Dyn'Aero apresenta 1º avião totalmente construido em PT
Enviado: Sáb Jan 03, 2009 10:09 am
Dyn'Aero Ibérica apresenta primeiro avião totalmente construído em Portugal
empresa aeronáutica Dyn'Aero Ibérica apresentou hoje, na unidade fabril que possui em Ponte de Sor (Portalegre), o seu primeiro avião totalmente construído em Portugal, um ultraligeiro em fibra de carbono que custa cerca de 100 mil euros.
"É um aparelho ultraligeiro, feito totalmente em fibra de carbono, que voa a cerca de 300 quilómetros por hora e pesa 250 quilos", disse o presidente da empresa, Christophe Robin, explicando que, em comparação com uma viatura automóvel, é quatro vezes mais ligeiro do que um pequeno automóvel".
A Dyn'Aero Ibérica, filial da Dyn'Aero França, existe em Ponte de Sor desde 2001 e está vocacionada para a concepção e produção de aviões ultra-leves (ULM) e aviões em kit (quem compra a aeronave é que a monta).
Com a instalação em Portugal, o grupo francês pretendeu ancorar a sua produção na fábrica alentejana.
Ao longo dos anos, foi sendo feita a transferência tecnológica ligada à produção, agora concluída, permitindo a construção total das aeronaves em Ponte de Sor.
"A transferência tecnológica completa para a fabricação de um avião é um processo muito longo. O trabalho é baseado na mão-de-obra e é preciso dar formação, progressivamente, ao pessoal envolvido na construção", explicou Christophe Robin.
O avião hoje apresentado, o MCR Biplace UL, é o primeiro totalmente construído e montado em Portugal, mas é também o kit número 300 "nascido" em Ponte de Sor.
"Um avião deste tipo vai custar cerca de 100 mil euros", adiantou o presidente da empresa, garantindo que, apesar da crise, a Dyn'Aero não prevê ressentir-se.
"Temos que viver com a crise porque não temos escolha. A crise é para toda a gente, o preço dos aviões não vai alterar-se e, tendo em conta o tipo de clientes a que nos dirigimos, devemos ultrapassar a crise sem dificuldades", disse.
A produção do grupo vai concentrar-se em Ponte de Sor, mas o grupo constituiu também uma sociedade, com capitais franceses e portugueses, para a certificação das aeronaves, a qual vai ficar sedeada em França.
Lusa
empresa aeronáutica Dyn'Aero Ibérica apresentou hoje, na unidade fabril que possui em Ponte de Sor (Portalegre), o seu primeiro avião totalmente construído em Portugal, um ultraligeiro em fibra de carbono que custa cerca de 100 mil euros.
"É um aparelho ultraligeiro, feito totalmente em fibra de carbono, que voa a cerca de 300 quilómetros por hora e pesa 250 quilos", disse o presidente da empresa, Christophe Robin, explicando que, em comparação com uma viatura automóvel, é quatro vezes mais ligeiro do que um pequeno automóvel".
A Dyn'Aero Ibérica, filial da Dyn'Aero França, existe em Ponte de Sor desde 2001 e está vocacionada para a concepção e produção de aviões ultra-leves (ULM) e aviões em kit (quem compra a aeronave é que a monta).
Com a instalação em Portugal, o grupo francês pretendeu ancorar a sua produção na fábrica alentejana.
Ao longo dos anos, foi sendo feita a transferência tecnológica ligada à produção, agora concluída, permitindo a construção total das aeronaves em Ponte de Sor.
"A transferência tecnológica completa para a fabricação de um avião é um processo muito longo. O trabalho é baseado na mão-de-obra e é preciso dar formação, progressivamente, ao pessoal envolvido na construção", explicou Christophe Robin.
O avião hoje apresentado, o MCR Biplace UL, é o primeiro totalmente construído e montado em Portugal, mas é também o kit número 300 "nascido" em Ponte de Sor.
"Um avião deste tipo vai custar cerca de 100 mil euros", adiantou o presidente da empresa, garantindo que, apesar da crise, a Dyn'Aero não prevê ressentir-se.
"Temos que viver com a crise porque não temos escolha. A crise é para toda a gente, o preço dos aviões não vai alterar-se e, tendo em conta o tipo de clientes a que nos dirigimos, devemos ultrapassar a crise sem dificuldades", disse.
A produção do grupo vai concentrar-se em Ponte de Sor, mas o grupo constituiu também uma sociedade, com capitais franceses e portugueses, para a certificação das aeronaves, a qual vai ficar sedeada em França.
Lusa