Página 1 de 1

ANAC quer vender os aviões dos aeroclubes

Enviado: Sáb Fev 16, 2008 8:29 pm
por alcmartin
Embora o assunto seja pertinente ao tópico sobre falta de mão de obra dos pilotos, acredito que é de tal importancia que justifique um topico proprio.

Será o fim dos aeroclubes??? :shock: Ou foi mais uma mancada dos nossos jornalistas e é somente um caso local?

Lembro aos amigos que quando se criou a ANAC, supostamente p/separar a aviação civil da Aeronautica, os políticos cresceram o olho foi na grande aviação comercial($$$$$) e queriam que os pepinos de investigação de acidentes e dos aeroclubes continuassem a cargo da Aeronautica. Conseguiram a metade...

Anac é dona de frota com 433 aviões
Agência vai leiloar aeronaves
Por: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de S.Paulo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) descobriu que é dona de uma frota de 433 aviões, a maioria monomotores usados para treinamento, espalhados por vários aeroclubes do País. A herança do antigo Departamento de Aviação Civil (DAC) será leiloada assim que a agência concluir a formatação jurídica para a venda dos aviões. Segundo a assessoria de imprensa, a Anac está fazendo um inventário das aeronaves, para verificar suas condições de uso e seu valor.Cinco aviões estão no aeroclube de Luziânia. São mantidos no hangar um Ximango, dois Uirapurus, um Aero Boero e um PA 18. Um Uirapuru e o PA 18 estão parados para revisão. Os outros três são usados para treinamento de pilotos. Todos são cedidos pela Anac ao aeroclube. O Ximango foi o último a chegar, há quatro anos.
Os recursos obtidos no leilão vão reforçar os investimentos no programa de bolsas de estudos para pilotos. O primeiro programa será implementado nos aeroclubes do Rio Grande do Sul, em março. A Anac oferece bolsas de 75% do valor do curso, que será oferecido para alunos que tenham pelo menos nove horas de instrução anterior. A assessoria esclareceu que a Anac “estimula, incentiva e fomenta” a formação de novos pilotos, mas que não tem interesse em manter os aviões como patrimônio nem em ministrar os cursos.Fonte: O Estado de S.Paulo (13/02/08)

Enviado: Sáb Fev 16, 2008 8:36 pm
por alcmartin
Outra: :?

. A frota da Anac
Fonte: Revista Veja

Sabe quem é o dono da maior frota de aviões do país? A Anac. Numa dessas típicas distorções do aparato burocrático brasileiro, a agência reguladora do setor aéreo possui 433 aviões. Estão espalhados por dezenas de aeroclubes do país. São turboélices, monomotores e bimotores comprados anos atrás pela Aeronáutica e que pertenciam ao patrimônio do extinto DAC (que antecedeu a Anac). Agora, serão todos leiloados.
Fonte: Revista Veja


Turbohélice em aeroclube??????? :lol:
Rapaz, essse povo sequer teve o trabalho de perguntar a alguem do ramo sobre a historia dos aeroclubes. O Assis Chateaubriand, que era jornalista também, deve estar se revirando no tumulo... :?

Enviado: Dom Fev 17, 2008 8:39 pm
por RenaN
:lol: :lol:

Foda alcmartin...

Aqui em Juiz de Fora por exemplo os aviões de instrução são da ANAC, se nao forem são de algum órgão do governo. Acho que se forem vendidos vai ser dificil manterem o aeroclube aqui. É uma pena... :?

Enviado: Seg Fev 18, 2008 11:45 pm
por Beronha
então a bolsa era uma armadilha?????? eita povo asno.

já é dificil pagar hora em avião do governo , imagina de particular :shock:

Enviado: Ter Fev 19, 2008 1:50 pm
por Bolovo
Beronha escreveu:então a bolsa era uma armadilha?????? eita povo asno.

já é dificil pagar hora em avião do governo , imagina de particular :shock:

Eu sei quanto custa.

Praticamente zerou o cofre da família Bolovo... :cry:

Enviado: Ter Fev 19, 2008 11:58 pm
por Vinicius Pimenta
Interessante. Aí então serão empresas privadas que terão aviões e as horas de vôo serão praticamente pagas pela ANARC, digo, ANAC.

Não seria muito difícil suspeitar quem serão os donos dessas empresas e que o custo da hora de vôo vai subir bastante às custas da viúva.

Enviado: Qua Fev 20, 2008 3:00 pm
por alcmartin
É, povo...acho que o primeiro nome proposto p/a ANAC seria o mais indicado, mesmo...dizem as más linguas que seria, como a congenere ANATEL, teriamos a Agencia Nacional de Transportes Aereos, ANTA... :twisted: :twisted: :mrgreen:

Enviado: Qua Fev 20, 2008 4:04 pm
por Túlio
Pois eu acho que vem negociata aí, vendem a cacaiada toda e compram (com polpudas comi$$ões) algumas centenas de aviões novos, de preferência estrangeiros... 8-]

Enviado: Qua Fev 20, 2008 7:52 pm
por alcmartin
RenaN escreveu::lol: :lol:

Foda alcmartin...

Aqui em Juiz de Fora por exemplo os aviões de instrução são da ANAC, se nao forem são de algum órgão do governo. Acho que se forem vendidos vai ser dificil manterem o aeroclube aqui. É uma pena... :?


Tomara que não, Renan...seria uma enorme pena p/a aviação brasileira. :cry: O A.C de Juiz de Fora tem uma grande tradição na aviação brasileira...

Abs!!

Enviado: Qua Fev 20, 2008 8:16 pm
por alcmartin
Túlio escreveu:Pois eu acho que vem negociata aí, vendem a cacaiada toda e compram (com polpudas comi$$ões) algumas centenas de aviões novos, de preferência estrangeiros... 8-]


É esse um dos meus receios, cupincha Tulio...
Em geral, os aficcionados pela aviação militar tendem a negligenciar o assunto "aeroclubes", mas na verdade tem um aspecto militar importantissimo aí:
o potencial humano e industrial de reserva estrategica para a FAb. Nós não somos os USA, que tem a Guarda aérea nacional, uma segunda força aérea prontinha e treinada, só que sem pagar salarios... :shock:

Quando lá atrás o já falecido MAER, junto com aficcionados por aviação, como o citado jornalista, criaram os aeroclubes, eles mataram dois coelhos: deram uma forcinha p/a industria aeronautica brasileira, comprando os avioes, e forneceram mão de obra capacitada p/a aviação comercial, sem custos diretos (teve o custo da compra dos avioes e pronto). E de quebra, aumentam os reservistas da FAB. Os alunos, naquela epoca como agora, é que pagam os custos. E os custos de um aeroclube serão sempre menores que de uma instituição privada, a priori. Porque são proibidos por lei de visar lucro.

Parece que a alegação é que o mercado aquecido da aviação já justifica largar o setor "solo", sem necessidade de subvenção.

Tomara que estejam certos...ou daqui a pouco começaremos a ver gringos voando por aqui... :evil:


Abs!

Re: ANAC quer vender os aviões dos aeroclubes

Enviado: Ter Jul 22, 2008 6:34 am
por Túlio
Revendo este tópico, fico sem saber no que deu essa notícia. Sou aficcionado em Aviação Geral, no que se inserem os Aeroclubes. Pelo que vejo no que tem aqui em Osório, tudo está rigorosamente na mesma.

Mas com o PEND, poderia mudar e...PARA MELHOR, porque o que tem de caco véio voando é uma barbaridade. Talvez se mandasse a leilão a cacaiada e a própria ANAC fizesse substanciais encomendas de aeronaves a fabricantes Nacionais, estimulando o desenvolvimento e produção...

Alternativamente, empresas de leasing poderiam comprar os aviões - necessariamente Nacionais - e locá-los aos Aeroclubes, com a ANAC pagando as tales de bolsas de 75%... 8-]

Re: ANAC quer vender os aviões dos aeroclubes

Enviado: Seg Jul 28, 2008 1:23 am
por alcmartin
Tá meio parado, mesmo', Tulio...a intenção declarada da ANAC permanece. O que tem provocado um certo "recuo" por parte de certos aeroclubes: estão meio cabreiros na hora de consertar os avioes e depois a ANAC vem e os toma. Logo, o que tem acontecido é que os avioes param quando chegam nas revisoes e ficam parados...

Leasing na forma que propos é fora de cogitação porque estas empresas trabalham com lucro e os preços ficariam muito caros. Nenhuma escola pode apostar que vai voar e ter $ p/saldar leasing.Historicamente os preços de hora de voo, apesar de caro pelos padroes financeiros do brasileiro comum, é muito abaixo do que seria o necessario para manter a saúde financeira do operador. Daí voce ver as velharias voando. São avioes velhos, já pagos ou pertencentes a ANAC e com custos operacionais baixos. Aí, aos trancos e barrancos os aeroclubes vão tocando...

Aqui pelas bandas de SP, os aeroclubes que estao bem sao aqueles que possuem os velhos paulistinhas da versao de motor mais fraco, com consumo baixo, que acarreta um preço de hora de voo baixo. Por outro lado, um aeroclube "rico" que possuisse uma maquina nova, mas cara...

O tal do subsidio ainda esta dando pano p/manga, porque não foi exposto o porque de somente no sul possuir a subvenção(nada contra as instituiçoes), mas outras, em outros locais do país, tambem não poderiam?

Infelizmente, o que se nota é o reflexo da intenção original, declarada, da ANAC(e dos politicos que a dirigem): não queriam se meter nem com aeroclubes, nem com investigaçào e prevenção de acidentes. Ou seja, os pepinos... :evil: Isso, queriam deixar p/a FAB...:roll:
Agora, quanto as empresas aéreas...($$$$$$$$), aí eles querem... :evil:

Tendo novidades, a gente posta.

Abs!