com os presidentes da Inguchétia e da Ossétia do Norte e com o pediatra Leonid Roshal.

Terror na Rússia

Esta é a terceira ação terrorista ocorrida na rússia em pouco menos que duas semanas. Na terça-feira (31), dez pessoas morreram e 51 ficaram feridas em um ataque perto de uma estação de metrô no centro de Moscou.

O grupo islâmico Brigadas Islambouli [supostamente ligado à Al Qaeda] assumiu a responsabilidade pelo atentado, segundo um comunicado divulgado em um site na internet. A explosão ocorreu uma semana após dois aviões caírem no sul de Moscou, matando todas as 89 pessoas que estavam a bordo, o que foi classificado como "ato terrorista".

As autoridades russas disseram ter achado o mesmo explosivo nos escombros dos aviões e duas mulheres tchetchenas foram consideradas suspeitas. O mesmo grupo, Brigadas Islambouli, reivindicou o "seqüestro" dos aviões.

Fonte: Folha de São Paulo (03/09/2004 - 08h18)

Enviado: Sex Set 03, 2004 9:44 am
por Paisano
Cena é de caos e pânico em frente à escola de Beslan

da BBC Brasil

A cena é de caos em frente à escola, em Beslan, no sul da Rússia, onde centenas de pessoas são mantidas reféns por rebeldes separatistas chechenos.

Os enviados especiais da BBC ao local afirmam que os parentes dos seqüestrados estavam gritando e chorando do lado de fora da escola, onde estão desde a quarta-feira.

Às 13h (horário local), foram ouvidas duas grandes explosões na escola.

Alguns dos reféns que conseguiram escapar disseram aos repórteres da BBC que uma das explosões ocorreu dentro do prédio. Uma parede e, possivelmente, o teto teriam desabado.

Invasão

"Nós vimos uma dúzia ou mais de mortos sendo trazidos do local, crianças cobertas em sangue, pessoas sendo carregadas por soldados, amigos e parentes", contou a jornalista da BBC Sarah Rainsford.

Os feridos estão sendo tratados em um hospital militar perto da escola.

Esses seriam, no entanto, apenas uma pequena parte dos reféns que estão presos no prédio.

"Fomos informados que até mil pessoas, sendo 150 crianças, poderiam estar dentro do prédio", afirmou Sarah.

Tiroteios também foram ouvidos e helicópteros estavam sobrevoando o local.

O repórter da BBC Artyom Liss disse que a população local temia que ocorresse uma invasão na escola.

Fonte: Folha de São Paulo (03/09/2004 - 08h52)

Enviado: Sex Set 03, 2004 9:56 am
por Paisano
Criança é socorrida após escapar da escola russa
Imagem
Fonte: Estadão

Enviado: Sex Set 03, 2004 10:26 am
por Slip Junior
Aparentemente nas próximas horas teremos a confirmação da ocorrência de mais um fracasso das forças especiais russas em operações de libertação de reféns. O ataque à escola de Beslan provavelmente se juntara na história as ações no teatro de Moscou e a do ônibus sequestrado no Daguestão.

Agências internacionais já começam a falar em pelo menos 10 mortos e cerca de 300 feridos no assalto realizado hoje.

Abraços

Enviado: Sex Set 03, 2004 1:00 pm
por Paisano
Impressionante a premonição deste tópico, a começar pelo próprio nome.

O site do "O Globo" informa que há mais de cem mortos na escola russa. Nesse mesmo site tem uma frase que define bem o que pode ter acontecido: "Para a polícia russa, refém está morto até que seja salvo".

Enviado: Sex Set 03, 2004 2:19 pm
por rodrigo
A eficiência das FE russas são questionáveis. Se o padrão de ação continuar assim, na próxima situação com reféns é melhor colocar fogo no prédio.

Enviado: Sex Set 03, 2004 3:23 pm
por Vinicius Pimenta
Segundo os informes, parece que eles não tiveram outra escolha a não ser invadir. Eles estavam recolhendo os corpos próximos ao prédio quando os terroristas começaram a atirar em reféns que tentavam fugir. Aí, então, respondendo o título do tópico: SIM.

Enviado: Sex Set 03, 2004 3:24 pm
por Spetsnaz
VICTOR escreveu:Pensei a mesma coisa. Se as FEs russas tiverem a mesma sutileza que no teatro, coitadas das criancinhas.

Esses terroristas são uns escrotos mesmo. :x


sutileza??? e você queria que eles fizessem como?? os caras tinham explodivo para explodir uns 20 quarteirões dentro dakele teatro ...