ACIDENTES FREQUENTES - O QUE ACONTECE NA AFA???

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
JOSENALDO AMORIM COSTA
Novato
Novato

ACIDENTES FREQUENTES - O QUE ACONTECE NA AFA???

#1 Mensagem por JOSENALDO AMORIM COSTA » Ter Mar 25, 2008 12:47 pm

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA AFA???

APESAR DE NÃO ESTAR SENDO DIVIGULGADO NA IMPRENSA, OS NÚMEROS DE ACIDENTES COM OS TUCANOS DE TREINAMENTO NA AFA-ACADEMIA DA FORÇA AÉREA ESTÁ SE TORNANDO INQUIETANTE.
A POUCOS MESES PERDEMOS UM TUCANO EM PANE DE MOTOR (com ejeçÃo bem sucedida, graças a Deus).
ONTEM 24/03/08 OUTRO TUCANO FOI PERDIDO (mais uma vez com ejeção bem sucedida, pelo menos até a noite de ontem o cadete e instrutor estavam hospitalizados sob observação).
ISSO SEM CONTAR COM O FATO DE TEREM SIDO FREQUENTES PANES SEM ACIDENTE, SEJA COM A AERONAVE EM SOLO OU EM VÕO.
EM 2005, OUTRO ACIDENTE COM EJEÇÃO (com ferimentos de pouca ou relativa gravidade no cadete em vôo).
SAABEMOS QUE OS TUCANOS DE TREINAMENTO JÁ TEM 25 ANOS DE USO, E ACHO, COMO LEIGO, QUE JÁ É HORA DE TROCAR A PEQUENA FROTA (+ou- 20 aeronaves), SEJA PELA SEGURANÇA DOS CADETES, NOSSO FUTURO (caros em seu longo e intenso treinamento, sem considerar o mais importante, as vidas humanas), OS INSTRUTORES, ALEM DO RISCO DE UMA QUEDA EM LOCAL HABITADO (vila de oficiais, sargentos, áreas urbanas, etc.).
ACHO QUE NOSSOS VALOROSOS CADETES NÃO MERECEM SEREM EXPOSTOS A UM RISCO (???!!!) DESNECESSÁRIO, QUANDO TANTO DINHEIRO É TORRADO EM CORRUPÇÃO, CARTÕES CORPORATIVOS E OBRAS SUPERFATURADAS.
QUANTO CUSTARIA A COMPRA DE 20 OU 30 NOVOS TUCANOS (excelente aeronave), PERANTE ESSE DESCALABRO DE CORRUPÇÃO E MALVERSAÇÃO DE DINHEIRO PÚBLICO...??!!!
ISSO SEM CONTAR QUE OS T-25, USADOS NA FORMAÇÃO INICIAL NO SEGUNDO ANO DE FORMAÇÃO DOS CADETES SÃO LAMENTAVELMENTE VELHOS (tambem com pousos forçados em áreas rurais e panes ferequentes).
VAMOS COBRAR DAS AUTORIDADES COMPETENTES (Ministro da Defesa, Comandante da AFA, etc.), NÃO SOMENTE UMA POSIÇÃO A RESPEITO, MAS PROVIDÊNCIAS URGENTES POIS, COM A SEGURANÇA DE NOSSOS CADETES, INSTRUTORES E A POPULAÇÃO CIVIL DA ÁREA NÃO SE BRINCA.
RESPEITO AOS BRAVOS CADETES E CORPO DE OFICIAIS DA NOSSA VALOROSSA AFA...!!!

VAMOS TORNAR O BRASIL UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO, TRILHANDO O CAMINHO DA EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO E DA CONSCIÊNCIA CÍVICA.
O COMUNISMO É O CÂNCER DE UMA SOCIEDADE MODERNA...!!!
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

Re: ACIDENTES FREQUENTES - O QUE ACONTECE NA AFA???

#2 Mensagem por joao fernando » Ter Mar 25, 2008 12:52 pm

Não só lá, mas a FAB inteira usa avioes velhos. Deve ser pros alunos irem se acostumando a panes, quedas, ejeçoes...

Diga-me: os M2000 devem ser mais velhos que os Tucano. Os F5 tem 40 anos de operação. Os Buffalo tinham 40 anos ao se aposentarem. Os C130 pelo que sei, chegaram nos idos dos anos 60. O Sapão, idem. Assim, toda a FAB é velha.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
JOSENALDO AMORIM COSTA
Novato
Novato

#3 Mensagem por JOSENALDO AMORIM COSTA » Ter Mar 25, 2008 1:16 pm

Caro João fernando

Você tem razão...!!!
Mas a nossa frota anciã não voa 10 horas por dia (cada aeronave), todos os dias (as vezes até aos sábados), e são pilotados por cadetes em formação (inexperientes), e cheio de sonhos, valentia e idealismo!!!!

A maior parte da nossa frota anciã (como você deve saber), vive voando parados, dentro dos galpões... ainda bem... se puser toda essa velharia no ar,.... sai de baixo.. mude sua residência para os túneis do metrô... para sua mínima segurança...rs rs rs

Um abraço e obrigado pela resposta.

joao fernando escreveu:Não só lá, mas a FAB inteira usa avioes velhos. Deve ser pros alunos irem se acostumando a panes, quedas, ejeçoes...

Diga-me: os M2000 devem ser mais velhos que os Tucano. Os F5 tem 40 anos de operação. Os Buffalo tinham 40 anos ao se aposentarem. Os C130 pelo que sei, chegaram nos idos dos anos 60. O Sapão, idem. Assim, toda a FAB é velha.
:cry:

VAMOS TORNAR O BRASIL UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO, TRILHANDO O CAMINHO DA EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO E DA CONSCIÊNCIA CÍVICA.
joao fernando
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por joao fernando » Ter Mar 25, 2008 1:34 pm

Mas vc tá certo mesmo, Tucano 0 Km pra molecada, e jatos 0Km pra natal (poderia ser o AMX-T, pra simplificar, em vez dos Xavantes...)

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#5 Mensagem por talharim » Ter Mar 25, 2008 1:43 pm

A linha de produção do Tucaninho já foi fechada ?

A TAB poderia encomendar um lote de Shorts Tucano para a Embraer ou um lote de Super Tucanos "Básicos"

Isso é fácil de resolver não me venham dizer que não há verbas !!!!!!

:evil:

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
joao fernando
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por joao fernando » Ter Mar 25, 2008 1:47 pm

Mas a linha foi fechada???

Pega ST basico,´ué...

JOSENALDO AMORIM COSTA
Novato
Novato

#7 Mensagem por JOSENALDO AMORIM COSTA » Ter Mar 25, 2008 1:57 pm

A linha dos tucaninhos continua ativa, vendendo para outros países.

As suas idéias foram ótimas: Shorts Tucanos para o 2º ano e o Super Tucanos básicos para o 4º ano.
Dinheiro...ahhhh.... issso tem.... basta o Planalto comer menos lagosta e uisque 18 anos!!! Falta decisão e vergonha!!!!

Muito obrigado pela sua resposta.

Um abraço
talharim escreveu:A linha de produção do Tucaninho já foi fechada ?

A TAB poderia encomendar um lote de Shorts Tucano para a Embraer ou um lote de Super Tucanos "Básicos"

Isso é fácil de resolver não me venham dizer que não há verbas !!!!!!

:evil:

Jacobs
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Jacobs » Ter Mar 25, 2008 2:15 pm

Culpa é do Newton que inventou a porcaria da gravidade.

Imagem
JOSENALDO AMORIM COSTA
Novato
Novato

#9 Mensagem por JOSENALDO AMORIM COSTA » Ter Mar 25, 2008 2:36 pm

O mínimo que se espera de um membro senior é tratar com gravidade assuntos graves!!!
Respeito a valorosa AFA-Academia da Força Aérea e à vida de seus cadetes e instrutores é o mínimo que um cidadão sério deveria ter.

Jacobs escreveu:Culpa é do Newton que inventou a porcaria da gravidade.

soultrain
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por soultrain » Ter Mar 25, 2008 2:52 pm

Desculpem, mas aeronaves não são iguais a automóveis.

Os problemas que eu li aqui, julgo serem de falta de manutenção, não está relacionado com a idade. Há muitos com 60 anos a voarem e não caem, têm é de ter a manutenção adequada à idade e ao numero de horas de voo.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Mar 25, 2008 3:00 pm

Dinheiro e corrupção também tem dentro da FAB, lá também estão queimando dinheiro.
Uma historinha que ouvi de uma oficial que trabalhou 8 anos na AFA.
A AFA ganhou um aviãozinho desativado para por como monumento, alguém vai lá e gasta R$ 50.000,00 para colocá-lo em um pedestal apontado para cima como se fosse um foguete, um dia antes da festa onde estariam vários convidados, alguém com poder de decisão chega lá, vê a forma como foi colocado e ordena que o tirem dali que está muito feito, lá se vão mais R$ 18.000,00 para por no chão, passa a festa lá, e depois se gasta não sei mais quanto para por novamente quase como se estava antes.

Resumindo, a FAB é dentre as forças á que tem pior gerencia de seus recursos, proporcionalmente é a que recebe mais recursos, e a que está em piores condições de atender suas obrigações.

Abraços

_______________________________________________.
joao fernando
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por joao fernando » Ter Mar 25, 2008 3:10 pm

Soultrain, concordo com vc, mas estamos no movimento "Acabou a hora da sucata"

Jacobs
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por Jacobs » Ter Mar 25, 2008 3:41 pm

Calma amigão, estou brincando porque nada sério aconteceu aos pilotos.

No mais, avião não se troca de 3 em 3 anos. Quantos anos tem a frota de T-33 da USAF, e eles estão ai firmes e fortes até hoje.

Imagem
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#14 Mensagem por crubens » Ter Mar 25, 2008 3:53 pm

E as frotas de B52, que se duvidarem vão chegar aos 100 anos !!!

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Roberto Dias
Júnior
Júnior

#15 Mensagem por Roberto Dias » Ter Mar 25, 2008 3:58 pm

Fábio Nascimento escreveu:Dinheiro e corrupção também tem dentro da FAB, lá também estão queimando dinheiro.
Uma historinha que ouvi de uma oficial que trabalhou 8 anos na AFA.
A AFA ganhou um aviãozinho desativado para por como monumento, alguém vai lá e gasta R$ 50.000,00 para colocá-lo em um pedestal apontado para cima como se fosse um foguete, um dia antes da festa onde estariam vários convidados, alguém com poder de decisão chega lá, vê a forma como foi colocado e ordena que o tirem dali que está muito feito, lá se vão mais R$ 18.000,00 para por no chão, passa a festa lá, e depois se gasta não sei mais quanto para por novamente quase como se estava antes.

Resumindo, a FAB é dentre as forças á que tem pior gerencia de seus recursos, proporcionalmente é a que recebe mais recursos, e a que está em piores condições de atender suas obrigações.

Abraços
Concordo plenamente com esta afirmação, e sobre a AFA posso falar com conhecimento de causa pois estudei lá, o desperdício é enorme com detalhes que nada contribuem para o objetivo final, mas também acho que não é a idade dos aviões que os faz cair, talvez a manutenção ou até mesmo a qualidade da instrução que pode estar aquem do necessário, na minha época caíam muitos avíões, inclusive TODA a frota de T-25 já havia pousado de barriga, isto em 88, acho que é o conjunto de muitos fatores, inclusive um que pouca pessoas falam, o psicológico, cadetes são adolescentes, o mundo muda muito, mas a essência da instrução militar continua a mesma a milênios, não a instrução de vôo, claro. Normalmente os que escolhem a profissão militar o fazem baseados na emotividade, os salários não valem a pena, o equipamento é velho, então chega uma fase que vem a crise pessoal.

Responder