KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Pessoal,
Dei uma procurada por algum tópico com esse assunto e não achei. Se já houver, gostaria que alguém me indicasse o link por favor.
A questão é a seguinte:
Nossos KC-137, bem ou mal, estão vetustos. Por mais que eu simpatize com eles, a situação para o lado dos corsários não inspira alegrias. Não existe hoje, que se saiba, nenhum projeto para substituí-los em breve, donde se tira que eles continuarão em operação por pelo menos mais uns 10 ou 15 anos. Há uns anos atrás a Pratt&Whitney ofereceu à FAB a troca dos motores JT-4 por motores JT-8, projeto que não inspirou interesse por aqui. A única modificação será a modernização do painel, que eu não sei a quantas anda.
Levando-se isso em consideração, qual seria o futuro da aviação de longo curso e grande porte da FAB? Será que existe a necessidade de aeronaves do porte do 707 (ou maiores) nas pretensões brasileiras? Modernizar totalmente os KC-137 é uma opção? O A330 MRTT seria uma solução viável? Ou os C-390 + C-130 já são suficientes para as nossas intenções globais?
Comentários, por favor.
Abraços
Dei uma procurada por algum tópico com esse assunto e não achei. Se já houver, gostaria que alguém me indicasse o link por favor.
A questão é a seguinte:
Nossos KC-137, bem ou mal, estão vetustos. Por mais que eu simpatize com eles, a situação para o lado dos corsários não inspira alegrias. Não existe hoje, que se saiba, nenhum projeto para substituí-los em breve, donde se tira que eles continuarão em operação por pelo menos mais uns 10 ou 15 anos. Há uns anos atrás a Pratt&Whitney ofereceu à FAB a troca dos motores JT-4 por motores JT-8, projeto que não inspirou interesse por aqui. A única modificação será a modernização do painel, que eu não sei a quantas anda.
Levando-se isso em consideração, qual seria o futuro da aviação de longo curso e grande porte da FAB? Será que existe a necessidade de aeronaves do porte do 707 (ou maiores) nas pretensões brasileiras? Modernizar totalmente os KC-137 é uma opção? O A330 MRTT seria uma solução viável? Ou os C-390 + C-130 já são suficientes para as nossas intenções globais?
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- Glauber Prestes
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Acho que a dupla C390+C130 não é o ideal para a FAB. Um vetor maior, e em menor número tem que existir.
Apesar de não existir um programa para a modernização/troca dos KC-137 no Brasil, podemos explorar as alternativas e exmplos de fora. No ambito da modernização, existe a troca de motores (CFM 56), que junto com a atualização do cockpit e sistemas de transferência de combustível poderiam dar um fôlego maior aos injustiçados """sucatões""".
Para substituí-los, o KC-45, o A-330 MRTT, e o Midas me parecem as unicas opções do mercado, que não sinaliza novas aeronaves.
Apesar de não existir um programa para a modernização/troca dos KC-137 no Brasil, podemos explorar as alternativas e exmplos de fora. No ambito da modernização, existe a troca de motores (CFM 56), que junto com a atualização do cockpit e sistemas de transferência de combustível poderiam dar um fôlego maior aos injustiçados """sucatões""".
Para substituí-los, o KC-45, o A-330 MRTT, e o Midas me parecem as unicas opções do mercado, que não sinaliza novas aeronaves.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Pelo que eu saiba o C390 é o substituto do C130, não vão operar juntos. Acredito que a FAB não vá colocar nenhum outro vetor do porte ou superior a 707 mesmo com a desativação destes, acho que inicialmente ficarão só com o c390. Com certeza será uma pena.
Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Agora vou especular.
Acho bem provável que um C-390 (novo, motores novos) vá voar mais longe do que um 707 com quase 30 anos de uso e com turbina JT-4.
Talvez um vetor maior seja necessário para transporte de cargas maiores, mas se o alcance para REVO for o fator predominante, um C-390 poderia substituir um KC-137.
Já existem estimativas do alcance dos C-390?
Acho bem provável que um C-390 (novo, motores novos) vá voar mais longe do que um 707 com quase 30 anos de uso e com turbina JT-4.
Talvez um vetor maior seja necessário para transporte de cargas maiores, mas se o alcance para REVO for o fator predominante, um C-390 poderia substituir um KC-137.
Já existem estimativas do alcance dos C-390?
- rodrigo
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Ouvi de um major aviador: esses só trocarão quando cair o 1º, e tem que matar civis.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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O que ela quer da gente é coragem."
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- Glauber Prestes
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Pois é. O negócio é assim no Brasil.rodrigo escreveu:Ouvi de um major aviador: esses só trocarão quando cair o 1º, e tem que matar civis.
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- talharim
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
E como vamos participar de missões humanitárias e de paz da ONU sem aviação estratégica ?
Alugar aviões russos ?
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"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
A minha questão é justamente essa, Talha.
A intenção é continuar dando apoio às missões da ONU? Ajuda humanitária em catástrofes do outro lado do mundo? Ou mesmo aumentar a participação em operações conjuntas com outras forças? Para tudo isso a gente precisa de aeronaves de longo curso. E qual é a solução?
Abraços
A intenção é continuar dando apoio às missões da ONU? Ajuda humanitária em catástrofes do outro lado do mundo? Ou mesmo aumentar a participação em operações conjuntas com outras forças? Para tudo isso a gente precisa de aeronaves de longo curso. E qual é a solução?
Abraços
Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
707 do Paraguai, Argentina etcOperti escreveu:A minha questão é justamente essa, Talha.
A intenção é continuar dando apoio às missões da ONU? Ajuda humanitária em catástrofes do outro lado do mundo? Ou mesmo aumentar a participação em operações conjuntas com outras forças? Para tudo isso a gente precisa de aeronaves de longo curso. E qual é a solução?
Abraços
Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Há muito tempo defendo uma solução "meia-sola" para os KC-137.
A remotorização com as CFM-56 tem a desvantagem de sair caro, pois os motores são bastante valorizados e são necessárias modificações de monta na aeronave.
Por outro lado, existe a opção de remotorização com os já antigos JT8D, que eram utilizados nos MD-80. São motores antigos, mas ainda assim bem mais econômicos que os já utilizados pelos KC-137, além de demandarem poucas modificações. Pelo que li, a remotorização poderia ser feita durante o check D, a um custo muito baixo, o qual se pagaria pela simples economia de combustível.
A frota de JSTARS será remotorizada neste padrão:
http://www.defenseindustrydaily.com/Re- ... ARS-04891/
A remotorização com as CFM-56 tem a desvantagem de sair caro, pois os motores são bastante valorizados e são necessárias modificações de monta na aeronave.
Por outro lado, existe a opção de remotorização com os já antigos JT8D, que eram utilizados nos MD-80. São motores antigos, mas ainda assim bem mais econômicos que os já utilizados pelos KC-137, além de demandarem poucas modificações. Pelo que li, a remotorização poderia ser feita durante o check D, a um custo muito baixo, o qual se pagaria pela simples economia de combustível.
A frota de JSTARS será remotorizada neste padrão:
http://www.defenseindustrydaily.com/Re- ... ARS-04891/
Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
A-29,
Há uns anos atrás, numa visita ao 2/2, foi comentado que a PW havia oferecido essa conversão à FAB. Mas, na época, não houve interesse.
Alguém já imaginou o A310 MRTT?
Abraços
Há uns anos atrás, numa visita ao 2/2, foi comentado que a PW havia oferecido essa conversão à FAB. Mas, na época, não houve interesse.
Alguém já imaginou o A310 MRTT?
Abraços
- Vinicius Pimenta
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
O tema é muito interessante, Operti.
Penso que a existência de aeronaves de transporte de longo curso/estratégico seja fundamental para a FAB. Talvez um número em torno de 6 aeronaves fosse o suficiente para um horizonte de 20 anos. O Brasil aumentará de forma natural sua presença e suas ações pelo mundo, fazendo com que aeronaves do tipo se tornem cada vez mais necessárias no futuro. Mas, pra começar, pensando nas necessidades atuais e de médio prazo, acho que 6 aeronaves seja um número bastante razoável.
Havia uma conversa de B767, não sei até que ponto foi boato. De qualquer forma, uns 6 A310MRTT seriam fantásticos.
Penso que a existência de aeronaves de transporte de longo curso/estratégico seja fundamental para a FAB. Talvez um número em torno de 6 aeronaves fosse o suficiente para um horizonte de 20 anos. O Brasil aumentará de forma natural sua presença e suas ações pelo mundo, fazendo com que aeronaves do tipo se tornem cada vez mais necessárias no futuro. Mas, pra começar, pensando nas necessidades atuais e de médio prazo, acho que 6 aeronaves seja um número bastante razoável.
Havia uma conversa de B767, não sei até que ponto foi boato. De qualquer forma, uns 6 A310MRTT seriam fantásticos.
Vinicius Pimenta
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- Skyway
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Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Graaande Operti! Com certeza vc não lembra de mim, mas te conheci na AFA a uns anos atras, no aniversário de 50 anos do EDA. Quem nos apresentou foi o Paulo Bastos.
Mas de qualquer maneira... Concordo que nossos 707 já estão bastante tempo em serviço, e mesmo achando uma aeronave espetacular e linda, tenho que admitir que eles gastam muito e sua substituição terá que ocorrer em algum momento num futuro mais ou menos próximo.
Como já falaram, vejo tambem como opções os 767 e o A310...só não sei qual dos dois seria mais vantajoso e provável de ser adotado.
Vamos debater isso no decorrer do tópico.
Um abraço!
Mas de qualquer maneira... Concordo que nossos 707 já estão bastante tempo em serviço, e mesmo achando uma aeronave espetacular e linda, tenho que admitir que eles gastam muito e sua substituição terá que ocorrer em algum momento num futuro mais ou menos próximo.
Como já falaram, vejo tambem como opções os 767 e o A310...só não sei qual dos dois seria mais vantajoso e provável de ser adotado.
Vamos debater isso no decorrer do tópico.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Vinicius,
Eu estava comentando em outro fórum sobre a questão dos A310. Até que ponto eles seriam viáveis? Quantidade de células em operação, estado delas, custos, etc.
Segundo o AirFleets, das 260 unidades encomendadas, 208 estão ainda em operação; 27 estão estocadas; 15 foram "scrapped"; oito tiveram perda total; e duas seriam pedidos que acabaram não se concretizando.
Do programa A310 MRTT - a primeira unidade foi entregue à Luftwaffe em setembro de 2004, de um total de quatro A310 convertidos para esta força, ao custo de 128 milhões de Euros. O Canadá converteu dois dos seus, ao custo de C$80 milhões, mais C$25 milhões para treinamento, infraestrutura e outros custos associados (valores segundo a Flug Revue), tendo recebido o primeiro junto com a Luftwaffe. O chile também levou um A310 MRTT (se bem que o negócio deles foi enrolado).
Então, seria uma boa opção pegar uns três A310-300 e transformá-los em MRTT? Quem sabe até operando junto com os KC-137 e, quando esses forem embora, pegar mais dois ou três A310.
O que acham?
Abraços
Eu estava comentando em outro fórum sobre a questão dos A310. Até que ponto eles seriam viáveis? Quantidade de células em operação, estado delas, custos, etc.
Segundo o AirFleets, das 260 unidades encomendadas, 208 estão ainda em operação; 27 estão estocadas; 15 foram "scrapped"; oito tiveram perda total; e duas seriam pedidos que acabaram não se concretizando.
Do programa A310 MRTT - a primeira unidade foi entregue à Luftwaffe em setembro de 2004, de um total de quatro A310 convertidos para esta força, ao custo de 128 milhões de Euros. O Canadá converteu dois dos seus, ao custo de C$80 milhões, mais C$25 milhões para treinamento, infraestrutura e outros custos associados (valores segundo a Flug Revue), tendo recebido o primeiro junto com a Luftwaffe. O chile também levou um A310 MRTT (se bem que o negócio deles foi enrolado).
Então, seria uma boa opção pegar uns três A310-300 e transformá-los em MRTT? Quem sabe até operando junto com os KC-137 e, quando esses forem embora, pegar mais dois ou três A310.
O que acham?
Abraços
Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc
Sky,
Infelizmente minha memória não anda colaborando muito comigo. E, para te falar a verdade, eu não lembro nem de ter encontrado com o Paulo Bastos lá na AFA! Aquele final de semana já não povoa direito os meandros do meu cérebro. Peço mil desculpas.
Com relação ao 767, será que vale a pena também? É uma aeronave largamente utilizada, com fácil acesso à peças e manutenção. Resta saber os custos de uma conversão para carga-REVO.
Eu pessoalmente prefiro o A310, é muito mais bonito
Abraços
Infelizmente minha memória não anda colaborando muito comigo. E, para te falar a verdade, eu não lembro nem de ter encontrado com o Paulo Bastos lá na AFA! Aquele final de semana já não povoa direito os meandros do meu cérebro. Peço mil desculpas.
Com relação ao 767, será que vale a pena também? É uma aeronave largamente utilizada, com fácil acesso à peças e manutenção. Resta saber os custos de uma conversão para carga-REVO.
Eu pessoalmente prefiro o A310, é muito mais bonito
Abraços