Página 1 de 1

MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Seg Nov 10, 2008 9:48 am
por MARCOS RIBEIRO
Tenho várias réplicas do Mig-29 e em todas elas reparei uma coisa diferente de todos os caças que já vi e gostaria de tirar essa dúvida com os foristas.

Por qual motivo os trens de pouso traseiros do Mig-29 são inclinados para frente em um ângulo aproximado de 30 graus, e não perpendiculares (90 graus) ao corpo principal do caça como todos em outros modelos que tenho e vejo por ai?

Isso foi projetado para melhor absorver o impacto em aterrissagens?
Tem algo haver com aterrissar em terrenos mais rústicos podendo pelo seu desenho absorver impactos maiores? Isso melhora a distância de aterrissagem?

A quem puder me elucidar.....agradeço de antemão.
Marcos Ribeiro

Re: MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Seg Nov 10, 2008 10:11 am
por Jacobs
Marcos, tem como você colocar uma foto do trem de pouso do Mig-29?

O jogo Lock On tem um modelo muito bom de Mig-29 e nele o trem de pouso está a 90º em relação à fuselagem.

Re: MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Seg Nov 10, 2008 10:31 am
por P44
google is your friend

http://images.google.com/images?hl=pt-P ... ding&gbv=2

vejam se ajuda :D

Re: MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Seg Nov 10, 2008 12:34 pm
por Skyway
Pois é, em alguns modelos que montei tambem o bicho fica com o trem de pouso principal inclinado à frente.

EDIT:
Ta aí a prova
Imagem
(Detalhe da bandeira americana e da American Airliners na porta do trem de pouso...rs)

Re: MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Seg Nov 10, 2008 6:11 pm
por MARCOS RIBEIRO
Skyway escreveu:Pois é, em alguns modelos que montei tambem o bicho fica com o trem de pouso principal inclinado à frente.

EDIT:
Ta aí a prova
Imagem
(Detalhe da bandeira americana e da American Airliners na porta do trem de pouso...rs)
Sky véio não consigo visualizar......como tu és modelista como eu me manda denovo.......mas voltando ao assunto qual a razão da inclinação? Maior robustez para impactos?
Grato
Marcos

Re: MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Seg Nov 10, 2008 6:22 pm
por MARCOS RIBEIRO
Imagem
Imagem

Jacobs e Sky taí, pq isso?

Re: MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Seg Nov 10, 2008 6:53 pm
por Skyway
Marcão véio, editei o link da foto, vê aí se consegue enxergar ela agora.

Cara, não sei por que isso, não sei se o trem de pouso é assim ou se isso é uma regulagem para manter o centro de gravidade em certas situações.

Vou pesquisar mais.

Um abraço!

Re: MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Seg Nov 10, 2008 7:02 pm
por MARCOS RIBEIRO
Skyway escreveu:Marcão véio, editei o link da foto, vê aí se consegue enxergar ela agora.

Cara, não sei por que isso, não sei se o trem de pouso é assim ou se isso é uma regulagem para manter o centro de gravidade em certas situações.

Vou pesquisar mais.

Um abraço!
Waleu já pesquisei e não encontrei nada de substâncial..........agora consegui ver a foto.....se puderes me elucidar agradeço......tenho 5 modelos do mig 29 de um e dois lugares e todos são iguais.....Aguardo então
Marcos

Re: MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Sex Nov 14, 2008 1:13 pm
por MARCOS RIBEIRO
Skyway escreveu:Marcão véio, editei o link da foto, vê aí se consegue enxergar ela agora.

Cara, não sei por que isso, não sei se o trem de pouso é assim ou se isso é uma regulagem para manter o centro de gravidade em certas situações.

Vou pesquisar mais.

Um abraço!
Sky, descobriu algo??

Re: MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Sex Nov 14, 2008 1:55 pm
por Skyway
Descobri uma coisa e cheguei a algumas conclusões, mas nada que aponte o motivo real da inclinação.

Descobri que a versão naval, o MIG-29K não possui essa inclinação:
Imagem
Imagem
Ele tem o trem de pouso reforçado para operação naval...o que me leva a pensar que a inclinação dos outros modelos não deve ser para absorver melhor impactos.

Talvez seja apenas a solução encontrada pelos projetistas na época para acomodar o trem de pouso naquela área e manter o centro de gravidade onde queriam. Tipo, os pneus tem que estar a certa distância para oferecer o melhor apoio e estabilidade da aeronave no solo, mas a base do trem de pouso só teria espaço alí, então inclina o trem de pouso...

Lógico que esse raciocínio é muito simplista, mas serve pra passar a idéia.

O mistério continua...rs

Um abraço!

Re: MIG-29 Fulcrum Dúvida.....

Enviado: Sáb Nov 15, 2008 2:25 pm
por MARCOS RIBEIRO
Skyway escreveu:Descobri uma coisa e cheguei a algumas conclusões, mas nada que aponte o motivo real da inclinação.

Descobri que a versão naval, o MIG-29K não possui essa inclinação:
Imagem
Imagem
Ele tem o trem de pouso reforçado para operação naval...o que me leva a pensar que a inclinação dos outros modelos não deve ser para absorver melhor impactos.

Talvez seja apenas a solução encontrada pelos projetistas na época para acomodar o trem de pouso naquela área e manter o centro de gravidade onde queriam. Tipo, os pneus tem que estar a certa distância para oferecer o melhor apoio e estabilidade da aeronave no solo, mas a base do trem de pouso só teria espaço alí, então inclina o trem de pouso...

Lógico que esse raciocínio é muito simplista, mas serve pra passar a idéia.
Waleu grato pela procura e conclusões....o trem de pouso naval é bem diferente.....sem inclinação e com um amortecedor em forma de "V" pra reforçar o trem de pouso contra impactos no porta-aviões.......GRATO.
Marcos

O mistério continua...rs

Um abraço!
Waleu pela pesquisa...........não sabia que a versão navalizada tinha o trem em 90 graus e um reforço estrutural em forma de "V" pra melhor absorver os impactos.......GRATO.
Marcos