Bom eu sei que alguém já mencionou sobre essa pendenga entre os Ingleses e Espanhóis sobre o submarino nuclear, mais infelizmente não achei o tópico, então resolvi abrir outro!

Submarino "Tireless" mancha relações anglo-espanholas
Londres, 9 jul (EFE).- O submarino de propulsão nuclear "HMS Tireless", que chegou hoje, sexta-feira, ao Estreito de Gibraltar, "manchou" as relações anglo-espanholas há três anos e ameaça prejudicá-las novamente.
O submarino da Marinha Real britânica, que em sua última visita ao estreito, em 2000, ficou sob reparação durante quase um ano, é mais uma vez centro de polêmica, depois que o governo espanhol considerou sua presença em águas gibraltarinas uma provocação.
O "Tireless" permaneceu no porto de Gibraltar de 19 de maio de 2000 a 7 de maio de 2001 devido a um defeito no sistema de refrigeração do reator, o que desencadeou um amplo movimento de protesto entre as forças da oposição espanhola e as autoridades de Andaluzia.
Além disso, a presença do submarino deu lugar a criação de um Grupo Técnico Hispano-Britânico para acompanhar o conserto.
O "Tireless", construído em 1984, é um dos doze submarinos nucleares da Marinha Real britânica e pertence à classe Trafalgar, carregado com mísseis de cruzeiro "Tomahawk".
A chegada de hoje a Gibraltar faz parte de um programa rotineiro de operações sobre o qual o governo espanhol foi informado adequadamente, segundo um porta-voz do Ministério britânico das Relações Exteriores.
O Reino Unido deu garantias da segurança do "Tireless", insistiu a fonte do Foreign Office, que garantiu que a embarcação permanecerá em Gibraltar por pouco tempo.
O ministro das Relações Exteriores da Espanha, Miguel Angel Moratinos, expressou seu desgosto pela chegada do submarino, mas disse que por enquanto o governo não adotará represálias.
Diante da negativa do Reino Unido de reconsiderar a escala do "Tireless" no porto de Gibraltar, o embaixador britânico em Madri, Stephen Wright, foi convocado na última segunda-feira pelo diretor-geral de Política Externa para a Europa e a América do Norte, José Maria Pons, que expressou o desgosto do governo pela atitude do Executivo britânico.
Imagem do submarino nuclear britânico HMS Tireless, que está em Gibraltar (dependência do Reino Unido na península Ibérica)
http://n.i.uol.com.br/ultnot/assuntododia/040709album/foto04.jpg?ts=1089387842730
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2004/07/09/ult1808u17402.jhtm