Míssil MSA - 1
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Míssil MSA - 1
Projetos
MÍSSIL MSA - 1
Clique aqui para ampliar a foto
Descrição
O MSA-1 é um míssil solo-ar, de curto alcance, com guiagem telecomandada de solo (após detecção por radares e processamento por computador de navegação) e pilotagem realizada por computador de bordo, destinado à defesa de ponto.
Emprego operacional
O MSA-1 tem sua concepção orientada para o emprego em sistemas de autodefesa antiaérea, podendo ser fixo ou móvel.
Envelope
Alcance:
25.000 m à 10.000m de altitude
Velocidade de lançamento: Mach 0,5 a Mach 1,2
Ângulo de apresentação: lóbulos laterais da antena do radar detectado
Angulo de visada: 60°
Características
Alcance (m): 6000
Fator de manobra máximo (g): 45
Comprimento total (mm): 3.109
Envergadura (mm): 572
Diâmetro (mm): 152
Massa (kg): 95
Guiagem: Telecomandada de solo.
Pilotagem: Navegação proporcional com computador de bordo,
atuador eletromecânico e canards.
Similares
RAPIER (inglês)
ROLAND (franco-germânico)
Estágio Atual
O projeto do MSA-1 foi interrompido em 1994 face à prioridade do projeto MAA-1 para a FAB. Considerando a sua natureza, é um projeto que poderá atender às necessidades de defesa de ponto das três Forças Armadas.
Fonte: CTA/IAE/ASB
MÍSSIL MSA - 1
Clique aqui para ampliar a foto
Descrição
O MSA-1 é um míssil solo-ar, de curto alcance, com guiagem telecomandada de solo (após detecção por radares e processamento por computador de navegação) e pilotagem realizada por computador de bordo, destinado à defesa de ponto.
Emprego operacional
O MSA-1 tem sua concepção orientada para o emprego em sistemas de autodefesa antiaérea, podendo ser fixo ou móvel.
Envelope
Alcance:
25.000 m à 10.000m de altitude
Velocidade de lançamento: Mach 0,5 a Mach 1,2
Ângulo de apresentação: lóbulos laterais da antena do radar detectado
Angulo de visada: 60°
Características
Alcance (m): 6000
Fator de manobra máximo (g): 45
Comprimento total (mm): 3.109
Envergadura (mm): 572
Diâmetro (mm): 152
Massa (kg): 95
Guiagem: Telecomandada de solo.
Pilotagem: Navegação proporcional com computador de bordo,
atuador eletromecânico e canards.
Similares
RAPIER (inglês)
ROLAND (franco-germânico)
Estágio Atual
O projeto do MSA-1 foi interrompido em 1994 face à prioridade do projeto MAA-1 para a FAB. Considerando a sua natureza, é um projeto que poderá atender às necessidades de defesa de ponto das três Forças Armadas.
Fonte: CTA/IAE/ASB
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
-
- Júnior
- Contato:
Se recomessaçemos esse projeto o MSA-1, com os conhecimentos adiquiridos com a construcao do Piranha e do MAR-1 eu acho que seria um bom missil para nos defender as forças terrestres e da marinha e as bases aereas !!!!!!!!!!!!! Que bom seria Missil Ar-Ar nacional ,Ar-Solo e Solo-Ar seria um grande avanço !!!!!!!!
"Nossas loucuras ficarão gravadas na mente dos malucos e na ignorancia dos corretos"
DALE TRICOLOOOORRRRR !!!!!!!!!!!
DALE TRICOLOOOORRRRR !!!!!!!!!!!
Vinicius Pimenta escreveu:Esse projeto foi abandonado porque o EB e a MB pularam fora do barco. Mas 25km não me parece ruim. Talvez fosse uma boa opção.
Não Vinicius, esse míssil atingi a marca de 25 km quando lançado a 10 km de altura (teste). O alcance terra –ar seria de 6 km. Isso está escrito logo abaixo em características. De qualquer forma, eu acho que está na hora de retomarmos esse programa!
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
-
- Sênior
- Contato:
Discordo galera,
O MSA-1 era uma verdadeira porcaria. Horrível mesmo. Na verdade ele era um MAA-1 adaptado para a função de SAM. Só podia ser disparado por trás da aeronave(ou seja, após ela ter passado e pulverizado o alvo), tinha alcance limitado e na época que esse ele foi idealizado as suas capacidades de manobrabilidade e etc.... eram medíocres.
Ou seja, pra mim devemos é iniciar um projeto novo.
Pergunto a vocês: Por que será que a MB e o EB pularam fora do barco? Coisa boa é que não é.
Abraço a todos
César
O MSA-1 era uma verdadeira porcaria. Horrível mesmo. Na verdade ele era um MAA-1 adaptado para a função de SAM. Só podia ser disparado por trás da aeronave(ou seja, após ela ter passado e pulverizado o alvo), tinha alcance limitado e na época que esse ele foi idealizado as suas capacidades de manobrabilidade e etc.... eram medíocres.
Pergunto a vocês: Por que será que a MB e o EB pularam fora do barco? Coisa boa é que não é.
Abraço a todos
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Fox, é verdade, nem reparei nos 6Km.
César, o míssil era uma porcaria assim como o Piranha estava sendo. Depois que o Piranha foi reprojetado, ficou um bom míssil. Assim pode ser feito com o MSA-1.
Acho estranho essa conversa de que só pode acertar o alvo se atirado no quadrante traseiro. Veja:
Imagino que não há nenhuma restrição em ele ser all-aspect.
César, o míssil era uma porcaria assim como o Piranha estava sendo. Depois que o Piranha foi reprojetado, ficou um bom míssil. Assim pode ser feito com o MSA-1.
Acho estranho essa conversa de que só pode acertar o alvo se atirado no quadrante traseiro. Veja:
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
Fox escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Esse projeto foi abandonado porque o EB e a MB pularam fora do barco. Mas 25km não me parece ruim. Talvez fosse uma boa opção.
Não Vinicius, esse míssil atingi a marca de 25 km quando lançado a 10 km de altura (teste). O alcance terra –ar seria de 6 km. Isso está escrito logo abaixo em características. De qualquer forma, eu acho que está na hora de retomarmos esse programa!
Isso mesmo!!!
Bota um booster gigante e ele chega nos 10 Km, hehehe...
Mas, falando sério, parece ser um bom míssil. Não um top, mas um bom começo!!!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
César escreveu:Discordo galera,
Abraço a todos
César
Olá César,
Permita-me discordar. Esse MSA-1 não parece aquele clone de Chaparral nacional. Porque? Porque ele não me parece ter um sensor infravermelho. Para mim, ou ele é um míssil Ativo, Semi-Ativo ou ele é um ACLOS, o que seria ótimo!!!
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
Vinicius Pimenta escreveu:Fox, é verdade, nem reparei nos 6Km.
Concordo! Se, nos mais de 20 anos de projeto do Piranha foram gastos medíocres US$ 30 Mi, podem facilmente ser liberados, em uns 3 ou 4 anos os mesmos US$ 30 Mi para esse MSA!!!
Além do mais, como disse, esse MSA-1 não é um míssil IR, e por isso nada tem a ver com aquele Chaparral brasileiro, muito embora pareça ser baseado no corpo do MAA-1 Piranha!!
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
- Contato:
FinkenHeinle escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Fox, é verdade, nem reparei nos 6Km.
Concordo! Se, nos mais de 20 anos de projeto do Piranha foram gastos medíocres US$ 30 Mi, podem facilmente ser liberados, em uns 3 ou 4 anos os mesmos US$ 30 Mi para esse MSA!!!
Além do mais, como disse, esse MSA-1 não é um míssil IR, e por isso nada tem a ver com aquele Chaparral brasileiro, muito embora pareça ser baseado no corpo do MAA-1 Piranha!!
US$ 30 Mi!!! o custo beneficio de se desenvolver um míssel nacional é mito favoravel!!
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
Sniper escreveu:FinkenHeinle escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Fox, é verdade, nem reparei nos 6Km.
US$ 30 Mi!!! o custo beneficio de se desenvolver um míssel nacional é mito favoravel!!
Aliás, isso entra bem dentro daquele papo que tivemos sobre o EDT-Fila e sua possível utilização como diretor para um MSA!!! Será que as FFAA e o gov. não são tão idiotas quanto a gente pensa!?!?
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
Blz pessoal,
Na minha opinião, esse MSA-1 (o da foto) seria somente um modelo a ser bem (mais, bem mesmo!) aperfeiçoado. Olha nos temos que começar de alguma etapa, que no caso seria esse MSA-1. Sem contar o seguinte, esse míssil parece um pouco grandinho para um míssil da classe do Roland, Rapier, etc. Veja um exemplo:
Rapier
- Comprimento = 2,35 metros
- Diâmetro = 0,133 metro
MSA-1
- Comprimento: 3.109 metros
- Envergadura (mm): 0,572 metro
- Diâmetro (mm): 0,152 metro
Primeiramente, as dimensões do MSA-1 deveriam ser diminuídas, pois assim se tornaria mais ágil (característica básica de míssil com alcance abaixo dos 10 km, por exemplo, o Sea Wolf), e facilitaria a recarga das baterias, etc, portanto, o “MSA-2” seria bem diferente do MAS-1. Na minha opinião, deveríamos primeiro investir em um míssil com as características do Rapier, Roland, Sea Wolf, etc, para depois pensarmos em um projeto mais ambicioso (um Aspide 2000, Aster 15, etc.............. Aster 30).
Mas tudo isso não significa que as FA’s tenham que esperar por esse projeto, para que o Brasil possua uma capacidade mínima antiaérea, pois um projeto como esse poderá demorar um bom tempo para ser finalizado. Então, sou da opinião que as FA’s nos próximos anos(2, 3 anos) deveriam melhor a sua capacidade antiaérea, adquirindo vetores modernos (Skyguard, Tunguska, etc) independentemente do estagio do MSA- X.
Até mais............................................................................................
Fox
Na minha opinião, esse MSA-1 (o da foto) seria somente um modelo a ser bem (mais, bem mesmo!) aperfeiçoado. Olha nos temos que começar de alguma etapa, que no caso seria esse MSA-1. Sem contar o seguinte, esse míssil parece um pouco grandinho para um míssil da classe do Roland, Rapier, etc. Veja um exemplo:
Rapier
- Comprimento = 2,35 metros
- Diâmetro = 0,133 metro
MSA-1
- Comprimento: 3.109 metros
- Envergadura (mm): 0,572 metro
- Diâmetro (mm): 0,152 metro
Primeiramente, as dimensões do MSA-1 deveriam ser diminuídas, pois assim se tornaria mais ágil (característica básica de míssil com alcance abaixo dos 10 km, por exemplo, o Sea Wolf), e facilitaria a recarga das baterias, etc, portanto, o “MSA-2” seria bem diferente do MAS-1. Na minha opinião, deveríamos primeiro investir em um míssil com as características do Rapier, Roland, Sea Wolf, etc, para depois pensarmos em um projeto mais ambicioso (um Aspide 2000, Aster 15, etc.............. Aster 30).
Mas tudo isso não significa que as FA’s tenham que esperar por esse projeto, para que o Brasil possua uma capacidade mínima antiaérea, pois um projeto como esse poderá demorar um bom tempo para ser finalizado. Então, sou da opinião que as FA’s nos próximos anos(2, 3 anos) deveriam melhor a sua capacidade antiaérea, adquirindo vetores modernos (Skyguard, Tunguska, etc) independentemente do estagio do MSA- X.
Até mais............................................................................................
Fox
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
FinkenHeinle escreveu:Aliás, isso entra bem dentro daquele papo que tivemos sobre o EDT-Fila e sua possível utilização como diretor para um MSA!!! Será que as FFAA e o gov. não são tão idiotas quanto a gente pensa!?!?
Entendeu agora a minha intenção! Primeiramente o requerimento do projeto (EB juntamente com a Avibrás, e quem sabe com a participação de outras empresas brasileira) seria para um veiculo lançador que utilizaria a mesma base (veiculo) do Astros II ou III, fabricado pela Tectran, com a adição de um lançador para míssil terra-ar. Não confunda com o lançador do Astros II ou III, pois seria um novo lançador (terra-ar). Esse veículo seria alongado para acomodar o EDT-Fila, que por sua vez, seria evoluído, se tornado então um radar de tiro, podendo disparar mísseis como por exemplo, o Aspide 2000. Inicialmente seria utilizado míssil de outros paises (Aspide 2000, Aster 15, RBS 23 BAMSE, etc) e no futuro, se o MSA- X (nova versão do MSA-1) apresentasse bom desempenho, ele seria utilizado nessa base lançadora. Caso não seja, nós pelo menos desenvolvemos uma base lançadora, então teríamos que adquirir no mercado internacional somente o míssil. De qualquer forma, já é alguma coisa!
Bom na minha opinião, seria um projeto difícil, que consumiria tempo e dinheiro, porem está dentro da nossa realidade tecnológica.Bom essa é a minha opinião!
Até mais.......................................................................................
Fox
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Concordo, Fábio.
Só uma dúvida que não tem nada a ver com o tópico. Por que alguns respondem com várias mensagens seguidas no mesmo tópico? Fazem as vezes uma mensagem para cada pessoa que estão falando. Por que não aproveitam e respondem tudo em uma mensagem só?
Só uma dúvida que não tem nada a ver com o tópico. Por que alguns respondem com várias mensagens seguidas no mesmo tópico? Fazem as vezes uma mensagem para cada pessoa que estão falando. Por que não aproveitam e respondem tudo em uma mensagem só?
Vinicius Pimenta