Incorporação do Navio Hidrooceanográfico "Cruzeiro do S
Enviado: Seg Fev 25, 2008 10:55 pm
No próximo dia 28 de fevereiro, a partir das 9 horas, ocorrerá no Complexo Naval da Ponta da Armação - Ponta da Areia - Niterói - RJ, a cerimônia de incorporação à Marinha do Brasil do Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”.
O Navio Hidroceanográfico (NHO) “Cruzeiro do Sul” foi construído no estaleiro Longvamek Verksted A/S, Noruega e foi lançado ao mar em 1º de março de 1986, com o nome de “Surveyor”. Originalmente construído como navio pesqueiro de alto-mar, foi convertido, em 1991, em navio de pesquisas sísmicas, quando seu comprimento foi aumentado de 59,7 para 65,7m. Posteriormente, foi adaptado para permitir o lançamento e apoio a veículos submarinos controlados a partir do navio.
O “Surveyor” foi entregue à Marinha do Brasil, em Cingapura, no dia 8 de novembro de 2007, passando a chamar-se Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”. Possui, entre seus equipamentos orgânicos, um sistema de posicionamento dinâmico e um guindaste para 6 toneladas. Conta com uma área de 128m², destinada à pesquisa, coleta e processamento de dados e instalação de laboratórios seco e molhado. Possui também certificado de segurança para navegação em águas polares de condição “light ice”, desde que seu calado à vante seja superior a 3,5m.
Em 2005, o “Surveyor” participou da operação multinacional de salvamento da tripulação do submarino russo AS-28, preso em redes de pesca a 200 metros de profundidade no Oceano Pacífico.
O NHO Cruzeiro do Sul foi obtido por meio do convênio assinado em 2006, entre a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), tendo a secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) como interveniente. O navio será disponibilizado à comunidade científica brasileira para a concretização do Projeto “Laboratório Nacional Embarcado (LNE)”, que tem como propósito dotar o Brasil de mais uma plataforma de coleta de dados oceanográficos, incrementando o embarque de pesquisadores, professores e alunos, de forma sistemática e contínua.
Os recursos necessários para a aquisição do meio foram concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com a correspondente contrapartida da Marinha do Brasil. Depois de adequadamente equipado, o navio desenvolverá atividades de pesquisa e desenvolvimento no ambiente marinho, contempladas no Plano Setorial para Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (CIRM). Serão disponibilizados à comunidade acadêmico-científica cerca de 80 dias de mar por ano, para a realização de atividades e projetos de pesquisa afins.
O NHo “Cruzeiro do Sul” será operado e mantido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), por intermédio do Grupamento dos Navios Hidroceanográficos (GNHo), com a supervisão técnico-científica do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).
CARACTERÍSTICAS DO NAVIO
Deslocamento: 1.716 t (plena carga)
Dimensões:
Comprimento: 65,7 m
Velocidade máxima: 10 nós
Tripulação: 9 Oficiais e 35 Praças
O Navio Hidroceanográfico (NHO) “Cruzeiro do Sul” foi construído no estaleiro Longvamek Verksted A/S, Noruega e foi lançado ao mar em 1º de março de 1986, com o nome de “Surveyor”. Originalmente construído como navio pesqueiro de alto-mar, foi convertido, em 1991, em navio de pesquisas sísmicas, quando seu comprimento foi aumentado de 59,7 para 65,7m. Posteriormente, foi adaptado para permitir o lançamento e apoio a veículos submarinos controlados a partir do navio.
O “Surveyor” foi entregue à Marinha do Brasil, em Cingapura, no dia 8 de novembro de 2007, passando a chamar-se Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul”. Possui, entre seus equipamentos orgânicos, um sistema de posicionamento dinâmico e um guindaste para 6 toneladas. Conta com uma área de 128m², destinada à pesquisa, coleta e processamento de dados e instalação de laboratórios seco e molhado. Possui também certificado de segurança para navegação em águas polares de condição “light ice”, desde que seu calado à vante seja superior a 3,5m.
Em 2005, o “Surveyor” participou da operação multinacional de salvamento da tripulação do submarino russo AS-28, preso em redes de pesca a 200 metros de profundidade no Oceano Pacífico.
O NHO Cruzeiro do Sul foi obtido por meio do convênio assinado em 2006, entre a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), tendo a secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) como interveniente. O navio será disponibilizado à comunidade científica brasileira para a concretização do Projeto “Laboratório Nacional Embarcado (LNE)”, que tem como propósito dotar o Brasil de mais uma plataforma de coleta de dados oceanográficos, incrementando o embarque de pesquisadores, professores e alunos, de forma sistemática e contínua.
Os recursos necessários para a aquisição do meio foram concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com a correspondente contrapartida da Marinha do Brasil. Depois de adequadamente equipado, o navio desenvolverá atividades de pesquisa e desenvolvimento no ambiente marinho, contempladas no Plano Setorial para Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (CIRM). Serão disponibilizados à comunidade acadêmico-científica cerca de 80 dias de mar por ano, para a realização de atividades e projetos de pesquisa afins.
O NHo “Cruzeiro do Sul” será operado e mantido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), por intermédio do Grupamento dos Navios Hidroceanográficos (GNHo), com a supervisão técnico-científica do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).
CARACTERÍSTICAS DO NAVIO
Deslocamento: 1.716 t (plena carga)
Dimensões:
Comprimento: 65,7 m
Velocidade máxima: 10 nós
Tripulação: 9 Oficiais e 35 Praças