Prezados,
abro este tópico com o interesse de saber um pouco mais sobre a carreira na Marinha do Brasil. Estou me formando em Administração de Empresas pela PUC-Rio no final de 2008, atualmente trabalho já como efetivo em uma multinacional na área de logistica, mais especificamente na área de comercio exterior.
Minha namorada é médica e recentemente foi aprovada como Residente do Hospital Marcilio Dias, e ficou muito bem impressionada com a infra-estrutura, ambiente profissional e a oportunidade que possui em suas mãos. Ela gostou tanto que está pensando em realizar a prova para o corpo de Saúde, e me perguntou se eu teria interesse em entrar para a Marinha do Brasil.
Confesso que no primeiro momento pensei de jeito nenhum, afinal desconheço completamente o ambiente militar. Porém fui investigar quais seriam minhas alternativas na Marinha e descobri que poderia ingressar pelo quadro Complementar de Intendentes. Pelo que entendi os Intendentes são responsáveis pelas áreas burocráticas, administrativas e pela Logistica. Me interessei pela área Logística que me pareceu ser uma boa oportunidade profissional, soube aqui pelo Forum e pela minha namorada que a Marinha investe muito na formação do seu pessoal, Ponto Positivo!
Por outro lado a Marinha exige um retorno sobre esse investimento, nada mais justo, que seria o emprego do conhecimento obtido em favor da Instituição Marinha do Brasil. Nesse ponto que me deparei com dúvidas. Verifiquei que o Quadro Complementar de Intendentes só pode alcançar no máximo a patente de Tenente-Capitão, isso me pareceu um grave limitador para quem quer seguir carreira em um ambiente altamente Hierarquizado.
Gostaria de perguntar aos senhores se após ingressar na Marinha pelo quadro complementar de Intendentes eu poderia fazer nova prova para o quadro Tecnico de Intendentes, e poder almejar patentes acima de Capitão-Tenente. Não quero parecer arrogante e nem ganancioso, porém sou jovem e tenho ambições na minha vida, e a carreira militar só faria sentido se não houvesse nenhum impecílio ao crescimento dentro da instituição. Talvez eu não seja mais tão novo para ingressar na carreira militar...
Além disso gostaria de saber alguns relatos sobre o dia-dia na Marinha, qualquer coisa que possa ilustrar um pouco sobre a rotina de trabalho, como é o trato entre os oficiais de diferentes hierarquias, na verdade acho que isso é até mais importante que a limitação hierárquica. Considero o ambiente de trabalho um fator fundamental na qualidade de vida da pessoa, e tenho a impressão que a Marinha possui um ambiente positivo para a pessoa se desenvolver com uma boa estabilidade. Não procuro ficar rico na minha vida, se o quisesse deveria estar num banco de investimentos. Busco qualidade de vida, para mim e para minha familia, e olhando por essa ótica a Marinha parece ser uma ótima oportunidade.
Desde já gostaria de agradecer pelo espaço, e se abri um tópico desnecessário me desculpem, não achei nenhum que pudesse utilizar.
Abs,
Henrique Couceiro.
Concurso para Marinha do Brasil
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Intermediário
- Agradeceram: 2 vezes
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: Concurso para Marinha do Brasil
Caro Henrique
Vou responder aos poucos, pois estou atarefado em demasia.
Os Oficiais do Quadro Complementar chegam até a patente de Capitão-Tenente pq neste período, e baseado nas avaliações dos mesmos, cursos, desempenho, etc, eles são transferidos para o Corpo de Intendentes da Marinha, como se oficiais da Escola Naval fossem, ou vão para o Quadro Técnico de Oficiais.
No Corpo de Intendentes podem chegar até a Almirante, fazendo Escola de Guerra e todos os passos da carreira de um Oficial da EN.
No Quadro Técnico são promovidos até CMG.
Depois eu volto.
Forte abraço
Vou responder aos poucos, pois estou atarefado em demasia.
Os Oficiais do Quadro Complementar chegam até a patente de Capitão-Tenente pq neste período, e baseado nas avaliações dos mesmos, cursos, desempenho, etc, eles são transferidos para o Corpo de Intendentes da Marinha, como se oficiais da Escola Naval fossem, ou vão para o Quadro Técnico de Oficiais.
No Corpo de Intendentes podem chegar até a Almirante, fazendo Escola de Guerra e todos os passos da carreira de um Oficial da EN.
No Quadro Técnico são promovidos até CMG.
Depois eu volto.
Forte abraço
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Intermediário
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Concurso para Marinha do Brasil
Obrigado pelo rápido retorno Marino!
Cada dia que passa tenho pensado mais e mais no assunto... e seu comentário me deixou mais tranquilo em relação às possibilidades de crescimento na Instituição. Realmente seria uma mudança drástica na minha vida, porém seria um lugar que me orgulharia de seguir carreira.
Abs,
Henrique Couceiro.
Cada dia que passa tenho pensado mais e mais no assunto... e seu comentário me deixou mais tranquilo em relação às possibilidades de crescimento na Instituição. Realmente seria uma mudança drástica na minha vida, porém seria um lugar que me orgulharia de seguir carreira.
Abs,
Henrique Couceiro.