Como funcionam as bombas eletromagnéticas - PEM

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Delta Dagger
Sênior
Sênior

Como funcionam as bombas eletromagnéticas - PEM

#1 Mensagem por Delta Dagger » Dom Nov 16, 2008 11:12 am

Interessante e detalhado artigo publicado no site HowStuffWorks, explicando o funcionamento e aplicações de armas PEM.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/bombas-el ... eticas.htm

I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
HIGGINS

Re: Como funcionam as bombas eletromagnéticas - PEM

#2 Mensagem por HIGGINS » Seg Nov 17, 2008 1:22 am

Eu pensava que Pulso Eletromagnético só podia ser alcançado com armas nucleares, já que o dispêndio de energia necessário para isto seria enorme.
Mas informa o link, que não. Que há uma bomba "comum", de fabricação relativamente barata, capaz de realizá-lo. Apesar do efeito ser limitado, marginal se comparado com efeito PEM derivado duma arma nuclear.
Interessante este artigo. :)

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1231 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#3 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Nov 17, 2008 8:04 am

Sugiro ao colegas do DB um maior cuidado na leitura de artigos do sitio HowStuffWorks, pois alguns apresentam informações desencontradas. Não sei se ocorreu algum deslize com esse artigo, mas tive a infelicidade de me deparar com um sobre DLP (Processador Digital de Luz) e tinha algumas informações erradas.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Delta Dagger
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Delta Dagger » Seg Nov 17, 2008 4:53 pm

HIGGINS escreveu:Eu pensava que Pulso Eletromagnético só podia ser alcançado com armas nucleares, já que o dispêndio de energia necessário para isto seria enorme.
Mas informa o link, que não. Que há uma bomba "comum", de fabricação relativamente barata, capaz de realizá-lo. Apesar do efeito ser limitado, marginal se comparado com efeito PEM derivado duma arma nuclear.
Interessante este artigo. :)
Parece até que o pessoal (acho que...) do CTA estava trabalhando em um projeto destes!

I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Carlos Mathias

#5 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 17, 2008 5:26 pm

O PEM de uma arma nuclear, (como tudo relativo a armas nucleares) é fortíssimo.
Dizem as más e boas línguas que o MIG-29 não tinha FBW porque era previsto para esse caça operar muito perto do TO e no caso da detonação de uma arma nuclear na região, o FBW ficaria inoperante. Também colocam o uso de "válvulas de vidro" como umas das razões, já que em outras armas os transistores e etc já eram comuns nos equipamentos russos da época.

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#6 Mensagem por joao fernando » Seg Nov 17, 2008 7:24 pm

Carlos, as valvulas russas que vc já ouviu, náo são as mesmas que a gente conhece.Elas trabalham sem filamento, e usam um gás especial para funcionar. São n vezes melhores que transistores...

Quanto ao PEM, usando bancadas de capacitores, dá pra se montar uma arma. O CTA comprou uma bancada, logo depois saiu alguma coisa com armas PEM.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Carlos Mathias

#7 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 17, 2008 7:29 pm

É Fernando, eu fiz um básico do básico de eletrônica, aprendi só a fazer paralelo e série, essas bobeiras. :mrgreen:
Obrigado pela informação, mas é que muita gente gosta de falar disso fazendo alusão as válvulas dos rádios de 1940, como que ligando a capacidade técnica da antiga URSS aos anos da II-GM, entende?

Quanto ao dispositivo PEM que você citou, quem sabe o CTA já não tem a receita pronta, dai...

joao fernando
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por joao fernando » Seg Nov 17, 2008 7:36 pm

A tecnologia existe faz tempo para a Pem. Se vc tiver uma boa bancada de capacitores, e ligar um oscilador alimentando essa bancada, se as perdas dela forem pequenas, a cada ciclo de carga elas se carregam um pouco. Descarregando essa bancada numa bobina, vc terá um Pem. Dai vai depender da potencia do oscilador, e do indice de carga da bancada de capacitores.

Quanto as valvulas, um radar valvulado teria uma potencia de sobra. Na seção de recepção a valvulas, existe nos transistores um efeito de "ruido de fundo", pela agitação dos atomos do silicio. Tal ruido só cessa em 0 grau absoluto (ja viu que radares que mapeiam o cosmo, são refrigerados com oxigenio liquido, a 200 e tantos graus abaixo de zero? Isso para reduzir o ruido dos amplificadores). Valvulas tem esse efeito muito menor, para não dizer inexistente. Um receptor de radar a valvulas, teria mais ganho (veria mais longe), com uma emissão de radar mais fraca. Ou poderia ver algum sinal (recepção passiva) com maior facilidade, pois o ruido de fundo dele seria melhor.

Mas russo só sabe fazer Lada e usar foice e martelo. Se não funcionar na martelada, não presta... :twisted:

Carlos Mathias

#9 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 17, 2008 7:58 pm

:wink: Nada como quem entende prá derrubar algumas asneiras correntes.

HIGGINS

#10 Mensagem por HIGGINS » Seg Nov 17, 2008 8:16 pm

Carlos,
João,

quem acaba por redigir e publicar as críticas, bem sabe disso.
Mas precisa antes não informar corretamente ou, para assumir o
anglicismo da língua: desinformar!
Alguém se lembra que os Mig-29 tinha micro depressões por toda estrutura e
que os "técnicos ocidentais" não sabiam se eram falhas de acabamento ou se
eram tal como nas bolas de golf, propositais?
É de rir! :twisted:

Isto é voltado para o público comum, visa criar uma resistência contra um possível
concorrente...

Um exemplo mais simples e pueril, bem britânico: Num filmes bestas do "James Bond", esse verdadeiro "bonde" da espionagem sobrevive num Heli de ataquer Tiger a uma PEM que derrubara dois MiG-29 Russos! :shock: :D
Hora, seriam os Mig's, justamente as aeronaves capazes de sobreviver a ocorrência!
:D :D

Como se vê...

A única coisa que sei é que se Tesla pudesse ter levado a cabo a experiência da torre, talvez não estivéssemos falando sobre PEM...
:P

joao fernando
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por joao fernando » Seg Nov 17, 2008 8:25 pm

Como eu nunca me deparei com micro depressões, poderia entender que:

A) - São falhas de uma produção feita no martelo, com peças recortadas na foice

B) - São tentativas validas de desviar possiveis sinais de radar, de modo a diminuir o seu RCS. Imaginem que o sinal bate dentro dessas reentrancias, alguns podem ter a sua fase invertida, e no final, acabam por cancelar sua reflexão (ou pelo menos tentar diminuir o RCS do elefante e de suas turbinas solidas...) :twisted:

Carlos Mathias

#12 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 17, 2008 8:29 pm

Garanto, aposto mil reais que 99% daqui marcaria a opção "A", outros 0,5% marcariam B e outros tantos diriam que o Rafale também usa isso. :lol:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#13 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 17, 2008 8:35 pm

joao fernando escreveu:Como eu nunca me deparei com micro depressões, poderia entender que:

A) - São falhas de uma produção feita no martelo, com peças recortadas na foice

B) - São tentativas validas de desviar possiveis sinais de radar, de modo a diminuir o seu RCS. Imaginem que o sinal bate dentro dessas reentrancias, alguns podem ter a sua fase invertida, e no final, acabam por cancelar sua reflexão (ou pelo menos tentar diminuir o RCS do elefante e de suas turbinas solidas...) :twisted:
Eu chutava na A ou na A. Pra falar verdade, escolheria a A, mas usaria um pincel atômico para assinalar.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
joao fernando
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por joao fernando » Seg Nov 17, 2008 8:35 pm

O Rafale usa fraldas. O que me deixa puto é que os Russos são feras na matematica, as ideias de deflexão de sinais de radar foram inicialmente feitas na russia, e vendidas/roubadas pelos Yanques. Acredito que esses caças, na real, são muito bons, mas foram mal operados nos lugares em que se meteram.

Carlos Mathias

#15 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 17, 2008 8:43 pm

Bolovo, você por aqui! Eu semeei várias mensagens elogiosas por aí, você leu?

Falando nisso, o Gripen aguenta levar um a bomba PEM?

Responder