India compra o Spyder

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

India compra o Spyder

#1 Mensagem por Sideshow » Ter Dez 16, 2008 7:42 pm

India Buys Israeli “SPYDER” Mobile Air Defense System

14-Dec-2008 16:44 EST
Imagem
The SPYDER system was first detailed as part of DID’s AMRAAM article, in the “international competitors” section. This truck-mounted system mixes any combination of short-medium-range Derby 4 and ultra-agile short-range 5th generation Python 5 air to air missiles, to create a versatile system adapted for use against a wider range of threats. Each SPYDER ADS-SR Mobile Firing Unit can slant-launch up to 4 missiles in either lock on after launch (LOAL) mode, or lock on before launch (LOBL). This short-range version offers 360 degree quick engagement capability and 60-target tracking via IAI’s Elta EL/M 2106 ATAR 3D surveillance radar and TOPLITE optical sensor, a kill range of over 15 km, and openly advertised effectiveness from 20 – 9,000 meters (65 – 30,000 feet). A new SPYDER ADS-MR 6×6 truck version was unveiled at Eurosatory 2006. It’s restricted to LOAL but offers 8 vertical-launch missiles in any mix, adds a dedicated radar vehicle with a more powerful radar, and puts boosters on all missiles, in order to improve advertised range to 50 km/ 30 miles, and performance to 16 km/ 52,000 feet.

A typical SPYDER squadron consists of 1 Mobile Command and Control Unit, plus 4 Mobile Firing Units with with their own built-in power supplies and missile sets of 4-8 missiles. SPYDER will reportedly replace India’s Russian-made OSA-AKM [SA-8 Gecko] and ZRK-BD Strela-10M [SA-13 Gopher] SAM systems, and the purchase has decisively shelved the Indian DRDO’s failed Trishul project.

India is set to become the Spyder’s international launch customer, now that the MoD has confirmed the contract…

Dec 11/08: The Indian Ministry of Defence confirms that it has signed the Spyder contract – and canceled Trishul. Defence Minister Shri AK Antony, in a written reply to Shri Tarini Kanta Roy in Rajya Sabha:

“Ministry of Defence has signed a contract with M/s Rafael, Israel to procure Spyder Low Level Quick Reaction Missile System (LLQRM) for the Indian Air Force.

The proposal for Trishul system was foreclosed due to its inability to meet certain critical operational requirements. However, it served as a technology demonstrator and the expertise acquired with the technologies developed during design and development phase of Trishul Missile System are being utilized for developing state-of-the-art Short Range Surface to Air Missile System.”

Costs were not disclosed, though some reports place the deal at $260 million; previous reports of R 18,000 crore would be about $362 million at current exchange rates. Nor was the future composition of India’s Spyder force; Spyder systems now come in the 8-pack, booster-enabled SPYDER ADS-MR, and the 4-pack SPYDER ADS-SR. Indian MoD | domain-b.

Oct 14/08: DNA India reports that a new order from the Union government downgraded both IAI and RAFAEL’s position as weapon suppliers to India, and may place the Spyder contract in jeopardy. The issue is not expected to sort itself out until after the 2009 Parliamentary elections. Read “India Downgrades Vendor Status of IAI and RAFAEL.”
SPYDER SR/MR
SPYDER Systems
(click to view full)

Sept 1/08: The Spyder contract was delayed for almost 2 years by political accusations, but those have apparently been put to rest now. Defense News reports that a $260 million contract has now been signed with Rafael. The Indian Air Force will receive 18 Spyder systems, with deliveries beginning in early 2011 and finishing by August 2012. Unusually, the contract will not include any mandatory industrial offsets.

October 2006: India Defence quoted Air Chief SP Tyagi as saying India is close to wrapping up a deal to purchase quick reaction surface-to-air missiles from Israel as a mobile air defense system. Under the deal, India proposed to buy 18 SPYDER (Surface-to-air PYthon and DERby) missile systems and accompanying missiles in a deal worth more than Rs 1,800 crores (18 billion Indian rupees, or about $395.4 million at the time). RAFAEL would be the prime contractor, and Israel Aircraft Industries the major subcontractor.
Bem que dava para fazer um sistema semelhante aqui com o MAA-1B e SABER M60/200 :roll:

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1242 vezes
Agradeceram: 734 vezes

Re: India compra o Spyder

#2 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Dez 16, 2008 8:49 pm

Sideshow escreveu: Bem que dava para fazer um sistema semelhante aqui com o MAA-1B e SABER M60/200 :roll:
E vender para a Índia. :twisted: :twisted: :twisted:

Paquistão -> MAR
Índia -> MAA-1B + SABER M200

Jogando dos dois lados, afinal são apenas negócios. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 16, 2008 9:56 pm

Acho que o SABER (quem o fabrica? o próprio Ctex?!) e os mísseis da Mectron tem que evoluir um bucadinho para chegar ao nível do sistema da Rafael, que é muito bom.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por ZeRo4 » Ter Dez 16, 2008 10:27 pm

Não tem nem como comparar o MAA-1B com o PythonV, até onde eu sei o MAA-1B é um missil IR, não? fora que também não temos tecnologia disponível de mísseis BVR...

Em tempo, parabens para India, eu sabia que o Spyder iria vender fora de Israel, é um execelente sistema.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#5 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Dez 16, 2008 10:33 pm

ZeRo4 escreveu:Não tem nem como comparar o MAA-1B com o PythonV, até onde eu sei o MAA-1B é um missil IR, não? fora que também não temos tecnologia disponível de mísseis BVR...

Em tempo, parabens para India, eu sabia que o Spyder iria vender fora de Israel, é um execelente sistema.
Tio, acho que você quis dizer Derby ao invés de PythonV!

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 16, 2008 11:13 pm

Mas nada nos impede de sonhar!

Imaginem um sistema AAer brasileiro/sulafricano, na sua versão brasileira baseado no Tectran 6x6, vetorado por um radar SABER 200 e usando mísseis VLS Umkhonto?! Para ser o concorrente direto do Spyder israelense. Acabei de criar um sistema anti-aéreo usando coisas que existem. :mrgreen:

Imagem

A montagem está tosca, usando veículos do ASTROS II, mas a idéia é a seguinte: quatro MFU com quatro, talvez mais, mísseis cada (numa configuração VLS parecida com o VL MICA ou Barak), um CCU com o SABER 200 como cérebro, e um caminhão remuniciador. Fala aí, a idéia é boa não? Alguém tem o número da Denel, Mectron, Avibras e Ctex para me passar? :mrgreen: [000]

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#7 Mensagem por Skyway » Ter Dez 16, 2008 11:18 pm

Parabens a índia. Pena que o Paquistão comprou 100 MAR-1 que parece(segundo alguem aqui do DB) ser bem efetivo contra o Spyder. 8-]

AD ASTRA PER ASPERA
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Dez 16, 2008 11:28 pm

Já conhecemos o primeiro alvo do MAR-1. :twisted:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por ZeRo4 » Ter Dez 16, 2008 11:40 pm

glauberprestes escreveu:
ZeRo4 escreveu:Não tem nem como comparar o MAA-1B com o PythonV, até onde eu sei o MAA-1B é um missil IR, não? fora que também não temos tecnologia disponível de mísseis BVR...

Tio, acho que você quis dizer Derby ao invés de PythonV!
Não... quis dizer PythonV mesmo. Não há como comparar um míssil guiado por IR (MAA-1B) com um míssil IIR (PythonV), ainda mais numa aplicação dessas.

[]s

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#10 Mensagem por Alitson » Qua Dez 17, 2008 9:19 am

ZeRo4 escreveu:
glauberprestes escreveu: Tio, acho que você quis dizer Derby ao invés de PythonV!
Não... quis dizer PythonV mesmo. Não há como comparar um míssil guiado por IR (MAA-1B) com um míssil IIR (PythonV), ainda mais numa aplicação dessas.

[]s
Mas não foi dito que o MAA-1B será IIR????

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#11 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Dez 17, 2008 11:08 am

Alitson escreveu:[

Então... é o que pareceu pra mim também. Como foi dito que o piranha B era IIR, (e como foi jogado aos 4 ventos como ele era semelhante ao P5), pensei que era comparável sim, e que a não-comparção, era com o Derby, que também equipa o Spyder.
De qualquer maneira, desculpa tio 04.

Cuidado com os sintomas.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por ZeRo4 » Qua Dez 17, 2008 12:42 pm

glauberprestes escreveu:

Então... é o que pareceu pra mim também. Como foi dito que o piranha B era IIR, (e como foi jogado aos 4 ventos como ele era semelhante ao P5), pensei que era comparável sim, e que a não-comparção, era com o Derby, que também equipa o Spyder.
Opaaaa!!! pera aeee... eu que tenho que pedir desculpas aqui. Esses programas de mísseis Brasileiros são tão loucos que eu me confundo. Pra mim o MAA-1B é uma pequena evolução do Piranha que nós conhecemos hoje. Se for IR não é comparável... se for IIR ai depende de outras varíaveis.

[]s e desculpem-me pela confusão.

Bolovo
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 17, 2008 3:20 pm

glauberprestes escreveu:

A Mectron diz que o MAA-1B será de capacidade igual ao Python 4. O Python 5 é uma geração acima, apesar de ser fisicamente identico ao Python 4, tem um sensor muito, mas muito mais capaz. E eu tenho serias dúvidas que o MAA-1B vai ser tudo isso, pode ser que o sensor seja melhor mesmo, mas se aquela cauda de Sidewinder com os estabilizadores roll continuar lá, sei não, não existe milagre...

E parece que ninguém gostou do meu "Spyder tupiniquim", com Tectran 6x6, SABER 200 e Umkhonto... :cry:

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#14 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Dez 17, 2008 5:22 pm

ZeRo4 escreveu:
glauberprestes escreveu: Então... é o que pareceu pra mim também. Como foi dito que o piranha B era IIR, (e como foi jogado aos 4 ventos como ele era semelhante ao P5), pensei que era comparável sim, e que a não-comparção, era com o Derby, que também equipa o Spyder.
Opaaaa!!! pera aeee... eu que tenho que pedir desculpas aqui. Esses programas de mísseis Brasileiros são tão loucos que eu me confundo. Pra mim o MAA-1B é uma pequena evolução do Piranha que nós conhecemos hoje. Se for IR não é comparável... se for IIR ai depende de outras varíaveis.

[]s e desculpem-me pela confusão.
Não.. Realmente eu fiz confusão. O Seeker do Piranha B é IR, o A-darter que será IIR.
Desculpa tio 04.

Cuidado com os sintomas.

Bolovo
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 17, 2008 8:18 pm

Postei há um mês no "Geórgia x Rússia". Será mesmo a Índia o primeiro operador do Spyder?
Bolovo escreveu:Possível Spyder georgiano capturado pelos russos. Ninguém ainda sabe se é verdade ou não, vamos esperar.

Imagem
Imagem

http://forum.ixbt.com/topic.cgi?id=54:54576-173

Será que foi um destes que derrubou aquele Tu-22?

Responder