Austrália proíbe canetas de laser após incidentes com piloto

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Edu Lopes
Sênior
Sênior

Austrália proíbe canetas de laser após incidentes com piloto

#1 Mensagem por Edu Lopes » Seg Abr 21, 2008 6:30 pm

Austrália proíbe canetas de laser após incidentes com pilotos

Pilotos de aviões relatam ter ficado temporariamente cegos após exposição a lasers durante pouso e decolagem

Reuters

SYDNEY - Um Estado australiano proibiu o uso de canetas de laser depois que uma série de incidentes nos quais pilotos de aviões ficaram temporariamente cegos, disse o governo nesta segunda-feira, 21.

Imagem

Lasers de mão potentes, incluindo aqueles utilizados por astrônomos, serão listados como armas proibidas no Estado de New South Wales com risco de pena de mais de 14 anos para quem carregá-los sem permissão.

"É um ato covarde que poderia resultar em resultado pavoroso. É necessário apenas uma fraca de segundo para que o piloto fique temporariamente cego, o que poderia ter conseqüências catastróficas", disse o premier do Estado Morris Iemma.

Diversos pilotos relataram recentemente ter sido prejudicados por lasers intensos no momento da decolagem ou do pouso, e a polícia pediu ajuda a agências de inteligência para ajudar a combater o que os jornais chamar de "lunáticos do laser".

O último incidente ocorreu ao sul de Sydney no fim de semana, quando um helicóptero de ambulância foi atingido por um feixe verde.

Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/no ... 0384,0.htm
O que será que passa na cabeça de um idiota desses?

ImagemImagem
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: Austrália proíbe canetas de laser após incidentes com piloto

#2 Mensagem por alcmartin » Ter Abr 22, 2008 10:12 pm

Há uns idiotas do mesmo jeito assim em Caxias, no Rio. E o pior é que parece ser daqueles canhões de luz de discotecas, verde. :evil:
Tal como os balonistas, tinham que ser presos...

gral
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#3 Mensagem por gral » Qua Abr 23, 2008 11:21 am

alcmartin escreveu:Há uns idiotas do mesmo jeito assim em Caxias, no Rio. E o pior é que parece ser daqueles canhões de luz de discotecas, verde. :evil:
Tal como os balonistas, tinham que ser presos...
Esse laser verde é muito mais forte que o vermelho, vai longe pra cacete e é uma porrada nos olhos. Quanto aos caras que ficam mirando essa porra nos aviões, é divertido até que eles sejam responsabilizados criminalmente, ou morra alguém próximo a eles...

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2445 vezes

#4 Mensagem por P44 » Qua Abr 23, 2008 11:30 am

Houve um jogo de futebol da Champions League em que o Cristiano Ronaldo teve um laser verde desses apontado a ele durante o aquecimento.

A equipa visitada foi multada e na altura falaram que esses lasers verdes são bastante perigosos, podendo causar graves lesões na vista

Triste sina ter nascido português 👎
gral
Avançado
Avançado

#5 Mensagem por gral » Qui Abr 24, 2008 9:30 am

Tem um amigo meu que comprou um laser verde de 5 miliwatts, o mais fraco disponível. Em ambiente iluminado, com um facho atingindo uma parede a 3 metros de distância, eu tive que virar o rosto. Era mais fraco que um flash de câmera, mas incomodava. Para quem compra o laser de 30 miliwatts, já é recomendável ter óculos de proteção.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#6 Mensagem por alcmartin » Qui Abr 24, 2008 12:18 pm

gral escreveu:Tem um amigo meu que comprou um laser verde de 5 miliwatts, o mais fraco disponível. Em ambiente iluminado, com um facho atingindo uma parede a 3 metros de distância, eu tive que virar o rosto. Era mais fraco que um flash de câmera, mas incomodava. Para quem compra o laser de 30 miliwatts, já é recomendável ter óculos de proteção.
Caramba, Graal... :shock: fiquei mais assustado ainda...

Valeu pela info!

abs!

gral
Avançado
Avançado

#7 Mensagem por gral » Qui Abr 24, 2008 4:16 pm

alcmartin escreveu:Caramba, Graal... :shock: fiquei mais assustado ainda...
A parada é muito sinistra mesmo. Uma das brincadeiras que esse amigo meu fez foi tentar ver se alcançava o Pão de Açúcar a partir de Santa Teresa. Obviamente não conseguiu(e se conseguisse, não íamos conseguir ver um facho pequeno, dada a distância), mas foi bem mais longe que eu esperava.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#8 Mensagem por Bolovo » Qui Abr 24, 2008 9:50 pm

To querendo comprar um laser verde desses... vou importar da China, vai custar nem 10 doláres...

Claro que eu não vou mirar na cara de alguém, isso é idiotice, mas é interessante para ficar apontando em locais longes de noite...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder