Governo e a falência da Varig: temia ser responsabilizado

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Governo e a falência da Varig: temia ser responsabilizado

#1 Mensagem por jambockrs » Qua Jun 04, 2008 1:19 pm

Meus prezados:
Governo temia ser responsabilizado pela crise com a falência da Varig

A disputa pela Varig começou em 2005, quando a empresa entrou em processo de recuperação judicial. Com uma dívida de R$ 7 bilhões, a maior e mais antiga companhia aérea brasileira estava à beira da falência. A crise se agravou no primeiro semestre de 2006, com vôos sendo cancelados por falta de aviões. O ano era de eleições e Copa do Mundo. No governo, havia a convicção de que a única saída era a falência, desde que não fosse responsabilizado por ela. O governo queria evitar cenas de aeromoças chorando e torcedores dormindo sobre malas nos aeroportos.

Mas as pressões vinham de todos os lados: enquanto trabalhadores, aposentados e políticos cobravam a intervenção do governo, empresas aéreas rivais torciam pela falência e brigavam pelo espólio.

Com risco de parar de voar a qualquer momento, a Varig ganhou um anjo da guarda, o juiz Luiz Roberto Ayoub, da Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Ayoub fez uma interpretação polêmica da Lei de Recuperação Judicial e separou a Varig em duas empresas. Uma delas era saudável, com as rotas, balcões e hangares nos aeroportos. A outra parte quase não tinha bens, carregava as dívidas da companhia, mas poderia receber uma indenização bilionária de um processo movido contra o governo federal por causa do congelamento das tarifas aéreas nos anos 80.

A parte saudável da Varig foi levada a leilão em 8 de junho de 2006, por um preço mínimo de US$ 860 milhões. O único interessado foi a associação de trabalhadores TGV, que não tinha dinheiro. Mas o lance da TGV evitou a decretação da falência e serviu para a VarigLog ganhar tempo. Foi então que, com a ajuda do escritório Teixeira e Martins, a VarigLog conseguir aprovar sua nova estrutura societária na Anac.

E foi no segundo leilão, em 20 de julho, desta vez com um preço mínimo de US$ 24 milhões, que a Variglog levou a Varig. Meses depois, novamente com a intermediação do advogado Teixeira, a VarigLog revendeu a Varig à Gol, por US$ 320 milhões.
fonte: o Estado de Sao Paulo - Mariana Barbosa e Ricardo Grinbaum
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Cláudio Severino da Silva
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Re: Governo e a falência da Varig: temia ser responsabilizado

#2 Mensagem por jambockrs » Sex Jun 06, 2008 2:35 pm

Meus prezados
Governo teme desgaste com o caso Varig
Ex-Diretora da Agencia foi convocada para falar na quarta-feira.
O Palácio do Planalto avalia que a denúncia de que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pressionou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a aprovar a venda da Varig, em 2006, para a Volo do Brasil.
A acusação teria potencial de desgaste muito maior que o do recém-concluído episódio do dossiê sobre os gastos com cartões corporativos.
Há consenso de que a ex-diretora da Anac Denise Abreu está disposta a ir para o enfrentamento, postura completamente diferente da adotada por José Aparecido Pires, que vazou à oposição o levantamento de gastos do governo Fernando Henrique Cardoso e sempre manteve diálogo com o governo e o PT.
Temendo até mesmo a instalação de uma CPI, conforme ameaça da oposição, o governo preferiu inclusive tomar ontem a dianteira e apresentou um requerimento na Comissão de Infra-estrutura do Senado, convidando Denise Abreu para prestar esclarecimentos sobre a denúncia que fez. O depoimento foi marcado para a próxima quarta-feira.
Foram aprovados ainda os convites a mais 11 pessoas, entre os quais o ex-presidente da Anac Milton Zuanazzi, o juiz Luiz Roberto Ayoub, que cuidou do processo de recuperação judicial, e Roberto Teixeira, advogado dos compradores da VarigLog e amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusado por Denise de fazer lobby no Palácio do Planalto.
A ordem no núcleo do governo é evitar a todo o custo a convocação de Dilma em qualquer comissão, como desejam o PSDB e o DEM. A tentativa será restringir o caso a uma decisão da Justiça a favor da Varig. A mobilização será para blindá-la, pois o governo teme que Dilma tenha virado alvo político depois que seu nome ganhou visibilidade como o favorito de Lula a sua sucessão em 2010.
Ontem, a Anac decidiu agir e deu 30 dias para que a VarigLog, controlada pelo fundo americano Matlin Patterson por decisão judicial, apresente uma nova composição societária para atender à legislação.

Brasília
Entenda o caso
- Afastada da Anac desde agosto de 2007, a ex-diretora Denise Abreu disse ter provas da interferência do governo federal na venda da Varig em 2006. A companhia estava em processo falimentar. Denise acusou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, de ter feito pressão para o órgão regulador tomar medidas favoráveis ao negócio, deixando de observar, por exemplo, se os sócios brasileiros da VarigLog, empresa interessada na compra, tinham recursos suficientes para assumir a empresa - o que poderia indicar que o verdadeiro dono seria o fundo de investimento americano Matlin Patterson. A legislação brasileira proíbe estrangeiros de ter o controle de companhias aéreas. A ministra Dilma disse que as informações divulgadas por Denise são falsas.
fonte: jornal "Zero Hora" 6 jun 2008
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Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Carlos Mathias

Re: Governo e a falência da Varig: temia ser responsabilizado

#3 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 07, 2008 10:35 pm

Uma hora essa merdaiada toda ia feder.




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