Recordar é viver
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Recordar é viver
Senhores,
Em tempos de quarta frota e Chavito, acho útil recordar certas passagens em nossa história. Quem sabe não se evita velhos erros?
Abrindo, o episódio da detecção, pelos P15 brasileiros, da espionagem em nossa costa pelo navio soviético de ELINT/SIGINT Yuri Gagarin, ancorado ilegalmente no Atol das Rocas, em março de 1972, para acompanhar o lançamento do foguete de pesquisa Black Brandt, na Barreira do Inferno.
bibliografia: T&D, nº 6, pag 58, "O Neptune na FAB", 1983.
Em tempos de quarta frota e Chavito, acho útil recordar certas passagens em nossa história. Quem sabe não se evita velhos erros?
Abrindo, o episódio da detecção, pelos P15 brasileiros, da espionagem em nossa costa pelo navio soviético de ELINT/SIGINT Yuri Gagarin, ancorado ilegalmente no Atol das Rocas, em março de 1972, para acompanhar o lançamento do foguete de pesquisa Black Brandt, na Barreira do Inferno.
bibliografia: T&D, nº 6, pag 58, "O Neptune na FAB", 1983.
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: Recordar é viver
Continuando, e conforme prometi topicos atrás, o projeto da EMBRAER ACX, ou pelo menos, o desejo de projeto para um caça supersônico, a ser usado nos 90 e Sec. XXI...
Qualquer semelhança c/o Gripen é mera coincidencia(?)...talvez os ares de SJC explique o amor do Bolovo pelo sueco...
Aqui, com uma entrada de ar "a la F16":
bibliografia: T&D, nº 24, pag.36, 1985 e nº 29, pag.15, 1986
Qualquer semelhança c/o Gripen é mera coincidencia(?)...talvez os ares de SJC explique o amor do Bolovo pelo sueco...
Aqui, com uma entrada de ar "a la F16":
bibliografia: T&D, nº 24, pag.36, 1985 e nº 29, pag.15, 1986
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
bom tópico!
conhecia esse ACX não! semelhança com o Gripen é bobagem!
conhecia esse ACX não! semelhança com o Gripen é bobagem!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Plinio Jr
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Lembro-me destas pérolas......ACX foi criado na oportunidade pós-euforia do projeto AMX....,
E continuamos na mesma.....
E continuamos na mesma.....
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
- Poti Camarão
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
Eu me lembro tambem desta reportagem sobre o ACX, foi veiculada em varios jornais e revistas. Agora ele ta mais para um F16 com canards.
O episódio do navio soviético nunca tinha ouvido falar.
O episódio do navio soviético nunca tinha ouvido falar.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6323 vezes
- Agradeceram: 6674 vezes
- Contato:
Os desenhos do então ACX foram baseados um no Gripen e outro no Lavi, este com entrada de ar à F16. Interessante notar que, mesmo para a versão de interceptação, nem se cogitava do uso de BVRs, então proibidíssimos pelos nossos 'queridos' amigos (da onça) do hemisfério norte. Nem a França topava nos vender seus Super 530, por ordem de VOSMEÇÊS sabem quem...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Bolovo
- Sênior
Não começa com isso. O Peru tem o 530F desde 1982!Túlio escreveu:Os desenhos do então ACX foram baseados um no Gripen e outro no Lavi, este com entrada de ar à F16. Interessante notar que, mesmo para a versão de interceptação, nem se cogitava do uso de BVRs, então proibidíssimos pelos nossos 'queridos' amigos (da onça) do hemisfério norte. Nem a França topava nos vender seus Super 530, por ordem de VOSMEÇÊS sabem quem...
- Plinio Jr
- Sênior
A então ¨camarada URSS¨ então, nem olhava para nós.....
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Não sei qual a mágica que o Peru fez para ser o único País da AS com BVRs por um quarto de século, mas PARA NÓS era proibido, feio, num poooooooooode e isto é FATO!
Tão fato quanto que os Suecos agora querem nos vender Gripen, mas quando lhes quisemos comprar Viggen...
Tão fato quanto que os Suecos agora querem nos vender Gripen, mas quando lhes quisemos comprar Viggen...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Bolovo
- Sênior
Era política deles não vender o Viggen. O Draken, mais antigo, foi vendido para uma meia dúzia (foi avaliado pela FAB quando comprou o Mirage III em 72). Os tempos mudaram, muro caiu, 11 setembro e tal, hoje querem vender pra todo mundo. Não importando isso, dúvido muito que o Brasil tivesse capacidade de ter algo caro e complexo como um Viggen nos 70 e 80. SDSTúlio escreveu:Não sei qual a mágica que o Peru fez para ser o único País da AS com BVRs por um quarto de século, mas PARA NÓS era proibido, feio, num poooooooooode e isto é FATO!
- Plinio Jr
- Sênior
Os peruanos usaram naquele período os poderosos Su-20/22, Mig-29 viriam somente em meados da década de 90s, muito antes disto, os peruanos já estavam operando Mirage 2000P com Super 530.... .
Talvez os camaradas poderiam nos oferecer alguns modelos bem downgrade, algo comum naquela época...questão de escolha....
Talvez os camaradas poderiam nos oferecer alguns modelos bem downgrade, algo comum naquela época...questão de escolha....
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Minha dúvida quanto aos Super 530 se prende a DATAS: o Mirage 2000 nem havia entrado em serviço em 82 (entrou na ADlA em 84), então que caça portava os supostos BVRs Peruanos? Mirage F1 quem tinha era o Equador, e só com Magic WVR...
Sei que os Peruanos inauguraram o uso de BVRs na AS mas... por quê APENAS ELES por tanto tempo?
Sei que os Peruanos inauguraram o uso de BVRs na AS mas... por quê APENAS ELES por tanto tempo?
- Bolovo
- Sênior
Foi em 82 não, falei errado, os M2000P chegaram em 86.
Vai enteder, o Peru foi o primeiro país da America Latina a ter supersonicos (M5P em 69), foi o primeiro a ter caças soviéticos em plena guerra fria, o primeiro a ter BVR semi-ativo (S530D), o primeiro a ter BVR ativo (R77 nos Mig-29)... e etc
Vai enteder, o Peru foi o primeiro país da America Latina a ter supersonicos (M5P em 69), foi o primeiro a ter caças soviéticos em plena guerra fria, o primeiro a ter BVR semi-ativo (S530D), o primeiro a ter BVR ativo (R77 nos Mig-29)... e etc
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Mas aí é que está, Bolovo véio, sem brincadeira: por quê, durante tantos anos, só eles tiveram BVRs? Os demais EMs da AS estavam todos cegos às possibilidades de tale tecnologia? Ademais, mesmo tendo Matusas com BVRs, perderam caças Su-22 para os F1 com Magic (necas de S530) Equatorianos, como entender isso?