Página 1 de 1
Tem como enganar o radar?
Enviado: Ter Fev 26, 2008 8:20 pm
por R.A.Barros
Bom, para um radar de um avião localizar o outro, tem o processo de enviar ondas eletromagneticas que ao encontrar o alvo, voltam com informações ao avião que está localizando.
Teria como o avião que foi localizado desviar essas ondas para qualquer lugar para não voltar ao avião que está localizando não recebesse essas informações?
Poderia ser usado antenas, talves usar a tecnologia do espectro magnetica, não sei se o que eu to falando é pura bobagem, mas é que estou aprendendo isso recentemente na escola, estou no 9° ano e me interessei pelo assunto.
abraços
Enviado: Ter Fev 26, 2008 8:22 pm
por Túlio
Acabaste de descrever em síntese a tecnologia stealth...
Há ainda os RAM (Radar Absorbing Material) ou Materiais Absorventes de Radar...
No excelente Sistemas de Armas, site do nosso colega G-LOC, há uma extensa matéria em português que abrange amplamente a tecnologia citada, com fotos e diagramas. Começa aqui:
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... toria.html
Recomendo sem reservas, já li e reli umas quantas vezes...
Enviado: Ter Fev 26, 2008 9:05 pm
por R.A.Barros
estou lendo Túlio, valeu.
Enviado: Qua Fev 27, 2008 12:01 am
por rodman
Outra coisa interessante com idéia parecida e utilizado por vários sistermas de guerra eletrônica, acontece da seguinte forma, eles analizam a emissão de radar recebida, processam o perfil de retorno esperado, e produz falsos sinais de retorno nos momentos certos, iludindo o radar mostrando falsas posições de multiplos contatos, almentando assim a confusão no campo de batalha.
Enviado: Qua Fev 27, 2008 10:18 am
por Brigadeiro
Há um tempo eu li uma história de que o CTA estava trabalhando num projeto de uma tinta que absorvia parte das ondas de radar...
Esse projeto ainda existe?
Até mais!
Enviado: Qua Fev 27, 2008 10:27 am
por orestespf
Brigadeiro escreveu:Há um tempo eu li uma história de que o CTA estava trabalhando num projeto de uma tinta que absorvia parte das ondas de radar...
Esse projeto ainda existe?
Até mais!
A tinta já está sendo usada na prática, Brigadeiro, mas o projeto continua, pois este tipo de desenvolvimento não pára.
Abraços,
Orestes
Enviado: Qua Fev 27, 2008 10:39 am
por Brigadeiro
A tinta já está operacional? É considerável a diminuição do RCS das aeronaves? Há informações desse projeto ou ele é daqueles confidenciais, restritos e secretos?
Até mais!
Enviado: Qua Fev 27, 2008 11:56 am
por orestespf
Brigadeiro escreveu:A tinta já está operacional? É considerável a diminuição do RCS das aeronaves? Há informações desse projeto ou ele é daqueles confidenciais, restritos e secretos?
Até mais!
Não se revela detalhes do projeto, até por motivos óbvios. Mas já está operacional. Quem já viu um F-5M de perto deve ter percebido a fosca do mesmo, que parece ter uma camada "engraxada", tipo uma "resina de cera". A tal tinta opera de maneira satisfatória para determinadas freqüências de operação de certos radares e não para todos, mas é assim mesmo, a coisa muda com o tempo, de acordo com a evolução do projeto ainda em estudo. O importante no momento é ter um material que seja suficiente para absorver parte das emissões radar dos equipamentos utilizados por nossos vizinhos, o resto vem com o tempo.
Abraços,
Orestes
Enviado: Qua Fev 27, 2008 12:45 pm
por joao fernando
A tinta deve ser a base de ceramicas metalicas, terras raras e outros. Ela deve atuar como micro antenas da emissão, absorvendo e "consumindo" as mesmas. Tem a tecnologia de difração, que manda o pulso de radar para um angulo que não seja o angulo de recepção e tem as tintas de absorção. Mesmo assim, como o orestes falou, não é infalivel e quem tem não abre o bico. Sei de um avião espiçao americano que caiu no leste europeu e foi disputado a tapa.
Enviado: Qua Fev 27, 2008 1:36 pm
por R.A.Barros
Essa tinta não é aquela RAM?
rodman escreveu:Outra coisa interessante com idéia parecida e utilizado por vários sistermas de guerra eletrônica, acontece da seguinte forma, eles analizam a emissão de radar recebida, processam o perfil de retorno esperado, e produz falsos sinais de retorno nos momentos certos, iludindo o radar mostrando falsas posições de multiplos contatos, almentando assim a confusão no campo de batalha.
Esse não é o ECM?
Enviado: Qua Fev 27, 2008 2:29 pm
por talharim
Essa tinta quem já desenvolveu e utiliza a um bom tempo é a MB.
Ela utiliza inclusive em seus carros de combate.
Enviado: Qui Fev 28, 2008 11:54 pm
por REGATEANO